Nossos Parceiros

Nossos Parceiros


Região Pimentas terá seu Próprio Jornal Impresso
  Agora sim é oficial, segundo nos informou, Ivan Belitardo diretor administrativo e seu sócio Edilson Cardoso (EdCard) diretor Executivo do então Jornal Pimentas News, será  em breve o lançamento do Jornal Pimentas News da Região               
            
Jornal do bairro dos Pimentas Guarulhos

Notícias mais Lidas

               

 
                                      

23 de abril de 2014

Água de braço da Billings vai socorrer bairros de SP

São Paulo – O governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou nesta segunda-feira, 21, o uso de um terceiro manancial para abastecer bairros da capital atendidos pelo Sistema Cantareira. Segundo fontes da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), a partir de setembro, serão revertidos 500 litros de água por segundo do Sistema Rio Grande – um braço da Represa Billings, que abastece três cidades do ABC paulista. Alckmin confirmou também que vai cobrar multa de quem aumentar o consumo de água. A medida começa em maio.
Desde o início da crise no Cantareira, em janeiro, a Sabesp tem remanejado água dos Sistemas Guarapiranga e Alto Tietê para cerca de 1,6 milhão de clientes da capital que eram atendidos pelo principal manancial paulista. “Vai entrar também daqui a alguns meses o Rio Grande. Vamos substituindo várias áreas por outros sistemas”, disse Alckmin durante entrega de obras e liberação de recursos na região de Franca, no interior.
O volume de água é suficiente para abastecer 150 mil habitantes. Ontem, o nível do Cantareira voltou a cair e atingiu 12% de sua capacidade, a menor marca da história. Continue Lendo >>




22 de abril de 2014


Água 'contra' racionamento é mais poluída; saiba o que fazer

Ao recorrer ao ‘volume morto’ para evitar racionamento, Sabesp captará líquido com maior concentração de poluentes; consumidor pode adotar medidas para ‘limpar’ a água

Água do volume morto apresenta um acúmulo muito maior de poluentes, e seu consumo, sem tratamento, pode causar desde diarreia até câncer

O baixo nível de água no Sistema Cantareira, principal fonte da água da Grande São Paulo, levou a Sabesp a anunciar, no início de abril, que o volume morto do reservatório pode ser usado nos próximos meses. Os especialistas avaliam que esse tipo recurso tem mais poluentes que a água tradicionalmente captada e, se não for tratado adequadamente, pode representar riscos à saúde dos cerca de 9 milhões de consumidores da capital e dos municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba, São Caetano do Sul, Guarulhos, Barueri, Taboão da Serra e Santo André. Continue Lendo >>





18 de abril de 2014

UBDS Sumarezinho, em Ribeirão Preto, fecha para reformas no feriado


Ambulância ficará no local e pacientes serão levados para outras unidades.
Fechamento é necessário para reformas e manutenção, diz Prefeitura.

A Unidade Básica Distrital de Saúde (UBDS) Sumarezinho, em Ribeirão Preto (SP), ficará fechada para manutenção e pequenas reformas a partir desta quinta-feira (17). A reabertura está prevista para acontecer na próxima terça (22), às 7h. Em nota, a Prefeitura informou que uma equipe da Secretaria da Saúde fará manutenções na pintura, no piso e nos sistemas elétrico e hidráulico do prédio. Continue Lendo >>




17 de abril de 2014

Senac oferece 113 vagas para cursos gratuitos em Ribeirão Preto

Cursos têm duração de 160 horas e aulas começarão no final de maio.
Candidato deve ter renda familiar de dois salários mínimos por pessoa.

O Senac Ribeirão Preto (SP) está com 113 vagas abertas para cinco cursos profissionalizantes gratuitos: auxiliar administrativo, auxiliar de cozinha, costureiro, manicure e operador de computador. O projeto é realizado em parceria com a Sociedade Espírita Obreiros do Bem e as inscrições podem ser feitas até o dia 23 de maio. Continue Lendo >>




15 de abril de 2014

Temporal causa alagamentos e estragos em Ribeirão Preto, SP


Córrego Ribeirão Preto transbordou alagando avenidas, diz Defesa Civil.
Chuva começou por volta das 16h; não há informações sobre desabrigados

O temporal que atingiu Ribeirão Preto (SP) na tarde desta segunda-feira (14) causou alagamentos em diferentes pontos da cidade. Segundo a Defesa Civil, o Córrego Ribeirão Preto transbordou alagando as avenidas Francisco Junqueira e Maurílio Biagi.
Carros ficaram submersos e pedestres ilhados na região central da cidade. Duas casas no bairro Parque Bandeirantes foram alagadas, mas não há informações sobre feridos.
Segundo a internauta Thalita Brochetto, a água subiu rápido no trecho entre a Avenida Francisco Junqueira e o Viaduto José Sarney, por causa do nível do Ribeirão Preto, que transbordou. Um carro foi encoberto pela água e os bombeiros foram chamados para socorrer o motorista, que saiu ileso do automóvel. "Ficou tudo inundado, faltando apenas um degrau para a água invadir o prédio onde eu trabalho. Todo o pessoal que trabalha aqui ficou ilhado", diz. 





