Apresentação

José Leon Machado nasceu na cidade de Braga no dia 25 de Novembro de 1965. Passou a sua infância nos arredores da cidade, mais precisamente em Parada de Tibães, Gondizalves, Mire de Tibães e Semelhe. Estudou na Escola Preparatória Dr. Francisco Sanches (1978), na Escola Secundária de Sá de Miranda (1981) e no Seminário Conciliar São Pedro e São Paulo (1986). Licenciou-se em Humanidades pela Faculdade de Filosofia de Braga (1991). Frequentou o mestrado em Ensino da Língua e da Literatura Portuguesas na Universidade do Minho, tendo-o concluído em 1997 com uma dissertação sobre o mito de Viriato. Actualmente, é Professor Auxiliar do Departamento de Letras da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, onde se doutorou em Linguística Portuguesa em 2002 com uma tese sobre o Tratado de Confissom.

Tem colaborado em vários jornais e revistas com crónicas, contos e artigos de crítica literária. É o fundador do Projecto Vercial. A par do seu trabalho de investigação e ensino, tem-se dedicado à escrita literária, especialmente à ficção. Influenciado pelos autores clássicos greco-latinos e pelos autores anglo-saxónicos, a sua escrita é simples e concisa, afastando-se em larga medida da escrita de grande parte dos autores portugueses actuais, que considera, segundo uma entrevista recente, «na sua maioria ou barrocamente ilegíveis com um público constituído por meia dúzia de iluminados, ou bacocamente amorfos com um público mal formado por um analfabetismo de séculos.»

Os autores portugueses que mais o influenciaram foram Alexandre Herculano, Camilo Castelo Branco, Eça de Queirós, Fernando Pessoa e Vergílio Ferreira. Dos estrangeiros, gosta de referir Miguel de Cervantes, John Steinbeck, David Lodge, Umberto Eco, Philip Roth e Paul Auster.

Ganhou vários prémios literários, de que se destacam o Prémio Edmundo Bettencourt 2001 da Câmara Municipal do Funchal com a obra Os Incompatíveis (contos, Campo das Letras, 2002) e o Grande Prémio de Literatura ITF 2002 (actual DST) com a obra Fluviais (contos, Campo das Letras, 2001).


LISTA DAS OBRAS:

    A Vendedora de Cupidos (romance)
    Tratado da Alegria (poesia)
    O Sapo Envergonhado (Literatura Infantil)
    O Cavaleiro da Torre Inclinada (romance)
    Memória das Estrelas sem Brilho (romance)
    Jardim sem Muro (contos)
    O Arrastar dos Dias (diário)
    Braços Quebrados (romance)
    O Construtor de Cidades (romance)
    Prosa Versificada - II (poesia)
    Os Incompatíveis (contos)
    Fluviais (contos)
    Memórias Quase Íntimas - III (diário)
    O Empreiteiro (teatro)
    A Forma de Olhar (romance)
    Memórias Quase Íntimas - II (diário)
    O Guerreiro Decapitado (romance)
    Memórias Quase Íntimas - I (diário)
    Prosa Versificada - I (poesia)
    Na Ilha de Circe (romance)
    A Sombra Sorridente (novela)
    A Margem (romance)
    Quero Cortejar o Sol (diário)

As obras estão à venda na página das Edições Vercial, na ReaderStore e na Amazon.