Conta Gotas 1

No grupo "Conta Gotas" do Facebook, as pessoas postam sua mensagens. Algumas curtas, outras mais longas, mas sempre com o objetivo de transmitir esperança, otimismo, fé, amor ao próximo, caridade, misericórdia, alegria, etc. Preservar tais mensagens para que possam nos servir no futuro é o objetivo desta página.  
Gotas de esperança e otimismo.

Comece tudo de novo. Recomece quantas vezes for necessários. Deus dá sempre uma nova oportunidade. Extraia vida das cinzas. Refaça as forças para uma nova batalha. Saiba que sábio é aquele que reconhece seus erros e que é capaz de usá-los como alicerces da sua maturidade e não aquele que nunca erra.

BOA NOVA DO DIA
Conecte-se a Jesus
Também no mundo globalizado, da era das tecnologias midiáticas, podemos anunciar a mensagem de Jesus de um modo sempre novo, interagindo com o cotidiano das pessoas. Percebemos a ascensão de janelas virtuais que disponibilizam notícias, avisos, diversão, recados de amigos e por que não evangelizar? Esta é uma oportunidade de promover uma cultura de humanização das tecnologias com respeito às diferenças, relações de afeto, de diálogo e amizade, que também são sinais do Reino de Deus... Com certeza, hoje Jesus ainda diz: “Vão pelo mundo inteiro e anunciem a Boa Notícia para toda a humanidade.” (Mc 16, 15), isto é: Vão pelo mundo virtual e...

Seja você também um evangelizador "on line Conta Gotas"

O ELOGIO DA FRATERNIDADE
“A fraternidade conjuga subsidiariedade e solidariedade.
Ser subsidiário é ter em relação ao outro um olhar que o promova, que o incite, que o faça ser o que pode ser, e tanto quanto possível, por si.
Demora. A fraternidade não é apressada.”
(D. Manuel Clemente)

BOA NOVA DO DIA
O Reino de Deus costuma vir em meio ao cotidiano de nossas vidas, por isso, muitos não o reconhecem, nem se dão conta de que Deus nos visita. Jesus deu muitos sinais, mas não foram suficientes para despertar a fé em todos. Somente com o olhar da fé podemos acreditar que Deus nos visitará e entrará em nossa vida, tornando-a instrumento de seu Reino.

Tenha sempre presente que a pele se enruga, o cabelo embranquece, os dias convertem-se em anos... Mas o que é importante não muda... a tua força e convicção não tem idade. O teu espírito é como qualquer teia de aranha. Atrás de cada linha de chegada, há uma de partida. (MADRE TERESA DE CALCUTÁ)

Os frutos e as sementes

“Ai de ti, Corazim!” - Mateus 11,20-24

Quais são os seus dons? Você os conhece e sabe aproveitá-los bem? Reconhece que são de sua responsabilidade frutificá-los?
Jesus cobra das cidades a falta dos frutos dos milagres que foram realizados lá. Afinal, de que vale você saber que tem dons, mas não os frutifica?
Deus nos dá os talentos que precisam ser multiplicados, e essa é uma responsabilidade que temos com Ele que nos dá a vida.
Você tem o dom da palavra? Proclame ao mundo o amor!
Você tem o dom da liderança? Seja um líder pacifista!
Você tem o dom da sabedoria? Semeie a bondade!
Seu dom é o discernimento? Espalhe a paciência!
Se você tem o dom de curar, leve consigo a esperança!
Se você tem o dom da ciência, não esqueça a alegria porque, ai de ti se esconder seus talentos debaixo da terra!
Transforme suas dificuldades em subsídios para a construção de algo bom. Esta atitude será transformada em um sinal que você deixará no seu caminho como um exemplo e uma lição para outros. Será uma semente que florirá depois que você partir.
Nossos frutos dependem das nossas sementes lançadas.
Dê o melhor de si, sempre! 

Deus diviniza nossas ações, humanizando-as. Nossa vocação é o amor de Jesus. Podemos apenas fazer pequenas coisas com amor. (Madre Tereza de Calcutá).

«Vejo o ser humano como rascunho do que vai ser». Hora a hora se faz, sem que a vida o possa deter, ligando-o às coisas passageiras ou fazendo-lhe esgotar as forças no irreversível engano das experiências que morrem matando. Nada na terra – nem as coisas, nem o tempo – é capaz de encarcerar o homem na sua pequenez. «A vida não tem passado. Toda hora o barro se refaz. Deus ensina» . - Guimarães Rosa

Não se sinta triste...

Não se sinta triste, não tenha rancores nem ódio.
Saiba que tudo que acontece em nossas vidas deve ser encarado como aprendizado.
Quando algo te acontecer, reflita sempre, antes de tomar uma atitude.
...Não se deixe abalar, e não jogue para os outros a culpa de seus atos.
Saiba que Deus está sempre ao seu lado.
Fique em paz.

BOA NOVA DO DIA
Jesus estabelece como princípio de vida o bom senso sempre, e revela que a santidade está mais nos atos e no comportamento, do que em leis e coisas pré estabelecidas que tornam um jugo pesado para as pessoas. Sensível com o que se passa no coração de quem vive humilhado, explorado e sofrendo, humildemente e mansamente oferece seu ombro, como descanso para todo aquele que dele necessite. 
Mansidão é a capacidade de acolhimento e autocontrole. Trata-se de uma transformação no modo se ser de cada pessoa, da atitude, da maneira de ver as coisas, de acolhê-las...

‎"Toda nossa força está na oração. Sem ela, não podemos fazer nada. É por intermédio da oração que obtemos de Deus as graças necessárias para executar nossa missão. Somos criaturas humanas, frágeis, sujeitas a tentação. Deus nos transmite todas as graças que necessitamos pra levar a cabo o nosso trabalho de amor e de dedicação, sem reservas, aos nossos irmão sofredores.!
Beata Irmã Dulce, o anjo bom da 
Bahia

Muito obrigado, Senhor!

“Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra.”

Mateus 11,25-27

Você sabia que suas boas atitudes são louvores a Deus, e que seus bons pensamentos podem chegar aos céus?
Ao acordar, louve o Senhor e ao se deitar, louve o Senhor!
Durante o dia, louve o Senhor, afinal o que fazemos se não, louvar o Senhor através do que somos e fazemos?
Somos constantemente chamados a louvar a Deus em tudo o que fazemos, e temos, e somos, e criamos, pois, se não for da vontade d’Ele, nada fazemos, temos, somos e criamos...
Você não pensa assim? Não acredita nisso?
Ah, então, certamente você cresceu e não se sente mais uma criança, um pequenino inocente que acredita no Pai. Você se tornou grande, poderoso e pensa que conhece todas as coisas, não é mesmo?
Que pena! Acreditar e se entregar de corpo e alma nos braços do Pai é o que há de mais pleno e seguro. Nos dá conforto na dor, nos consola na tristeza, nos acalenta no cansaço, nos acolhe nas dificuldades. Além de nos impulsionar para a vida, nos inspirar para a criação, nos intuir para o que é bom, nos animar para seguir adiante!
Louvar a Deus é uma forma de dizer, obrigado, Pai, por me proteger, por eu existir, por eu respirar, por me dar a oportunidade de ter mais um dia para novamente te dizer: muito obrigado, Senhor!

Achar que o mundo não tem um criador é o mesmo que afirmar que um dicionário é o resultado de uma explosão numa tipografia. (Benjamin Franklin)

COMECE AGORA
Converse, mas não critique. Comente, mas não malicie.
Relate, mas não ironize. Eduque, mas não agrida.
Ensine, mas não violente. Ajude, mas não humilhe.
Conheça, mas não ostente. Aconselhe, mas não obrigue.
Perdoe, mas não imponha. Atenda, mas não se irrite.
Dirija, mas não tiranize. Sofra, mas não reclame.
Vença, mas não despreze. Ame, mas não condicione.
A pureza de coração não se adquire de uma hora para outra, acompanha a
evolução espiritual e resulta do aperfeiçoamento íntimo. Contudo, nada impede
que comece agora.

  14/07/2011 – 5ª-feira – Mateus 11,28-30   “Jesus disse: sou manso e humilde de coração...”   Como é bom viver alegre e feliz! O sol brilha diferente, a chuva cai e refresca sem incomodar, o alimento tem sabor especial, o olhar sorri e as mãos se dão. Você tem se sentido assim? O que faz brilhar os seus olhos? O que move a sua vida? Você pode desejar o céu e tê-lo aqui na terra, assim como você pode desejar o mundo e tê-lo dentro de si! A felicidade não tem preço, é de graça, e pode ser encontrada na esquina, dentro de casa, dentro de você! Mas, ao mesmo tempo ela é individual, e só poderá tê-la quem for o seu próprio dono. Ela é exclusiva e única para cada um, e está trancada a sete chaves que são: o amor, a sabedoria, a paz, a bondade, a caridade, a paciência e a esperança que se encontram no coração manso e humilde. A humildade vem do latim ‘Humus’ que significa “filhos da terra”, mas para que o homem adquira essa virtude é preciso que ele sempre se lembre que nasceu da terra e para ela voltará. A mansidão é a virtude dos humildes, daqueles que se convertem, que mudam de rumo, de direção, de atitude, não têm orgulho e nem vaidade, e se fazem pequenos com os pequenos. Você é assim? Feliz, manso e humilde? O que será que Deus está esperando de você neste momento?    Rachel Abdalla 

‎"É inconcebível, é extraordinário, é algo que se grava sempre mais profundamente em minha alma o teu ficar ali no sacrário. Vou à igreja de manhã e lá te encontro. Corro para igreja ao sentir que te amo e lá te encontro. Passo ali por acaso, ou por hábito, ou por respeito, e lá te encontro. E toda vez, Tu me dizes uma palavra, me retificas um sentimento, vais, na realidade compondo com notas diversas um único canto, que o meu coração sabe de cor, e me repete uma palavra só: eterno amor."
CHIARA LUBICH

Amizade, mais que sentimento, um dom a ser cultivado no altar abençoado de nobres aspirações.
Enquanto outros sentimentos se desvanecem na poeira das ilusões, a amizade permanece, independente de vendavais, guerras, ameaças, tormentas ou covardias.
Amizade não se tem, preserva-se. Pode não estar no dia-a-dia, mas sua presença é constante; seu apoio supera barreiras intransponíveis.

‎"Ser humilde é ser como a terra; 
estar em atitude que é capaz de acolher 
e que pode permitir que a semente germine."
(Jean Yves Leloup)

‎14-07-2011 Respostas pra vida

O dia mais belo: hoje.
A coisa mais fácil: errar.
O maior obstáculo: o medo.
O maior erro: o abandono.
A raiz de todos os males: o egoísmo.
A distração mais bela: o trabalho.
A pior derrota: o desânimo.
Os melhores professores: as crianças.
A primeira necessidade: comunicar-se.
O que traz felicidade: ser útil aos demais.
O pior defeito: o mau humor.
A pessoa mais perigosa: a mentirosa.
O pior sentimento: o rancor.
O presente mais belo: o perdão.
o mais imprescindível: o lar.
A rota mais rápida: o caminho certo.
A sensação mais agradável: a paz interior.
A maior proteção efetiva: o sorriso.
O maior remédio: o otimismo.
A maior satisfação: o dever cumprido.
A força mais potente do mundo: a fé.
As pessoas mais necessárias: os pais.
A mais bela de todas as coisas: o amor!

(Madre Teresa de Calcutá)
28/07/2011 – 5ª-feira – Mateus 13,47-53 “O Reino dos Céus é como uma rede lançada ao mar...” O mar, para os antigos, era um universo desconhecido e considerado tenebroso por abrigar monstros inimigos. E toda a sua força era temida e respeitada. Poré...m, muitas passagens da vida de Jesus aconteceram na beira dessas águas! Delas Ele tirava grandes quantidades de peixes quando pescador algum conseguia pescar. Sobre essas águas Ele andou e assustou os seus discípulos; dormiu no barco que estava quase afundando, perturbando o sossego dos seus companheiros de caminhada; mergulhou por ocasião do seu Batismo; curou enfermos que se banharam nelas; falou à multidões em cima de um barco, enfim, Jesus nunca temeu o mar, e nem a profundeza das águas. Afinal, Ele tem autoridade sobre tudo e todos! Mas, quando Ele compara o Reino dos céus a uma rede lançada ao mar, o que necessariamente Jesus quer expressar? O mar é o nosso mundo, o lugar onde vivemos, e é Deus quem lança a rede para chamar e unir todos os seus Filhos através da Sua Palavra, por meio de Seu Filho Jesus que está no meio de nós. O Reino de Deus é uma eterna pescaria, incansável, forte e constante de um Pai amoroso que, ao perceber a diferença entre o bem e o mal, se abre para acolher a todos que desejam o Seu amor infinito. O mar continua sendo o mesmo até os dias hoje, ou seja, o mundo é assolado pelo medo que invade a humanidade. Mas, nem tudo o que há no mar, ou seja, no mundo, é perigoso e passível de temor. Dentre tantas criaturas existentes, o homem é a mais bela e a melhor de todas elas aos olhos do Pai, seja ele bom ou mau, porque é Sua imagem, e Ele assim o quer. Rachel Abdalla 


‎"Deus oferece a salvação a todos. Entre os que aceitam sua oferta, e até entre aqueles que se unem à comunidade dos discípulos, há grande diversidade. Nem todos tem a mesma generosidade ou maturidade, nem caminham no mesmo passo. Isso torna possível também para mim encontrar um lugar no seu reino. Se Deus é tolerante comigo, não posso ser exigente com os outros."

‎"... A conversa com a pecadora, sem receio de se contaminar. Que delicadeza de amor, que impoluta majestade, que profunda humanidade, ao se curvar docemente para ajudar a levantar uma criatura frágil e indefesa!... (Chiara Lubich)
Prece....

Deus, não consintas que eu seja
o carrasco que sangra as ovelhas,
nem uma ovelha nas mãos dos algozes.
...
Ajuda-me a dizer sempre a verdade
na presença dos fortes e jamais dizer mentiras para ganhar os aplausos dos fracos.

Meu Deus!
Se me deres a fortuna,
não me tires a felicidade;
se me deres a força,
não me tires a sensatez;
se me for dado prosperar,
não permita que eu perca a modéstia,
conservando apenas o
orgulho da dignidade.

Ajuda-me a apreciar o outro lado das coisas, para não enxergar a traição dos adversários,
nem acusá-los com maior severidade do que a mim mesmo.

Não me deixes ser atingido pela ilusão da glória quando bem sucedido
e nem desesperado quando sentir o insucesso.
Lembra-me que a experiência de um fracasso poderá proporcionar um progresso maior.

Ó Deus!
Faze-me sentir que o perdão é o maior
índice da força e que a vingança é prova de fraqueza.

Se me tirares a fortuna, deixe-me a esperança.
Se me faltar a beleza da saúde, conforta-me com a graça da fé.

E quando me ferir a ingratidão
e a incompreensão dos meus semelhantes, cria em minha alma a força da desculpa e do perdão.

E finalmente Senhor, se eu Te esquecer te rogo, mesmo assim, nunca Te esqueças de mim!

Quando se ama não é preciso entender o que se passa lá fora, pois tudo passa a acontecer dentro de nós.
«Quem crê no Filho tem a vida eterna; quem se nega a crer no Filho não verá a vida» (Jo 3,36)
[Santa Catarina de Sena ouviu Deus dizer:] No dia do juízo final, quando o Verbo, Meu Filho, revestido da Minha majestade, vier julgar o mundo com o Seu poder divino, não virá como aquele pobre miserável que era quando nasceu do seio da Virgem..., num estábulo, no meio dos animais, ou como morreu entre dois ladrões. Nessa altura o Meu poder estava escondido n'Ele; como homem, deixei-O sofrer penas e tormentos. Não é que a Minha natureza divina estivesse separada da natureza humana, mas deixei-O sofrer como homem para expiar os vossos pecados. Não, não é assim que Ele virá no momento supremo: Ele virá com todo o Seu poder e todo o esplendor da Sua própria pessoa. [...]

