1ª Edição (ESGOTADA)

Hoje em dia as edificações estão a demandar espaços livres entre pilares cada vez maiores, com pilares cada vez mais esbeltos. Por outro lado, sob o ponto de vista global, há casos em que a estrutura pode apresentar deslocabilidade de magnitude média ou grande, necessitando a realização da análise não linear geométrica (análise de 2ª ordem). Isso torna importante o estudo da estabilidade estrutural.

Este livro apresenta as formulações analítica e numérica para a análise não linear geométrica. Essas formulações são aplicadas em sistemas mecânicos de um (1GL) e dois graus de liberdade (2GL), constituídos de barras rígidas sem peso e molas de torção ou lineares. A ideia é encorajar o interessado a iniciar o entendimento de conceitos complexos envolvidos na análise não linear geométrica por meio de exemplos simples, porém, sem perda da sua generalidade conceitual. A análise numérica é realizada em um processo incremental-iterativo, com o uso do método de Newton-Raphson. 

Para todos os sistemas mecânicos são apresentados os algoritmos das soluções numéricas pelo método de Newton-Raphson, nas modalidades padrão e modificada, para os sistemas com 1GL e apenas na modalidade modificada para o sistema com 2GL. O Apêndice A apresenta, em Fortran, os códigos-fonte relacionados a esses algoritmos. No site do livro  o leitor encontrará outras informações e códigos-fonte em outras linguagens computacionais.

Após a leitura do livro o leitor estará familiarizado com os seguintes termos: equilíbrio estável, equilíbrio instável, equilíbrio neutro, perturbação, carga crítica, pontos de bifurcação, trajetória de equilíbrio, pontos limite de carga, caminho fundamental de equilíbrio, caminho secundário de equilíbrio, solução pós-crítica, comportamento pós-crítico, snap-through, método de Newton-Raphson, problema de autovalor, rigidez geométrica, entre outros. Todos de suma importância no estudo da estabilidade estrutural.