14 de abril de 2014

Carro mal estacionado da Transerp em Ribeirão Preto é flagrado por aposentado


Roda de veículo estava apoiada em uma ferramenta em frente à loja.
Sem acesso à calçada, moradores passam pela rua, diz morador.

Um veículo da Transerp - empresa responsável pelo trânsito e pelo transporte público de Ribeirão Preto (SP) - estacionado de maneira inadequada atrapalhou a passagem de pedestres na manhã da última quarta-feira (9) pela calçada da Avenida Dom Pedro I no bairro Ipiranga. A situação foi flagrada pelo aposentado Sérgio Urbano, de 56 anos, que enviou fotos ao VC no G1. Continue Lendo >>




11 de abril de 2014

Governo do Estado anuncia publicação do edital da extensão da Linha 2-Verde

Novo trecho corresponde a 15,5 km com 13 estações entre a capital e Guarulhos
Foi publicado nesta quinta-feira, 10, o edital da obra civil para a extensão da Linha 2-Verde do Metrô, que vai de Vila Prudente até Dutra, na cidade de Guarulhos.

Para suprir a demanda da linha, que deverá beneficiar um milhão de usuários por dia, 35 novos trens serão adquiridos, com investimento estimado de R$ 10,1 bilhões. "[A linha] tem capacidade para um milhão de passageiro por dia. Será uma das grandes linhas de Metrô de São Paulo saindo da capital. Começa na Vila Prudente, com treze estações e 15,5km a mais de metrô", disse o governador Geraldo Alckmin.

A licitação foi divida em oito lotes e contempla o projeto executivo, a obra civil e a via permanente. A publicação do edital já está disponível no Diário Oficial do Estado e no site do Metrô.

A extensão será feita seguindo o mesmo padrão existente na Linha 2-Verde entre Vila Prudente e Vila Madalena, em sistema de metrô convencional. O novo trecho contemplará 13 estações: Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva, Penha, Penha de França, Tiquatira, Paulo Freire, Ponte Grande e Dutra. No total são 14,4 km do trecho Vila Prudente - Dutra e mais 1,1 km de extensão operacional à oeste da estação Vila Madalena.Com o prolongamento, a Linha 2-Verde vai interligar com a Linha 3-Vermelha do Metrô, na estação Penha, e com a futura Linha 6-Laranja, na estação Anália Franco, além de três linhas da CPTM: 11-Coral, na estação Penha, 12-Safira e a futura 13-Jade, na estação Tiquatira.

O projeto funcional e o projeto básico para a obra civil já foram concluídos, e os quatro primeiros Decretos de Utilidade Pública, que correspondem aos trechos Vila Prudente-Aricanduva e Aricanduva-Paulo Freire também já foram publicados. Esses decretos não contemplam o trecho de Guarulhos, que terá as estações Ponte Grande e Dutra.

Terminal Vila Galvão

Ainda nesta quinta-feira, 10, o governador Geraldo Alckmin visitou as obras do Terminal Vila Galvão, que faz parte do trecho entre Cecap e Vila Galvão do Corredor Metropolitano Guarulhos/São Paulo.

O terminal fica em Guarulhos e, quando concluído, terá capacidade para cerca de 20 linhas municipais e metropolitanas, e movimentação de frota de 80 ônibus por hora, atendendo cerca média de 15 mil passageiros por dia.

A obra tem 250 homens trabalhando e o terminal já está com 45% dos trabalhos executados. "É uma obra de grande ganho para São Paulo, Guarulhos e toda região metropolitana", disse Alckmin.

O terminal terá quatro plataformas de embarque e desembarque com equipamentos de serviço ao usuário como bancos, lixeiras, painéis de informes e telefones, além de contar com todos os itens de acessibilidade universal para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. O local ainda contará com prédio para as áreas administrativa e operacional, guarita, bilheteria, banheiros públicos adaptados para pessoas com deficiência e lanchonete.




8 de abril de 2014

Metrô mostra obras de linhas que 
não saíram do papel


A alguns meses das eleições para o governo do Estado, o Metrô de São Paulo atualizou o mapa da rede futura em seu site na internet

A alguns meses das eleições para o governo do Estado, o Metrô de São Paulo atualizou o mapa da rede futura em seu site na internet.

O novo gráfico, no entanto, mistura alhos com bugalhos, identificando como "linhas em implantação" ramais que ainda não começaram a sair do papel.

Ficam, desse jeito, no mesmo bojo dos trechos que de fato já estão em obras.

Caso da extensão da Linha 2-Verde, a partir da Estação Vila Prudente. Promessa da gestão Geraldo Alckmin (PSDB), que deve concorrer à reeleição em outubro, de levar o sistema metroviário a Guarulhos, a segunda maior cidade da Região Metropolitana, essa extensão só deve começar a ser construída no segundo semestre.