Aos justos, inspirará um temor respeitoso e, ao mesmo tempo, um grande júbilo. Não é que a Sua face mude: a Sua face é imutável, em virtude da natureza divina, porque Ele é um coMigo; e, em virtude da natureza humana, a Sua face é igualmente imutável, uma vez que assumiu a glória da ressurreição. Ele parecerá terrível aos olhos dos condenados, porque os pecadores vê-Lo-ão com o olhar de medo e perturbação que têm dentro de si próprios.

Não é isso que se passa com a visão doente? No sol brilhante vê apenas trevas, enquanto o olho são vê nele a luz. Não é que a luz tenha algum defeito; não é o sol que muda. O defeito está no olho do cego. É assim que os condenados verão o Meu Filho: entre trevas, ódio e confusão. Será por culpa da sua própria enfermidade e não por causa da Minha majestade divina, com a qual o Meu Filho aparecerá para julgar o mundo.

Errou? Tente consertar e de qualquer modo peça desculpas! A dor é consequência de um apego inútil!
27/07/2011 – 4ª-feira – Mateus 13, 44-46 “O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo.” Onde está a sua maior riqueza? Jesus conta na Parábola, que o Reino de Deus onde devemos habitar e viver plenamente, é um lugar que tem muito valor. Mu...itos pensam que podem comprá-lo, mas ele não tem preço. Este lugar é conquistado pelas virtudes trabalhadas e desapego aos bens materiais. Quanto mais nos desfazemos dos bens passageiros, mais conquistamos nosso espaço no Reino. É proporcional um ao outro. Porém, Deus não quer que sejamos pobres sem dignidade, ao contrário, o trabalho traz frutos para uma sobrevivência digna e honesta. O Reino é daqueles que têm tudo sem se apegar a nada, dos que são felizes simplesmente porque acordam, dos que amam incondicionalmente, dos que são fortes para proteger os mais fracos, dos que sabem dividir e partilhar. Quando renunciamos a um bem passageiro não significa que estamos nos esvaziando e enfraquecendo, ao contrário, toda vez que nos desfazemos de um bem material nos fortalecemos e conquistamos jóias espirituais que vão garantindo nosso lugar no Reino de Deus. É como se estivéssemos comprando pequenas jóias para serem guardadas num tesouro que garantirá a subsistência na vida eterna. Nossa maior riqueza, portanto, não são ouro e nem prata, mas gestos de caridade e amor fraternos que conquistam o Reino através da conquista de novos corações. Rachel Abdalla 

“Os que esperam em Deus renovam suas forças,
criam asas, como águias, correm e não se fatigam,
podem andar que não se cansam.” (Is 40,31)

BOA NOVA DO DIA
Crer firmemente que Jesus é o Messias, o Filho de Deus é encontrar motivação para nossa fé. É descobrir dentro de nós o essencial da vida, que deve ser buscada, cujas ações devem partir de dentro para fora: do Espírito de Deus que é pai e que nos garante uma felicidade eterna. Isso é escolher a melhor parte!

Senhor,

Em meio às confusões do dia, dê-me a tranqüilidade das montanhas.

Retire a tensão dos meus músculos e nervos com a música tranqüilizante dos rios de águas constantes que vivem em minhas lembranças.
...
Ajude-me a conhecer o poder mágico e reparador do sono.

Ensina-me a arte de tirar pequenas férias, reduzir meu ritmo para contemplar uma flor, papear com um amigo, afagar uma criança, ler um poema, ouvir minha música preferida.

Acalme meu passo, Senhor, para que eu possa perceber no meio do incessante labor cotidiano dos ruídos, lutas, alegrias, cansaços ou desalentos, a Tua presença constante no meu coração.

Acalme meu passo, Senhor, para que eu possa entoar o cântico da esperança, sorrir para o meu próximo e calar-me para escutar Tua voz.

Acalme meu passo, Senhor, e inspire-me a enterrar minhas raízes no solo dos valores duradouros da vida, para que eu possa crescer até as estrelas do meu destino maior.

Obrigada, Senhor, pelo dia de hoje, pela família que me destes, pelo meu trabalho, pelos meus amigos e, sobretudo, pela Tua presença em minha vida.
Um célebre pintor, que tinha realizado vários trabalhos de grande beleza, convenceu-se, certo dia, de que ainda lhe faltava pintar a sua obra prima.

Em sua procura por um motivo, numa poeirenta estrada,encontrou um idoso sacerdote que lhe perguntou para onde se dirigia.
Não sei, respondeu o pintor.
Quero pintar a coisa mais bela do mund...o. Talvez que o senhor possa me orientar.

É muito simples- disse o sacerdote
- Em qualquer igreja ou crença você achará o que procura.
A fé é a mais bela coisa do mundo.
Prosseguiu viagem o pintor.

Mais tarde, perguntou a uma jovem noiva se sabia qual a coisa mais bela do mundo.
O amor- respondeu ela.
- O amor torna os pobres em ricos, suaviza as lágrimas, faz muito do pouco. Sem amor, não há beleza.

Continuou ainda o pintor a sua procura.

Um soldado exausto cruzou o seu caminho, e quando o pintor lhe fez a mesma pergunta, respondeu:
A Paz é a mais bela coisa do mundo. A guerra a coisa mais feia. Onde você encontrar a paz, fique certo de que encontrará a beleza.

- Fé, Amor e Paz.

Como poderei pintá-las? -pensou tristemente o artista.
Meneando a cabeça desanimado, tomou o rumo de casa.

Ao entrar em sua própria casa, deu com a coisa mais bela do mundo.
Nos olhos dos filhos estava a Fé.
O Amor brilhava no sorriso de sua esposa.
E aqui,em seu lar, havia a Paz de que lhe falara o soldado.
Realizou assim o pintor o quadro
"A coisa mais bela do mundo".
E, terminando-o, chamou-lhe
"LAR".

O Senhor está perto dos corações feridos,
e salva os que estão desanimados.
Feliz o homem que nele se abriga. Salmo 34 (33)

A BONDADE HUMANA E UMA CHAMA QE PODE SER OCULTA MAS JAMAIS EXTINTA;;;; PADRE MARCELO.......

Sonhar com a totalidade da paz:
“É o sonho poético místico de um mundo em que não haverá mais crianças que vivam apenas alguns dias, nem velhos que não cheguem a completar seus dias, em que o lobo morará com o cordeiro e o leopardo se deitará com o cabrito, o bezerro, o leão e o gordo novilho andarão juntos e um menino pequeno os guiará, O bebê brincará no buraco da cobra venenosa, a criancinha enfiará a mão no esconderijo da serpente, será um tempo em que ninguém fará o mal nem destruição nenhuma, nem violência contra o outro.” (Is 65,20;11,6-9)

‎"O que eu faço é simples: ponho o pão na mesa e compartilho." (Madre Teresa de Calcutá)

Educação, para mim, é botar dentro do indivíduo, além do esqueleto de ossos que já possui, uma estrutura de sentimentos, um esqueleto emocional. O entendimento na base do amor. (Cecília Meirelles)

A maior de todas as doenças atuais é o sentimento que a pessoa tem de ser indesejada, de estar abandonada e relegada ao esquecimento por todos. O maior de todos os males é a falta de amor e a terrível indiferença para com o nosso semelhante. (Madre Tereza)

“Tire tempo para admirar.
Sem admiração,
A vida é mera existência.”
(Linus Mundy, Terapia da Serenidade)

BOA NOVA DO DIA
Todos os que buscam serem féis à verdade e à justiça, não desanimam, sofrem, são humilhados, muitas vezes excluídos, mas não se sentem fracassados, porque encontram em Deus sua força e proteção, que não os deixa contaminar pela ideologia dominante que oprime e mata. São os eternos portadores de esperança!
“Bendita toda pessoa que confia em Javé!” (Jr 17,7)
XVIII DOMINGO DO TEMPO COMUM
31/07/2011 – ANO A – COR: VERDE

PRIMEIRA LEITURA: Isaías 55,1-3
SALMO RESPONSORIAL: 144/145
...SEGUNDA LEITURA: Romanos 8,35.37-39
EVANGELHO: Mateus 14,13-21

A PARTILHA, AÇÃO CONCRETA NA SUPERAÇÃO DA FOME E DA POBREZA
A fome no mundo moderno é uma das maiores preocupações, ao mesmo tempo em que se torna a maior de nossas deficiências, uma vez que nem governo, nem sistema político e econômico se viu capaz de solucionar tal problema, que diríamos, tem seu caráter estrutural; paradoxalmente, se pode compreender que a pobreza e a fome devem existir para que tais sistemas e governos se fundamentem na história humana. Talvez por isso mesmo se tornem bandeiras de qualquer político; ainda que iniciante ou mesmo sem experiência, a fome e a pobreza estão presentes nos seus discursos inflamados, que ao fim, não apontam para nenhuma ação concreta, no sentido de eliminar o que podemos chamar de câncer de nossa sociedade.
A lógica é sempre a mesma, onde existe um bolsão de pobres e famintos, este pode ser politicamente convertido num ótimo bolsão de eleitores que farão a diferença no glorioso momento da contagem dos votos, basta que o político consiga coloca-los no “cabresto”. E a argumentação ideológica para esta metamorfose política é sempre o combate ao princípio fundante desta, quando não há compra e venda do voto por meio de algum mimo, ou migalha necessária à vida do eleitor. Por isso, não se iludam, enquanto houver sistema econômico fundado na exploração do homem pelo homem, não haverá cura para este dois males, simplesmente por não haver empenho dos políticos neste propósito, e por que o interesse pessoal sobressai ao social.
“Na sociedade capitalista mede-se o valor da pessoa pelas suas posses, e o consumo de certos bens representa uma situação de prestígio, de “sucesso”, de ascensão social e de poder econômico e, no caso dos países subdesenvolvidos, uma forma de identificação com o modo de vida dos países desenvolvidos.” (Melhem Adas in A fome: crise ou escândalo? 1988, p. 62)
Se na lógica do capitalismo, as pessoas são reconhecidas como tal, pelo que possui, cabendo aos despossuídos, isto é, aos pobres e famintos a margem da sociedade, a lógica de Jesus é lançada na contramão desta triste história; a partilha é o grande milagre, pra não dizer a grande saída, desta escandalosa degradação da pessoa a qual se tornou a fome e a pobreza na sociedade humana, mas até o evento da multiplicação dos pães, o qual o próprio Jesus é o protagonista, ainda que, sem a compreensão e apoio da comunidade dos discípulos: “Este lugar é deserto e a hora já está adiantada. Despede as multidões para que possam ir aos povoados comprar comida” (Mt 14,15), mesmo após testemunharem as curas que realizou durante toda a tarde, é questionada como acontecimento histórico real, por conta do distanciamento com a transcendência tão inerente à condição existencial humana; “... é precisamente o divino que consente à natureza humana tomar em consideração os deveres desinteressados no que se refere ao próximo” (Pontifício Conselho “Cor Unum”. “A Fome no mundo. Um desafio para todos: O desenvolvimento solidário”, Cidade do Vaticano, 4 out 1996). Somente os homens e mulheres que possuem a experiência com o divino são capazes de combater as situações que gerem a morte e revertê-las em promoção da vida; se para os apóstolos, testemunhas vivas do Cristo, fora difícil dar o passo em direção ao projeto do mestre (cf. Mt 14,16), quem dirá para o homem contemporâneo, em especial aos líderes políticos, sujeitos à crescente secularização cultural, que pregam e praticam o estado laico, totalmente dissociado de qualquer resquício de espiritualidade.
A exigência do testemunho solidário, a rigor, se faz às comunidades de fé, principalmente a nós que nos denominamos cristãos; esta é sem dúvida, a razão da importante atitude do mestre Jesus, que não condena seus discípulos, ao contrário os exorta, quando por condições humanas, vacilam: “Eles não precisam ir embora. Dai-lhes vós mesmos de comer!”, indaga Jesus, sustentado pela ação prática de elevar a matéria, ou seja, os “cinco pães e dois peixes”, que os discípulos consideram mais como uma limitação do que uma virtude: “Só temos aqui...” (v. 18), à transcendência: “... Ergueu os olhos para o céu e pronunciou a bênção” (v. 19). A sequência do relato evangélico nos lembra a Eucaristia, de fato, é neste sacramento que a ação de Jesus está eternizada em nossa realidade; quem dera os líderes políticos, mundo afora, fundados na Eucaristia, consagrassem todo o fruto da terra a Deus e distribuísse equitativamente toda a produção de alimentos entre todos, certamente estaria erradicada a fome, mas ao invés disso, se consagra o alimento tão necessário à manutenção da vida ao deus dinheiro, promovendo daí, o acúmulo, a injustiça e a miséria.
Por se considerar a Igreja, “perita em Humanidade”, necessariamente está impelida, segundo o pensamento do “papa do povo” a “alargar a sua missão religiosa aos vários campos em que os homens e as mulheres desenvolvem as suas atividades em busca da felicidade, sempre relativa, que é possível neste mundo” (JOÃO PAULO II. Carta Encíclica Sollicitudo rei socialis, 1987). Nestas palavras, documentadas pela sagrada tradição da Igreja, se faz ecoar serenamente, a exortação de Jesus aos seus discípulos atuais: “DaI-lhes, vós mesmos de comer”; ignorar tais ensinamentos, nos faz refletir sobre a afirmação do Concílio Vaticano II: “Alimenta o que morre de fome, porque se não o alimentaste, mataste-o” (Gaudium Et spes, 1965).
OREMOS: Manifestai, ó Deus, vossa inesgotável bondade para com os filhos e filhas que vos imploram e se gloriam de vos ter como criador e guia, restaurando para eles a vossa criação, e conservando-a renovada. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém!

Fraternal abraço!

Beato João Paulo II
Carta apostólica «Tertio Millenio adveniente», 37

João Baptista, mártir da verdade
Beato João Paulo II
...Carta apostólica «Tertio Millenio adveniente», 37

João Baptista, mártir da verdade

A Igreja do primeiro milénio nasceu do sangue dos mártires: «sanguis martyrum — semen christianorum» (sangue de mártires, semente de cristãos). Os acontecimentos históricos [...] nunca teriam podido garantir um desenvolvimento da Igreja como o que se verificou no primeiro milénio, se não tivesse havido aquela sementeira de mártires e aquele património de santidade que caracterizaram as primeiras gerações cristãs. No final do segundo milénio, a Igreja tornou-se novamente Igreja de mártires. As perseguições contra os crentes — sacerdotes, religiosos e leigos — realizaram uma grande sementeira de mártires em várias partes do mundo. O seu testemunho, dado por Cristo até ao derramamento do sangue, tornou-se património comum de católicos, ortodoxos, anglicanos e protestantes, como ressaltava já Paulo VI. [...] É um testemunho que não se pode esquecer.

No nosso século, voltaram os mártires, muitas vezes desconhecidos, como que «soldados desconhecidos» da grande causa de Deus. Tanto quanto seja possível, não se devem deixar perder na Igreja os seus testemunhos. [...] Impõe-se que as Igrejas locais tudo façam para não deixar perecer a memória daqueles que sofreram o martírio, recolhendo a necessária documentação.

Isso não poderá deixar de ter uma dimensão e uma eloquência ecuménica. O ecumenismo dos santos, dos mártires, é talvez o mais persuasivo. A «communio sanctorum», a comunhão dos santos, fala com voz mais alta que os factores de divisão. [...] A maior homenagem que todas as Igrejas prestarão a Cristo no limiar do terceiro milénio será a demonstração da presença omnipotente do Redentor, mediante os frutos de fé, esperança e caridade em homens e mulheres de tantas línguas e raças, que seguiram Cristo nas várias formas da vocação cristã.

