Arquivos‎ > ‎

Notícias

ACAREG LOBITOS
2, 3 e 4  de Julho de 2010

A nossa Alcateia participou no acampamento regional de lobitos que se realizou na Herdade do Freixo do Meio, na Freguesia dos Foros de Vale Figueira. O imaginário deste acampamento foi "Em passo de Escuta com o Maúgli na Selva"
    Os lobitos tiveram oportunidade de conviverem e realizarem diversas actividades com os lobitos de outros agrupamentos da nossa região. Realizaram jogos nocturnos, jogo de Plateau, jogo de pistas, oficinas diversas e jogos tradionais.
    A nossa Alcateia está de PARABÉNS!!! pois, mais uma vez teve um excelente desempenho em campo. No interalcateias ficámos em 1º lugar e vencemos o jogo nocturno.
    Podem em seguida ver algumas das fotos desta actividade.

29.Jul.2010

Encontro Regional de Guias e Sub-Guias
12 de Junho de 2010

No sábado, durante a  manhã, decorreu em Évora, no convento do Calvário, um encontro de Guias e Sub-Guias das Alcateias da Região de Évora.
     Este encontro teve como objectivo a preparação do acampamento regional de lobitos que irá decorrer entre 2 e 4 de Julho, na Herdade do Freixo do Meio.
    Os Lobitos neste dia relembraram as funções que competem aos guias, escolheram a ementa do acampamento e o hino do mesmo (em breve iremos divulgá-lo).
    Para que o resto da Akcateia fique a saber a ementa do acampamento vai ser: Esparguete à Bolonhesa, Bifinhos à Áquêlá e Atum à Brás. Espero que gostem das escolhas que os nossos guias fizeram!!!
Deixo-vos aqui umas fotos do que foi esta manhã de trabalho para os guias da região.

13.Jun.2010

Máugli aprende História de Portugal
21, 22 e 23 de Maio de 2010

Nos dias 21, 22 e 23 os lobitos foram viver o imaginário: Máugli aprende a história de Portugal. Estiveram acampados na Igreja da Lapa em Vila Viçosa.
    Na noite em que chegamos fizemos um jogo sobre reis e rainhas.
    No Sábado fizemos um jogo de vila e fomos visitar o Palácio de Vila Viçosa para conhecer o local onde viverem Reis e Rainhas. Durante o jogo também visitamos o museu dos Coches onde vimos muitos coches usados pelos reis, rainhas, príncipes e princesas. Tambén vistamos o museu do Mármore. Depois fomos para o castelo e encontramo-nos com os lobitos de Vila Viçosa. Todos juntos fomos fazer um jogo de pistas e fomos visitar o museu da Caça e o museu de Arqueologia. Quando o jogo acabou os lobitos de Vila Viçosa convidaram-nos para lanchar na sede deles. Eles tinham preparado um grande lanche para nós.
    À tardinha vestimos os nossos fatos de reis e rainhas e colocamos as nossas coroas e fomos aprender a dançar a valsa. Durante o jantar fizemos um jogo sobre limitações físicas.
   Depois de jantar fizemos uma dança de reis onde se escolhia  o melhor par da festa. Acabamos o dia com uma caça ao tesouro.
    No Domingo de manhã desmontamos o acampamento e fomos à eucarístia.
    E assim todos ficamos muito contentes com esta caçada e ficamos também a conhecer mais amigos - os lobitos de Vila Viçosa.
    Esta foi a nossa última Caçada deste ano!!!

Bando Cinzento e Bando Branco
23.Mai.2010

Jogos da Primavera
23 e 24 de Abril de 2010

No dia 23 de Abril fomos de autocarro para os Foros de Vale Figueira para participarmos nos Jogos da Primavera que iriam decorrer no dia seguinte.
    Quando chegamos fomos jantar e em seguida fizemos um raid nocturno para descobrimos o significado dos sinais de pistas.
    No outro dia logo de manhã fomos participar nas várias actividades promovidas pela Herdade do Freixo do Meio: Campeonato Internacional de Cães Pastores, Concurso Regional de Tosquia de Ovelhas, espectáculos de Dança e de Teatro, jogos tradicionais e o atelier sobre a Biodiversidade no Montado (aprendemos muitas coisas sobre o montado e sobre as árvores, plantas e organismos que nele vivem).
    Vejam em seguida as nossas fotos.

25.Abr.2010

O Cavalo à Solta
13 de Março de 2010

No dia 13 de Março fomos visitar a Escola de Equitação. Nós fomos lá porque o imaginário da nossa caçada é o Cavalo.
    Nesta visita descobrimos muitas coisas sobre os cavalos. Aprendemos que os cavalos comem palha, ração, cenouras, etc e que bebem cerca de 50 litros de água por dia. Decobrimos que a fêmea do cavalo é a égua e que os filhos são os potros. Soubemos que os cavalos dormem de pé e que podem viver cerca de 30 anos. Também nos ensinaram que os cabelos dos cavalos se chamam na cauda de cabos, no resto de crinas e topete.  OI nome que se dá à parte dura da pata do cavalo é casco e que o motivo porque se colocam ferraduras nas patas dos cavalos é para eles não andarem com os cascos no chão.
    O Cabo Borges também nos disse que uma das raças de cavalos portugueses é o Cavalo Lusitano.
    Visitamos os cavalos da escola e depois fomos conhecer um ponei chamado Morgado. Em seguida fomos montá-lo.
    Esta actividade foi muito gira e gostamos muito de aprender coisas sobre os cavalos.
    Foi um dia fantástico!!!!