O edital para as obras sequer foi lançado - a expectativa da empresa é que o documento saia nesta quinta-feira, 10. Continue Lendo >>




1 de abril de 2014

Massacre do Carandiru: defesa leva famílias de policiais militares a júri

Como parte da estratégia, parentes abordaram jurados na porta do Fórum, no primeiro dia da última etapa de julgamentos do massacre

Parentes e amigos dos 15 policiais militares acusados de matar 8 dos 111 detentos assassinados no Carandiru em 1992, que começaram a ser julgados nesta segunda-feira, 31, adotaram a estratégia de abordar os jurados na porta do Fórum Criminal da Barra Funda, zona oeste de São Paulo.

"Ei, você, que pode ser jurado, absolva já", disse o deputado estadual major Olímpio, antes da escolha dos seis homens e uma mulher, entre 25 convocados, que formaram o corpo de jurados. Havia cartazes contra o "massacre dos PMs" e um boneco fardado deitado no chão como se estivesse morto, com tinta vermelha e uma cruz. Continue Lendo >>




31 de março de 2014

Fenômeno: Ele passou em tudo e vai 
trocar a Poli por Yale

Luis Fernando Machado Poletti Valle era o centro das atenções. Os professores entravam e iam direto parabenizá-lo pela conquista do dia anterior: havia sido aprovado em todos os vestibulares que prestou no Brasil: USP, Unicamp, Unesp...  

Primogênito de família de classe média de Guarulhos nunca esteve nos EUA e agora busca complemento de bolsa

Na manhã de sexta-feira, havia um "intruso" na sala dos professores do Colégio Mater Amabilis, em Guarulhos. Aos 17 anos, Luis Fernando Machado Poletti Valle era o centro das atenções. Os professores entravam e iam direto parabenizá-lo pela conquista do dia anterior: na quinta-feira, ele recebeu a carta de aceitação de duas das mais prestigiadas universidades do mundo, Yale e Columbia, ambas nos Estados Unidos. Antes disso, já havia sido aprovado em todos os vestibulares que prestou no Brasil: USP, Unicamp, Unesp, ITA, IME e UFRJ.  Continue Lendo >>




25 de março de 2014

Parentes são avisados que não houve sobreviventes do Boeing 777

Famílias de passageiros e tripulantes foram avisadas por mensagem SMS.
Buscas são reforçadas na área mais provável da queda, no Oceano Índico.

O governo da Malásia anunciou oficialmente, nesta segunda-feira (24), que o voo 370 da Malaysia Airlines terminou no sul do Oceano Índico, e que ninguém a bordo do Boeing 777 sobreviveu. O enviado especial da Rede Globo a Kuala Lumpur, Márcio Gomes, tem os detalhes.
O primeiro-ministro Najib Razak convocou os jornalistas para um pronunciamento que não estava planejado. E anunciou: "Baseado nas novas análises, a conclusão que a investigação chegou foi a de que o voo 370 seguiu até o meio do Oceano Índico. Assim, com grande tristeza, informo que o voo terminou no mar".




19 de março de 2014

Polícia prende quadrilha que roubava passageiros na saída do 
aeroporto de Guarulhos

Grupo observava desembarque e abandonava vítimas na zona leste

A Polícia Civil de São Paulo prendeu nesta terça-feira (18) uma quadrilha que roubava passageiros no desembarque do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na região metropolitana.

Cinco homens, entre eles um adolescente, foram levados para o 63º Distrito Policial, de Vila Jacuí. Eles se dividiam para agir: dois homens observavam e escolhiam as vítimas em um Palio estacionado na área de desembarque do aeroporto. A dupla seguia o alvo e avisava, por telefone, aos outros três integrantes, quando a vítima passaria pelo acostamento da Rodovia Helio Smidt. Continue Lendo >>




13 de março de 2014

STF decide que União deve indenizar Varig pelo congelamento das tarifas

Condição foi imposta pelo governo bo Plano Cruzado. Dinheiro deve ser usado para pagar dívidas trabalhistas e o fundo de previdência Aerus.

A lista de pagamentos do Governo Federal recebeu, nesta quarta-feira (12), uma conta bilionária.
O Supremo Tribunal Federal decidiu que a União deve indenizar a extinta companhia aérea Varig pelo congelamento das tarifas que o governo impôs no Plano Cruzado, na década de 1980. Foi uma tentativa de controlar a hiperinflação no Brasil.
Sete ministros do Supremo julgaram o caso. Quatro acompanharam a posição da relatora, ministra Carmem Lúcia, de que a concessão de serviço de transporte aéreo implicava o compromisso de dar à empresa condições de manter seu equilíbrio econômico-financeiro.




12 de março de 2014

Piso de prédio da Caixa Econômica 
cede e há vazamento de gás

Prédio é do Programa de Arrendamento Residencial.
Moradores reclamam há 3 anos.

O terreno do condomínio Maria Dirce, do Programa de Arrendamento Residencial da Caixa Econômica Federal, está cedendo e apresenta vazamento de gás. Moradores do prédio, que fica em Guarulhos, pedem ajuda para resolver os problemas há pelo menos 3 anos.
O piso de boa parte do prédio cedeu, o que afetou a tubulação de água do condomínio. Os moradores precisaram instalar outros relógios de água e refazer a tubulação. "A gente chamou a Defesas Civil, o Corpo de Bombeiros e eles vieram ver. Eles queriam interditar o prédio", conta a aposentada Maria Pedroso




28 de fevereiro de 2014

Aeroporto de Guarulhos sem luz é assustador; veja fotos


Falta de energia no maior aeroporto do país durou cerca de 20 minutos, na noite de ontem. Registros em foto e vídeo foram feitos nas redes sociais

Os passageiros do Aeroporto Internacional de Guarulhos, maior do país, passaram por um verdadeiro susto na noite desta quarta-feira. Por volta das 21h50, um apagão geral deixou o local completamente no escuro.

