Artistas‎ > ‎Escultores‎ > ‎

Richard Long


 
   Richard Long é um escultor, pintor e fotógrafo inglês, sendo um dos artistas mais conceituados britânicos que intervêm na paisagem. Nasceu a 2 de Junho de 1945, em Bristol e estudou na Universidade West of England College ogf Art (1962-1965), também em Bristol e na Escola de St. Martin of Art (1966-1968), em Londres.  Actualmente vive e trabalha na sua terra Natal. 
   Desde que saiu de Londres, já participou em muitas exposições particulares, tanto a nível   nacional como internacional, tendo sido até nomeado para o Prémio Turner, quatro vezes, em 1984, 1987, 1988 e 1989. Diz-se que recusou o prémio em 1984, mas em 1989 ganhou o primeiro prémio para ”White Water Line” (Fig.2).







 
 



 
Nas suas esculturas relativas à paisagem, o artista cria diversas formas geométricas, círculos, espirais e linhas, com materiais naturais como por exemplo    pedra, areia, lama, entre outros.

  Nesta obra, por exemplo, o artista cria um círculo com pedras sedimentares na qual estas formam um anel.  As obras que este artista cria é derivado não só, pelas suas longas e solitárias caminhadas pela Natureza, como também pelo seu respeito e amor por esta.






  





  Fig.1- “Earthquake Circle” (1991)

  

  

 O artista nunca tenta modificar a paisagem, na qual interfere. Ele faz precisamente o oposto, marca o terreno ou ajusta-o às características do local, sem o danificar, no sítio onde está a intervir. Long fá-lo através da construção de esculturas de pedras ou de outros elementos naturais semelhantes que encontre ou somente desenhando traços/linhas simples, mas que deixam marcas, assim como as pedras, bastantes grandiosas na paisagem, como por exemplo, um simples rasto em forma de linha ou de círculo de um trajecto feito a pé ou com um pau.

 

  Estas marcas conceptuais ficam registadas através de fotos, de textos e de mapas. São também influenciadas e interagem com diversos factores, sendo eles o tempo, a distância, a geografia, a dimensão e o movimento.

 

 






  Fig.2- “”White Water Line” (1989)

 

Outras Obras do artista:

  

 

  Fig.3- “Five Paths” (2004)                                                                   Fig.4 – “A Line in Himalayas”, Himalaias (1975)

 

        








 Fig.5 – “Stone Line” (1980)                                                                  Fig.6 – “A Line in Scotland”, Escócia (1981)                                          

  

  

       
 
Fig.7 – “African footprints” (1986)    



 Fig.8 – “Walking and Marking” (sem data)        

 

                                          

Referências bibliográficas:






Vídeo do YouTube



































Comments