A importancia da integridade

 
Lições do Salmo 7
 
    1 SENHOR, meu Deus, em ti me refugio;

          salva-me e livra-me de todos os que me perseguem,
    2 para que, como leões, não me dilacerem nem me despedacem,
         sem que ninguém me livre.
    3 SENHOR, meu Deus, se assim procedi,
         se nas minhas mãos há injustiça,
    4 se fiz algum mal a um amigo
         ou se poupei sem motivo o meu adversário,
    5 persiga-me o meu inimigo até me alcançar,
         no chão me pisoteie e aniquile a minha vida,
         lançando a minha honra no pó.
    6 Levanta-te , SENHOR, na tua ira;
         ergue-te contra o furor dos meus adversários.
         Desperta-te, meu Deus! Ordena a justiça!
    7 Reúnam-se os povos ao teu redor.
         Das alturas reina sobre eles.
   8 O SENHOR é quem julga os povos. Julga-me, SENHOR,                                                             conforme a minha justiça, conforme a minha integridade. (Salmos 7:1-8)

Nessa passagem, Davi pede a Deus que o julgue segundo sua justiça e integridade. Todos nós sabemos o que é justiça, mas o que quer dizer integridade? Integridade é quando o que professamos e o que vivemos são uma coisa só.

Perguntei a alguém: “Se você estivesse na presença de Deus, e, como fez Davi, pedisse a Ele para julgar-lhe segundo sua justiça e integridade, qual seria o resultado?” Será que Deus estaria satisfeito com sua vida? Será que você mesmo estaria contente com seu desempenho? Ou estaria envergonhado? Acha que ainda falta-lhe muito para que seja uma pessoa íntegra?

A definição de integridade – Em hebraico, a palavra integridade quer dizer inocência moral ou perfeição, ou seja, o oposto de fazer concessões. Nos Evangelhos, lemos muitos relatos a respeito dos fariseus e dos saduceus. Essas eram as seitas principais dos judeus quando Cristo começou seu ministério. Tanto os fariseus quanto os saduceus pregavam uma doutrina perfeita, mas somente se importavam em seguir a sua exterioridade. Jesus Cristo os chamou de hipócritas. O mais importante, segundo Jesus Cristo, era –e como ainda é- viver uma vida em harmonia com a doutrina que professamos.

1. Por que a integridade é tão importante?                                                                                       A importância da integridade. A integridade define quem somos para os demais. Quando alguém pensa em nós, inevitavelmente pensará se somos íntegros ou não. Todos nós estamos buscando a companhia de pessoas que são genuínas ou verdadeiras. Mantemos nossa palavra ou nos comportamos segundo melhor nos convém? Jesus Cristo procurou seus discípulos entre os menos religiosos, já que a religião estava muito corrompida em sua época. 

    a. A integridade determina como você reagirá em certas situações ou circunstâncias. Quando você estiver em circunstâncias onde tenha que optar em fazer o que é correto ou incorreto, a integridade ou a falta da mesma determinará o que você fará.

    b. A integridade também demonstra sua situação espiritual. Se alguém não tem integridade, então tem problemas espirituais, porque Deus quer que todos sejam justos e íntegros.

Sempre que penso em integridade, ocorre-me o relato de Atos 5: Um homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, também vendeu uma propriedade. 2 Ele reteve parte do dinheiro para si, sabendo disso também sua mulher; e o restante levou e colocou aos pés dos apóstolos. 3 Então perguntou Pedro: “Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, ao ponto de você mentir ao Espírito Santo e guardar para si uma parte do dinheiro que recebeu pela propriedade? 4 Ela não lhe pertencia? E, depois de vendida, o dinheiro não estava em seu poder? O que o levou a pensar em fazer tal coisa? Você não mentiu aos homens, mas sim a Deus. 5 Ouvindo isso, Ananias caiu morto. Grande temor apoderou-se de todos os que ouviram o que tinha acontecido”.

Ananias e Safira são exemplos perfeitos da falta de integridade. Um gesto tão bonito como o da oferta, em vez de bênção, tem como resultado a destruição do casal. Pedro tenta argumentar com Ananias pelo erro que este tinha cometido por sua falta de integridade. Tanto Ananias quanto sua esposa Safira eram membros do Caminho, como chamavam no primeiro século a igreja de Cristo. Sem dúvida, atuaram como se fossem pagãos, mentindo para os apóstolos. Ainda que não se conheça bem a história, esse gesto do casal, na época dos apóstolos, já denotava falta de integridade.

     c. Se falta a você integridade, seu testemunho não tem valor. Se alguém percebe que você não tem integridade, não lhe escutarão quando tentar falar do Senhor. Quem de nós escutaria uma apresentação do Evangelho de um Ananias ou de um Acã? Esses dois homens, segundo mostram as Escrituras, não tinham integridade.