A mulher interessante não é propriamente bonita, mas tem personalidade, tem post...ura, tem um enigma no fundo dos olhos e uma malícia que inquieta a todos quando sorri... As pessoas se questionam. O que é que essa mulher tem?! Ela tem algo. Pronome indefinido: algo. "Ficar bonitinha," muitas conseguem, mas "ter algo" é para poucas." (Martha Medeiros).

O OLHAR DE DUAS MULHERES TEREZA E DULCE
Dois olhares, dois mundos, duas distâncias, duas vidas: tudo em comum:tudo pelos mais miseráveis do mundo. São duas mulheres diferentes unidas pelo mesmo ideal, pelo mesmo gosto em estar com os pobres e fazer deles pessoas amadas. Ambas, Tereza e Dulce, se inspiraram no Evangelho para viver a me...sma proposta em mundos totalmente opostos e de realidades tão semelhantes: India e Brasil.
Seus olhares cativaram o mundo, as pessoas, Tereza pela ousadia em denunciar e viver a pobreza de forma assustadora; Dulce de foram mais dócil, simples e escondida. São dois olhares de compadecimento pelos miseráveis.
(Livro: Os dois olhares- Pe. Jerônimo Gasques - 1999)

‎1ª Carta de S. João 4,7-16.
Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus; e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece a Deus.
Aquele que não ama não chegou a conhecer a Deus, pois Deus é amor.
E o amor de Deus manifestou-se desta forma no meio de nós: Deus enviou ao mundo o seu Filho Unigénito, para que, por Ele..., tenhamos a vida.
É nisto que está o amor: não fomos nós que amámos a Deus, mas foi Ele mesmo que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de expiação pelos nossos pecados.
Caríssimos, se Deus nos amou assim, também nós devemos amar-nos uns aos outros.
A Deus nunca ninguém o viu; se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós e o seu amor chegou à perfeição em nós.
Damos conta de que permanecemos nele, e Ele em nós, por nos ter feito participar do seu Espírito.
Nós o contemplámos e damos testemunho de que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo.
Quem confessar que Jesus Cristo é o Filho de Deus, Deus permanece nele e ele em Deus.
Nós conhecemos o amor que Deus nos tem, pois cremos nele. Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele.

BOA NOVA DO DIA
Enquanto houver egoísmos, cada um pensando em si, nos seus próprios interesses, prevalecerá em nossa realidade todo tipo de injustiças. O projeto de Deus para a humanidade é libertar-nos de todo espécie de egoísmo que gera o acúmulo, a desigualdade, a fome e até a morte. O milagre da multiplicação acontece quando abrimo...s à partilha solidária das nossas próprias capacidades, os bens materiais e espirituais, inclusive o nosso próprio tempo para os Outros. Pois a melhor oferta que ninguém recusa porque não exclui nem marginaliza é o amor, a acolhida e o respeito à dignidade de cada pessoa.
Este é o milagre multiplicador e a cura de que mais precisamos em nossos dias!

“Aprende com as ondas: recua,
Mas para voltar, para insistir, sem cansaço, sem desistência,
noite e dia,
enquanto a Mão Divina não der sinal
de ter sido atingida
a plenitude das grandes águas vivas.”
(Dom Hélder Câmara)
“Enquanto Herodes celebra o banquete da morte com os grandes, Jesus celebra o banquete da vida com o povo simples. Marcos não diz o que Jesus ensina, mas o grande ensinamento de toda a cena está no fato de que não é preciso muito dinheiro para comprar comida para o povo. É preciso simplesmente dar e repartir entre todos o pouco que ca...da um possui. Jesus projeta nova sociedade, onde o comércio é substituído pelo dom, e a posse pela partilha. Mas, para que isso realmente aconteça, é preciso organizar o povo. Dando e repartindo, todos ficam satisfeitos, e ainda sobra muita coisa.”

Na matemática divina, multiplicação tem sinal diferente, tem sinal de dividir.

Porque na matemática de Deus, multiplicar é partilhar.

Exercitando a partilha, nós multiplicamos.

Damos de comer a quem fome, damos de vestir a quem tem frio, damos amor a quem sofre com o desprezo.

Nesta matemática, ninguém, passaria fome, sede ou frio.

Diferente da multiplicação humana, na qual se tira de quem quase não tem para beneficiar e enriquecer uns poucos: os chamados "espertos".

Sejamos alunos de Deus e aprendamos a sua matemática, ainda que o mundo dos "espertos" nos chamem de "ingênuos"!
Quem nos separará do amor de Cristo?
Tribulação? Angústia? 

Perseguição?

Fome? Nudez? Perigo? Espada?
Em tudo isso, somos mais que vencedores,
graças àquele que nos amou!
Tenho a certeza que nem a morte, nem a vida,
nem os anjos, nem os poderes celestiais,
nem o presente nem o futuro,
nem as forças cósmicas,
nem a altura, nem a profundeza,
nem outra criatura qualquer,
será capaz de nos separar do amor de Deus por nós,
manifestado em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Romanos 8, 35.37-39

Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles. Augusto Cury

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável". -Madre Teresa de Calcutá

O DIFÍCIL NÃO é impossível.

Gianfrancesco T. Venturin

Quem vive para o que der e vier, sabe que semeando a boa semente, ainda que seja pela umidade das lágrimas, um dia verá nascerem as plantas. Pode mesmo acontecer que os outros não valorizem o quanto custou esse trabalho. Não faz mal: Você se comprometeu pelo ideal do bem. Não importa também se, nesse esforço, tropeçou e caiu, pois é aos que tombam na luta que se costuma chamar de heróis. Apenas o que se lhes pede é o testemunho da PERSEVERANÇA.

Recomece Sempre

Observe a natureza. Tudo nela é recomeço. No lugar da poda surgem os brotos novos. Com a água, a planta viceja novamente (renasce). Nada pára. A própria terra se veste diferentemente todas as manhãs. Isso acontece também conosco. A ferida cicatriza. A dores desaparecem. A doença é vencida pela saúde. A calma vem após o nervosismo. O descanso restitui as forças. Recomece. Anime-se. Se preciso, faça tudo novamente. Assim, é a VIDA!

O Aqui e o Agora

"O minuto que você está vivendo agora é o minuto mais importante de sua vida, onde quer que você esteja. Preste atenção ao que está fazendo. O ontem já lhe fugiu das mãos. O amanhã ainda não chegou. Viva o momento presente, porque dele depende todo o seu futuro. Procure aproveitar ao máximo o momento que está vivendo, tirando todas as vantagens que puder, para seu aperfeiçoamento".

Valorize

O dono de um pequeno comércio, amigo do grande poeta Olavo Bilac, abordou-o na rua: - Sr. Bilac, estou precisando vender o meu sítio, que o Senhor tão bem conhece. Poderá redigir o anúncio para o jornal? Olavo Bilac apanhou o papel e escreveu: "Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os Pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortada por cristalinas e marejantes Águas de um ribeiro. A casa banhada pelo sol nascente oferece a sombra Tranqüila das tardes, na varanda". Meses depois, topa o poeta com o homem e pergunta-lhe se havia vendido o sítio. - Nem pense mais nisso, disse o homem. Quando li o anúncio é que percebi a maravilha que tinha ! Às vezes não descobrimos as coisas boas que temos conosco e vamos longe atrás da miragem de falsos tesouros. Valorize o que tens, as pessoas, os momentos....

Se o dinheiro for a sua esperança de independência, você jamais a terá. A única segurança verdadeira consiste numa reserva de sabedoria, de experiência e de competência.
Henry Ford

‎"A coisa mais bela que podemos experimentar é o mistério. Essa é a fonte de toda a arte e ciências verdadeiras." (Albert Einstein)

“As pessoas se encantam

Com as montanhas, os rios e as estrelas,

E passam ao lado de si mesmas

Sem encantar-se.”

(Santo Agostinho)

É mandamento de Deus que nós O amemos com todo o coração; ou seja, que façamos com todo o coração a vontade divina, que é agora amar-nos mutuamente e amar o próximo que está ao nosso lado momento por momento a tal ponto e com tal elã, que ele se sinta arrebatado pelo nosso próprio Ideal, e compelido pelo amor a amar a Deus com todo coração. (Chiara Lubich)

“PAI, COMEÇA O COMEÇO!” Quando eu era criança e pegava uma tangerina para descascar, corria para meu pai e pedia: - “pai, começa o começo!”. O que eu queria era que ele fizesse o primeiro rasgo na casca, o mais difícil e resistente para as minhas pe...quenas mãos. Depois, sorridente, ele sempre acabava descascando toda a fruta para mim. Mas, outras vezes, eu mesmo tirava o restante da casca a partir daquele primeiro rasgo providencial que ele havia feito. Meu pai faleceu há muito tempo (e há anos, muitos, aliás) não sou mais criança. Mesmo assim, sinto grande desejo de tê-lo ainda ao meu lado para, pelo menos, “começar o começo” de tantas cascas duras que encontro pelo caminho. Hoje, minhas “tangerinas” são outras. Preciso “descascar” as dificuldades do trabalho, os obstáculos dos relacionamentos com amigos, os problemas no núcleo familiar, o esforço diário que é a construção do casamento, os retoques e pinceladas de sabedoria na imensa arte de viabilizar filhos realizados e felizes, ou então, o enfrentamento sempre tão difícil de doenças, perdas, traumas, separações, mortes, dificuldades financeiras e, até mesmo, as dúvidas e conflitos que nos afligem diante de decisões e desafios. Em certas ocasiões, minhas tangerinas transformam-se em enormes abacaxis...... Lembro-me, então, que a segurança de ser atendido pelo papai quando lhe pedia para “começar o começo” era o que me dava a certeza que conseguiria chegar até ao último pedacinho da casca e saborear a fruta. O carinho e a atenção que eu recebia do meu pai me levaram a pedir ajuda a Deus, meu Pai do Céu, que nunca morre e sempre está ao meu lado. Meu pai terreno me ensinou que Deus, o Pai do Céu, é eterno e que Seu amor é a garantia das nossas vitórias. Quando a vida parecer muito grossa e difícil, como a casca de uma tangerina para as mãos frágeis de uma criança, lembre-se de pedir a Deus: “Pai, começa o começo!”. Ele não só “começará o começo”, mas resolverá toda a situação para você. Não sei que tipo de dificuldade eu e você estamos enfrentando ou encontraremos pela frente neste ano. Sei apenas que vou me garantir no Amor Eterno de Deus para pedir, sempre que for preciso: “Pai, começa o começo!”. Autor desconhecido....

Salmos 107:6 Então, na sua angústia, clamaram ao SENHOR,
e Ele os livrou das suas tribulações.

Deus é Fiel e não falha jamais, Ele ouve o nosso clamor e responde.
Por mais difícil que seja a luta, por mais distante que um ideal se
apresente, por mais que você não veja saída, Deus estará sempre
com você para tornar os teus sonhos possíveis.
Em silêncio Ele ampara, renova, purifica e nos revitaliza.
Pessoa querida, Deus está te abençoando neste momento
e pede que você aquiete o teu ser, pois Ele está te cuidando,amém.

PARA ENTENDER É PRECISO EXPLICAR:
Filipe correu, ouviu o eunuco ler o profeta Isaias,e perguntou :"Voce entende o que esta lendo?" O eunuco respondeu: " Como posso entender, se ninguem me explica ? Então convidou Filipe a subir e sentar-se junto a ele.
( At 8,30-31 )
Não basta ler e estudar a Sagrada Escritura.
É necessario que alguem abra a perspectiva da fé para mostrar que bíblia, espelho da experiencia humana,é o anuncio de Jesus Cristo.

XVI DOMINGO DO TEMPO COMUM
17/07/2011 – ANO A – COR: VERDE

PRIMEIRA LEITURA: Sabedoria 12,13.16-19
SALMO RESPONSORIAL: 85/86
SEGUNDA LEITURA: Romanos 8,26-27
EVANGELHO: Mateus 13,24-43

A JUSTIÇA SOCIAL COMO CONDIÇÃO FUNDAMENTAL PARA QUE O REINO SE TORNE UMA REALIDADE

“ [...] Com efeito, no planeta do principezinho havia, como em todos os outros planetas, ervas boas e más. Por conseguinte, sementes boas de ervas boas; sementes más, de ervas más. Mas as sementes são invisíveis. Elas dormem no segredo da terra até que uma cisme de despertar. Se é de roseira ou de rabanete, podemos deixar que cresça à vontade. Mas quando se trata de uma planta ruim, é preciso arrancar logo, mal a tenhamos conhecido.” (SAINT-EXUPÉRY, Antoine. O Pequeno Príncipe. Trad.: Dom Marcos Barbosa. 15ª Ed. Rio de Janeiro: Editora Agir, 1972.)

O senso de justiça humano, definitivamente não corresponde ao senso de justiça fundamentado no pensamento divino. Enquanto o homem pratica sua justiça por meio da distinção do caráter de cada indivíduo ou de um conjunto de indivíduos, em tese uma justiça superficial e, desculpe a incoerência, “injusta”, a justiça divina, ao contrário, é perfeita, no sentido de não excluir antes do tempo oportuno, qualquer ser criado; todos indiferentemente do caráter, isto é, joios ou trigos, uma vez colocados no campo da vida, têm o direito irrestrito à vida e à liberdade dos filhos e filhas de Deus, até que se manifeste definitivamente o seu poder, e a força deste poder é o princípio da sua justiça, e seu domínio é o da indulgência (cf. Sb 12,16); indulgente é aquele que está sempre pronto a perdoar; dar o perdão é uma atitude de sua iniciativa, sem que haja inicialmente alguma condição de arrependimento ou pedido de perdão, apenas concede, e mais, nunca espera uma possível conversão; apenas dá o perdão, e esta forma de justiça está muito além do pensamento humano.
Esta justiça, a qual o homem é incapaz de conceber, é o princípio básico e fundamental do Reino de Deus, assim, quanto mais justa a sociedade humana for, mais próxima de se conformar ao paraíso criado por Deus, que é seu Reino; a prática da justiça perfeita é um retorno da humanidade a sua origem; Deus é nossa origem; nosso princípio e fim, o Alfa e o Ômega. Por esta argumentação ser um mistério, isto é, algo que a mente humana não consegue por si só, desvelar, Deus mesmo abre-nos a mente e o coração para compreender este processo de retorno às nossas origens, é sua iniciativa, já que ele mesmo nos quer junto dele. Neste ínterim, o Espírito Santo, diariamente, nos instrui como proceder, uma vez que somos imperfeitos, “[...] Pois não sabemos o que pedir, nem como pedir [...]”; o Espírito pede por nós, pois pode penetrar as nossas entranhas e conhecer os nossos pensamentos mais íntimos; e é aí que se dará a revelação do bem e do mal; a mente humana, ao contrário, não é capaz de penetrar este sacrário, que é o cérebro humano e apreender o pensamento alheio, ninguém poderá jamais saber com certeza o que cada um de nós pensa neste exato momento, e este é o grande risco de nosso julgamento, o de ser injusto, ao mesmo tempo, funda-se o grande drama do homem, o de não poder plenamente confiar no seu semelhante, e isto também é uma condenação; quantos vivem reclusos com medo de se relacionar com o outro por não saber o que o outro pensa e qual ação que virá na sequência deste pensamento? Se boa ou má?
Seremos mais justos, quanto mais conhecermos o outro, e o conheceremos quanto mais nos relacionarmos com ele, e para nos relacionar com o outro devemos transpor as barreiras do preconceito; preconceito é o conceito ou opinião que se forma antecipadamente, sem maior ponderação ou conhecimento dos fatos e das pessoas; é idéia preconcebida a partir de valores muitas vezes, egocêntricos, ou seja, quando me coloco no centro, como exemplo para o outro, deixando-o à margem. Contrapondo a esta idéia de justiça, Jesus complementa sua parábola: “O Reino dos Céus é como uma semente de mostarda que um homem pega e semeia no seu campo. Embora ela seja a menor de todas as sementes, quando cresce, fica maior do que as outras plantas. E torna-se uma árvore, de modo que os pássaros vêm e fazem ninhos em seus ramos” (Mt 13, 31-32).
Nossas comunidades de fé e os agentes que nelas congregam, devem ser vigilantes, e esforçar-se para serem, em meio à sociedade que, cada vez mais nega a Deus - a sabedoria divina atrapalha os projetos humanos-, testemunhas dos ensinamentos que o Cristo hoje nos dirige. Por outro lado, a Palavra nos orienta como nos utilizar, do poder do poder humano para benefício de toda a sociedade, ora, uma sociedade justa é como uma grande árvore onde todos podem se abrigar em sua sombra; deve ser, portanto, um local onde todos se sintam protegidos e amparados. Nossas comunidades devem ser em primeiro plano este lugar. Como diria um amigo: “Nossas Igrejas são a soleira do céu”, esta, na verdade, é a grande missão das nossas comunidades de fé: propagar e testemunhar o Reino de justiça e amor, e deixar o julgamento da raça humana para o “Filho do homem” (cf. Mt 13,41).

