Home

Mais um ano de aulas da Liga se inicia! Confira o cronograma de 2017 na aba ao lado (Atividades>ensino>cronograma).

 


                                                
 
BEM-VINDO À HOMEOPATIA!
 
"It is not because things are difficult that we do not dare,
 it is because we do not dare that things are difficult."
                                                                  Seneca 

 
Prezado Aluno,
 
A liga de Homeopatia da Medicina-UNICAMP tem a grande satisfação de recebê-lo, não só como estudante, mas como mais um membro atuante.
 
Desde sua fundação, a liga se orgulha de ser uma iniciatica 100% estudantil; ela nasceu da preocupação de alguns alunos com a falta de uma disciplina que abordasse os fundamentos da Homeopatia dentro da graduação do curso médico da Universidade Estadual de Campinas. 
 
Era o ano 2000, e nós, alunos recém-ingressada XXXVIII turma de medicina, assistimos a realização do Congresso: A Homeopatia no século XXI, no mês de novembro daquele ano. Evento, esse, promovido pelos colegas do Departamento de Homeopatia da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas, tentando estabelecer o diálogo "Homeopatia e Universidade". Após brilhantes palestras escutamos, não sem surpresa, que mesmo após a reforma curricular a Homeopatia não seria ensinada aos alunos de medicina da FCM-Unicamp.
 
Como aceitar que uma especialidade médica como a Homeopatia ficasse de fora do currículo da medicina?
Como aceitar que a faculdade da qual nos orgulhamos de pertencer pudesse formar médicos sem o mínimo de conhecimento de uma prática médica tão utilizada pela população?
Como entender a falta de uma ciência médica dentro de uma faculdade que se auto-entitula "faculdade de ciências médicas"?
Como entender o fato da faculdade não possibilitar a seus alunos o acesso a informações básicas sobre a Homeopatia?
 
Não tardamos em procurar meios para responder a essas questões e para suprir essa deficiência.
 
Na figura do Prof. Dr. Milton Lopes de Souza encontramos um grande incentivador e orientador que já trasmitia as bases da Homeopatia à alguns alunos interesados. Porém, não queríamos apenas um grupo de estudos, queríamos iniciar um movimento!  
 
Nasceu a Liga de Homeopatia da Medicina-Unicamp.
 
Aulas, pesquisas, discussões, simpósios...aos poucos a Liga cresceu, foi reconhecida e se fortaleceu dentro da faculdade; e todos os anos se orgulha de atingir seu objetivo:
- possibilitar aos alunos o acesso à informações sobre a Homeopatia e contribuir para uma melhor e mais completa formação médica.
 
O lema de Samuel Hahnemann, fundador da Homeopatia, traduz muito bem a postura que queremos incentivar nos membros desta Liga: AUDE SAPERE  (Ouse saber!); queremos que cada aluno adote uma verdadeira postura científica, buscando o conhecimento com mente aberta e atitude crítica, assim fazendo, nas palavras de Edgar Morin, "ciência com consciência".
 
Se essa postura é necessária em todos os campos do saber, quanto mais no campo médico!
 
Se ousamos querer ser responsáveis por vidas, então é nossa obrigação ética estudar tudo aquilo que diz respeito à arte de curar!
 
A Homeopatia está de braços abertos aos que a desejam estudar: - Sejam bem-vindos! 

Ruy Madsen
(fundador da Liga de Homeopatia Medicina-Unicamp)
 
Nossa Liga é destinada aos estudantes de Medicina, mas alunos de outros cursos da Área da Saúde também estão convidados.
 
As atividades são às 5as feiras, das 12h30 às 13h30 no Conjunto de Salas de Aula (“Legolândia”) da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, em Campinas.


Comments