"Estou seguro de que o que está errado no nosso sistema educativo é precisamente o nosso hábito de estabelecer territórios separados e fronteiras invioláveis; e o sistema que proponho (...) tem por único objectivo a integração de todas as  faculdades biologicamente úteis numa única actividade orgânica. Afinal não faço distinção entre ciência e arte, excepto no que respeita aos métodos, e julgo que a oposição criada entre elas no passado se deveu a uma visão limitada de ambas as actividades. A arte é a representação, a ciência a explicação - da mesma realidade." 
Herbert Read, "A educação pela arte"

"Na minha opinião, existem dois tipos principais de justificações para o ensino da arte. O primeiro tipo sublinha as consequências instrumentais da arte no trabalho e utiliza as necessidades concretas dos estudantes ou da sociedade como base principal para confirmar os seus objectivos. Este tipo de justificação denomina-se contextualista.
    O segundo tipo de justificação destaca o tipo de contribuição à experiência e ao conhecimento humanos que só a arte pode oferecer; acentua o que a arte tem de próprio e único. Este tipo de justificação denomina-se essencialista ." 

Elliot W. Eisner, "Educating artistic vision"

"O objectivo da educação pode ser apenas o de desenvolver, ao mesmo tempo que a singularidade, a consciência social ou a reciprocidade do indivíduo."

Herbert Read, "A educação pela arte"

"Ninguém esquece um bom professor." 
Slogan da agência de formação de professores britânica

"Como uma das humanidades, as artes visuais esclarecem aspectos significativos e únicos da experiência humana; por essa razão fornecem um elemento para a educação de base... O "agente" da educação artística tem um impacto duplo porque aqui o educador prepara o público e prepara os profissionais que serão os futuros produtores de arte." 
Chalmers, citado por  Maurice Barrett em "Educação em arte"

"O modo de aprender a desenhar, é desenhando."

Kimon Nicolaides,  "The Natural Way to Draw "

"O pintor desenha com os olhos, não com as mãos. O que quer que veja, se o vir com clareza pode desenhá-lo. O desenho requer talvez muito esmero e trabalho, mas não mais agilidade muscular do que a necessária para escrever o seu nome. Ver claramente é o importante."
Maurice Grosser "The Painter´s eye"

"Aprender a desenhar é na realidade uma questão de aprender a ver - a ver correctamente - e isso significa muito mais do que uma simples olhadela." 
Kimon Nicolaides,  "The Natural Way to Draw "

"Desenhar é o mesmo que fazer um gesto expressivo, com a vantagem da permanência."
Henri Matisse

 

"Faz-se uma imagem pondo pigmentos sobre um pedaço de tela, mas a imagem não é a soma de pigmentos com a estrutura da tela. A imagem que emerge do processo é uma estrutura de espaço, e o espaço um todo emergente de formas, de volumes coloridos e visíveis. A mensagem e o significado estão na substância física tanto como na composição. A forma expressa o conteúdo.
A mensagem e o método de expressar dependem consideravelmente da compreensão e capacidade de usar técnicas visuais: as ferramentas da composição visual." 
D.A. Dondis

"Comunicar, hoje em dia, é ser capaz de utilizar judiciosamente o conjunto de meios de que o homem moderno dispõe. É ser capaz de recorrer à tecnologia tanto para emitir como para receber mensagens. O recurso a esta tecnologia requer uma certa aprendizagem e o desenvolvimento de um certo número de capacidades técnico-sensoriais. Mas não se deverá supor que a utilização dos meios de comunicação ligeiros exige tão-só conhecimentos de ordem técnica. Longe disso. Estes meios "falam" diferentes linguagens audio-scripto-visuais, cujo prévio conhecimento é um requisito indispensável."
Jean Cloutier

"O que transforma o mundo é o conhecimento. (...) Só o conhecimento é capaz de mudar o mundo, deixando-o, ao mesmo tempo como ele é. Quando olhamos para o mundo com conhecimento, concluímos que as coisas são imutáveis e, contudo, em perpétua transformação. (...) Do casamento entre o belo e o conhecimento nasce algo (...) a que as pessoas chamam arte." 
Yukio Mishima, "O Templo Doirado

A arte é um sentimento difícil de ser definido. O seu tema, por mais importante e grandioso que seja, pode sempre ser simplificado ao ponto de ser compreensível por todas as pessoas. É aí que a arte atinge a sua forma mais sublime.

Charles Chaplin

Atelier

 

 

 

 

 

 

 

 

PINTURAS DO DIA

 

Almada Negreiros

http://www.instituto-camoes.pt/cvc/literatura/almada.htm 

 

Fernando Botero:Família

BOTERO