Educação a Distância

A Hora e a Vez do Aprendiz

O ensino pode ser obrigatório mas a verdadeira aprendizagem é livre - nós só aprendemos quando queremos aprender, quando sentimos vontade de aprender. A condição primeira para a aprendizagem é a liberdade. Os modelos conservadores e ultrapassados do ensino formal tradicional que predominam hoje nas escolas e universidades do Brasil precisam de revisões urgentes e profundas. Educação com liberdade e para a liberdade é o que queremos.
 
Reunirei neste site os mais interessantes textos, vídeos, notícias e outros materiais que corroboram com a livre aprendizagem, sobretudo, através das novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs). Dentre estas novas tecnologias a internet tem se mostrado como ferramenta de mediação pedagógica fundamental no cenário da Educação a Distância (EaD) que se descortina no Brasil e no mundo.
 
A internet, esse ilimitado universo digital sem fronteiras geográficas, favorece a liberdade em múltiplas dimensões e vem promovendo a interação e colaboração entre os sujeitos aprendizes de todas as partes do mundo, revelando-se um fértil espaço onde germinam e crescem os frutos da livre aprendizagem.
 
Francis Toyama
Educação não-formal e informal na internet:
todos aprendem com todos