A ordem Carnivora é um grupo diversificado de mamíferos placentários que inclui a maior parte dos grandes mamíferos predadores viventes. Apesar do nome, nem todos os membros da ordem Carnivora se alimentam de carne, existindo uma ampla gama de variação de dieta dentro do grupo, indo de espécies exclusivamente predadoras, até espécies inteiramente herbívoras, passando por onivoria. Independente da dieta, a maioria dos carnívoros apresenta um par de dentes especializados, o par carnassial, formado pelo quarto pré-molar superior e o primeiro molar inferior, adaptado para cortar o alimento, que pode ser mais ou menos desenvolvido dependendo do grau de especialização da dieta.
A ordem Carnivora pode ser dividida em dois grupos distintos: os Feliformia, que incluem os gatos, hienas e mangustos, e os Caniformia, que incluem cães, ursos, quatis e furões, além de focas e leões-marinhos. Esses dois grupos podem ser diferenciados por características dos ossos do ouvido e do crânio. Os Carnivora se distribuem em quase todos o mundo, apresentando uma grande diversidade. Na América do Sul, a presença do grupo é relativamente recente, a partir do Mioceno superior (a cerca de 7 milhões de anos atrás), o que não impede que o continente abrigue uma grande diversidade de espécies e radiações endêmicas. Conheça um pouco mais do trabalho realizado no LEM com esse carismático grupo de mamíferos.
A descoberta de um esqueleto de puma (Puma concolor) em uma caverna submersa na Bahia permitiu compreendermos um pouco melhor sobre a evolução recente da Caatinga.
. Salles et al. 2020. A Puma concolor (Carnivora: Felidae) in the Middle-Late Holocene landscapes of the Brazilian Northeast (Bahia): submerged cave deposits and stable isotopes. Geobios 62: 61-78.