Negociantes cristãos
Um amigo meu estava em uma reunião de negócios, quando as pessoas que compunham seu grupo chegaram a um ponto de impasse e não podiam tomar uma decisão. Meu amigo sugeriu que orassem a Deus, para que o Senhor os lhes iluminasse. Os demais, que supostamente também eram cristãos, disseram: “Não envolvamos Deus nisso! Isto é um negócio e não um serviço da igreja!”. Meu amigo disse ao grupo: “Se não incluem a Deus, então seria melhor excluir-me porque quero ser coerente, harmonioso com a minha fé”. A necessidade de estar em harmonia com a vontade de Deus definiu meu amigo como uma pessoa íntegra. Os cristãos não selecionam os problemas que devem ou não levar a Deus, antes entregam-lhe todos eles. Não podemos manter Deus fora de tudo o que fazemos ou participamos, sejam atividades religiosas ou de negócios. Deus, como um ser onipresente, está em todas as partes, e mais vale reconhecer sua presença em nossos negócios e receber seu auxílio.
“Sei, ó meu Deus, que sondas o coração e que te agradas com a integridade. Tudo o que dei foi espontaneamente e com integridade de coração” (1 Crônicas 29:17).

A. O que a integridade pode fazer por mim?
1. Abençoar - Provérbios 20:7: “O homem justo leva uma vida íntegra, como são felizes os seus filhos!” 

2. Julgar - Jó 31:6: “…Deus me pese em balança justa, e saberá que não tenho culpa...” Salmos 7:8: “O SENHOR é quem julga os povos. Julga-me, SENHOR, conforme a minha justiça, conforme a minha integridade.”

3. Proteger - Salmos 25:21: “Que a integridade e a retidão me protejam, porque a minha esperança está em ti.” A integridade me protege enquanto sigo minha vida. Há gente que passa muito tempo preocupada com o que disse a certas pessoas, ou como atuou em certa situação, porque não tem integridade. A pessoa com integridade nunca se preocupa com o que disse, já que sempre diz o que é correto, sem aumentar ou diminuir nada. Sua integridade a protege. Se quiser sair-se bem em um tribunal, então deve dizer sempre o mesmo. Se sua tendência é oscilar ao fazer um relato, seu testemunho é suspeito. 

4. Guiar - Provérbios 11:3: "A integridade dos justos os guia, mas a falsidade dos infiéis os destrói.” Com integridade não nos preocuparemos com o que devemos fazer em certas situações, porque sempre confiaremos em Deus que dirige os nossos passos. 

B. Como se adquire a integridade?                                                                                                   1. Devemos procurar a integridade com todo o nosso coração. É importante que passemos toda a vida procurando-a. Cada vez que fazemos um negócio, a integridade deve ser parte integrante de uma decisão honesta e sem vacilo, baseando nossa vida, assim como nosso caminhar, nela. Que sejamos capazes de dizer com Davi: “Julga-me SENHOR conforme a minha justiça; confiei no SENHOR sem titubear”. Quando andamos na integridade, não teremos dúvidas que mudaremos de direção.

2. Nós a protegemos com todo nosso coração. Passar toda a vida em busca da integridade é uma importante precaução; se não continuamos a procurá-la, protegendo-a diariamente, vamos perdê-la. Uma vez que concluímos que a Deus não se pode enganar e que será ele quem nos julgará no último dia, será prefirível render-se à sua vontade e ser mais como Jesus Cristo.

3. As disciplinas diárias nos ajudam a criar integridade. Se nos dedicamos à leitura regular da Bíblia, às Palavras de Deus, à oração, comunicando tudo a Deus, aprenderemos a ser íntegros.

O problema de Acã                                                                                                                     Não queremos que aconteça conosco o que aconteceu com Acã (Josué 7). Por culpa dele (Josué 7), os filhos de Israel não podiam vencer o inimigo. Acã apoderou-se de uma capa babilônica (além de prata e ouro), depois da invasão de uma cidade, enterrando-a debaixo de sua tenda. Como isso era contrário à vontade de Deus, seu povo não podia vencer a batalha nem tomar a cidade de Ai. Somente depois que Acã confessou seu pecado foi que Josué e os soldados conseguiram ocupar a cidade. Jeová fez o duro pronunciamento: “Israel pecou”. Como resultado de seu pecado, toda a família de Acã pereceu. Por falta de integridade ou obediência às instruções de Deus, uma família inteira perdeu a vida.

Há alguns meses, um diácono de nossa igreja cometeu adultério. Quando seu caso se tornou público, toda a congregação sofreu a dor do pecado deste irmão que era um líder querido da igreja e também um benfeitor da comunidade. Agora, mesmo que a igreja o tenha perdoado, tem que pagar o preço da sua falta de integridade; não lhe permitem nenhum posto de responsabilidade, nem na igreja nem na comunidade, até que produza frutos dignos de seu arrependimento (Lucas 3:8).

Conclusão:
Ao decidir seriamente que já não brincará com Deus e que se renderá a sua vontade, você será uma pessoa íntegra. Se você baseia sua vida na Palavra de Deus e em seus princípios, viverá uma vida de integridade, capaz de mudar a maneira como as pessoas vêem os crentes. A integridade é uma eleição que fazemos todos os dias, antes de tomar qualquer decisão. Optemos por decidir o que seja de acordo com a vontade de Deus.

Perguntas para meditação:

    1. Ao falarmos integridade, que pessoas vêm a sua mente?
    2. Alguma vez você já foi tentado a fazer algo desonesto?
    3. O autor do texto é muito ousado. O que o desafia?
    4. Que tipo de exemplo de integridade é dado por Ananias e Safira?
    5. Como podemos ensinar nossos filhos e netos a serem íntegros?

 (Para voltar ao site "Sermões e seminários" favor clicar aqui: www.luisseckler.blogspot.com   )