Programação‎ > ‎

Palestras

Os VÍDEOS DAS PALESTRAS já estão sendo postados no Vimeo. Fique Ligado!

Vídeo
Sábado – 14/11/2009 – 08:30 as 18:30 (Grade sujeita a alterações)
 Hora Título  Palestrante
 Slides/Vídeo
 8:00 Credenciamento                         
 8:30 Abertura Unime / Grupos JavaBahia, AgileBahia, RailsBahia e PHPBahia
 9:00 Manifesto 2.0 Alexandre Gomes (SEA Tecnologia)
Slides / Vídeo
 9:50 Extreme Programming (XP) na Prática Dairton Bassi (AgilCoop/Neurobox)
Slides / Vídeo
 10:40 Ruby e Rails, um ecosistema perfeito
Daniel Lopes (Área Criações)
Slides / Vídeo
 11:30 FrameWARks PHP – Cake, Zend, Code Igniter, Symfony Márcio Albuquerque, Leonardo Thomas, Marcelo Curi, Sandro Franco (Serpro)
Slides:
CakePHP
Code Igniter
Symfony
Zend
 / Vídeo
 12:20 Intervalo para Almoço                   
 13:30 Linguagens para a Máquina Virtual Java (JVM) - Groovy, Ruby, Scala, Ioke e Clojure
Felipe Rodrigues (Fratech)
Slides / Vídeo
 14:20 Desmistificando BI com Pentaho - Open Source Business Inteligence Thiago Mariano (Serpro)
Slides / Vídeo
 15:10 Coffee-break                          
 15:40 PHP não é coisa de moleque Felipe Ribeiro (UFCG)
Slides / Vídeo
 16:30 As novidades do JSF 2.0 / JSF Scrum Toys Alberto "Spock" Lemos (Globalcode) Link+Demo
 / Vídeo
 17:20 O Ágil e o Mercado Henrique Landim (Partner Process)
SlidesVídeo
 18:10 Encerramento Unime / Grupos JavaBahia, AgileBahia, RailsBahia e PHPBahia

IMPORTANTE: Mesmo sendo gratuitas, as PALESTRAS precisam de inscrição feita pelo sistema. É uma forma da Organização evento se planejar melhor de acordo com o público esperado.


Descrição das Palestras
Thread
Palestra
Palestrante
Agile
Manifesto 2.0

Os modelos mentais atualmente difundidos em muito se relacionam com a insustentabilidade sócio-econômica de vários setores. Herdadas da revolução industrial, as formas de trabalho consolidadas por filosofias de comando e controle e processos em estilo linha de montagem não são compatíveis com a atual economia do conhecimento. Na computação, métodos tradicionais de desenvolvimento de software têm sido duramente criticados por sua incompatibilidade às necessidades criativas e dinâmicas do setor. Neste sentido, o Manifesto 2.0 é um grito em favor a uma nova escola de pensamento, gerida por valores pró agilidade, qualidade de vida, sustentabilidade econômica e social, liderança, criatividade e motivação.

Há 6 anos trabalhamos numa empresa que diariamente busca se adequar às necessidades de seu pessoal, ao invés de enquadrá-los a processos de produção pré-estabelecidos. Em contramão ao senso comum, acredita-se que o corpo produtivo não é composto por recursos facilmente substituíveis e de produtividade constante, mas por seres humanos que sofrem de alegrias, tristezas, motivações e decepções que em muito se relacionam à sua capacidade produtiva diária.

Acreditamos que pessoas devem ser movidas a motivação, e não a ameaças; que o mérito conquistado pelo trabalho reconhecido vale mais que um título resultante de uma prova; e que gerentes são figuras em dacadência administrativa em gradativa substituição por líderes servidores. Não cremos na outorga de poder a fim de se atingir os resultados esperados, mas na conquista natural de autoridade advinda do respeito crescente e constante.

Enfim, confiamos na possibilidade de um novo modelo de relação empregado x empregador. Escrevemos sobre isso há algum tempo [1] e engrossamos o coro de outros profissionais [2,3] sobre a relevância do tema para a consolidação de empreendimentos verdadeiramente ágeis.

