Português

Perguntas gerais

 

Em que consiste o projecto ‘A Vida Num Dia’?

‘A Vida Num Dia’ é uma experiência mundial histórica que visa criar o primeiro filme com colaboração dos utilizadores – um documentário, filmado em apenas um dia, por si. No dia 24 de Julho, tem 24 horas para pegar na câmara e registar um instante da sua vida. As filmagens mais interessantes e originais serão editadas num documentário experimental, produzido por Ridley Scott e realizado por Kevin Macdonald.

 

Por que devo participar no projecto ‘Um Dia Na Vida’?

Todos os participantes no projecto ‘Um Dia Na Vida’ entrarão para a história do cinema por participarem na maior produção colectiva voluntária alguma vez realizada e criarem um registo intemporal que mostrará às gerações futuras como foi viver no dia 24 de Julho de 2010.

 

Quem é Kevin Macdonald?

Kevin Macdonald é um cineasta galardoado e o realizador de ‘A Vida Num Dia’. ‘TERROR EM SETEMBRO’, a sua primeira longa-metragem, recebeu o Oscar da Academia para Melhor Documentário, em 2000. O seu segundo filme, ‘TOUCHING THE VOID - UMA HISTÓRIA DE SOBREVIVÊNCIA’, foi apresentado no Festival de Cinema de Telluride em 2003, antes de se ter tornado o documentário britânico com mais receitas na história do cinema britânico. ‘O ÚLTIMO REI DA ESCÓCIA’, o primeiro filme dramático de Macdonald, com Forest Whitaker, também foi apresentado em Telluride antes de vencer um BAFTA nas categorias de Melhor Filme Britânico e Melhor Argumento Adaptado. O papel de Whitaker também lhe valeu um Oscar da Academia e um BAFTA. Macdonald já está a trabalhar no seu próximo filme, ‘EAGLE OF THE NINTH’, com Channing Tatum, Jamie Bell e Mark Strong. Para além da sua actividade como cineasta, o realizador escocês também é jornalista, tendo publicado vários artigos em jornais como o Guardian, o Observer e o Telegraph.

 

Quem é Ridley Scott?

Ridley Scott é um cineasta de renome que, ao longo da sua distinta carreira, recebeu três nomeações para Melhor Realizador nos Oscars da Academia, tendo a mais recente sido atribuída em 2002 pelo filme ‘CERCADOS’ (‘Black Hawk Down’). Destaque ainda para ‘O GLADIADOR’, que arrecadou o título de Melhor Filme nos prémios da Academia, Globos de Ouro e BAFTA, e ‘THELMA & LOUISE’, que valeu a Scott a sua primeira nomeação para os Oscars da Academia na categoria de Melhor Realizador, em 1991. Outros filmes incluem ainda ‘GANGSTER AMERICANO’, ‘O CORPO DA MENTIRA’, ‘UM ANO ESPECIAL’, o inovador ‘BLADE RUNNER - PERIGO IMINENTE’ e o clássico ‘ALIEN’. Mais recentemente, realizou o êxito de bilheteiras ‘ROBIN HOOD’. Scott fundou, juntamente com o seu irmão Tony Scott, a Scott Free Productions, uma produtora com um vasto leque de filmes e projectos televisivos. Em 2003, o realizador inglês foi agraciado com a Ordem do Império Britânico, em reconhecimento do seu contributo para as Artes.

 

 

Há alguma coisa que eu possa fazer para ajudar a divulgar a iniciativa ‘A Vida Num Dia’?

Claro que sim! Pode:

                Subscrever o canal “A Vida Num Dia”!

                Dizer aos seus amigos e família

                Fazer videos sobre o que está a pensar filmar no dia 24 de Julho e publicá-los no seu canal do YouTube

                Organizar uma sessão colectiva de filmagens com os seus amigos

                Inscrever-se na página do Facebook e do YouTube para receber informações do evento

                Divulgar o projecto nas suas contas do Facebook e do Twitter.

 

 

Perguntas acerca da elegibilidade

 

Qual é a idade mínima para poder participar?

Tem de ter, pelo menos, 13 anos.  Se ainda não tiver atingido a maioridade no seu país e o seu video passar a primeira fase do processo de selecção, enviar-lhe-emos uma declaração de autorização, que tem de ser assinada e devolvida pelos seus pais ou encarregados de educação, para que o video possa ser considerado para as fases seguintes.

 

Preciso de ter uma conta YouTube para participar?

Sim, tem de ter uma conta YouTube para poder carregar o seu filme. Para obter informações sobre como criar uma conta YouTube, clique aqui. Se apenas estiver interessado em ver as gravações que estão a ser carregadas, não precisa de uma conta.

 

Quem pode participar no projecto ‘Um Dia Na Vida’?

Todas as pessoas com mais de 13 anos podem enviar filmagens, excepto residentes e naturais do Irão, Síria, Cuba, Sudão, Coreia do Norte e Mianmar (Birmânia) e/ou outras pessoas e entidades interditas por controlos de exportação e programas de sanções dos E.U.A..