Segundo a concessionária GRU Airport, que administra o local, a falta de energia durou cerca de 20 minutos. O intervalo foi suficiente para que os passageiros enchessem as redes sociais com reclamações e fotos para retratar o episódio. Continue Lendo >>




27 de fevereiro de 2014

Acusado de homicídio há 17 anos em Guarulhos, é preso em Meridiano


Claudionor Vansan, 68, foi nesta, terça-feira (25), pela Policia Militar de Meridiano, depois de uma denúncia anônima. 

Ele estava sendo procurado pela Justiça por homicídio em Guarulhos no ano de 1997. Os policiais pediram reforços ao CGP de Fernandópolis e apoio da Policia Rodoviária. Continue Lendo >>




26 de fevereiro de 2014

Nível de água do Cantareira cai abaixo dos 17% pela primeira vez

O nível das represas que compõem o sistema Cantareira voltou a cair e atingiu, hoje, o índice de 16,9%. Segundo a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), essa é a menor marca registrada na história. 
Segundo a companhia, o sistema registrou nos primeiros 21 dias do mês de fevereiro 48,7 mm de chuva, o que corresponde a apenas 24% da média histórica para o mês de fevereiro. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) aponta possibilidade de chuva para os próximos dias, mas de forma rápida e isolada no oeste do Estado. 
Em 21 de fevereiro do ano passado, o sistema Cantareira registrava 56,8% de seu volume armazenado. Nos anos anteriores o índice era ainda maior: 76,5% em 2012, 87,2% em 2011 e 95,1% em 2010. 




24 de fevereiro de 2014

Bloco de rua atrai multidão à Rua Augusta, no Centro de São Paulo


Acadêmicos do Baixo Augusta desfila neste domingo (23).
Alessandra Negrini, Leandra Leal e Tulipa Ruiz são as musas do bloco.

O desfile do Acadêmicos do Baixo Augusta atrai uma multidão de foliões à região central de São Paulo, na tarde deste domingo (23). O trajeto vai da Rua Augusta até a Praça Roosevelt. Neste ano, os organizadores esperavam ter 25 mil pessoas acompanhando o bloco.

Por volta das 17h, o público fez contagem regressiva para anunciar, em coro, o início do desfile. Em seguido foi entoada a marchinha do grupo, que diz "apavora, mas não assusta, o carnaval do Baixo Augusta". 




18 de fevereiro de 2014

Grupo Pão de Açúcar abre mais de 400 vagas para Osasco e Guarulhos
Não é necessário ter experiência na função

O Grupo Pão de Açúcar anunciou a abertura de 200 vagas em Osasco para a função de Operador de Centro de Distribuição (CD). Os selecionados serão responsáveis pelas atividades de armazenagem e separação de mercadorias. Não é necessário ter experiência na função. Obrigatório: ensino fundamental concluído e 18 anos completos.

Os interessados deverão comparecer às segundas, terças e quartas-feiras, às 7h30, no endereço Rodovia Anhanguera Km 18 com carteira de trabalho, RG e  CPF.
 
Em Guarulhos, há 200 vagas operacionais e 30 vagas administrativas disponíveis  Os interessados devem entregar o currículo na portaria do CD, no endereço Avenida Papa João Paulo I, 5500 (ao lado da polícia).

Informações do Site Administradores.com.br



14 de fevereiro de 2014

Após 17 horas, Luisa Mell resgata dois cães vítimas de maus tratos em Guarulhos

'As cachorras estão desnutridas, anêmicas, desidratadas, mas faremos o possível para salvá-las', afirmou a apresentadora

Luisa Mell resgatou dois cães vítimas de maus tratos na cidade de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, na madrugada de quarta-feira (12). "Depois de 17 horas finalmente conseguimos!!!!! Estamos voltando para São Paulo com as duas cachorras na ambulância!! Eu e toda equipe da Emergência Animal estamos muito cansados, mas muito felizes!!! Missão cumprida!!! Nada me deixa mais feliz!!! Elas (cachorras) estão desnutridas, anêmicas e desidratadas, mas faremos o possível para salvá-las!! O ex-dono responderá por maus tratos e crueldade aos animais. Mais tarde, postarei os detalhes do resgate mais longo e difícil de nossas vidas. Obrigada a todos que torceram e se manifestaram! Vocês me dão forças para prosseguir mesmo diante de tantas adversidade", escreveu a apresentadora e ativista em seu Instagram. Continue Lendo >>




