Trans. Extrema: Uma corcunda

Tiago 4:1-10

Uma igreja que conheço nos EUA formam grupos de jovens ao que eles chamam “evangelismo através do serviço”. As vezes distribuem garrafas de água aos que passam ou limpam pára-brisas nos estacionamentos. Também com frequência limpam casas e jardins dos vizinhos e lavam janelas, tudo grátis. Isso é demonstrar o amor de Deus de maneira pratica. É o evangelismo através do serviço, ou das boas obras.

Faz pouco tempo membros dessa mesma igreja entraram num restaurante, com balde e vassoura na mão, pedindo ao gerente se podiam limpar-lhe os banheiros gratuitamente. Ao explicar o que faziam, o gerente disse estupefato: “Jamais vi algo semelhante”.

Talvez possamos imaginar a pessoa encurvada esfregando a privada, ou limpando a pia, algo que durante muito tempo não limpavam. Esse é o tipo de trabalho que muitos não fazem nem que paguem, muito menos grátis. Porém, eles o fazem para demonstrar o amor de Deus. Lhes garanto que para faze-lo é necessário muita humildade. Também, isso pode mudar a postura física das pessoas, podem ficar corcundas.

I.    Deus quer que fiquemos corcundas
A corcunda parece uma transformação muito estranha, não é verdade? Por que é que Cristo quer transformar-nos em corcundas? Talvez conheçam a alguém que seja corcunda, cujos vizinhos se zombam dele. Nossa sociedade exige que caminhemos com boa postura demonstrando nosso orgulho. Porém, é a atitude de orgulho que Cristo quer desafiar. Ele quer dar-nos uma corcunda, não literalmente, mas uma atitude que se inclina por sua própria vontade em submissão a Deus, demonstra humildade.

A tentação do orgulho afeta a todos. Soube que um pregador preparou um grande sermão sobre a humildade e depois arquivou-o. Conforme pude informar-me, o pregador decidiu que o pregaria numa ocasião especial para poder “mostrar-se” com ele.

A ignorância faz com que tenhamos uma visão errada do mundo:

    •    Talvez pensemos que os ricos, os que moram em casas luxuosas já alcançaram o sucesso. Porém Cristo diz que é tudo o contrario: “Contudo, muitos primeiros serão últimos, e muitos últimos serão primeiros.”. (Mt.19:30)

    •    Talvez pensemos que os dirigentes das grandes empresas, os que usam aviões ou helicópteros  próprios tem uma vida ideal. Mas Cristo disse-lhes: “Não será assim entre vocês. Ao contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo,” (Mt. 20:26)

    •    Talvez pensemos que os que tem vários empregados são de uma classe superior. Porém Cristo disse: “e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo;” (Mt. 20:27) Estas palavras parecem estranhas para alguns, mas o Senhor faz tudo contrario aos costumes da terra. Ele ensina que o caminho à grandiosidade é a humildade. É natural que tenhamos uma corcunda, se essa é a transformação extrema que Cristo recomenda.

Que é o que faz a humildade?
    1. A humildade faz com que vivamos em paz com Deus. Uma senhora disse que depois de ler Tiago 4, teve a impressão de estar tratando com soldadinhos de brinquedo dos que pomos de uma maneira e eles ficam de outra. Não querem submeter-se, humilhar-se ou inclinar-se, mas querem o sucesso, conquistar, etc. e a palavra humildade não faz parte do seu vocabulário. A sociedade nos dita que devemos controlar tudo. A Bíblia diz em Efésios 1:5 que Deus nos criou para seu prazer. Leiamos: “Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade,”. A vontade de Deus é sempre mais importante que a nossa".

Lemos em Tiago 4:5 Ou vocês acham que é sem razão que a Escritura diz que o Espírito que ele fez habitar em nós tem fortes ciúmes? Deus quer toda nossa atenção desesperadamente. Mas no verso 3 vemos que a tendência é fazer as coisas conforme nossa preferência e não como Deus quer que façamos. Leiamos: “Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres.   