Fraternal abraço.

BOA NOVA DO DIA
A LEI DO AMOR
Jesus não rejeita a lei, é contra toda e qualquer lei que causa opressão e impede o crescimento espiritual do homem. Deixa claro que a lei é para servir e dar a vida. No lugar da lei ele colocou a pessoa humana no centro da vida. Convidando-a descobrir um mundo novo, de novas relações, quando religa a lei à sua raiz: o amor de Deus, que quer o bem estar do homem em todas as dimensões e o amor para com os outros. Por isso aperfeiçoou a Lei no único mandamento: AMAR A DEUS E AMAR AO PRÓXIMO.

A inveja é como uma árvore, que tem raízes e frutos. Já dizia Aristóteles, com muito acerto, que a inveja procede da vanglória. São Gregório Magno, por sua vez, lembrava que a vanglória é a filha principal do orgulho. Aí, no orgulho e na vanglória, temos as raízes da inveja.
Convém entender que a vanglória, ou seja a glória vã, é o vício que têm aqueles que, acima de tudo, desejam brilhar, destacar-se, salientar-se, ser mais do que os outros. Gente que não procura o bem, mas o brilho.
Para os orgulhosos, para os vaidosos, a glória é uma meta que está acima de tudo. Têm que vencer, têm que subir, têm que sentir-se superiores aos outros... Por isso, se não podem subir por mérito próprio, caem na tentação de subir por meio de trapaças, aparências e fingimentos; ou pelo sistema de ficar por cima à base de afundar o outro.
(extraído do Livro “ A inveja”, do Padre Francisco Faus, Ed. Quadrante, SP, 1996)

14/07/2011 – 5ª-feira – Mateus 12,1-8   “Quero a misericórdia e não o sacrifício.”   Você sabe o que é misericórdia? Miserere refere-se a miserável; cor vem de coração; e dare, significa dar. Então, misericórdia é “dar o coração ao miserável”, ter compaixão do sofredor, do errante. Hoje é o dia da misericórdia! Todos os dias são o dia da misericórdia, porque ela mora no coração e deve reinar dentro de nossos sentimentos como cristãos. Mas, você sabe como aplicá-la na vida? Como dar o seu coração àquele que te traiu, te machucou, não foi honesto e nem bom com você? Só é possível ser misericordioso quando saímos de nós mesmos, nos esvaziamos de nosso egoísmo e oferecemos o que temos de melhor para o outro, aquilo que há de mais bonito em nós, o amor que mora no coração, mesmo que o outro só possa nos oferecer ingratidão. É somente pelo amor que o homem descobre o amor, recebendo-o e deixando-se abundar por ele, para poder partilhar com o outro. Jesus nos ensina a misericórdia no encontro com a samaritana no poço, na parábola do filho que volta à casa do pai, nas curas e nos milagres. E todos estes momentos são plenos de amor infinito, de perdão, de compreensão para com aquele que é miserável, ou seja, aquele que não tem nada para oferecer a não ser o sofrimento, a dor, a mágoa, o rancor, a humilhação. Dar o coração ao outro é confiar na misericórdia de Deus, no infinito amor que tem pelos seus filhos! Todos nós somos miseráveis em muitos momentos da vida, ou seja, sempre que não somos capazes de dar amor ou não temos amor para dar ao outro. E quando nos encontramos assim, recebemos a misericórdia de Deus que nos enche de amor o coração, para podermos ser, também, misericordiosos com nossos irmãos.    Rachel Abdalla 

‎"Como não acreditar em Deus se há jardins?
Um jardim é a face visível de Deus.
E essa face me basta.
Não tenho necessidade de ir atrás das estrelas."
(Rubem Alves)

‎"A felicidade é 
quando o que você pensa, 
o que você diz 
e o que você faz 
estão em equilíbrio."
(Gandhi)

A vontade de Deus é de que todos tenham vida e vida em abundância. A partir daí Jesus estabelece novos laços de família, laços espirituais, os do Reino nos quais a justiça e a misericórdia de Deus se manifestam e que serão eternos, pois as pessoas têm que ultrapassar os limites da pequena família doméstica e abrir-se à grande família: a Comunidade daqueles que se dispõem a segui-Lo, aprender seus ensinamentos e levá-los a outros, pelos caminhos da vontade do Pai.

luz e paz sempre!! Hoje vamos orar um pouco?..Senhor de TODO o poder liberta-me da angústia, liberta-me da dúvida, liberta-me da tristeza, liberta-me dos problemas que me impedem de progredir e ser mais feliz!!..Senhor, purifica meu ser com paz, com alegria, com amor, com segurança, com saúde, purifica-me Senhor...e neste momento faça um pedido ao Senhor, aquilo que voce precisa, faça o pedido...este pedido está sendo colocado nas mãos poderosas de Deus.. ... lembre, um dia Jesus disse : PEDI E RECEBEREIS, amém!!

‎"Alguns afirmam categoricamente que Deus não existe sem nunca ter mapeado os confins do universo, sem nunca ter penetrado nas micropartículas de todos os átomos, sem nunca ter tomado as asas do tempo e percorrido o tempo indecifráel do passado. Se são tão limitados, mas fazem uma afirmação tão grande, são deuses. Só um deus tem tamanha convicção." (A. Cury)

Bom diaaaa!!!
Que o SEnhor nos abençoe a cada manha e que nos ensine a amadurecer e olhar a vida como uma dadiva de DEus!porque
Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de
desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada
ano.

Sorrir novos motivos e chorar outros, porque, amar o próximo é dar mais amparo, orar mais e agradecer mais vezes.

É ser grato, reconhecido, forte, destemido.

É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo; 
Paz a todos! ♥

NÃO ESTRAGUE SEU DIA
A sua irritação não solucionará problema algum.
As suas contrariedades não alteram a natureza das coisas.
Os seus desapontamentos não fazem o trabalho que só o tempo conseguirá fazer.
O seu mau humor não modifica a vida.
A sua dor não impedirá que o sol brilhe amanhã sobre os bons e os maus.
A sua tristeza não iluminará os caminhos.
O seu desânimo não edificará ninguém.
As suas lágrimas não substituem o suor que você deve verter em benefício da sua própria felicidade.
As suas reclamações, ainda mesmo afetivas, jamais acrescentarão nos outros um só grama de simpatia por você.
Não estrague o seu dia. Aprenda, com a Sabedoria Divina, a desculpar infinitamente, construindo e reconstruindo sempre para o Infinito Bem.

(AGENDA CRISTÃ)

AMOR FEINHO
" Eu quero amor feinho.
Amor feinho não olha um pro outro.
Uma vez encontrado, é igual fé,
não teologa mais.
...Amor feinho é bom porque não fica velho.
Cuida do essencial; o que brilha nos olhos é o que é:
eu sou homem você é mulher.
Amor feinho não tem ilusão,
o que ele tem é esperança!"

(ADELIA PRADO)

‎"Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos (...)"
II Corintios, 4:8,9

EM FAVOR DE VOCÊ MESMO
Aprenda a ceder em favor de muitos, para que alguns intercedam em seu benefício nas situações desagradáveis.
Ajude sem exigência para que outros o auxiliem, sem reclamações.
Guarde cuidado no modo de exprimir-se; em várias ocasões, as maneiras dizem mais que as palavras.
Seja útil em qualquer lugar, mas não guarde a pretensão de agradar a todos; não intente o que o próprio Cristo ainda não conseguiu.
Ampare fraternalmente o invejoso; o despeito é indisfarçável homenagem ao mérito e, pagando semelhante tributo, o homem comum atormenta-se e sofre.

“Precisamos saber o que podemos esperar de nossas próprias forças
e o que podemos e devemos esperar de Deus. Deus e o ser humano nunca atuam separados. Deus não tem outros braços senão os nossos.”
(Boff. L. A Oração de São Francisco. Sextante 1999, p. 27)

BOA NOVA DO DIA
Quem busca Jesus Ressuscitado, caminha até no escuro da madrugada, porque se deixa iluminar por uma luz interior, pela luz da fé e da esperança. É saber, pela própria experiência que “n’Ele existimos, nos movemos e somos”.

Se a meta principal de um capitão fosse preservar seu barco, ele o conservaria no porto para sempre. ( Santo Tomás de Aquino)

A porta entre nós e o céu não poderá abrir-se enquanto esteja fechada a que fica entre nós e o próximo. ( Massillon)

XVII DOMINGO DO TEMPO COMUM
24/07/2011 – ANO A – COR: VERDE

PRIMEIRA LEITURA: 1 Reis 3,5.7-12
SALMO RESPONSORIAL: 118/119
SEGUNDA LEITURA: Romanos 8,28-30
EVANGELHO: Mateus 13,44-52

SABEDORIA: CAMINHO NECESSÁRIO PARA DISCERNIR OS MISTÉRIOS DO REINO
Governar é uma arte que exige uma série de características daquele que se dispõe a exercê-lo, a começar da humildade e da consciência de que as virtudes pessoais são insuficientes para que o poder seja exercido de forma que a justiça seja uma realidade visível em todos os níveis da sociedade; tais virtudes por si só, não garantem a eficácia de um governo, é necessário, portanto, o auxílio divino e a observação dos ensinamentos que Deus vai fornecendo ao homem, durante a história, por meio de sua Palavra. É preciso conhecer a vontade de Deus, Senhor supremo e dono de todo o poder.
Salomão torna-se o símbolo da continuidade do poder de seu pai Davi, aquele que fora ungido para ser rei e soube, ainda que em meio à fraqueza humana, sacralizar o poder, exercendo-o no nome Senhor e em favor do povo, consequentemente, fazendo da justiça uma realidade a ponto de conquistar toda confiança e adesão de quem de fato servia. A longevidade do reinado de Davi, em sei filho Salomão, é a glorificação de seu ministério, este vem materializado com o respaldo político, que por herança, fora passado a Salomão e com o endosso do próprio Senhor, que se manifestando a este, talvez num momento de grande dificuldade, uma vez que o escritor sagrado ilustra a aparição em sonho, durante a noite, lhe diz: “Pede o que desejas e eu lhe darei” (1 Rs 3,5).
A rigor, Salomão, se vê pequeno e desorientado diante da responsabilidade que é dar continuidade ao projeto de governo iniciado por seu pai, o que é natural em se tratando de um adolescente, ainda em formação; o risco de não corresponder era grande, não fosse a humildade do rei em se reconhecer nesta condição e pedir a Deus o bem mais precioso que poderia pedir, isto é a sabedoria para governar: “Dá pois a teu servo um coração compreensivo, capaz de governar o teu povo e de discernir entre o bem e o mal” (V. 9).
A compreensão, isto é, a percepção e o socorro às necessidades do povo, aliado ao poder de discernir entre o bem e o mal parece ser a chave de um governo bem sucedido e de uma sociedade feliz, ao contrário, numa sociedade onde o que menos importa é o bem estar do povo, para que a classe dominante seja beneficiada, a custo de manipulações descaradas e corruptas, como temos testemunhado em nossa sociedade, a começar nos municípios, que é onde temos maior contato, não pode ser outro o resultado, senão o da injustiça instalada nos gabinetes e legislaturas e que se materializa nas diversas formas de degeneração social; a corrupção é a pior das patologias sociais e causa de todas as formas de injustiça, nela, o estado se degenera e temos a negação do governo, isto é a ingerência social reina; não se pode dizer que por meio de um governo corrupto, que Deus está presente, e não se pode consagrar a Deus um governo corrupto, seria a negação da justiça divina e o uso do nome santo do Senhor em vão. E não raramente, nossos governantes e políticos tem dado contra-testemunho ao próprio Deus e atrapalhado a instauração do que seria o seu Reino de amor e de justiça.
Não é sem razão que Jesus mesmo compara o seu Reino a um tesouro escondido no campo, algo tão difícil de acontecer que quem o encontra é capaz de fazer o que para nós seria absurdo: manter o tesouro escondido, vender todos seus bens para simplesmente comprar o campo (cf. Mt 13,44); muitos pensariam no mais fácil, carregar o tesouro para si e agregá-lo às suas propriedades; fato é que esta seria também a forma corrupta de apropriar-se daquilo que não é próprio. A corrupção nasce da idéia de possuir algo que pertence a outro, em especial, no que se refere ao bem público, e de não saber discernir que este bem sendo público, não possui um dono específico, privado, mas uma a toda sociedade, que deve preservar para o bom uso de todos; o governo e os indivíduos cumprem um papel social importante, longe de serem donos do patrimônio público, enquanto ao primeiro cabe administrar de forma ética e coerente, visando a justa distribuição dos bens, estes últimos, cabe fiscalizar as atitudes do governo instituído e de forma organizada auxiliar na distribuição destes bens; um mal exemplo ocorrido esta semana é a contribuição do estado na construção de um estádio de futebol com a finalidade de abrigar os jogos da Copa do Mundo de 2014, de interesse mais privado do que público, entregando-o totalmente à iniciativa privada; tal participação do estado está na casa dos 800 milhões de Reais, ao mesmo tempo em que se alega não haver dinheiro para se investir nas necessidades básicas da população tais como: moradia, educação, saúde, transporte, saneamento básico, etc. Mas como diz Bertold Brecht: “Para quem tem uma boa posição social, falar de comida é coisa baixa. É compreensível: eles já comeram”.
Oremos: Ó Deus, sois o amparo dos que em vós esperam e, sem vosso auxílio, ninguém é forte, ninguém é santo; redobrai o amor para conosco, para que, conduzidos por vós, usemos de tal modo os bens que passam, que possamos abraçar os que não passam. Por N.S.J.C. Amém! 

‎"Para os cristãos, Jesus ressuscitou e vive no meio de nós, não de modo físico, doravante ele está presente no mistério da vida de Deus e torna-se presente e atuante através do anúncio feito por aqueles que nele acreditam. É o tempo de Nova Aliança: Deus é Pai e os homens são filhos de Deus e irmãos de Jesus."

Livro de Cântico dos Cânticos 3,1-4a. 
Eis o que diz a esposa: «No meu leito, toda a noite, procurei aquele que o meu coração ama; procurei-o e não o encontrei. 
Vou levantar-me e dar voltas pela cidade: pelas praças e pelas ruas, procurarei aquele que o meu coração ama. Procurei-o e não o encontrei. 
Encontraram-me os guardas que fazem ronda pela cidade: «Vistes aquele que o meu coração ama?» 
Mal me apartei deles, logo encontrei aquele que o meu coração ama. Abracei-o e não o largarei até fazê-lo entrar na casa de minha mãe, no quarto daquela que me gerou.