6 de fevereiro de 2014

Receita Federal encontra 160 kg de cabelo no Aeroporto de Guarulhos


Carga estava nas malas de três brasileiros em voo que chegava de Doha, no Catar

SÃO PAULO - A Receita Federal no Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, encontrou, no dia 29 de janeiro, 1,9 mil tufos de cabelo humano durante fiscalização de um voo que chegava de Doha, no Catar. O caso foi divulgado nesta quarta-feira, 5. A carga, que pesava 160 quilos, estava nas malas de três passageiros brasileiros e foi retida por indícios de destinação comercial. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também interditou as malas. Continue Lendo >>




30 de janeiro de 2014

Papa nomeia novo bispo de Guarulhos e auxiliar para Salvador

São Paulo, 29 - A Diocese de Guarulhos tem um novo bispo, D.Edmilson Amador Caetano, de 53 anos, transferido nesta quarta-feira, 29,, pelo papa Francisco da Diocese de Barretos (SP), que dirigia desde 2008. É o terceiro bispo de Guarulhos nos últimos três anos. Ele sucede a d. Joaquim Justino Carreira, que morreu no cargo, em setembro do ano passado, vítima de câncer no fígado, aos 63 anos de idade. O bispo anterior, D. Luiz Gonzaga Bergonzini, morreu em junho de 2012, de embolia pulmonar. Tinha 76 anos e já era bispo emérito ou aposentado. Continue Lendo >>




28 de janeiro de 2014

Polícia apreende veículo com mais de 300 kg de maconha na MS-289

A droga tinha por destino a cidade de Guarulhos (SP).

Um homem de 38 anos foi preso pela PMR (Polícia Militar Rodoviária), no domingo (26-01), ao transportar 328 kg de maconha nas caixas de som, carpete e carroceria de um Fiat Strada na MS-289 em Amabaí, distante 360 quilômetros de Campo Grande. A droga tinha por destino a cidade de Guarulhos (SP).
A abordagem ocorreu por volta das 13h, quando o condutor não respeitou a ordem de parada dos policiais na Base Operacional de Amambaí. O veículo, com placas de Cuiabá (MT), seguiu em alta velocidade, mas foi detido no Km 23 da MS-289.
O homem preso na abordagem disse a polícia que havia pegado o carro em um posto de combustível em Coronel Sapucaia e tinha por destino Guarulhos. Ele foi encaminhado, juntamente com a droga, para a Delegacia de Polícia Federal de Ponta Porã.

O Jornal



21 de janeiro de 2014

Polícia localiza desmanche em matagal na Zona Leste de SP

Três suspeitos foram presos em flagrante e um adolescente, apreendido.
Desmanche funcionava na altura do nº 7.700 da Av. Ragueb Chofhi.

Três jovens foram presos e um adolescente, de 15 anos, apreendido, quando desmanchavam um carro furtado em um matagal no bairro Iguatemi, na Zona Leste de São Paulo, na manhã desta segunda-feira (20), segundo informações da Polícia Civil. O dono de uma loja de autopeças, suspeito de receptação, também foi preso.
No local, os policiais também encontraram a carcaça de outro automóvel com queixa de furto. As investigações sobre o esquema de furto e desmanche de carros começaram há 10 dias e revelaram que o desmonte ocorria em um matagal nas proximidades do número 7.700 da Avenida Ragueb Chofhi, no extremo da Zona Leste.

Os policiais flagraram o grupo desmontando um Fiat Pálio vermelho, que tinha sido furtado na Vila Paulicéia, em São Bernardo do Campo, no ABC, na sexta-feira (17). No local, também estava a carcaça de uma picape Fiat Estrada, furtada na quinta-feira (16), no bairro Ponte Grande, em Guarulhos, na Grande São Paulo.
Os suspeitos foram autuados por receptação e formação de quadrilha, além de corrupção de menor. O adolescente será encaminhado à Fundação Casa.

G1



20 de janeiro de 2014

Homem morre ao ser baleado em condomínio em Santa Isabel (SP)

Criminosos atiraram no carro da vítima que saiu na garagem e foi atingido.
Dupla armada deixou o local sem levar nada, segundo a polícia. 

Um homem de 58 anos foi morto a tiros na garagem de sua casa em um condomínio na cidade de Santa Isabel (SP) na noite deste sábado, conforme informou a Polícia Civil. Segundo informações da Delegacia de Santa Isabel, dois crimonosos armados invadiram o residencial e atiraram no carro do homem que acabou atingido. O caso segue sob investigação.
Segundo a Polícia Civil, o boletim de ocorrência foi registrado como homicídio. O crime, segundo o registro, foi em um condomínio na altura do quilômetro 70 da Rodovia Joaquim Simão, no bairro Funil. Por volta das 23h, dois homens invadiram o residencial.
Diante da casa da vítima, segundo a polícia, a dupla atirou no carro do homem, que estava estacionado na garagem. O dono do automóvel saiu para ver o que e estava acontecendo e acabou atingido. Ele morreu na hora e os criminosos fugiram. Peritos do Instituto de Criminalística (IC) estiveram no condomímio para examinar o carro. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Guarulhos.

