Introdução à Economia e Relações Internacionais do Leste Asiático

Organização: Programa Japão - Banco Interamericano de Desenvolvimento (JP/BID)

Parceiros: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae/SP) 

Grupo de Estudo da Ásia-Pacífico da PUC-SP (GEAP/PUC)

Programação

Corpo Docente

Selecionados

Programa Japão

 

 

CONFIRA LISTA DE SELECIONADOS !


Objetivo

   O Leste Asiático vem despertando interesse quanto ao crescimento econômico de alguns de seus países, às suas relações políticas com outras regiões, assim como pela crise asiática econômica ocorrida em 1997, não somente por parte da academia, mas também pelo empresariado e pelo público em geral. Entretanto, esta região do mundo é relativamente pouco estudada no Brasil pela academia ou há uma visão com estereótipos por parte do público em geral.

   O objetivo do curso é oferecer aos participantes uma introdução à economia e relações internacionais do Leste Asiático, com atenção especial ao Japão, China e Coréia do Sul, países com presença marcante no Brasil, tanto culturalmente com sua culinária, costumes, quanto na economia.

 

   Neste curso em específico, o Leste Asiático compreende os seguintes países: Brunei Darussalam, Camboja, China, Cingapura, Filipinas, Indonésia, Japão, Laos, Malásia, Mongólia, Miamar, República da Coréia do Sul, Taipei Chinês*, Tailândia, Timor Leste e Vietnã.

 

(*O uso da expressão "Taipei chinês" não reflete de modo algum a posição do Banco ou de qualquer um de seus membros quanto a questões de soberania nacional ou reconhecimento diplomático)

 

Público alvo

    Profissionais com formação superior completa ou alunos de pós-graduação stricto-sensu, interessados em obter conhecimentos sobre a economia e relações internacionais do Leste Asiático, e aplicá-los em seu trabalho.

 

Inscrição e participação GRATUITA

Vagas Limitadas: 40

Período: Setembro a Novembro

Carga Horária: 38 horas

Horário: 19:30 às 22h, durante a semana

Local: Sede Sebrae-SP

Rua Vergueiro, 1117-Paraíso

 

Haverá seleção, conforme critérios descritos na seção Inscrição.

 

Para os que atenderem mais de 75% da aulas, será emitido certificado de participação pelo BID.

 Por que é Gratuito? 

Porque o objetivo do Programa Japão é  criar oportunidades para a transferência de capacidade técnica, conhecimentos e melhores práticas da Ásia para os países da América Latina e do Caribe e vice-versa; identificando a  demanda  por conhecimentos  sobre o Leste Asiático e promovendo o entendimento entre os povos.

 

 

Coordenador Acadêmico: Prof. Dr. Silvio Miyazaki

Coordenadora Geral: Jenny Sayaka Komatsu