Página Inicial

Leituras d'Oriente e d'Ocidente

O Projeto Leituras d’Oriente e d’Ocidente resulta de uma parceria entre o Plano Nacional de Leitura (PNL) e a Fundação Oriente Museu. Propõe-se às escolas o desenvolvimento de estratégias que, a partir de diversos tipos de texto, levem crianças e jovens dos ensinos básico e secundário a reconhecer a herança deixada pelos portugueses, ao longo dos séculos, em terras de Oriente, bem como a presença dos contributos de civilizações orientais nos nossos hábitos quotidianos e na nossa cultura. O trabalho colaborativo na descoberta de textos em língua portuguesa (de diferentes tipologias e de diferentes épocas) deverá ser o ponto de partida para o desenvolvimento de projetos originais, que resultem da articulação da leitura com diversas áreas do saber, testemunhando-se a relação entre Portugal e as culturas de povos que habitam o continente asiático.

Para saber +


Representações Teatrais


Mercador de coisa nenhuma

 

Auto da Índia

Representação teatral da adaptação do texto "Mercador de Coisa Nenhuma", de António Torrado, por parte dos alunos do 3º ano do Centro Escolar de Vila Boa do Bispo.
Representação teatral da adaptação do texto "Auto da Índia", de Gil Vicente, por parte de alunos do 11º ano da Escola Secundária de Alpendorada.