13.Mar.2010
Alcateia 14

As Divertidas 4 Estações do Ano
08 de Fevereiro de 2010

A nossa Alcateia foi acantonar em Évora nas novas instalações da Junta Regional - Convento do Calvário.
O imaginário da nossa caçada era sobre as estações do ano.
Na 6ª feira quando chegamos começamos a viver o Inverno, por isso fomos logo arrumar as mochilas para em seguida irmos fazer um jogo nocturno. Neste jogo os Pata-tenra tiveram de escolher os totens. Quando acabamos o jogo fomos para a ceia de Inverno onde os chefes nos deram chocolate quente. Estava muito quente e a maioria de nós não gostou.
No sábado de manhã a alvorada foi com uma música dos Fúria de Açúcar sobre as estações do ano e começamos a viver a Primavera até depois de almoço. Fomos visitar umas salas de aula e a Estação Meteorológica da Universidade de Évora. Depois de almoço começou o Verão e fomos visitar uma capela cheia de ossos e o Museu das Carruagens. Fomos à Eucaristia com os pioneiros e assistimos à promessa de um chefe. À noite baptizamos os Pata-tenra com os totens e fizemos um Fogo Conselho.
No Domingo de manhã chegou o Outono e fomos apanhar folhas e flores para o nosso herbário. Em seguida fomos limpar o jardim do Convento para o deixarmos todo limpinho. No final até parecia novo. Divertimo-nos muito a limpar.
Gostamos muito de viver as estações do ano. Foi muito divertido!!! E as bolachas da mãe do Jorge eram muito giras e boas.

Alcateia 14

08.02.2010

Dia de S. Martinho na Alcateia
28 de Novembro de 2009

Hoje pelas 15h30 vimos um filme sobre S. Martinho e cantamos uma canção sobre este dia.
    S. Martinho era um soldado romano que voltava de Itália para a sua terra em França. O dia estava muito mau, estava a chover, a cair granizo e a trovejar. Durante a caminhada encontrou um mendigo muito pobre e quase nu.
O mendigo pediu a S. Martinho uma esmola, mas S. Martinho não tinha nada para lhe dar, só tinha a sua capa vermelha. Então decidiu dar um golpe na capa e dar metade ao mendigo. S. Martinho ficou muito feliz porque tinha feito uma Boa Acção. Continuou a sua caminhada e de repente a chuva e os trovões desapareceram e veio o Sol bonito e radiante. Foi um milagre de Deus para recompensar S. Martinho por ele ter feito uma B.A.. E assim começou o Verão de S. Martinho!!!
    Depois de vermos o filme fomos fazer um bolo de chocolate, assar batatas doces, retalhar castanhas e assar castanhas.Enquanto o bolo estava no forno com as batatas e as castanhas estavam a assar fomos falar sobre o "Projecto dos Presentes Solidários" e sobre a forma como iamos participar nesta actividade em seguida fomos escrever a noticia e fazer um desenho sobre o S. Martinho.

Bando Branco
28.Nov.2009

Acção de Graças a S. Nuno de Santa Maria
06, 07 e 08 de Novembro de 2009

Nos dias 6, 7 e 8 de Novembro participamos numa actividade dedicada a São Nuno de Santa Maria. Esta actividade realizou-se na Batalha e esteve em parte integrada numa actividade nacional.
Partimos da sede na 6ª feira à noite e dormimos muito na viagem. Ficamos acantonados no Quartel dos Bombeiros da Batalha e depois de termos os sacos de cama estendidos  fomos festejar o aniversário do lobito Sossegado (Jorge Coelho).

No dia seguinte fizemos um raid e um jogo de cidade onde aprende muito sobre a vida de  Nuno Álvares Pereira. Visitamos o local onde aconteceu a Batalha de Aljubarrota, vimos um filme sobre esta batalha e fomos visitar o Mosteiro da Batalha. À noite fizemos um jogo sobre os amigos e inimigos do Máugli e fomos ver o Mosteiro da Batalha iluminado.

No Domingo participamos na acção de Graças a S. Nuno e apanhamos muita chuva. Regressamos a casa com os escuteiros de Vila Viçosa. Querem ver mais fotos da actividade? Então vejam o filme em baixo.

Fortes Canhotas

Formação dos Bandos
24 de Outubro de 2009

No sábado dia 24 de Outubro os lobitos realizaram um jogo para a formação dos bandos em seguida realizaram um jogo sobre as funções que poderiam desempenhar no bando.

Durante a tarde foram escolhidos os cargos de todos os lobitos tendo sido escolhidos para guias os seguintes lobitos: Ana Margarida Ramalho, Beatriz Henriques, Filipe Silva e Margarida Pedras Alvas.

No Conselho de Guias foi escolhido para guia da Alcateia o Lobito Espertalhão - Filipe Silva.
Querem ver as fotos da actividade? Então vejam a apresentação que se segue.