Antonio Gazato Neto 
Contas gotas também é cultura - Utopia tem como significado mais comum a idéia de civilização ideal, imaginária, fantástica. Pode referir-se a uma cidade ou a um mundo, sendo possível tanto no futuro, quanto no presente, porém em um paralelo. A palavra foi cunhada a partir dos radicais gregos οὐ, "não" e τόπος, "lugar", portanto, o "não-lugar" ou "lugar que não existe".
Utopia é um termo inventado por Thomas More que serviu de título a uma de suas obras escritas em latim por volta de 1516. Segundo a versão de vários historiadores, More se fascinou pelas narrações extraordinárias de Américo Vespucio sobre a recém avistada ilha de Fernando de Noronha, em 1503. More decidiu então escrever sobre um lugar novo e puro onde existiria uma sociedade perfeita.
O "utopismo" consiste na idéia de idealizar não apenas um lugar, mas uma vida, um futuro, ou qualquer outro tipo de coisa, numa visão fantasiosa e normalmente contrária ao mundo real. O utopismo é um modo absurdamente otimista de ver as coisas do jeito que gostaríamos que elas fossem. Para muitos “utopia” significa um sonho irrealizável
O sociólogo Karl Mannheim considera utopia como um plano de mudança social. Critica a definição de "sonho irrealizável", pois só podemos saber se um sonho é ou não é irrealizável depois dele ter sido posto à prova. (Fonte: Wikipedia)
Eu, pessoalmente, considero utopia como a esperança na realização dos sonhos. Não o sonho do sono, mas o sonho da imaginação. Concordo em gênero, número e grau com a Márcia. Que seria do ser humano sem as suas utopias???

SOBRE A UTOPIA
“Que seria do ser humano se não tivesse utopias, sonhos, desejos, fantasias e imaginações sobre si mesmo, sobre sua família, sobre seus filhos e filhas, sobre sua profissão, sobre sua cidade, sobre seu país, sobre o Planeta Terra e sobre a vida além da vida? Seria apático, amorfo, resignado, desacorçoado, um semimorto perambulando por aí.

O ser humano e a sociedade não podem viver sem uma utopia. Quer dizer, não podem deixar de projetar seus melhores sonhos nem desistir de buscá-los dia após dia. Se não houvesse utopias, imperariam os interesses menores.

A utopia o faz irradiar, criar, projetar e ter um fogo interior. A utopia e a imaginação vivem do potencial e do possível: uma imagem ainda não realizada, mas possível, presente dentro da realidade e projetada para frente, no futuro. Por isso a utopia, a fantasia e a imaginação não se opõem a realidade. São parte dela, sua parte melhor. A imaginação vê a realidade grávida de possibilidades.”
(Leonardo Boff. O Despertar da Águia, Vozes, 1998 p. 146-147)

22/07/2011 – 6ª-feira –  João 20,1-2.11-18   “Eu vi o Senhor.”   Maria Madalena, uma pecadora aos olhos dos homens, foi perdoada e curada por Jesus. Depois disso, passou a ser uma discípula missionária que anunciou esse mesmo Jesus ‘vivo’, aos discípulos, quando encontrou-se com Ele após a Ressurreição, na pessoa de um jardineiro. Ela viu e acreditou que Ele estava vivo! E, sem questionar, obedeceu uma ordem dada por Ele: “Vai dizer aos meus irmãos...” Assim como Maria Madalena, todos nós que procuramos a Jesus nos momentos de nossas fraquezas, somos por Ele também perdoados. E, se temos a graça de vê-Lo e senti-Lo em nosso coração, então somos também convidados a anunciá-Lo aos homens. Toda ordem deve ser cumprida, principalmente quando é dada com a autoridade de quem a tem. Acatar um pedido de Jesus é entregar-se à missão em todo tempo e lugar. É dizer um sim para a vida, para o amor, para a paz. Mas, como é que podemos ver Jesus? Ele está presente na voz do nosso irmão mais próximo e no mais distante. Ele está falando dentro de cada um de nós e no mais alto dos céus. E, no caso de Madalena, ela O reconheceu na pessoa de um jardineiro quando Ele a chamou pelo nome... e em seguida, ela correu até os discípulos e disse: Eu vi o Senhor! Quantas vezes, ao ouvirmos uma música ou uma bênção sentimos a presença de Jesus na paz interior que nos abarca? Da mesma forma nós podemos também reconhecer a voz de Jesus quando Ele nos chama pelo nome, através de outras pessoas, para que possamos, assim como Madalena, dizer a muitos outros: ‘Eu vi o Senhor’.   Rachel Abdalla

BOA NOVA DO DIA
O Reino dos Céus é um campo em que tudo está misturado, nele há o joio e o trigo, o bem e o mal, seu crescimento segue caminhos desconhecidos à intolerância e impaciência humana. Muitas vezes queremos pagar o mal com o mal, julgamos pelas aparências, queremos fazer justiça com as próprias mãos, mas a pedagogia divina é tão diferente da nossa. Deus vê o coração, a intenção e tem paciência de aguardar o nosso momento de colheita, em que produziremos algum fruto.
Ser humano é agir como Deus!

SOBRE O CUIDADO COM O ESPÍRITO
“Cuidar do espírito significa cuidar dos valores que dão rumo à nossa vida e das significações que geram esperança para além de nossa morte. Cuidar do espírito implica colocar os compromissos éticos acima dos interesses pessoais ou coletivos. Cuidar do espírito demanda alimentar a brasa interior da contemplação e da oração para que nunca se apague. Significa especialmente cuidar da espiritualidade experienciando Deus em tudo e permitindo seu permanente nascer e renascer no coração.” (Leonardo Boff. Saber Cuidar. Vozes, 1999, p. 151)
‎"É preciso deixar o joio crescer até o fim, assim ele vai sentir inveja do trigo e vai querer ser igual."

Carta aos Gálatas 2,19-20.
Irmãos: É que eu pela Lei morri para a Lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo.
Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim. E a vida que agora tenho na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus que me amou e a si mesmo se entregou por mim.

‎"Não ser desejado, não ser cuidado, ser esquecido por todos, isso acredito ser fome muito maior, uma pobreza muito maior do que uma pessoa que não tenha nada para comer."(Madre Teresa de Calcutá)

BOA NOVA DO DIA
Temos nas mãos um tesouro valioso, que permite cultivar valores que nos transformem radicalmente: como a verdade e a honestidade, a justiça e a paz, o amor e o perdão, a fraternidade e a solidariedade, a ética e a esperança, a alegria e a felicidade... Que se concretizam nas bem-aventuranças, no amor a Deus e aos irmãos.... Um tesouro que tem um valor que está para além de todas as especulações, exige entrega incondicional, renúncia de outros bens, pelos quais todo sacrifício torna-se pequeno, porque compreende-se que não é ter mais e gastar, acumular e consumir que nos farão felizes, mas sim o compartilhar solidariamente com os irmãos o afeto, o tempo, os bens...

‎"Deixemos que nossos olhos,
nossa mente, nosso coração, nossos sentidos
se embriaguem com a beleza.
... Basta-nos apenas deixar que nosso olhar seja transformado."
(Rubem Alves)

‎"Temos de estar com o coração aberto para ouvir e buscar o tesouro maior que é a sabedoria de discernir entre o bem e o mal. Rosseau disse certa vez que o homem nasce livre e bom, mas a sociedade o corrompe. No campo do mundo não é a sociedade que nos corrompe, somos nós mesmos que decidimos o que queremos ser ou não."

‎"Só dê ouvidos a quem te ama. Não te preocupes tanto com o que acham de ti. O que te salva não é o que os outros andam achando, mas é o que Deus sabe a teu respeito"

Bom dia!!!!!
Quando madre Teresa de Calcutá foi receber o Prêmio Nobel da Paz, perguntaram-lhe: "O que podemos fazer a fim de promover a Paz Mundial"?
Ela respondeu: "Voltem para seus lares e Amem suas Famílias".......

Bom dia!!!!!!!

"SUBA MAIS ALTO
Não se aborreça em virtude de pareceres desfavoráveis.
Se você permanece consagrado ao bem, a aprovação da
...própria consciência prepondera acima de qualquer opinião
por mais respeitável."

(Agenda Cristã)

Evangelho segundo S. Mateus 13,44-52.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:«O Reino do Céu é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem encontra. Volta a escondê-lo e, cheio de alegria, vai, vende tudo o que possui e compra o campo.
O Reino do Céu é também semelhante a um negociante que busca boas pérolas.
Ten...do encontrado uma pérola de grande valor, vende tudo quanto possui e compra a pérola.»
«O Reino do Céu é ainda semelhante a uma rede que, lançada ao mar, apanha toda a espécie de peixes.
Logo que ela se enche, os pescadores puxam-na para a praia, sentam-se e escolhem os bons para as canastras, e os ruins, deitam-nos fora.
Assim será no fim do mundo: sairão os anjos e separarão os maus do meio dos justos,
para os lançarem na fornalha ardente: ali haverá choro e ranger de dentes.»
«Compreendestes tudo isto?» «Sim» responderam eles.
Jesus disse-lhes, então: «Por isso, todo o doutor da Lei instruído acerca do Reino do Céu é semelhante a um pai de família, que tira coisas novas e velhas do seu tesouro.»

BOA NOVA DO DIA
Para entrar no Reino de Deus, Jesus nos propõe uma verdadeira revolução interior: Deixar de lado as glórias do mundo: em troca da grandeza aprender a se fazer pequeno com os pequenos, estar disposto a servir como um escravo, ter uma vida oculta e humilde, fazer-se fraco com o fraco, colocar-se no lugar do outro sempre, promover a paz sem rivalidades... Pois no Reino de Deus não existem diferenças!

‎"A Paz esteja com vocês" (Jo, 20, 21).
"Construir a paz implica refazer o caminho de volta à Fonte, que passa pela espiritualidade. Ela nos permite encontrar Deus entranhado em todas as coisas e fornece o alfabeto para decifrar a mensagem que orienta a caminhada humana".
(Leonardo Boff).

‎"Feliz de quem entende que é preciso mudar muito
para ser sempre o mesmo."
(D. Hélder Câmara)

BOA NOVA DO DIA
A Bem Aventurança é a confirmação de um estado de felicidade em que se vive, pela prática de ações que nos levam a compreender onde Deus quer nos levar, isto é, viver em conformidade com sua vontade. Deus só espera o momento oportuno de revelar sua vontade, tal como o ruído de uma folha seca que muitas vezes cai imperceptível ao olhar e ao ouvido humano, mas perfeitamente perceptível ao olhar e ouvido de quem tem fé.

Vida Nova...
Que significa “Vida Nova”?
Significa descobrir um sentido especial para a existência.
"O Homem Novo não pode nascer sem que o velho vá morrendo para o egoísmo, pois a Vida Nova não nasce sem que a velha vá gastando pelas causas da fraternidade e do amor." (Calmeiro Matias)

‎"Sempre que puder fale de amor e com amor para alguém. Faz bem aos ouvidos de quem ouve e à alma de quem fala", Irmã Dulce
Essa sim, falou, viveu e concretizou em todos os âmbitos o verdadeiro sentido da palavra AMOR. Amor que dá sem nada esperar, que não faz distinções, que ama sem medidas...

‎"Jesus é o cumprimento de todas as promessas divinas e de todas as esperanças humanas. Se olhamos para a humanidade, temos de nos alegrar admirando as transformações causadas pela presença do filho de Deus entre nós. É uma felicidade ver como, apesar de tudo, a justiça e a verdade vão se avançando. Desanimar seria mostrar falta de confiança no poder e na bondade de Deus."

BOA NOVA DO DIA
Somos orientados para investirmos tudo o que temos e somos na busca e edificação do bem maior: O Reino dos Céus e concentrar nele todo o projeto de nossa existência, como o maior tesouro, a mais bonita de todas as pérolas.
“Onde está o seu tesouro, aí estará também o seu coração.” (MT 6,21)

SOBRE A COMPAIXÃO
COM-PAIXÃO: “É a capacidade de desprender-se de si mesmo para captar o outro em sua situação concreta e dispor-se a estar ao seu lado, se alegrando com ele, sofrendo com ele, jamais deixando-o só em sua pena. Numa palavra, ter com-paixão é sinônimo de com-partilhar a mesma paixão do outro.”
(Leonardo Boff)

Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta...

‎"Um tesouro escondido, enterrado num campo, ninguém vê. Se alguém imagina que ali está, será preciso cavar muito, procurar aqui e ali, sem desanimar. Poderá levar muito tempo. Também o "reino dos céus" precisa ser procurado, não basta apenas ouvir falar dele. Deus desperta em nós o desejo de o encontrar. A partir daí será muito esforço, orar muito e ter muita teimosia."

Um tesouro escondido
A esposa [do Cântico] dos Cânticos diz [...] que se levantou do leito para procurar o seu Bem-Amado na cidade, mas em vão; depois de ter saído da cidade, encontrou Aquele que o seu coração amava (cf. Ct 3, 1-4). Jesus não quer que encontremos a Sua adorável presença no repouso: Ele esconde-Se. [...] Oh! Que melodia... para o meu coração é esse silêncio de Jesus. Ele faz-Se pobre para que possamos usar de caridade para com Ele; estende-nos a mão como um mendigo para que, no dia radioso do julgamento, quando Ele aparecer na Sua glória, possamos escutar as Suas doces palavras: «Vinde, benditos de Meu Pai! Recebei em herança o Reino que vos está preparado desde a criação do mundo. Porque tive fome e destes-Me de comer, tive sede e destes-Me de beber, era peregrino e recolhestes-Me, estava nu e destes-Me de vestir, adoeci e visitastes-Me, estive na prisão e fostes ter coMigo» (Mt 25, 34-36). Foi o próprio Jesus que pronunciou estas palavras, é Ele que quer o nosso amor, que o mendiga. Põe-Se, por assim dizer, à nossa mercê, não quer tomar nada sem Lho demos. [...]

Jesus é um tesouro escondido, um bem inestimável que poucas almas sabem encontrar, porque Ele está escondido e o mundo ama aquilo que brilha. Ah! Se Jesus Se tivesse querido mostrar a todas as almas com os Seus dons inefáveis, de certeza que não haveria nenhuma que O desdenhasse; mas Ele não quer que O amemos pelos Seus dons: Ele próprio é que deve ser a nossa recompensa.

Para encontrarmos uma coisa escondida, temos de nos esconder; a nossa vida deve, portanto, ser um mistério; é preciso assemelharmo-nos a Jesus, a Jesus diante de Quem se tapa o rosto (cf. Is 53,3). [...] Jesus ama-te com um amor tão grande que, se o visses, entrarias num êxtase de felicidade [...], mas não o vês e sofres com isso. Muito em breve Jesus «Se levantará para o julgamento, para salvar os humildes da terra» [Sl 76 (75),10].

“Filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem.
Isso mesmo!
Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado.
Perder? Como?
Não é nosso, recordam-se?
Foi apenas um empréstimo!"
José Saramago

Casa é uma construção de cimento e tijolos.
Lar é uma construção de valores e princípios.

Casa é o nosso abrigo das chuvas, do calor, do frio...
Lar é o abrigo do medo, da dor e da solidão.
...
Casa é o lugar onde as pessoas entram para dormir, usar o banheiro, comer. Onde temos pressa para sair e retardamos a hora de voltar.

O lar é o lugar onde os membros da família anseiam por estar nele, onde refazem suas energias, alimentam-se de afeto e encontram o conforto do acolhimento. É onde temos pressa de chegar e retardamos a hora de sair.

Numa casa criamos e alimentamos problemas.
O lar é o centro de resolução de problemas.

Numa casa moram pessoas que mal se cumprimentam e se suportam.
Num lar vivem companheiros que, mesmo na divergência, se apóiam e nas lutas se solidarizam.

Numa casa desdenha-se dos nossos valores.
No lar sonhamos juntos.

Numa casa há azedume e destrato.
Num lar sempre há lugar para a alegria.

Numa casa nascem muitas lágrimas.
Num lar plantam-se sorrisos.

A casa é um nó que oprime, sufoca...
O lar é um ninho que aconchega.

Se você ainda mora em uma casa, nós o (a) convidamos a transformá-la, com urgência, em um lar e que Jesus seja sempre o seu convidado especial.