 

Perguntas acerca dos envios

 

Existem regras sobre o que pode ou não ser enviado?

Os seus víieos devem ser gravados entre as 00:01 e as 23:59, no seu fuso horário, do dia 24 de Julho de 2010 e têm de cumprir os Termos e Condições e as Regras da comunidade do YouTube, bem como os Termos de utilização e os critérios de criatividade do projecto.  Tenha em conta que deve ser um trabalho seu e não poderá conter conteúdos de terceiros, que não tenha o direito de utilizar. Além disso, incentivamo-lo a filmar o seu mundo tal como o vê.

 

Como posso enviar o(s) meu(s) video(s)?

Entre os dias 24 e 31 de Julho, clique no separador ‘Enviar’ no canal ‘A Vida Num Dia’

e faça upload do filme directamente do seu computador. O separador ‘Enviar’ ficará disponível no dia 24 de Julho.

 

Se o meu video não estiver em inglês, tenho de o legendar?

Não é preciso legendar os videos. No entanto, se possível, inclua uma ficha no início do filme com indicação do idioma e do país de origem. Se o seu video for incluído no filme, será legendado em vários idiomas. Se pretender legendá-lo no YouTube, para que mais pessoas possam compreendê-lo, pode obter informações sobre a funcionalidade de legendagem do YouTube aqui.

 

Tenho de editar o meu envio num filme completo?

Não. O realizador Kevin Macdonald pretende filmes não processados (conhecidos na indústria cinematográfica como ‘rushes’ ou ‘dailies’), a partir dos quais possa criar um único filme coerente, por isso preferimos que carregue uma selecção não editada das suas filmagens mais interessantes. Não hesite em carregar vários videos se o seu envio possuir uma divisão natural em diferentes segmentos.

 

O meu video tem de ser um documentário?  Não pode ser ficção?

Apenas lhe pedimos que documente o seu mundo ao longo de um dia. É natural que a maioria dos videos estejam no formato de documentário, mas se acha que uma história de ficção ou até mesmo de animação reflecte melhor o seu mundo, a escolha é sua.

 

Preciso de autorização para filmar outras pessoas no meu video?

Sim, precisa de autorização para incluir outras pessoas no seu video. Se o seu video passar a primeira fase do processo de selecção, enviar-lhe-emos um e-mail com uma declaração de autorização, que deverá ser devolvida com a assinatura de todas as pessoas que apareçam no video.

 

Posso incluir música?

Evite utilizar música nos videos que enviar.

 

Posso enviar vários videos?

Sim, pode enviar os videos que quiser, desde que todos tenham sido filmados no dia 24 de Julho de 2010.

 

O que preciso de saber sobre gravação de som?

É importante que pense no audio do seu video, uma vez que a gravação do som afecta muitas vezes a qualidade de um video. Quanto melhor for a qualidade da gravação do som, mais probabilidades tem o vídeo de ser escolhido para integrar o filme final.  Se possível, seria excelente utilizar microfones externos para optimizar a gravação, para além daqueles que já estão incorporados na maioria das câmaras.

Existem muitos conselhos úteis no YouTube (pesquise ‘melhor som no video’). Também pode experimentar estes links:

http://www.youtube.com/watch?v=ujdhCw5u9Yg

http://www.youtube.com/watch?v=ZBKHQh5umWA&feature=watch_response)

 

Se não tem à sua disposição nenhum outro meio para gravar (e controlar) o som, tenha em conta o seguinte:

 

1) O microfone incorporado da câmara terá uma grande dificuldade em captar som perceptível se a pessoa que está a filmar estiver a mais de 90 centímetros da câmara.

2) Tenha atenção ao ruído de fundo; se possível, tente fazer a gravação num local sossegado.

3) Evite tocar no microfone e posicione-o adequadamente em relação à pessoa que está a filmar.

4) Tenha atenção ao vento quando estiver no exterior. O som do vento pode abafar o som que está a tentar registar.

 

Quais são as melhores especificações para carregar os meus vídeos para o YouTube?

O YouTube aceita a maioria dos formatos de video digital. No entanto, para uma reprodução ideal, sugerimos que use as compressões indicadas aqui.

 

Posso enviar filmes com conteúdo para adultos?

Todos os videos enviados no âmbito da iniciativa ‘Um Dia Na Vida’ têm de respeitar as Regras da comunidade do YouTube.

 

É permitido "narrar para a câmara"?  Posso falar directamente para a câmara?

A narração para a câmara é, sem dúvida, uma opção permitida e, por vezes, pode até ser a melhor forma de partilhar exactamente o que está a sentir.  Contudo, ‘mostrar’ é, geralmente, mais interessante que ‘contar’, pelo que encorajamos complementar a narração para a câmara com filmagens dinâmicas.

 

Onde é que posso ver os videos relativos a ‘Um Dia Na Vida’ enviados por outras pessoas?

