Abordagem Contextual do Ensino de Física

Descrição


Vários educadores têm defendido a adoção, e explorado a idéia, de uma abordagem contextual, expressão devida a Michael Matthews, no ensino de ciências. Tal abordagem implica em lançar mão de contribuições oriundas da história, da filosofia, e da sociologia das ciências para uma apresentação dos conteúdos da ciência em seus contextos científicos, culturais e sociais. Nessa abordagem visa-se tanto o ensino "de" ciências como o ensino "sobre" ciências, ainda conforme expressão de Matthews. Nesse projeto tomaremos para elaboraçào, análise e experimentação educacional o tópico curricular da síntese newtoniana, isso é, a teoria da gravitação como o meio pelo qual se operou a síntese entre a física do movimento dos corpos na superfície da terra e a física do movimento dos corpos celestes. Especial atenção será prestada ao modo pelo qual Isaac Newton introduziu, nos "Princípios Matemáticos da Filosofia Natural", a idéia de força gravitacional, com o experimento de pensamento da queda da lua, [Proposição IV, Livro III), bem como com o contexto científico e cultural que no qual essa inovação científica seminal foi introduzida. O projeto examinará o efeito dessa abordagem na aprendizagem de conceitos físicos, e no desenvolvimento de visões sobre a natureza da ciência, de licenciandos em Física. Além do coordenador, Olival Freire Junior, participam do projeto o doutorando e professor da UEFS, Elder Sales Teixeira, e o estudante da Licenciatura em Física na UFBa Climério Paulo da Silva Neto..
 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Alunos envolvidos: Graduação ( 1) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 1) . 

Integrantes: Elder Sales Teixeira - Integrante / Ileana Greca - Integrante / Climério Paulo da Silva Neto - Integrante / Olival Freire Junior - Coordenador.

Número de orientações: 2.