‎"O que temer? Nada. A quem temer? Ninguém. Por quê? Porque aqueles que se unem a Deus obtém três grandes pervilégios: Onipotência sem poder, Embriaguez sem vinho e Vida sem morte."
(São Francisco de Assis)

Deus lhe deu um presente de 86.400 segundos hoje. Você usou um para dizer obrigado?

Quando você conseguir superar graves problemas de relacionamentos, não se detenha na lembrança dos momentos difíceis, mas na alegria de haver atravessado mais essa
prova em sua vida.

Quando sair de um longo tratamento de saúde, não pense no sofrimento que foi necessário enfrentar, mas na benção de Deus que
permitiu a cura.
...
Leve na sua memória, para o resto da vida, as coisas boas que surgiram nas dificuldades.
Elas serão uma prova de sua capacidade, e lhe darão confiança diante de qualquer obstáculo.

Uns queriam um emprego melhor;
outros, só um emprego.
Uns queriam uma refeição mais farta;
outros, só uma refeição.
Uns queriam uma vida mais amena;
outros, apenas viver.
Uns queriam pais mais esclarecidos;
outros, ter pais.

Uns queriam ter olhos claros; outros, enxergar.
Uns queriam ter voz bonita; outros, falar.
Uns queriam silêncio; outros, ouvir.
Uns queriam sapato novo; outros, ter pés.

Uns queriam um carro; outros, andar.
Uns queriam o supérfluo;
outros, apenas o necessário.
Há dois tipos de sabedoria:
a inferior e a superior.

A sabedoria inferior é dada pelo quanto uma pessoa sabe e a superior é dada pelo quanto ela tem consciência de que não sabe.
Tenha a sabedoria superior. Seja um eterno aprendiz na escola da vida.

A sabedoria superior tolera, a inferior julga;
a superior alivia, a inferior culpa;
a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!

BOA NOVA DO DIA
É preciso guardar no coração somente as coisas boas que nos acontecem e nos faz bem; e aprender a tirar dele as coisas velhas e ruins, para enchê-lo com a graça de Deus, fruto da procura e do esforço de cada um.
Precisamos aprender a acolher a graça de Deus em nossa vida!

OS 13 PASSOS PARA O BEM

1- Por mais que lhe falem da tristeza . . .
. . . prossiga sorrindo !
2- Por mais que lhe demonstrem rancor . . .
.... . . prossiga perdoando !
3- Por mais que lhe tragam decepções . . .
. . . prossiga confiando !
4- Por mais que lhe ameacem de fracasso . . .
. . . prossiga apostando na vitória !
5- Por mais que lhe apontem erros . . .
. . . prossiga com os seus acertos !
6- Por mais que discursem sobre a ingratidão . . .
. . . prossiga ajudando !
7- Por mais que noticiem a miséria . . .
. . . prossiga crendo na prosperidade !
8- Por mais que lhe mostrem destruições . . .
. . . prossiga na construção !
9- Por mais que acenem doenças . . .
. . . prossiga vibrando saúde !
10- Por mais que exibam ignorância . . .
. . . prossiga exercitando sua inteligência !
11- Por mais que o assustem com a velhice . . .
. . . prossiga sentindo-se jovem !
12- Por mais que plantem o mal . . .
. . . prossiga semeando o bem !
13- Por mais que contem mentiras . . .
. . . prossiga na sua verdade !
Por mais difícil que lhe pareçam
essas 13 tarefas . . .
. . . prossiga acreditando na capacidade que
Deus lhe deu para cumpri-las !

Acredito que assim estaremos fortificados e trilhando um caminho de luz e mirando as coisas do Alto!

Oração
Pai, que o meu agir não seja movido por um ativismo insensível à palavra de Jesus. Antes, seja toda a minha ação decorrência da escuta atenta desta palavra.
(Extraído do site das Irmãs Paulinas)



O modo como você pensa, é como você é!

Acredite em você!

Pois saiba que se tudo o que você vê é vitória e aprendizado, se tudo que você vê é esperança, alegria... fica mais fácil formar as suas próprias representações internas. Essas mesmas crenças interna que irão te favorecer e te ajudar criando o sucesso que você merece!

O modo como você pensa, é como você é! Lembre-se sempre dessa verdade, viu?

Há quem diga que as crenças especiais aí dentro de você surgiram antes de seus talentos. E surgiram mesmo, pois antes mesmo de você conseguir suas vitórias, você acreditou nelas, certo?

Talvez você tenha sido criado num ambiente bom onde havia uma poderosa fonte geradora de crenças positivas pra você. Que bom se foi assim! Mas o contrário é que é mais comum: nem sempre o ambiente, a família, as escolas, os amigos e o lugar tiveram tanta influência assim sobre os nossos pensamentos internos. Foi preciso estudar, ler, viajar, assistir filmes, observar pessoas.... Foi preciso sacrifícios. Enfim, um dos caminhos foi e é o conhecimento. Este sim pode nos influenciar e quebrar nossas crenças limitadoras.

Acredite sempre em você. Sempre! Seja seu parceiro, seu incentivador, seu camarada!

Vale a pena admitir que junto com cada pequeno sucesso vem o impulso que fortalece as nossas bases, as nossas crenças.

Talvez o grande segredo seja aprender a acreditar antes que os resultados ocorram. Quando você cria os resultados antecipadamente, quando você acredita que possa ser feito alguma coisa, qualquer coisa, torna-se uma profecia que se realiza por si só! E você já experimentou algo espetacular assim em sua vida!

Nunca mais permita que as suas crenças sejam criadas ao acaso. Você pode e deve controlar as suas crenças, seu pensamentos. Você pode e dever dirigir conscientemente a sua vida.

Escolha viver intensamente enquanto está por aqui, tá?

Solange Bernardino
Beato John Henry Newman (1801-1890), teólogo, fundador do Oratório em Inglaterra 
Sermões sobre os temas do dia, nº 6, «Fé e Experiência», 2.4 

«Sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja; e as portas do abismo nada poderão contra ela.»
Outrora, era uma fonte de perplexidade para quem crê, como lemos nos salmos e nos profetas, ver que os maus tinham êxito onde os servos de Deus pareciam fracassar. E o mesmo se passa ao tempo do Evangelho. E no entanto a Igreja possui este privilégio especial, que mais nenhuma outra religião tem, de saber que, tendo sido fundada aquando de primeira vinda de Cristo, não desaparecerá antes do Seu regresso.

Contudo, em cada geração, parece que sucumbe e que os seus inimigos triunfam. O combate entre a Igreja e o mundo tem isto de particular: parece sempre que o mundo a vence, mas é Ela que de facto ganha. Os seus inimigos triunfam constantemente, dizendo-a vencida; os seus membros perdem frequentemente a esperança. Mas a Igreja permanece. [...] Os reinos fundam-se e desmoronam; as nações espraiam-se e desaparecem; as dinastias começam e terminam; os príncipes nascem e morrem; as coligações, os partidos, as ligas, os ofícios, as corporações, as instituições, as filosofias, as seitas e as heresias fazem-se e desfazem-se. Elas têm o seu tempo, mais a Igreja é eterna. E contudo, no seu tempo, elas parecerem ter uma grande importância. [...]

Neste momento, muitas coisas põem a nossa fé à prova. Não vemos o futuro; não vemos que o que parece agora ter êxito não durará muito tempo. Hoje, vemos filosofias, seitas e clãs alastrarem, florescentes. A Igreja parece pobre e impotente. [...] Peçamos a Deus que nos instrua: temos necessidade de ser ensinados por Ele, estamos cegos. Quando as palavras de Cristo puseram os apóstolos à prova, eles pediram-Lhe: «Aumenta a nossa fé» (Lc 17.5). Procuremo-Lo com sinceridade: nós não nos conhecemos; temos necessidade da Sua graça. Qualquer que seja a perplexidade a que o mundo nos induza [...], procuremo-Lo com um espírito puro e sincero. Peçamos humildemente que nos mostre o que não compreendemos, que suavize o nosso coração quando ele se obstina, que nos dê a graça de O amarmos e de Lhe obedecermos fielmente na nossa procura.

Louvem ao Senhor, pois é bom cantar. O nosso Deus merece harmonioso louvor. Ele conta o número das estrelas e chama cada uma pelo nome. Cura os corações despedaçados e cuida de seus ferimentos. (Salmo 146-7: 4-3)

‎"Você já viu um campo de trigo em época de colheita? Observe que certas espigas são altas e viçosas, outras se curvam em direção à terra. Experimente colher as altas, mais vaidosas, e verá que são vazias. Se colher as que se curvam, as mais humildes, verá que estão carregadas de grãos. Daí você pode deduzir que a vaidade é vazia." (Padre Pio de Pietrelcina)

BOA NOVA DO DIA
“Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga.”
Tomar sua cruz significa ficar de pé, acolher à vida de braços abertos, estar disposto à caminhar e enfrentar o caminho da cruz, sabendo que Ele caminha no meio de nós. É Seguir Cristo para estarmos com Ele!

‎"Qual é o Deus que contemplamos?
Tornamo-nos o que amamos,
tornamo-nos o que olhamos:
Contemplar o Vivo é tornar-se vivo."
(Jean-Yves Leloup)

Um comentário sobre a leitura de hoje da Bíblia, do Livro dos Números 20,1-13: 
A rocha por si só não brota água, se não for da vontade de Deus. Porém, é preciso estar predisposto a isso para que, quando Deus precisar de nós, possamos jorrar água e poder então saciar a sede daqueles que Ele haverá de enviar à fonte.

‎"No capítulo 10 de São João, encontramos uma afirmação muito consoladora e, me parece, pouco explorada. “Vim trazer a vida em abundância” (Jo 10, 10). Entretanto, muitos não conseguem descobrir o segredo desta vida grandiosa e bela, que Jesus veio trazer. Daí a razão porque muitos não vivem e sim, vegetam. Arrastam-se pela vida, cheios de ódio, amargura e autopunição. 
Transformam o dom precioso da vida num verdadeiro inferno. Porque não crêem no infinito amor de Deus, não se amam, não se perdoam e, portanto, atraem para si todo o tipo de enfermidade. Vivem na maior confusão, desordem. Agridem-se e agridem, sem piedade, quem atravessar no seu caminho. Esquece-se que são obras-primas da mão do Criador."

Durante a era glacial, muitos animais morriam por causa do frio.

Os porcos-espinhos, percebendo esta situação, resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente.

Mas os espinhos de cada um feria os companheiros mais próximos, justamente os que forneciam calor.
E, por isso, tornaram a se afastar uns dos outros.
Voltaram a morrer congelados e precisavam fazer uma escolha:

Desapareceriam da face da Terra ou aceitavam os espinhos do semelhante.

Com sabedoria, decidiram voltar e ficar juntos.

Aprenderam assim a conviver com as pequenas feridas que uma relação muito próxima podia causar, já que o mais importante era o calor do outro.

Sobreviveram.

Assim, o melhor grupo não é aquele que reúne membros perfeitos, mas aquele onde cada um aceita os defeitos do outro e consegue perdão pelos próprios defeitos.

Comentário ao Evangelho do dia feito por :

São Boaventura (1221-1274), franciscano, Doutor da Igreja

Vida de S. Francisco, Legenda Major, cap. 13

«Se alguém quiser vir Comigo [...] tome a sua cruz e siga-Me»

Dois anos antes da sua morte, Francisco percebeu que depois de ter imitado a Cristo durante a vida, devia agora também imitá-Lo na Sua Paixão. Isto em nada o assustou, tanto mais que, transportado para Deus pelos desejos dum arrebatamento absolutamente seráfico e transformado pela compaixão n'Aquele que, «pelo amor imenso» (Ef 2,4), quis ser crucificado, enquanto rezava numa certa manhã na encosta da serra que se chama Monte Alverne, por alturas da Festa da Exaltação da Santa Cruz, viu descer do céu um serafim com seis asas resplandecentes como lume. De uma assentada chegou perto do homem de Deus, e uma pessoa apareceu então por entre as suas asas: era alguém crucificado, com os braços e as pernas estendidos e pregados a uma cruz.

Esta visão mergulhou Francisco no mais profundo assombro, uma vez que no seu coração se misturavam a tristeza e a alegria. Rejubilava com o olhar benevolente com o qual se viu estimado por Cristo na figura dum serafim, mas aquela crucifixão trespassava a sua alma de dor e de compaixão como uma espada (Lc 2,35). Desse modo, essa visão maravilhosa mergulhou-o na mais alta perplexidade, até porque sabia que um ser imortal como um serafim não podia de maneira alguma suportar os sofrimentos da Paixão. Por fim, graças à luz do Céu, compreendeu por que razão a divina Providência lhe enviara uma visão assim: não era pelos martírios do corpo que devia transformar-se na figura de Cristo crucificado, mas através do amor que incendeia a alma.

A inesgotável diversidade do ser humano o faz belo em todas as suas manifestações e único no Universo de Deus.

Não te deixes vencer pelo mal, mas triunfa o mal com o bem.
Rom 12 , 23.

Ninguém é tão pobre que não tenha nada a oferecer, da mesma forma que ninguém é tao rico que não tenha nada a receber!

‎"Aceite sua humanidade;
Você está autorizado a tropeçar.
Aceite sua divindade; 
o Deus que está dentro de Você 
lhe dá forças para levantar-se novamente."
(Lisa Engelhardt)

BOA NOVA DO DIA
Em uma sociedade em que prevalecem preconceitos e intolerâncias, onde as pessoas não se misturam e são classificadas pela aparência, Jesus queria e quer abrir o coração de quem se julga grande, santo, puro e importante. Ensina o modo de ser Deus, que vem até nós de um jeito simples e plenamente humano. Acolhe quem não tem poder e nem saber, nem lugar de destaque na convivência social, mas como um Pai amoroso de todos, não apenas de alguns privilegiados. Faz nos sentir que podemos tocá-Lo e sermos tocados por Ele também e assim enxergar além das aparências a verdadeira vida que quer para cada um de nós.

todos temos pedra no caminho,mas com fé temos como tira-las

“Nos últimos tempos, tenho tido a sensação de que o ser humano – com medo dos próprios sentimentos e para não se arriscar a expor a sua própria fragilidade – torna-se aquele fazedor de tarefas sem muito envolvimento ou compromisso com o que faz. (Graça Medeiros)

Glória a Deus no mais alto dos céus, e na terra paz aos homens por ele amados. Lc 2,14

remover toda a obscuridade e que possamos contemplar em Jesus o admirável sentido da Lei, como aquele que disse: «Abri os meus olhos para que possa contemplar as maravilhas da Vossa Lei» (Sl 118,18).

O Amor é a Janela para a Transcendência...

Rachel Abdalla

03/08/2011 – 4ª-feira –  Mateus 15,21-28

 

“Mulher, grande é a tua fé!”

 

O que é ter fé?

Segundo Houaiss fé é crença (no sentido religioso); no catolicismo, a primeira das três virtudes teologais; confiança absoluta (em alguém ou em algo).

Para os cristãos, ter fé e acreditar plenamente em Jesus Cristo, o Filho de Deus, assim como a mulher Cananéia que pede desesperadamente a Ele, a cura de sua filha doente. E esta confiança absoluta de que Jesus tem poder para curar, surte efeito e a criança é curada. E Jesus se admira com a fé de uma mulher pagã!

Aqueles que dizem não ter fé, não têm esperança e vivem sem rumo, perdidos, inseguros de certa forma porque confiam apenas nos homens.

Deus prova a cada instante da vida que está presente, que tem poder, que transcende o entendimento e que é mistério insondável.

Nós não podemos alcançá-Lo, mas podemos estar próximos d’Ele na oração e, na condição de filhos, criados à Sua imagem e semelhança, O temos dentro de nós no sopro da vida.

Ter fé é poder respirar o ar que Deus constantemente sopra sobre cada um possibilitando a vida, para que conscientes reconheçamos o Seu poder na pessoa de seu Filho Jesus entre os homens. Aquele que somente através da fé pode realizar os milagres.

