O RENASCIMENTO

autora: anabela quelhas


 

Durante os sécs. XV e XVI ocorreram profundas transformações culturais na Europa devido aos novos conhecimentos adquiridos pelo Homem sobre o mundo e sobre a Natureza.
O Homem dos sécs. XV e XVI procurou conciliar a experiência com a teoria, desenvolvendo um constante interesse por tudo quanto dizia respeito à condição humana. A nova atitude elegia o Homem como centro das suas próprias atenções. Considerando-se obra divina, símbolo máximo da perfeição, dotado de inteligência e capacidade de escolha, o Homem renascentista abandonou a crença medieval da sua inferioridade e da sua condição de eterno pecador. Ao contrário do Homem medieval, que vivia na dependência de Deus, das interpretações religiosas e marcado por uma mundividência teocêntrica, o Homem renascentista, confiante e orgulhoso de si próprio, impôs uma nova interpretação do mundo: a visão antropocêntrica. Estas novas concepções, contudo, eram apenas preocupação de uma minoria de homens ligados ao mundo da cultura, continuando a maioria da população alheada deste movimento cultural.

O Renascimento surgiu em Itália no séc. XVI embora os seus ideais possam fazer-se remontar ao séc. XIV, nomeadamente com Petrarca, considerado o ‘pai” dos humanistas. Os homens cultos dos sécs. XV e XVI encontraram nos autores da Antiguidade Clássica uma preciosa fonte de estudo para o conhecimento do Homem e da Natureza. Para estes intelectuais, herdeiros da cultura clássica, a Idade Média tinha sido um período de ignorância e de estagnação cultural, onde tinham dominado os bárbaros que teriam conduzido a Europa a um período de decadência cultural e de obscurantismo religioso. Este renascer da cultura greco-romana permitiu ao Homem do séc. XV encontrar novas explicações para a existência do Homem e da Natureza, com base nos saberes e nos conhecimentos da Antiguidade Clássica, que a época medieval em grande medida ignorou. Daí o nome de Renascimento para esta nova época inaugurada no séc. XV.

Vídeos

O RENASCIMENTO

O RENASCIMENTO OU ARTE RENASCENTISTA

O RENASCIMENTO DE LEONARDO DA VINCI

RENASCIMENTO

RENASCIMENTO POR MONA LISA