G1



17 de janeiro de 2014

Anac autoriza 1973 novos voos para 
período da Copa

As rotas mais pedidas foram Galeão-Ezeiza (Argentina), com 262 novos voos e 59.756 assentos extras, e Brasília-Guarulhos, com 288 voos e 45.558 assentos

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou nesta quinta-feira ter autorizado 1973 novos voos para o período de 6 de junho a 20 de julho, data em que as autoridades estimam o fluxo em massa de turistas e torcedores para a Copa do Mundo. Os números da agência reguladora ainda podem ser alterados, já que as companhias aéreas que pediram para ter o direito de novos voos e horários de pousos e decolagens ainda podem fazer ajustes internos antes de comercializar as passagens. Continue Lendo >>




15 de janeiro de 2014

Cade aprova fusão entre Oi e 
Portugal Telecom

Da Agência Brasil

Brasília – O Diário Oficial da União trouxe nesta terça (14) despacho do Conselho Administrativo de Defesa Econômica que aprova sem restrições a fusão entre a operadora Oi e a Portugal Telecom (PT), que será chamada de CorpCo e controlará as atividades das duas empresas no Brasil e no mundo.

O documento do Cade indica que a nova operadora de telecomunicações vai atuar em países de língua portuguesa. A aliança estratégica já tinha sido anunciada em 2011 e, então, aprovada pelo conselho.

O Cade também entende que a fusão não vai trazer problemas concorrenciais no Brasil. Para isso, foi necessário que a Portugal Telecom abrisse mão da participação acionária que tinha na operadora Vivo. Além do mais, os técnicos do conselho lembram que a PT atua no Brasil indiretamente, por meio da operadora Oi.

No documento, o coordenador-geral substituto de Análise Antitruste, Paulo Vinícius Ribeiro de Oliveira, registra que, se forem mantidas as condições previamente consideradas pelo Cade, não haverá prejuízo ao ambiente concorrencial.



14 de janeiro de 2014

Prazo para eleitor tirar ou transferir título termina em maio

Da Agência Brasil 

Brasília – O prazo para o eleitor pedir à Justiça Eleitoral a emissão do título ou a transferência de domicílio termina no dia 7 de maio. Para resolver a pendência, basta procurar o Cartório Eleitoral mais próximo. O primeiro turno das eleições ocorrerá no dia 5 de outubro.

No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também é possível fazer o pré-atendimento antes de procurar os cartórios. O eleitor pode acessar o site Título Net, do TSE, ferramenta disponível para agilizar atendimento final, feito nos cartórios eleitorais. Após preencher os campos de identificação, o usuário deve comparecer ao cartório com a documentação exigida para concluir o atendimento e receber o documento. 

Para transferir o título de eleitor, nos casos de mudança de cidade ou de país, o cidadão deve comparecer ao cartório com documento de identificação com foto, título de eleitor e comprovante de residência. Quem mora no exterior, deve procurar as embaixadas do Brasil.



13 de janeiro de 2014

Guarulhos e Viracopos divulgam 
números de 2013


O GRU Airport (Aeroporto Internacional de São Paulo) registrou um movimento superior a 36 milhões de passageiros em 2013, o que representa um crescimento de cerca de 10% em relação a 2012, quando 32,7 milhões de pessoas viajaram pelos três terminais. Dos 36 milhões de passageiros, 23,5 milhões foram de viagens domésticas e 12,5 milhões, de internacionais.

Já o número de voos chegou a 284 mil operações – aumento de 3,6% em relação a 2012, quando o aeroporto registrou 274 mil pousos e decolagens. O número de voos internacionais e domésticos foi praticamente igual – cerca de 142 mil operações em cada segmento. Continue Lendo >>




10 de janeiro de 2014

USP Leste é interditada por solo contaminado; docentes apontam
 prejuízos em pesquisas

Da Agência Brasil

São Paulo – Começou nesta quinta (9) a interdição do campus da Universidade de São Paulo (USP) na zona leste, obrigado a suspender as atividades por causa de uma decisão judicial de novembro do ano passado, que apontou contaminação no solo do local. As aulas, previstas para recomeçar no dia 13, vão ser transferidas para outras unidades da USP, segundo a direção.

As aulas que serão retomadas são de reposição da greve do ano passado, que ocorreu entre setembro e outubro, em protesto contra a contaminação do terreno.

No último dia 16 dezembro, as aulas foram suspensas por causa de outro problema: a infestação de piolhos de pombos. Segundo a universidade, a limpeza nos prédios para eliminação do problema foi concluída ontem (8), e o local já está livre da praga.

Com a interdição hoje do campus, professores dizem que a continuidade das pesquisas científicas será prejudicada, e os alunos dependentes de bolsas poderão ficar sem receber os benefícios.

A professora de ciências da natureza e gestão ambiental Adriana Tufaile, que integra a diretoria da Associação dos Docentes da USP (Adusp), disse que o maior problema são os experimentos que usam materiais biológicos, pois poderão ser perdidos. Em sua área de atuação, os instrumentos e equipamentos não foram transferidos para outro local. “Não existem laboratórios análogos aos nossos no campus do Butantã”, lamenta a docente.

Ontem, a congregação de professores decidiu só retomar as aulas referentes ao primeiro semestre de 2014, marcadas para começar no dia 17 de fevereiro, quando for atestada a segurança do campus pelos órgãos competentes. “Esse problema todo pode ainda afetar os calouros”.