 

Rachel Abdalla


BOA NOVA DO DIA
A universalidade do Reino de Deus não tem fronteiras, a graça divina é aberta à todos os que em sua confiante e humilde fé buscam à vida e os seus direitos. Todos os que buscam se libertar de toda e qualquer opressão, submissão, ameaças, dominação e escravidão.
Quando a fé é verdadeira nunca é passiva, ao contrário liberta-nos da passividade, possibilitando sonhar com uma vida melhor!
“Grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!” (MT 15,28)

Acalme seus pensamentos e silencie a voz interior só pra ver o que acontece

Comece bem o dia, ouvindo mais o que vem de lá de dentro seu coração!

Há uma voz que está gritando e pedindo pra você não mais lamentar da vida. Uma voz que pede pra você mostrar aos outros o lado bom da existência. Será que tem muita gente precisando do seu ânimo, do seu exemplo, da sua esperança, das suas palavras de incentivo e de encorajamento? Então, vamos!

Quer saber como você pode trazer o céu para a terra? Talvez seja tão simples. Talvez seja apenas viver. Apenas perceber e aceitar Deus guiando a sua vida e mostrando o caminho! Talvez seja necessário somente ter consciência Dele! Talvez esteja na hora de sentir que você é filho Dele!

Como é bom saber que podemos sim encontrar todas as instruções de uso e de funcionamento dentro da gente mesmo! Nosso manual de instrução veio junto com a merdadoria! rs É melhor descobrir logo que você é muito amado, muito poderoso, viu? Afinal, se você é filho de Deus, com toda certeza ele não perderia o seu tempo fazendo uma porcaria, né?

Siga as suas intuições! Observe mais atentamente as coisas à sua volta. Não haverá nenhum momento tedioso se Deus estiver guiando e dirigindo sua vida, viu? Se estiver se sentindo assim, cheio de tédio, é porque o espaço que você reservou a Ele está muito pequeno, ok?

As respostas pra todas as suas questões, todas, estão bem aí dentro do seu coração. Mas é preciso que você esteja consciente da Sua Presença. Vivendo com Ele você estará criando um novo céu e a nova terra, tá?

Acalme seus pensamentos e silencie a voz interior só pra ver o que acontece! Faça parar um pouco a sua matraca interior!

Bom Dia! Bom divertimento! Que Deus te abençoe!

"Pare o que estiver fazendo de vez em quando, simplesmente para respirar e olhar a sua volta"

Mensagem de Luis Carlos Mazzini


PARA SER FELIZ
Marcial Salaverry

É preciso obstáculos enfrentar,
pois se pedras encontrar,
não se pode desistir de andar...
Há que se entender,
que não se pode esmorecer,
por barreiras que se tenha que vencer...
Se nos sentirmos amarrados,
os nós precisam ser desatados,
para não sermos derrotados...
E quando vem a vontade de desistir,
é preciso insistir,
mostrar que se sabe reagir...
A distância a ser percorrida,
é coisa da vida,
que precisa ser vencida...
Ao sentir que está cansado,
não se pode ficar desanimado,
olhe para a frente, e sinta-se animado...
Não se pode ter medo de perder,
pois isso impedirá de vencer...
É preciso saber amar,
quando o amor encontrar...
Vamos nosso presente bem viver,
para esse real presente merecer,
que é essa vida que temos para viver...

Rachel L. Abdalla

01/08/2011 – 2ª-feira –  Mateus 5,13-19

“Vós sois a luz do mundo.”

 

Ninguém, por melhor que seja, tem luz própria. Ou reflete opacamente a luz de outro, ou não tem brilho.

Só é possível refletir sem ofuscar, a Luz que brota de dentro do coração e que provém do Amor. E esta luz que brilha em cada homem e mulher de boa vontade só é proveniente da verdadeira Luz que é Jesus.

Muitas vezes percebemos que, por inveja, infelizmente, o mal tenta apagar o brilho que emana dos escolhidos de Deus na intenção de prejudicá-los, mas ao final, essa luz que tenta roubar não ilumina o caminho, mas ofusca a visão.  

Jesus diz que devemos ser a luz do mundo que precisa brilhar para todos, em todos os lugares!

Ser luz no mundo é dar testemunho do amor.

... é levar a paz onde estiver.

... é seguir a Cristo.

... é anunciar a Boa Nova.

... é se fazer discípulo.

... é manifestar o bem.

... é se entregar à missão.

... é ter sabedoria.

... é dizer sim a todo instante para Deus.

... é saborear cada minuto como se fosse o último, cada pessoa como se fosse a única, cada encontro como se fosse o melhor.

Ser luz, enfim, é refletir na vida tudo isso, sem medo de errar porque reflete apenas a Luz de Jesus que está à frente, no Caminho.

Essa é a luz que deve brilhar em você e ser refletida!


BOA NOVA DO DIA
O desconhecido provoca medo e paralisa, impede de sermos nós mesmos, isto é sermos verdadeiramente humanos e de reconhecer a que fomos chamados. É preciso arriscar! Ter a coragem de andar destemidamente sobre o mar, sobre as águas desconhecidas da vida e sermos capazes de ir ao encontro de nós mesmos, do outro e do Grande Outro: Deus! É caminhando nessa direção que ultrapassamos nossos medos e fragilidades.

Senhor, afastai de nós os obstáculos no caminho de vossa paz: a inveja, o medo da morte e esquecimento de vossa presença, religando todos os seres. Fortalecei em nós os dinamismos do amor, da colaboração e da acolhida para que possa desabrochar em nós a paz duradoura. Amém. (L. Boff)

Oração da caminhada

Senhor!
Ao iniciar esta jornada, peço a tua proteção.
Volta teus olhos para o caminho que ora vou trilhar, estendendo a tua proteção sobre todos os meus passos.
Ilumina a minha estrada, pois sempre que estás comigo, sou forte e capaz de suportar as lições que me destinas.
Orienta as decisões que deverei tomar.
Acompanha-me e certifica-me de que estarei indo ao encontro das minhas melhores opções.
Faz com que minha jornada tenha sucesso, Senhor.
Livra-me dos perigos, dos acidentes e de qualquer situação que me impeça de construir a minha felicidade.
Dai-me forças para superar os obstáculos e os perigos que Sua sabedoria me impõe para lapidação do meu ser.
Governa as minhas ações e o comportamento daqueles que podem influenciar o meu destino.
Dirige a tua luz divina para este filho teu que ora com fervor e é motivado pelo teu amor. E também para todos aqueles que Te são fiéis no amor. 
Mas, Senhor, não deixe de dirigir tua luz também aos irmãos desgarrados, para que experimentem a Sua divina misericórdia!
Que assim seja, para sempre.
Amém!!!

Pérolas

Pérolas são produto da dor, resultado da entrada de uma substância estranha ou indesejável no interior da ostra, como um parasita ou um grão de areia.

A parte interna da concha de uma ostra é uma substância lustrosa chamada nácar.

Quando um grão de areia penetra, as células do nácar começam a trabalhar e cobrem o grão de areia com camadas e mais camadas para proteger o corpo indefeso da ostra.

Como resultado, uma linda pérola é formada.

Uma ostra que não foi ferida, de algum modo, não produz pérolas, pois a pérola é uma ferida cicatrizada.

Você já se sentiu ferido pelas palavras rudes de um amigo? 

Já foi acusado de ter dito coisas que não disse?

Suas idéias e atitudes já foram rejeitadas ou mal interpretadas ?

Então produza uma pérola... 

Cubra suas mágoas e as rejeições sofridas com camadas e camadas de amor...

“A VERDADEIRA HISTÓRIA DA MULHER”
Conta uma lenda que no principio do mundo, quando Deus decidiu criar a mulher, viu que tinha esgotado todos os materiais sólidos no homem e não tinha mais do que dispor. 
Diante deste dilema e depois de uma profunda meditação, fez o seguinte:
Pegou a forma arredondada da lua, as suaves curvas das ondas, a terna aderência das bromélias, o tremulo movimento das folhas, a forma esbelta da palmeira, a nuance delicada das flores, o amoroso olhar do cervo, a alegria do raio de sol e as gotas do choro das nuvens, a inconstância do vento, a fidelidade do cão, a timidez da tartaruga, a vaidade do pavão, a suavidade da pena do cisne, a dureza do diamante, a doçura da pomba, a crueldade do tigre, o ardor do fogo, e a frieza da neve.
Misturou ingredientes tão diferentes, formou a mulher e deu ao homem.
Depois de uma semana veio o homem e lhe disse:
- Senhor, a criatura que você me deu faz desgostoso:
- quer toda minha atenção,
- nunca me deixa sozinho,
- fala sem parar,
- chora sem motivo,
- se diverte em me fazer sofrer
- e venho devolvê-la porque NÃO POSSO VIVER COM ELA.
“- Esta bem”, respondeu Deus e pegou a mulher. 
Passou-se outra semana, o homem voltou e lhe disse:
- Senhor, me encontro muito sozinho desde que eu devolvi a criatura que fizeste para mim, ela cantava e brincava ao meu lado, olhava-me com ternura e o seu olhar era uma carícia, ria e seu riso era música, era bonita de se ver e suave ao tato.
- Peço-a de volta, pois NÃO POSSO VIVER SEM ELA.
Cuida-te quando fazes chorar uma mulher, pois Deus conta as suas lágrimas. A mulher foi feita da costela do homem, não dos pés para ser pisada, nem da cabeça para ser superior, mas sim do lado para ser igual, debaixo do braço para ser protegida e do lado do coração para ser AMADA.

Paz e bem a todos.

Um exercício de reflexão para este belo sábado...

... Por favor, reflitam sobre uma seguinte questão, citada no livro "O Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint-Exupéry, num debate, descrito na p. 40, entre o "monarca universal" e o "Pequeno Príncipe": "[...] Se eu ("monarca universal") ordenasse a meu general voar de uma flor a outra como borboleta, ou escrever uma tragédia, ou transformar-se em gaivota, e o general não executasse a ordem recebida, quem - ele ou eu - estaria errado?".
Reflitam sobre quem estaria errado, postem suas próprias conclusões fundamentando-as com argumentações próprias. Na sequência postarei a resposta e a argumentação do relato e meu posicionamento.

Fraternal abraço.

‎"Quero laços com pessoas que me fazem bem,
que sabem de ternuras,
que entendem de amor e de perdão.
Porque se a vida é curta
que a gente faça uma eternidade de delicadezas lhe caber."
(Cora Coralina)

BOA NOVA DO DIA
O bem e o mal sempre estarão presentes no mundo. A linha que separa um do outro não passa entre uma pessoa e outra, mas dentro do coração de cada pessoa. Em cada um de nós existe o bem e o mal. Quando não admitimos esse lado obscuro, nos tornamos duros e intolerantes com a gente mesmo e com os outros também. Mas Deus espera pacientemente o momento oportuno de nos livrarmos do mal. Não respondendo o mal com o mal, mas o mal com o bem, com o perdão e o amor.
O Reino do Bem está dentro de cada um de nós!

‎''Cada pessoa que passa em nossa vida é única. Sempre deixa um pouco de si e leva um pouco de nós. Esta é a maior responsabilidade de nossa vida, a prova de que duas almas não se encontram por acaso.''

Bom Dia!!!!!!
"Para amar os outros é preciso que antes você ame a si mesmo."

18/07/2011 – 2ª-feira –  Mateus 12, 38-42    “Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti.”   Você costuma notar os sinais que a vida lhe apresenta? Assim como os sinais de trânsito precisam ser respeitados, os sinais de Deus na vida precisam ser pelo menos notados, para que sejam também obedecidos. Algumas pessoas têm mais facilidade em perceber, ouvir e compreender os pequenos e sutis recados que são enviados continuamente, diariamente, aos seus ouvidos, para o coração ou em pensamentos. São sopros de Deus, toques sutis, um alô sem forçar a barra. Sua intenção é apenas cuidar, zelar e proteger, mas sem invadir a privacidade ou as escolhas. É preciso também interpretar os sinais, porque Deus nos fala através do outro: no olhar de um pai, nas palavras da mãe, no silêncio do filho, numa mão estendida. Um clamor da terra e um choro do céu são também sinais, assim como, ganhar uma flor ou levar um susto. Crianças nascem, pessoas se vão, amigos decepcionam, amigos voltam, os filhos casam, as casas se esvaziam e depois voltam a encher de gente pequena, de novos parentes, enfim, tudo isso é também sinal de Deus que se faz presente no vai e vem da vida. Um sininho tocou? É um recado de Deus! Esteja atento: Ele quer lhe falar!    Rachel Abdalla

Bom Dia!!!!
"Nenhuma lágrima é derramada sem que Deus não saíba. Não há sorriso que Ele não perceba."

‎"Cada novo amanhecer 
é a possibilidade de Deus criar algo novo em nós, 
dando prosseguimento ao seu projeto, 
até que sua obra seja completa..."

Bem aventurados aqueles que são brandos e pacíficos

ESFORÇO
Realmente não é fácil manter
a calma, quando te ofendem;
a compreensão, quando te atacam;
a paciência, quando te alfinetam;
o equilíbrio, quando te afligem;
a moderação, quando te instigam;
a brandura, quando te hostilizam;
a paz, quando te agridem;
a mansidão, quando te provocam;
a benevolência, quando desacatam;
a gentliza, quando te ironizam;
a humildade, quando te oprimem;
o silêncio, quando te injuriam;
a harmonia, quando te ameaçam.
Não há dúvida de que é difícil sustentar, durante todo o tempo,
a afabilidade e a mansuetude, quando ainda te sentes imperfeito
e frágil, cercado de maldades e abusos. Contudo, o que faz a
diferença é teu esforço na transformação moral.
(Vivendo o Evangelho - Vol.1
André Luiz, psicografia de Antônio Baduy Filho)

‎"Não é o que você faz, mas quanto amor você dedica no que faz que realmente importa."

19/07/2011 – 3ª-feira – Mateus 12, 46-50   “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo.”   Muitas pessoas sentem dificuldades em se relacionar com o outro, em se comunicar, em expressar-se. Não raras vezes, isso acontece dentro da própria família, com os pais que não acompanham os filhos, irmãos que sentem ciúmes, filhos que disputam autoridade, enfim, tudo fica muito confuso e provoca sentimentos muito ruins. A família deve ser o porto seguro, onde descarregamos a âncora da vida, na certeza de que seremos acolhidos e que vamos também acolher. Num ambiente onde existe fraternidade, existe também amor e partilha e, em contrapartida é possível segurar a barra de um que se altera, dar o ombro ao outro que sofre, estender a mão àquele que tropeça e por no colo o mais frágil. Numa família a gente dá, a gente recebe, a gente troca... tudo é possível, até lavar a roupa suja, o que é muito importante acontecer com respeito e amizade. Jesus ama a todos os seus, e diz que sua família são todos aqueles que fazem a vontade do seu Pai, que está nos céus. Nós fazemos parte dessa família de Jesus e Ele deve também fazer parte da nossa família, porque onde Ele está, Ele leva a paz, o amor, a esperança e a caridade, as principais virtudes que devem existir dentro dela. Você se lembra d’Ele quando está entre os seus?    Rachel Abdalla

‎"Dois homens olharam através das grades da prisão;
um viu a lama, o outro as estrelas."

Nossos olhos enxergam aquilo que está no coração...

‎'Deus que está tão alto e tão perto, tão escondido e tão presente, que não tem membros maiores e menores e que existe todo em toda parte, mesmo não possuindo uma forma corpórea, fez à sua imagem o homem que, da cabeça aos pés, está contido num determinado espaço.' 
'Sto Agostinho'

Um açougueiro estava em sua loja e ficou surpreso quando um cachorro entrou.
Ele espantou o cachorro, mas logo o cãozinho voltou. Novamente ele tentou espantá-lo, foi quando viu que o animal trazia um bilhete na boca.
Ele pegou o bilhete e leu:
- "Pode me mandar 12 salsichas e uma perna de carneiro, por favor.
Assinado:..."
Ele olhou e viu que dentro da boca do cachorro havia uma nota de 50 Reais.
Então ele pegou o dinheiro, separou as salsichas e a perna de carneiro, colocou numa embalagem plástica, junto com o troco, e pôs na boca do cachorro.
O açougueiro ficou impressionado e como já era mesmo hora de fechar o açougue, ele decidiu seguir o animal.
O cachorro desceu a rua, quando chegou ao cruzamento deixou a bolsa no chão, pulou e apertou o botão para fechar o sinal. 

