Início

  • Normas para coleta de resíduos Estão disponíveis no site as normas para armazenamento de resíduos do laboratório. Leia as normas e utilize as etiquetas corretas para rotular os frascos de resíduos.Normas para acondicionamento de ...
    Postado em 9 de jun de 2016 11:50 por Tiago Dias
  • Cronograma da disciplina de Bromatologia - 2016/1 As aulas da disciplina de bromatologia ocorrem às terças e quintas das 9:10 às 11:40. Fiquem atentos ao cronograma da disciplina ao fazerem a reserva para utilizar o ...
    Postado em 5 de abr de 2016 07:21 por Tiago Dias
  • Métodos para determinação de composição centesimal Estão disponíveis para consulta os métodos para análise de composição centesimal de alimentos do laboratório. Para acessar os métodos visite a seção de arquivos do site. 
    Postado em 12 de abr de 2016 17:44 por Tiago Dias
  • Ex aluna do laboratório publica na Food Chemistry O artigo da ex-aluna Thalita Lin Netto Candido, foi publicado na edição de junho de 2015 da Food Chemistry, e está disponível online. O trabalho investigou a presença de ...
    Postado em 12 de abr de 2016 17:46 por Tiago Dias
  • Uso correto de pipetas Você sabe a diferença entre pipetas de esgotamento total e parcial? E quais são os cuidados necessários para uma pipetagem correta? Ou ainda, como se usa uma pipeta automática? Leia ...
    Postado em 23 de jan de 2015 08:35 por Usuário desconhecido
Exibindo postagens 1 - 5 de 6. Exibir mais »




Normas para coleta de resíduos

postado em 6 de abr de 2016 12:31 por Tiago Dias   [ 9 de jun de 2016 11:50 atualizado‎(s)‎ ]


Modelo de etiqueta para descarte

Estão disponíveis no site as normas para armazenamento de resíduos do laboratório. Leia as normas e utilize as etiquetas corretas para rotular os frascos de resíduos.

Cronograma da disciplina de Bromatologia - 2016/1

postado em 5 de abr de 2016 07:19 por Tiago Dias   [ 5 de abr de 2016 07:21 atualizado‎(s)‎ ]

Cronograma da disciplina de Bromatologia. 1° Semestre de 2016
As aulas da disciplina de bromatologia ocorrem às terças e quintas das 9:10 às 11:40. Fiquem atentos ao cronograma da disciplina ao fazerem a reserva para utilizar o laboratório.

Métodos para determinação de composição centesimal

postado em 10 de fev de 2015 09:50 por Usuário desconhecido   [ atualizado em 12 de abr de 2016 17:44 por Tiago Dias ]

Composição centesimal

Estão disponíveis para consulta os métodos para análise de composição centesimal de alimentos do laboratório. Para acessar os métodos visite a seção de arquivos do site. 

Ex aluna do laboratório publica na Food Chemistry

postado em 4 de fev de 2015 10:51 por Usuário desconhecido   [ atualizado em 12 de abr de 2016 17:46 por Tiago Dias ]

http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0308814615000436

O artigo da ex-aluna Thalita Lin Netto Candido, foi publicado na edição de junho de 2015 da Food Chemistry, e está disponível online. O trabalho investigou a presença de compostos bioativos e a capacidade antioxidante de frutos de buriti provenientes do cerrado e da amazônia. O artigo destaca que o buriti é uma fonte excepcional de carotenoides além de ter uma alta capacidade antioxidante, sendo que os frutos da amazônia são mais ricos em carotenoides do que os do cerrado, que por sua vez apresentam maior capacidade antioxidante que os primeiros.


Uso correto de pipetas

postado em 23 de jan de 2015 07:19 por Usuário desconhecido   [ 23 de jan de 2015 08:35 atualizado‎(s)‎ ]

Você sabe a diferença entre pipetas de esgotamento total e parcial? E quais são os cuidados necessários para uma pipetagem correta?
Ou ainda, como se usa uma pipeta automática? Leia esta postagem e aprenda um pouco mais sobre esse assunto.