Quanto à interdição exigida pela Justiça, a Procuradoria-Geral da USP informou que está tentando reverter a decisão. A USP Leste obteve licença ambiental de operação em novembro do ano passado, mas não fez as adequações. No dia 2 de agosto, a unidade foi autuada pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) por descumprimento de 11 exigências. No início de outubro, um grupo de alunos ocupou o prédio da diretoria da Escola de Artes, Ciências e Humanidades para cobrar uma solução para o problema.

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da USP informou que "a universidade vem, ao longo dos últimos anos, desenvolvendo as ações necessárias e medidas cabíveis, segundo os ditames legais, para regularizar a situação ambiental nos termos da licença operacional da USP Leste".



8 de janeiro de 2014

Queixas sobre bagagens aumentam 200% entre Natal e réveillon em SP

Caso esteja faltando algo na mala, passageiro pode e deve reclamar.
Se mala for extraviada, reclamação deve ser feita em, no máximo, 15 dias.

Nessa época de aeroportos mais cheios, aumentam os riscos de problemas com as bagagens extraviadas.
Se estiver faltando alguma coisa na mala, o passageiro pode e deve reclamar. E tem feito isso.
Mas, aí ele já teve que passar pela dor de cabeça de perder a bagagem ou de receber a mala quebrada, arrombada, até molhada.
Outro problema: não existem normas sobre quanto tempo pode demorar até a bagagem aparecer na esteira. Continue Lendo >>




7 de janeiro de 2014

Brasil de braços abertos para o mundo

São 25 os países que já tem ninho escolhido onde pousar e melhor preparar suas forças no Brasil para os duros embates de uma Copa do Mundo.

Somente 7 seleções ainda não definiram o local onde se concentrarão, porém, como o prazo vai até o final do mês e as buscas estão se desenvolvendo por todo o país a qualquer momento a relação estará completa.

É claro que quem chega primeiro bebe água limpa e consegue se localizar aparentemente onde as facilidades são mais amplas.

Isso não significa que não existam ainda excelentes oportunidades para os países que se demoram um pouco mais na escolha.

Nesse aspecto o Brasil é riquíssimo em opções que se enquadrem em quaisquer modelos entre os preconizados para um acontecimento dessa magnitude.

A França, que mesmo antes de sua classificação diante da Ucrânia se definira por Ribeirão Preto terá um dos melhores alojamentos para o mundial.

Ficará em hotel de alta categoria, ao lado da rodovia Anhanguera, acesso fácil para o aeroporto da cidade e para os locais de treinamento, os estádios do Comercial e do Botafogo sem nenhuma dificuldade de locomoção. Continue Lendo >>




22 de novembro de 2013

Corpo trasladado some e companhia aérea não sabe explicar paradeiro


Corpo embarcou em São José do Rio Preto, SP, com destino a Porto Velho.
Funcionários da companhia TAM não souberam informar paradeiro do caixão.

O motorista Luiz Moreira Damasceno e mais três irmãos denunciam o sumiço do corpo da mãe Edith Soares Malta Moreira, de 83 anos, trasladado de São José do Rio Preto (SP) para Porto Velho. O corpo da mãe, que morreu após tratamento de câncer, embarcou na cidade paulista na noite da quarta-feira (20) junto com os irmãos, mas não chegou ao local de destino, nesta quinta-feira (21), no horário local previsto, 11h20. Funcionários da companhia TAM, em Porto Velho, não souberam informar à família o paradeiro do corpo da mãe. Procurados, nenhum representante da empresa quis falar sobre o caso. Continue Lendo >>




21 de novembro de 2013

“Deus me usou para fazer o que eu fiz”, diz diretor da Telexfree

A empresa não aceitou assinar o Termo de Ajustamento de Conduta proposto pelo Ministério Público e continua impedida de funcionar. 

O diretor da Telexfree, Carlos Costa, diz que foi enviado por Deus para oferecer oportunidades de ganhos altos para as pessoas. A empresa está com as atividades bloqueadas a mando da Justiça do Acre por representar um esquema de pirâmide financeira, prática proibida no Brasil.

Costa esteve na última semana participando de uma sessão na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) onde pode explicar direito o trabalho da empresa e sua atuação.

“As pessoas hoje conheceram o que é realmente uma distribuição de renda. Essas pessoas que tiveram potencial dentro delas mas nunca tiveram oportunidade. Eu estou aqui de passagem e Deus me usou para fazer o que eu fiz e isso ninguém vai tirar”, disse ele.

A participação do empresário na sessão da Aleac aconteceu a pedido do deputado estadual Moisés Diniz (PC do B-AC) que defendeu a prática e comparou o Voip, serviço de chamadas vendido pela Telexfree, com o Facebook e Google.

“A Telexfree vende Voip, que é um sistema de conversação por IP. O Facebook e o Google são 50 vezes maiores que a Telexfree e só vendem comunicação e entretenimento, não tem nenhum produto, são bilionários e ninguém fecha os dois”, disse o parlamentar.

