LINKS‎ > ‎ARTIGOS‎ > ‎

A análise da influência da mídia no esporte de alto rendimento

Armin L. Pauls
maio de 2006
 
Este estudo tem como objetivo analisar a influência da mídia na vida esportiva do atleta de alto rendimento. Percebe-se que existe uma relação direta entre o grau de destaque dado a um atleta na mídia e a salários, contratos, a família, a vida do atleta entre outros fatores. Cabe ao atleta lidar e absorver, da melhor forma, a exposição e exploração de sua carreira esportiva, sendo que esta, naturalmente, não é só feita de vitórias.
 
Como sujeitos desta análise participaram 16 atletas de alto rendimento do esporte individual, entre 14 e 21 anos de idade. Como instrumento de análise foi utilizado um questionário semi-estruturado com questões abertas. De acordo com as respostas obtidas, percebe-se que os atletas, em sua maioria, não têm uma boa imagem dos efeitos da mídia sobre sua carreira esportiva. Relatam casos de distorção e omissão dos fatos reais e outros exemplos como pressão psicológica devido à supervalorização de determinados acontecimentos. Estes fatos parecem levar o atleta á ter uma atitude mais introspectiva e fechada em relação á mídia.
 
Conclui-se que a influência da mídia tende a ser mais negativa do que positiva sobre o atleta devido às distorções, exageros e omissões que a mídia proporciona em relação à realidade dos fatos.
 
PAULS, Armin Leonardo PAULS, Ruth
 
 
 
 
Comments