Nesta palestra, através da análise de comportamentos modernos, apresentaremos esta nova escola do pensamento, comparando costumes obsoletos com tendências 2.0 e refletindo sobre o cenário da TI nos próximos anos.

[1] http://tinyurl.com/manifesto20
[2] http://www.infoq.com/br/news/2009/06/ti-manifesto
[3] http://bazedral.blogspot.com/2009/05/aptitude-20.html
Alexandre Gomes (SEA Tecnlogia)
Agile Extreme Programming (XP) na Prática

Os valores, princípios e práticas de XP são apresentados e exemplificados. O dia-a-dia de trabalho dos participantes de uma equipe XP será mostrado, apontando as tarefas, responsabilidades e deveres de cada membro. Também serão apresentados cases de empresas brasileiras onde XP foi implantado e como isso afetou o desempenho da equipe de desenvolvimento.
Dairton Bassi (AgileCoop/Neurobox)
Ruby Ruby e Rails, um eco-sistema perfeito

Descubra o que é Ruby e Rails, e aprenda seus objetivos relacionados a produtividade e motivação do desenvolvedor. Entenda por que desenvolver em Rails está além de apenas conhecer uma tecnologia, e sim relacionado a um eco-sistema que abraça boas práticas de uma forma global.
Daniel Lopes (Área Criações)
PHP
FrameWARks PHP – Cake, Zend, Code Igniter, Symfony

Com fundo de pano "militar", "bélico", quatro desenvolvedores PHP tentam defender seu framework. Numa das maiores batalhas já vistas nas comunidades de desenvolvimento PHP, eles apontam vantagens de seu framework e desvantagens dos outros. Com final surpreendente! NÃO PERCAM!!!
Márcio Albuquerque, Leonardo Thomas,
Marcelo Curi, Sandro Franco
(Serpro)
Java
Linguagens para JVM (Groovy, Ruby, Scala e Clojure)

Há uma movimentação hoje para a utilização de novas linguagens de programação na plataforma Java. Diversas linguagens aderiram a essa abordagem, algumas focando em expressividade, outras focando em concorrência, é interessante ver como cada uma se comporta.
Nesta palestra, falaremos sobre Groovy, Ruby, Clojure, Scala e Ioke, rapidamente apresentando as características de cada uma e finalmente a estrutura interna de uma linguagem feita exclusivamente para a JVM.
Felipe Rodrigues (Fratech)
Java
Desmistificando BI comPentaho - Open Source Business Inteligence

Geração de relatórios, integração e armazém de dados (datawarehousing), análise de informações (OLAP), painéis (dashboards) para controle gerencial e mineração de dados (Data Mining).
Thiago Mariano (Serpro)
PHP
PHP não é coisa de moleque

Por não ter sido criado pelos big players do cenário da Internet, o PHP é muitas vezes injustiçado e menosprezado no desenvolvimento de aplicações corporativas. Essa palestra visa demonstrar as potencialidades do PHP como uma solução para essas aplicações de grande porte, acabando com os mitos e mostrando as características do PHP que fazem dele uma solução madura e confiável.
Felipe Ribeiro (UFCG)
Java
As novidades do JSF 2.0 / JSF Scrum Toys

Aprenda sobre as novidades da nova versão do JSF 2.0 e conheça a aplicação de exemplo JSF Scrum Toys, criada por brasileiros, que será incorporada como aplicação de exemplo padrão nas novas versões do NetBeans.
Alberto "Spock" Lemos (Globalcode)
Agile
O Ágil e o Mercado

Você é Agil? Uma reflexão sobre a utilização dos Métodos Ágeis nas Empresas de TI. Discutiremos um pouco sobre a filosogia Ágil e sobre o que está acontecendo nas Empresas que implantam esta Metodologia. Digamos, uma inspeção e adaptação da utilização de Métodos Ágeis.
Henrique Landim (Partner Process)
Ċ
Serge Rehem,
14 de nov de 2009 12:44
Ċ
Serge Rehem,
20 de nov de 2009 13:13
Ċ
Serge Rehem,
16 de nov de 2009 10:42
Comments