KEFALIKINISI

Pesquisar este site

Navegação

bexiga,ureteres e uretra

É um órgão muscular que conduz a urina do rim até a bexiga. Assim como os rins, são em número de dois. Cada um mede aproximadamente 25cm. O uréter atravessa obliquamente a parede da bexiga, de modo que se forme uma válvula que impede o refluxo da urina. O uréter é composto por três túnicas, que são as seguintes:

1.     Túnica Mucosa

·              Epitélio estratificado de transição (polimorfo), que deve aparecer por três motivos que são os seguintes:

o       Devido a constante descamação celular;

o       Para que possa haver a dilatação do lúmem (passagem do estado de vacuidade para plenitude);

o       Para evitar a absorção de urina.

·              Lâmina própria de tecido conjuntivo denso.

2.     Túnica Muscular

·           Nos 2/3 superiores do uréter existem as seguintes camadas:

ü  Longitudinal interna  

ü  Circular externa

 

·           No terço inferior há as seguintes: 

ü   Longitudinal interna

ü   Circular média

ü   Longitudinal externa

3.     Túnica Adventícia – constituída por Tecido Conjuntivo Fibroelástico.

 

 É um órgão que recebe a urina formada pelos rins, armazena-a por algum tempo e a conduz ao exterior à medida que aumenta a quantidade de urina dentro da bexiga, o que faz com que se eleve a pressão endovesical (normalmente 10cmH2O) e, por volta de 200-300 ml, desencadeie o reflexo da micção. A bexiga também é composta por três túnicas, que são as seguintes:

1.   Túnica Mucosa

ü  - Epitélio estratificado de transição (polimorfo).

ü  - Lâmina própria de tecido conjuntivo denso.

2.   Túnica Muscular

Costuma ser mal definida. É constituída por três camadas (iguais as do terço inferior do uréter) que são as seguintes:

·         Longitudinal interna (formando o músculo detrusor).

·         Circular média.

·         Longitudinal externa.

3.   Túnica Adventícia e Túnica Serosa

Constituída por Tecido Conjuntivo Fibroelástico. Em sua porção superior, a bexiga possui uma pequena região revestida pelo folheto visceral do peritoneu.

 

É um tubo fibro-muscular que conduz a urina da bexiga para o exterior, durante o acto da micção. Nos homens, a uretra dá passagem ao esperma na ejaculação. Já nas mulheres é um órgão exclusivo do sistema urinário.

A uretra masculina possui três porções – a prostática, a membranosa e a cavernosa ou peniana.

ü  Uretra prostática: inicia-se na bexiga e atravessa a próstata. Tem aproximadamente 3-4 cm de comprimento. É onde desembocam os dois Ductos Ejaculadores, pelos quais passa o esperma. É revestida por epitélio de transição.

ü  Uretra membranosa: tem 1cm de extensão e é revestida por epitélio pseudo-estratificado colunar. Nela que estão situadas as glândulas de Cowper e um esfíncter de músculo estriado: o esfíncter externo da uretra.

ü  Uretra peniana ou cavernosa: Atravessa o bulbo, o corpo e a glande do pénis. A luz da uretra peniana é um pouco mais dilatada no bulbo (fossa intrabulbar) e na glande (fossa navicular). Apresenta epitélio pseudo-estratificado colunar, com áreas de epitélio estratificado pavimentoso. As glândulas de Littré são do tipo mucoso e encontram-se em toda uretra, predominando na parte peniana.

Quanto à URETRA FEMININA, esta é um tubo de 4-5 cm de comprimento, revestido por epitélio plano estratificado, com áreas de epitélio pseudo-estratificado colunar. Possui um esfíncter de músculo estriado, o esfíncter externo da uretra, próximo à sua abertura no exterior.

Comments