A partir de Agosto de 2010, poderá consultar os vídeos enviados no canal ‘A Vida em Um Dia’.

 

Perguntas sobre a longa-metragem

 

Vão ser utilizadas filmagens de todas as pessoas que enviaram videos?

Não. O filme final será composto por uma selecção dos videos enviados mais interessantes e originais – os que forem mais relevantes para a narrativa dominante do filme.

 

Como será efectuada a selecção dos videos a incluir na longa-metragem?

Depois de enviar os seus videos para ‘A Vida Num Dia’, Kevin Macdonald e a sua equipa de editores irão visionar as filmagens e, com base nos critérios de criatividade, decidirão quais os videos mais relevantes a incluir.

 

O que acontece se o meu video for seleccionado para aparecer no filme final?

Se o seu video passar a primeira fase do processo de selecção, receberá um email da Life In A Day Films. Receberá declarações de autorização que têm de ser assinadas por todas as pessoas que apareçam no video, a confirmar que lhe deram autorização para as filmar. Se for menor de idade, também receberá uma declaração de autorização para ser assinada pelo seus pais ou encarregados de educação. Terá também de assinar uma declaração de autorização respeitante à utilização do seu video pela Life in a Day Films no filme e actividades relacionadas.  Se não enviar estas declarações assinadas para a Life In A Day Films, o seu video não poderá integrar o filme.

 

Quando devolver as declarações, ser-lhe-á também solicitado que envie para a Life In A Day Films os ficheiros não processados e não comprimidos das suas filmagens, para que, caso sejam seleccionadas, seja incluída no filme final a versão do seu conteúdo com melhor qualidade.

 

Como participante no filme final, será creditado como ‘co-realizador’ na ficha técnica que aparece no fim do filme. Será, também, um candidato a assistir à estreia do filme no Festival de Cinema de Sundance de 2011.

 

Recebo algum pagamento se as minhas filmagens aparecerem no filme final?

Não, não será efectuado qualquer pagamento monetário, nem aos participantes nem aos seleccionados.  No entanto, o seu nome será incluído na ficha técnica.

 

Quem vai ser o proprietário do meu vídeo, caso seja seleccionado para o filme?

A propriedade será sua, mas, de acordo com os Termos e Condições, concede à Life In A Day Films o direito ilimitado de incluir o seu video no filme e de o explorar através de todos os meios.  Ao carregar o seu video, aceita igualmente conceder determinados direitos sobre o seu video ao YouTube, conforme previsto nos Termos e Condições.

 

O que acontece ao meu video se não for seleccionado para o filme?

Todos os videos enviados serão apresentados na galeria ‘A Vida Num Dia’, que será adicionada ao canal do projecto ainda este ano.

 

Quando e como posso ver o filme final?

O filme estará disponível no YouTube no início de 2011. Mantê-lo-emos a par da data exacta da estreia do filme no YouTube, no canal ‘Um Dia Na Vida’. Subscreva o canal para receber as nossas notificações.

 

Perguntas acerca da estreia do filme

 

O que é o Festival de Cinema de Sundance?

O Festival de Cinema de Sundance é a principal mostra de filmes independentes dos E.U.A. e internacionais e realiza-se anualmente em Janeiro em Park City, Utah. Apresentando filmes dramáticos e documentários, quer de artistas de renome quer de artistas desconhecidos, a par de curtas-metragens inovadoras, fóruns e painéis de cineastas, espectáculos de música ao vivo e eventos de compositores para cinema, com instalações multimedia revolucionárias e programas comunitários e estudantis cativantes, o Festival reúne numa comunidade vibrante os contadores de histórias mais originais da actualidade.

 

Quando é que se realiza o Sundance Film Festival?

O Festival de Cinema de Sundance 2011 vai realizar-se de 20 a 30 de Janeiro de 2011. A data da estreia de ‘Um Dia Na Vida’ será anunciada antes do início do festival.

 

Se as minhas filmagens forem seleccionadas para o filme, estou automaticamente convidado para a estreia no Festival de Cinema de Sundance?

De entre os utilizadores do YouTube cujo trabalho for seleccionado para aparecer no filme, 20 serão convidados a estar presentes Festival de Cinema de Sundance de 2011, com todas as despesas pagas. Essas 20 pessoas serão seleccionadas por Kevin Macdonald com base na qualidade dos videos enviados e do tempo com que cada um contribui ara o filme final (por exemplo, um utilizador cuja filmagem constitui 10 minutos do filme final tem mais hipóteses de ser convidado para o Festival de Cinema de Sundance, do que um utilizador cujas imagens integram apenas 30 segundos do filme final).

 

Posso assistir à estreia por conta própria?

Claro! Se está interessado em assistir ao Festival de Cinema de Sundance de 2011, o site ficará activo em finais de Agosto de 2010, em http:///www.sundance.org/festival. Poderá encontrar informações acerca do registo para bilhetes e alojamento a partir de meados de Setembro de 2010.

 

Comments