Estudo - Iniciação à vida cristã

Sobre a Apresentação do texto

 

O tema Iniciação, tão enfatizado no capítulo VI do Documento de Aparecida, e recomendado no nº 63 das Diretrizes Gerais daAção Evangelizadora no Brasil, 2008-2010, não é novo na Igreja. Vem desde as origens do cristianismo e recebeu, nos séculos III ao V, uma estruturação específica, o Catecumenato, considerado ao longo dos séculos como um modelo privilegiado para o processo de Iniciação à Vida Cristã. Por ser uma iniciativa da Igreja e para toda a Igreja o catecumenato não se restringe ao âmbito de algum grupo, movimento ou pastoral.

 

Divisão do texto:

 

O texto, entre tantas possibilidades, tomou como esquema fundamental o insistente pedido de Aparecida: “Impõe-se a tarefa irrenunciável de oferecer uma modalidade de iniciação cristã, que além de marcar o que, dê também elementos para o quem, ocomo e o onde se realiza. Dessa forma, assumiremos o desafio de uma nova evangelização, à qual temos sido reiteradamente convocados” (nº 287). Acrescentando-se um quinto elemento (com quem? e onde?), o texto ficou estruturado com esses cinco capítulos:

I – Iniciação à vida cristã: por quê?

II –Iniciação à vida cristã: o que é?

III – Iniciação à vida cristã: como?

IV – Iniciação à vida cristã: para quem?

V – Iniciação à vida cristã: com quem contamos? Onde?

 

Nas páginas cujos links segue abaixo, estaremos publicando as manifestações sobre o estudo deste texto, realizado no Facebook, no Grupo "A Evangelização na WEB. Cada capítulo receberá uma página própria e nesta estarão os links para cada tópico do documento.


Na aba "Matérias Teológicas" poderão ser acessados diversos texto de apoio e subsídios para este estudo, que estão alocadas na primeira coluna da página.






Subpáginas (1): Conclusão
Comments