MATERIAL VOLUMÉTRICO

Os instrumentos de medição são essenciais para qualquer laboratório ou indústria que necessita de medições corretas de volumes. A qualidade dos resultados das análises é dependente da exatidão com que são medidos os volumes das amostras ensaiadas ou dos reagentes adicionados. Estes instrumentos de medição devem ser escolhidos levando-se em consideração sua aplicação. Mesmo os mais sofisticados instrumentos automáticos de análise oferecem resultados confiáveis somente quando o material volumétrico empregado na preparação de reagentes e amostras for suficientemente preciso e direcionado ao uso pretendido. A calibração e o uso adequado dos instrumentos de medição têm grande influência no resultado final de um ensaio. É importante avaliar e reduzir, onde for possível, os erros sistemáticos e aleatórios que possam influenciar o bom desempenho do laboratório.

PIPETAS

Pipetas são usadas para transferência de volumes pré-estabelecidos de um recipiente para outro. Para os diversos usos em laboratórios clínicos ou laboratórios de análise em geral, existem diversos tipos de pipetas, como as pipetas de vidro e pipetas automáticas (mecânicas e eletrônicas).

Pipeta Volumétrica ou Transferidora:

Planejada para medir um volume fixo de líquido, constituindo-se de um bulbo cilíndrico contendo um tubo estreito em cada extremidade (Figura 1 A). A marca de calibração do volume fica gravada na parte superior do tubo. A parte inferior do tubo se afina gradualmente, de modo que o calibre interno na extremidade da pipeta seja suficientemente fino para que o fluxo do líquido e a drenagem incompleta não causem erros de medição além da tolerância especificada. Estas pipetas são calibradas para utilização em medida de amostras não viscosas. A exatidão da calibração desta pipeta é diretamente proporcional à sua capacidade.

Figura 1: A: Pipeta volumétrica, B: Pipeta Mohr (Esgotamento parcial), C: Pipeta sorológica (esgotamento total)

Pipeta Graduada ou Medidora:

Consiste em um tubo de vidro graduado uniformemente em seu comprimento (Figura 1 B e 1C). Existem 2 tipos:

  • Pipeta graduada de escoamento parcial: calibrada entre duas marcas, apresenta no topo duas linhas coloridas;
  • Pipeta graduada de escoamento total (sorológica), graduada até a extremidade inferior, apresenta no topo uma linha colorida. 
Estas pipetas são planejadas para medidas de volumes pré-determinados e não são consideradas exatas para medir amostras e padrões

CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA USO CORRETO DAS PIPETAS

  • Não pipetar com a boca. Utilizar sempre um dispositivo para a pipetagem (Figura 2);
Figura 2: Dispositivos auxiliares para pipetar

  • Utilizar pipetas íntegras, descartar as pipetas que apresentem pontas quebradas;
  • Utilizar pipetas limpas e secas;
  • Utilizar pipetas com volume total o mais próximo possível do volume a ser medido;
  • Para medidas de soluções viscosas, evitar que o líquido ultrapasse muito a marca de medida, limpar a parte externa da pipeta e lavar a mesma várias vezes na solução que irá receber o material pipetado;
  • Nas soluções incolores coloca-se o menisco inferior na marca de calibração enquanto que nas soluções coradas o acerto se faz na parte superior do menisco (Figura3);
Figura 3: Acerto do menisco. A: soluções incolores, B: soluções coloridas

  • Os olhos devem estar posicionados na altura da leitura do menisco (Figura 4A);
Figura 4. A: Posição correta para acertar o menisco. B e C: posições erradas para acertar o menisco

  • Utilizar a pipeta sempre na posição vertical (tanto para aspirar como para desprezar o líquido);
  • O fluxo do líquido deve ser contínuo

Evitando a paralaxe

A superfície de um líquido confinado num tubo estreito exibe uma curvatura marcante, ou menisco, que consiste na interface entre o ar e o líquido a ser medido. Para acerto do menisco, seu olho deve estar no nível da superfície do líquido para assim evitar um erro devido à paralaxe (Figura 4). Paralaxe é um fenômeno que ocorre através da observação errada do valor na escala analógica do instrumento, devido ao ângulo de visão.

Novo site do laboratório no ar

postado em 18 de nov de 2014 07:25 por Usuário desconhecido   [ 19 de jan de 2015 05:21 atualizado‎(s)‎ ]

Este é o novo site do laboratório de Nutrição e Análise de Alimentos da Faculdade de Nutrição da UFG.
Aqui você poderá acompanhar informações, bem como solicitar cadastro no laboratório, fazer agendamentos e verificar a nossa agenda. Caso tenha alguma sugestão a dar, entre em contato conosco no link "Fale Conosco". Novas informações estarão disponíveis em breve. Contamos com suas sugestões para melhorias.

1-6 of 6