Aventura 2008 - BTT 


 

Aventura Vitalis 2008 BTT – Porto / Sagres

 

          Entre 1 e 4 de Maio, realizou-se a 3ª edição da Aventura Vitalis promovida por um grupo de amigos amantes de BTT. Este ano o desafio foi efectuar Porto - Sagres num total de 600 km, pedalando por trilhos, estradões e, quando não era possível, por estradas secundárias. Nas edições anteriores o desafio foi Porto - Portalegre a que se juntava a participação na tão conhecida maratona de 100 Km dessa cidade.

Click na foto para ampliar

1º Dia

Eram 7:45 e começavam a chegar, à Unicer, os primeiros participantes da grande aventura. O dia estava bom para quem ia pedalar, algumas nuvens e temperatura amena.

Reunidos os 9 aventureiros, efectua-se um breve briefing antes da partida para a primeira e longa etapa de 188 km, que nos levaria até Monte Real (Leiria).

Às 8:45 arrancamos com a companhia, até Espinho, da equipa de BTT de Matosinhos. Na passagem por Esmoriz apercebemo-nos que estávamos atrasados para apanhar o barco das 12:25 que efectua a travessia entre S.Jacinto e a Barra de Aveiro. O ar puro da mata que liga ao Furadouro ajudou a aumentarmos ligeiramente o ritmo mas o vento sul que apanhamos ao longo da Ria de Aveiro não nos ajudou e perdermos o barco por apenas 3 minutos. O próximo barco era às 14:10 o que nos permitiu fazer uma bela refeição num dos restaurantes de S.Jancinto. A aventura continuou ao longo do bonito estradão junto à Ria e levou-nos quase até à Praia de Mira, sendo esta ligação feita pela ciclovia ai existente.

Nas rectas intermináveis entre a Praia de Mira e Quiaios surge o primeiro furo, que rapidamente se resolveu.

Decorridos 140 km somos brindados com a espectacular vista da Praia de Quiaios e, logo a seguir, pela Serra da Boa Viagem, a espectacular vista da Figueira da Foz, imperdível.

Por volta das 21:00 chegamos a Monte Real onde nos esperava um bom jantar para repor energias para os mais 184 km do dia seguinte, entre Monte Real e Setúbal.

Click foto para ampliar

2º Dia

O dia começa com a limpeza das transmissões das Bikes e, após um bom pequeno-almoço, segue-se uma sessão de alongamentos. Às 8:30 estávamos a pedalar em direcção à Batalha com paragem obrigatória no Mosteiro, para a foto de família.

O tempo mais uma vez estava do nosso lado, o sol acompanhou-nos ao longo do percurso mas sem aquecer demasiado. Neste dia tivemos um momento de verdadeiro BTT num bonito trilho na Serra dos Candeeiros.

A travessia do rio Tejo foi na típica ponte D. Amélia que nos levou à pior parte do percurso, Salvaterra de Magos - Alcochete, muito asfalto e muito transito. A chegada a Palmela ficou marcada pela subida até ao castelo, com as pernas a acusar algum cansaço dos 350 Km que já percorridos. O esforço mais uma vez foi recompensado com a bonita vista sobre Setúbal e o estuário do Sado. Chegados a Setúbal à que guardar as Bikes, tomar um bom banho e recarregar energias com o jantar.

Click foto para ampliar

3º Dia

Às 8:30 deixamos Setúbal em direcção a Tróia no barco que faz esta travessia, aproveitando para colocar protector solar pois o sol prometia. O grupo passou a ser de 11, com a presença de mais 2 amigos que não puderam partir do Porto. A passagem por Comporta foi feita pelos arrozais, com as cegonhas e outras aves a dar-nos os bons dias. Já perto de Sines a carrinha da Unicer que nos acompanhava, transportando bebidas frescas e os nossos sacos, perdeu-se, o GPS que indicava os pontos de encontro, nos percursos onde a carrinha não passava, teve um bloqueio baralhando o motorista. O reencontro fez-se em Porto Covo, onde teve lugar um delicioso lanche ajantarado. A aventura continuou por uns belos trilhos junto ao mar em direcção à Ilha do Pessegueiro. O dia terminou em Almograve, ponto de paragem desta etapa de 122 km.

Click foto para ampliar 

4º Dia

Último dia da Aventura Vitalis 2008, restavam 106 km até Sagres. O espírito do grupo era fantástico, a alegria e diversão eram uma constante desde o 1º dia. Os momentos vividos, acompanhados pelas belas paisagens, eram únicos.

A passagem pelo Cabo Sardão em direcção à Zambujeira do Mar foi um dos momentos altos do nosso passeio, seguido pela passagem pela praia de Odeceixe. O cansaço dava sinais mas a vontade de chegar e concretizar a aventura era mais forte. Neste dia o sol esteve sempre presente com a temperatura a subir e a aumentar a transpiração.

A chegada a Sagres aconteceu por volta das 15:30, com uma sensação de extrema satisfação e por incrível que pareça a pensar na próxima edição, pois esta já dava saudades.

 

 Click foto para ampliar

 

Como nota final não posso deixar de referir a excelente prestação dum dos participantes que apesar dos seus 66 anos se manteve firme nesta aventura. Este é um grupo de amigos jovens de espírito, mas com uma idade média de 45 anos.

 

 

Apoios:

Vitalis, água mineral natural

Pedalar Bike Shop - Maia