Esperou pacientemente com o saco na boca até que o sinal fechasse e ele pudesse atravessar a rua.
O açougueiro e o cão foram caminhando pela rua, até que o cão parou em uma casa e pôs as compras na calçada. 
Então, voltou um pouco, correu e se atirou contra a porta. Tornou a fazer isso. 

Ninguém respondeu na casa.

Então, o cachorro circundou a casa, pulou um muro baixo, foi até a janela e começou a bater com a cabeça no vidro várias vezes. 

Depois disso, caminhou de volta para a porta, e foi quando alguém abriu a porta e começou a bater no cachorro.
O açougueiro correu até esta pessoa e o impediu, dizendo:
Por Deus do céu, o que você está fazendo? O seu cão é um gênio!"
A pessoa respondeu:

- "Um gênio? Esta já é a segunda vez esta semana que este estúpido ESQUECE a chave!!!"

Moral da História:
"Você pode continuar excedendo às expectativas, mas para os olhos de alguns, você estará sempre abaixo do esperado"

Se algum dia alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se:

Amadores construíram a Arca de Noé e, profissionais o Titanic.

BOA NOVA DO DIA
Quando a incredulidade humana pede sinais visíveis e grandiosos é porque ainda não se chegou à fé. Jesus é o sinal maior, mas não foi suficiente para despertar a fé em muitos, e não aceita que as pessoas se entreguem a ele somente pelos sinais que podem ser observados e comprovados. O importante é a adesão à pessoa que fez o sinal e não ao sinal em si, por isso Jesus coloca a criança como modelo de acolhimento, para receber o Reino de Deus, porque tem a inocência de acreditar que Deus é o “Papai do Céu”, que cuida de todos nós porque nos ama com amor incondicional.

QUANTAS PESSOAS BUSCAM O CEU MORREM SEM ACHAR POIS O CEU ESTA DENTRO DE NOS

Um velho avô disse a seu neto, que veio a ele com raiva de um amigo que lhe havia feito uma injustiça:

— Deixe-me contar-lhe uma história. Eu mesmo, algumas vezes, senti grande ódio daqueles que aprontaram tanto, sem qualquer arrependimento daquilo que fizeram. Todavia, o ódio corrói você, mas não fere seu inimigo. É o mesmo que tomar veneno, desejando que seu inimigo morra. Lutei muitas vezes contra estes sentimentos.

E ele continuou: 

— É como se existissem dois lobos dentro de mim. Um deles é bom e não magoa. Ele vive em harmonia com todos ao redor dele e não se ofende quando não se teve intenção de ofender. Ele só lutará quando for certo fazer isto, e da maneira correta. Mas o outro lobo, este é cheio de raiva. Mesmo as pequeninas coisas o lançam num ataque de ira! Ele briga com todos, o tempo todo, sem qualquer motivo. Ele não pode pensar porque sua raiva e seu ódio são muito grandes. É uma raiva inútil, pois não irá mudar coisa nenhuma. Algumas vezes é difícil de conviver com estes dois lobos dentro de mim, pois ambos tentam dominar meu espírito.

O garoto olhou intensamente nos olhos de seu avô e perguntou:

— Qual deles vence, vovô?

O avô sorriu e respondeu baixinho:

— Aquele que eu alimento mais freqüentemente.

‎"Um dos meus anseios 
de chegar ao infinito
é a esperança de que,
ao menos lá,
as paralelas se encontrem..."
(D. Hélder Câmara)

Bom Dia!!!!
"As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas mas seu eco é infindável." (Madre Teresa de Calcutá)

JESUS DOBROU O LENÇO?
LENÇO DOBRADO (João 20:7) 

Vc sabe por que Jesus dobrou o lenço que cobria sua cabeça no sepulcro depois de sua ressurreição? 

João 20:7 - Nos diz que o lenço que fora colocado sobre a face de Jesus, não foi apenas deixado de lado, como os lençóis no túmulo.

A Bíblia reserva um versículo inteiro para nos dizer que o lenço foi dobrado cuidadosamente e colocado na cabeceira do túmulo de pedra.

"Bem cedo, na manhã de domingo, Maria Madalena foi à tumba e descobriu que a pedra da entrada havia sido removida.
Ela correu ao encontro de Simão Pedro e outro discípulo... aquele que Jesus tanto amara {João} 
e disse:
- "Tiraram o corpo do Senhor e eu não sei para onde o levaram."
Pedro e o outro discípulo correram ao túmulo para ver...
O outro discípulo passou à frente de Pedro e lá chegou primeiro.
Ele parou e observou os lençóis, mas ele não entrou no túmulo. 
Simão Pedro chegou e entrou. Ele também notou os lençóis ali deixados, enquanto que o lenço que cobrira a face de Jesus estava dobrado, e colocado do outro lado".

Isto é importante? Definitivamente sim! Isto é significante? Certamente que sim!

Para poder entender a significância do lenço dobrado se faz necessário que entendamos um pouco a respeito da tradição Hebraica daquela época.
O lenço dobrado tem a ver com o Amo e o Servo, e todo menino judeu conhecia essa tradição.
Quando o Servo colocava a mesa de jantar para o seu Amo, ele buscava ter certeza em fazê-lo exatamente da maneira que seu Amo queria. A mesa era colocada perfeitamente, e o Servo esperava, fora da visão do Amo, até que o mesmo terminasse a refeição.
O Servo não podia se atrever nunca a tocar na mesa antes que o Amo tivesse terminado a sua refeição.
Diz a tradição que: ao terminar a refeição, o Amo se levantava, limpava os dedos, a boca e sua barba, embolava o lenço e o jogava sobre a mesa. 
Naquele tempo o lenço embolado queria dizer: "Eu terminei".

No entanto, se o Amo se levantasse e deixasse o lenço dobrado ao lado do prato, o Servo jamais ousaria tocar na mesa porque, o lenço dobrado queria dizer: 
"Eu voltarei!"

BOA NOVA DO DIA
Criar laços de amor e fraternidade para além dos vínculos familiares, esse é o pedido de Jesus à todas as famílias: que se abram ao acolhimento e a convivência na comunidade, como modo de expressar o amor de Deus, no amor ao próximo. “Esta é a vontade de meu Pai que está nos Céus!”

Gostaria de compartilhar uma coisa que descobri há pouco tempo. Quando fui para Israel, mais precisamente na Galiléia, estive num campo de trigo. Após muito observá-lo, percebi que esse campo tinha umas plantas diferentes do trigo, ou seja... o tal do " joio". Mas só percebi isso porque o trigo estava maduro, pronto para a colheita. Aquilo ficou na minha cabeça, e quando voltei pro Brasil, resolvi pesquisar, e para minha surpresa descobri dados técnicos e científicos à respeito desta Parábola.....do Joio e do Trigo....."O Reino dos Céus, disse o Cristo, é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo. Mas, enquanto os servos dormiam, veio um inimigo dele, semeou joio no meio do trigo e retirou-se. Quando a erva cresceu e deu fruto, então apareceu também o joio. Chegando os servos do dono do campo, disseram-lhe: - Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde, pois, vem o joio? E ele lhes disse: - O homem inimigo é que fez isso. Os servos continuaram: - Queres, então, que o arranquemos? Não, respondeu ele, para que não suceda que, tirando o joio, arranqueis com ele também o trigo. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e no tempo da ceifa direi aos ceifeiros: -Ajuntai primeiro o joio e atai-o em feixes para o queimar; mas o trigo recolham no meu celeiro" (Mateus, 13:24-30). 
Nas minhas pesquisas descobri que não percebemos a diferença entre o trigo e o joio no início, pois só o percebemos quando estão próximos da colheita. Como....? Porque.... ? Aí é que está o grande negócio. 
O joio quando verde permanece muito semelhante ao trigo, não se pode distinguí-los. Porém perto da hora da colheita vemos um trigo amadurecido, cor de palha que fica pesado com seus frutos (grãos), lindos e grãos perfeitos que se curvam. 
Enquanto o joio mesmo na época da colheita permanece verde, com grãos gorduchos e bolotas enrrugadas e feias, ou seja , muito diferente da aparência do TRIGO balançando ao sabor vento, mas por estar pesado cheio de frutos se curva a ação da natureza. 
Daí que veio essa Parábola, numa profunda observação do Mestre Jesus. Que hoje partilho com vcs. O trigo somos nós, que quando estamos amadurecidos, fortificados pela Palavra, convertidos pela fé, damos frutos, porém PERMANECEMOS CURVADOS ao Senhor, em sinal de humildade, obediência. Enquanto o joio na sua soberba e orgulho, cheio de si..... permanece verde, de pé, pois não reconhece a mão de Deus na sua semeadura, portanto após esse estágio fica fácil a distinção para a colheita. Colhe-se o trigo guarda no celeiro, e arranca o joio e joga fora. Achei isso muito interessante e resolvi postar pois vi isso na prática num campo da Galiléia, bem próximo ao um restaurante na estrada a caminho da casa de Pedro (apóstolo).

Jesus, ensinai-me,
A ser generoso,
A amar a todos,
A perdoar as ofensas,
A dar aos outros
Sem nada pedir para mim,
Ensinai-me a sorrir,
A ser sempre alegre,
Também no sofrimento,
A ser obediente,
Educado nas palavras,
Puro nos pensamentos,
Esforçado no trabalho,
Sempre e em tudo,
Um bom filho de Deus.

‎"Calorias são pequenos vermes inescrupulosos que vivem nos guarda-roupas, e que a noite ficam costurando e apertando as roupas das pessoas."

‎''OS MELHORES AMIGOS OUVEM O QUE VOCÊ NÃO DIZ...''

“A missão do ser humano reside em poder captar os mil ecos que vêm dessa grande voz que reboa de ponta a ponta do universo E que vibra em cada ser.
Cabe-nos unir nossa voz a esse eco universal; Somos chamados a ser sinfônicos
e venerar o maestro dessa imensa orquestra cósmica, Deus, vivificador e atrator de todas as coisas para o seu seio paternal e maternal”.
(Leonardo Boff)

BOA NOVA DO DIA
A semente da Palavra tem um poder de vida em potencial, mas também tem o poder de perder-se com facilidade. Jesus é essa Palavra de vida e poder, que quando acolhida é capaz de transformar mentes e corações. Precisamos cuidar da Palavra que ouvimos, mas também cuidado com a Palavra que pronunciamos. Quem vive pela fé na Palavra precisa dar frutos para todos, o tempo todo; isto é empenhar-se na construção de um mundo novo, conforme a vontade de Deus.

“Bons amigos são aqueles que nos instruem na fé, 
empenham-se conosco para aprofundar nossa prática e estudo,
e trabalham em harmonia conosco para o avanço da Paz...”
(Nitiren Daishonin)
FELIZ DIA DO AMIGO A TOD@S!!!!!!!!!!

Bom Dia!!!!
"Quando um amigo tem um problema, não o deixe perguntando se tem algo que você possa fazer. Pense em algo e faça."
Feliz dia do Amigo a todos(as).....

Amigos são aqueles que desafiaram a genética para fazerem parte da nossa família.

20/07/2011 – 4ª-feira –  Mateus 13,1-9   “O semeador saiu para semear.”   O semeador que Jesus conta na parábola não escolhe o terreno para semear. As sementes simplesmente caem de suas mãos assim como saem as palavras de nossa boca e os gestos de nossas mãos. Fazemos isso em todo tempo, em qualquer lugar e assim, sem perceber, estamos semeando, assim como Deus semeia constantemente o seu amor no coração dos homens. Pena que nem sempre o coração está preparado como um terreno fértil para receber as sementes. Às vezes, ela cai à beira do caminho, num coração cativado pelo mundo e, por isso, está fechado para as belezas daquilo que transcende. Ali, a semente se perde e o amor não penetra. Outras vezes o coração está como um terreno pedregoso, que são os momentos de sofrimentos e preocupações da vida, e a semente que cai ali, como não encontra um solo fortalecido pela fé e propício para criar raízes, o amor até tenta sobreviver nos momentos de busca, mas logo esmorece e é vencido pelo desânimo. Outras vezes a semente cai num coração que está como um terreno cheio de espinhos, incertezas e ilusões, e mesmo com esperança de poder germinar, o amor é abafado pelas preocupações do mundo e pela ilusão das riquezas, e não sobrevive. Porém, quando a semente cai num coração aberto e sedento, cheio de fé e esperança, ela então morre para renascer, crescer e dar muitos e belos frutos. Oxalá nosso coração esteja sempre preparado para receber constantemente o amor que renova e gera nova vida, para então, também podermos semear esse mesmo amor por onde passamos!   Rachel Abdalla

“Missão é partir, caminhar, deixar tudo, sair de si. Quebrar a crosta do egoísmo que nos fecha no nosso Eu. É parar de dar volta ao redor de nós mesmos. como se fôssemos o centro do mundo e da vida. É não deixar-se bloquear nos problemas do pequeno mundo a que pertencemos: a humanidade é muito maior. Missão é sempre partir, mas não devorar quilômetros. É sobretudo abrir-se aos outros como irmãos, descobri-los e encontrá-los. E, se, para encontrá-los e amá-los, é preciso atravessar os mares e voar lá nos céus, então, missão é partir até os confins do mundo.” (Dom Hélder Câmara)

BOA NOVA são as coisas boas que guardamos dentro de nós. Por acreditar que a cada novo amanhecer Deus cria algo novo em nós. Podemo-nos tornar uma pessoa mais humana, mais acolhedora, mais terna e fraterna, mais compassiva e serena... e assim, capazes de construir um mundo melhor. É por essas e outras que seremos “BOA NOVA” uns para os outros.

BOA NOVA DO DIA
Para que possamos penetrar nos mistérios do Reino dos Céus é preciso que estejamos com a mente e o coração abertos, livres de perturbações inúteis, atentos e sensíveis para ver, ouvir e compreender o que se passa ao nosso redor, e assim, assumi-lo conscientemente, porque a nós foi dada essa oportunidade.

Olhei para as flores daquele Jardim e me lembrei de Jesus falando aos antigos: “(LC 12:27) “Olhai os lírios no campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles.”, e mais uma vez senti que Deus queria falar comigo.

 21/07/2011 – 5ª-feira – Mateus 13,10-17 “Felizes sois vós, porque vossos olhos vêem e vossos ouvidos ouvem.”   Você é capaz de ver e ouvir uma verdade? Sabe reconhecê-la e não fugir dela? Fala a verdade sempre? Pois é! Muitos se escondem da verdade e vivem na obscuridade da vida, tentando refugiar-se na escuridão da mentira. Sim, na escuridão, porque a mentira vive longe da luz, nas trevas e em tudo o que é amargo. Ela tem medo de ser revelada, desmascarada e, por isso, se esconde.  Somente quem fala a verdade vive de modo transparente e permite que tudo esteja exposto, claro, límpido... possível e passível de ser visto e ouvido, sem temor. Quem mente, ao contrário, carrega o fardo do erro, da vergonha, da tristeza, e fica surdo e cego. Sente-se perseguido e com medo de ser denunciado, e isso acontece porque, quando mentimos, escondemos Jesus que é a Verdade que precisa ser anunciada. Jesus disse que são felizes os que vêem e ouvem a verdade que ele anuncia. Abramos constantemente os nossos olhos e nossos ouvidos para a Verdade, assim estaremos sempre presentes na Luz e com Jesus! Lembre-se que a verdade e a luz moram no mesmo lugar, uma ilumina e a outra esclarece.   Rachel Abdalla
Comments