    2. Os prazeres que procuramos nos acarretam todo tipo de problemas. (v.2) Quando as pessoas por todos os meios querem algo, ninguém as impede de obtê-lo, até chegam a matar por obtê-lo. Nos EUA uma mulher estéril chegou a matar a uma que estava grávida para tirar-lhe o filho. Tiago lhes chama de “adúlteros”. Os que alegam ser cristãos fieis e ainda cometem essas aberrações, são como se cometessem adultério. Ao pecar entristecemos o coração de Deus. (v.4) Não se pode proceder dessa forma e ao mesmo tempo agradar a Deus.

    3. II Crônicas 7:14 diz assim: “se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra”.
Tiago pede que nos arrependamos de nosso orgulho e nos submetamos a Deus. É necessário humilhar-nos para que o Senhor nos exalte. A humildade nos põe em harmonia com Deus. Alguém aqui presente precisa de uma transformação ou uma corcunda?

    4. A humildade nos estimula. Nos versos 11 e 12 Tiago adverte que não se deve falar mal dos irmãos. E por que falavam? Lucas 22 diz que os discípulos competiam para ver quem era o maior, ou o mais importante no reino. Cristo disse que o maior é o que serve. O próprio Cristo veio para servir.

Em João 13 vemos como Cristo deu aos discípulos uma lição de humildade lavando-lhes os pés. Fazem dez anos, que num seminário que fizemos em  Guadalajara, Lynn Anderson (um pregador canadense) e eu lavamos os pés dos irmãos. Nos transformamos em corcundas naquele dia. Serviu para que, igual  aos discípulos, eles aprendessem a lavar os pés uns dos outros. Inclinem-se para lavar os pés uns dos outros e assim parecerão mais a Jesus Cristo. Mostra-me tua corcunda.

E como se manifesta a humildade?
    •    A humildade se manifesta quando um jovem ajuda a um velhinho a atravessar a rua
    •    A humildade se manifesta quando um adulto se curva para limpar a sujeira deixada por uma criança
    •    A humildade se manifesta quando os que fazem a limpeza na igreja, passam horas a fio limpando o prédio sem cobrar um centavo
    •    A humildade se manifesta quando um irmão comete um erro no culto e nos entristecemos em vez de zombar dele
    •    A humildade se manifesta quando visitamos  velhinhos que moram sozinhos ou os que estão no hospital
    •    A humildade se manifesta quando deixamos de perguntar: Quem vai me ajudar? E começamos a perguntar: Quem precisa de ajuda?

Gálatas 6:1-3 diz assim: “Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais, deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado. 2 Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo.
3 Se alguém se considera alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo”. A humildade não deve ser motivo de orgulho.

    D.    A humildade convida os de fora
Paulo quando estava na ilha de Malta foi buscar lenha para esquentar os demais, depois do navio em que ele viajava foi a pique. Como resultado, os habitantes ficaram assombrados com o milagre de Paulo e ele teve a oportunidade de ministrar-lhes a Palavra de Deus.

Os que gostam dos banheiros limpos (nos EUA) nos lugares onde normalmente não existiam, também tiveram reações semelhantes. Varias pessoas que lhes viram limpar ficaram tão bem impressionadas que se animaram a visitar aquela igreja. Também os cristãos oraram por algumas pessoas necessitadas e tentaram servir a outras. Essa foi uma grande maneira de plantar sementes de amor.

Conclusão:
Gostaria de desafiar a todos a fazer algo radical para o Senhor servindo ao povo. Um ato de bondade para demonstrar o amor de Deus aos demais tanto ajudará a abençoar as pessoas que o recebem como lhes dará muita satisfação. Também lhes proporcionará uma oportunidade de falar a pessoas de sua fé.

Uma corcunda pode transformar-lhes a vida. Si já se humilharam diante de Deus e permitiram que ele lhes mude de vida, então comecem a orar para que lhes ajudem a ser humildes. Procurem maneiras de servir um ao outro. Assim, os atos de humildade e de serviço serão um convite para que encontrem a Cristo. Demonstrem o amor de Deus de maneira pratica. Transformem-se num corcunda!

(Para voltar ao site "Sermões e seminários favor clicar aqui: www.luisseckler.blogspot.com