Página inicial

Este site foi criado para auxiliar os alunos das disciplinas de física experimental ministradas pelo Instituto de Física da UFMS.
Aqui você encontra o calendário de aulas, avisos, o plano de ensino e os roteiros dos experimentos, dos cursos de Física Experimental.

Clique em Calendário acadêmico para visualizar os dias de aula e qual experimento será realizado.

                       

Leiam com atenção as Regras Normativas para o uso dos laboratórios  didáticos de Física (ABAIXO)
                                                                        


                                                                                                   

                                                                            Regras Normativas para o uso dos laboratórios  didáticos de Física 

 

O professor deve consultar a lista de equipamentos e/ou materiais disponibilizados para as práticas no início de cada aula. Após a utilização o professor e os alunos deverão conferir os equipamentos e/ou materiais utilizados ainda com o(s) usuário(s) no ambiente do laboratório. O material danificado ou extraviado será reposto pelo usuário responsável pelo dano

  1. Evitar brincadeiras e/ou conversas desnecessárias que possam distrair e levar a acidentes pela falta de atenção. Prevenir acidentes é dever de cada um; trabalhe com calma, cautela, dedicação e bom senso.  

  1. O aluno e o professor são responsáveis pelas atividades que executam, bem como pela segurança dos envolvidos e pelas boas condições de manutenção da organização do laboratório durante as atividades. 

  1. Ao terminar as atividades experimentais, os estudantes devem deixar a bancada organizada como as receberam no início das aulas, as cadeiras em seus devidos lugares, todos os equipamentos desligados e os resíduos no lixo. 

  1. Evitar montagem instáveis de aparelhos. Aparelhos com centro de massa elevados devem montados e operados com extrema cautela. 

  1. Certifique-se (observando os dados técnicos no próprio aparelho) da tensão de trabalho, e corrente elétrica de trabalho limite dos equipamentos antes de conectá-los a rede. O conhecimento dos dados técnicos dos equipamentos faz parte da formação do estudante. 

  1. Ao trabalhar com montagens que possuam partes em vidro não deixar pesos caírem sobre os mesmo. VIDRO QUEBRA e o aluno responsável pela quebra por falta de cuidado deverá repor o material. 

  1. Equipamentos para aquecimento de a água possuem resistências elétricas que devem ficar imersas na água. Assim, verifique sempre o nível de água no respectivo reservatório de aquecimento. O estudante ou grupo de estudante) que não atentar para este cuidado deverá repôs os elementos de aquecimento. 

  1. A utilização de equipamentos do laboratório por alunos fora do horário de aula somente poderá ocorrer estando presente o professor, que se responsabilizará pelos materiais utilizados e pela segurança dos alunos. 

  1. Toda quebra ou desaparecimento de materiais deverá ser comunicada imediatamente ao Professor e ao Técnico responsável, que fará a anotação da ocorrência em caderno próprio e a devida comunicação à Coordenação de Laboratório. 

 

  1. Não é permitido ingerir ou estar sob efeito de bebidas alcoólicas e/ou tóxicos durante o período de realização de laboratório. 

 

  1. Os docentes ao termino de suas atividades de laboratório devem desligar todos equipamentos e máquinas, as luzes do ambiente, os aparelhos de ar-condicionado e fechar o laboratório, entregando sua chave ao responsável técnico para verificação do laboratório.  

 

  1. O professor não deve deixar que alunos permaneçam nos Laboratóriosem a sua presença ou a presença de um técnico responsável. 

  1. É proibido comer, beber ou fumar no interior dos laboratórios; 

  1. É solicitado que os alunos cooperem com o silêncio nas aulas e não façam ou provoquem algazarra nos laboratórios; 

  1. Todos os equipamentos deverão ser utilizados apenas para fins acadêmicos. É proibida a utilização para fins pessoais e comerciais. 

  1. É expressamente proibido sentar-se sobre as bancadas, bem como colocar os pés sobre as mesmas ou sobre as cadeiras. 

  1. É expressamente proibido aos usuários, abrir qualquer equipamento pertencente aos Laboratórios Didáticos de Física, bem como a retirada de qualquer componente, independente de qualquer justificativa ou motivo (estando os transgressores sujeitos às penalidades administrativas cabíveis);