No mesmo dia aconteceu em Rio Branco uma audiência de conciliação que decidiria sobre a liberação ou não dos serviços da Telexfree. Sabendo que a Justiça poderia manter o bloqueio das contas da empresa, Carlos Costa disse que continuaria olhando para o alto, se referindo ao céu.

“Me jogaram no fundo de um poço. Mas se eu estou no fundo do poço, só tem uma saída, olhar para cima e é para lá que eu vou.”

Na audiência o Ministério Público do Acre propôs um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) onde a Telexfree teria que apresentar um novo modelo de negócio para poder voltar a funcionar.

Esse modelo teria a proposta da venda direta do serviço Voip com bonificação para os revendedores que indicarem novos consumidores. A proposta também pedia a devolução imediata do dinheiro pago pelos divulgadores que investiram e não tiveram retorno algum.

Porém a empresa recusou a proposta e o processo deve seguir para as próximas instâncias. Com informações G1.



6 de novembro de 2013

Aeroporto de Guarulhos faz parceria com IBM para renovar sistemas


Quando o Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos for inaugurado, em maio do ano que vem, suas milhares de operações diárias – de transporte de bagagem a controle de manutenção – serão orquestradas por 28 aplicações de computador. A tecnologia que vai conectar esses sistemas será fornecida pela IBM, em parceria fechada entre a concessionária do aeroporto e a gigante americana. A informação foi obtida com exclusividade pela INFO. Continue Lendo >>




4 de novembro de 2013

Acusado de matar Mércia Nakashima, em Nazaré Paulista, é mantido preso

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve neste sábado(2) a prisão preventiva contra o ex-policial militar e advogado Mizael Bispo de Souza, acusado de assassinar a ex-namorada, a advogada Mércia Mikie Nakashima. De acordo com a decisão do STJ, o processo deve continuar tramitando em Guarulhos, na Grande São Paulo. A Sexta Turma negou provimento ao recurso da defesa que pretendia que o ex-PM fosse julgado pela Justiça de Nazaré Paulista, onde Mércia foi encontrada morta.

No julgamento do STJ prevaleceu o argumento do Ministério Público de que foi um crime plurilocal, pois existiam vestígios em Guarulhos, onde a vítima foi arrebatada, repercussão social também naquele município, e porque as pessoas envolvidas são todas da cidade.
 
Ainda aguarda julgamento outro recurso interposto por Mizael junto ao Tribunal de Justiça de São Paulo, para que ele e o outro acusado do crime, o vigia Evandro Bezerra da Silva, sejam levados a júri popular. Ambos estão foragidos.
 
Caso - A advogada Mércia Nakashima desapareceu em 23 de maio de 2010, e foi encontrada morta em uma represa de Nazaré Paulista. Ela sumiu após sair da casa dos avós. No dia 10 de junho, um pescador levou a família e a polícia até a represa onde o carro dela estava submerso. No dia seguinte, o corpo em avançado estado de decomposição foi encontrado. O laudo do Instituto Médico-Legal (IML) apontou que ela morreu por afogamento.

Fonte: Agência Estado



22 de outubro de 2013

Prefeitura de Guarulhos (SP) abre concursos para 245 vagas


Cargos são de nível fundamental, médio/técnico e superior.
Os salários variam de R$ 1.578,94 a R$ 11.660,06.

A Prefeitura de Guarulhos, na Grande São Paulo, divulgou três editais de concursos públicos para 245 vagas em cargos de nível fundamental, médio/técnico e superior. Os salários vão de R$ 1.578,94 a R$ 11.660,06.
No site do Instituto Brasileiro da Administração Municipal, é possível ver os editais (acesse os editais).
No edital nº08 são 146 vagas. Os salários variam de R$ 1.578,94 a R$ 2.107,52.

Os cargos de nível superior são para professor de educação básica, professor de educação infantil e professor de educação básica nas disciplinas de ciências físicas e biológicas, língua e cultura portuguesa e educação artística.

As vagas de nível médio são para agente escolar e assistente de gestão escolar.

As inscrições podem ser feitas entre os dias 21 de outubro a 12 de novembro pelo site www.ibamsp-concursos.org.br. A taxa varia de R$ 49 a R$ 75.

As provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 1º ou 8 de dezembro. Ainda haverá prova de títulos para o cargo de professor e avaliação psicológica para agente escolar.

O concurso terá 1 ano de validade e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

No edital nº09 são 76 vagas. Os salários variam de R$ 4.611,63 a R$ 11.660,06.

Os cargos de nível superior são para médicos nas funções de anestesista, cardiologista, cirurgião geral, cirurgião pediatra, clínico geral, clínico geral intensivista, endocrinologista, endoscopista, gastroenterologista, geriatra, ginecologista, hematologista, infectologista, infectologista pediatra, neurologista, neuropediatra, ortopedista, otorrinolaringologista, pediatra, pediatria intensivista, psiquiatra, psiquiatra pediatra, reumatologista, socorrista clínico geral, socorrista ortopedista, socorrista pediatra, socorrista psiquiatra, ultrassonografista e médico da família.

As inscrições podem ser feitas entre os dias 21 de outubro a 12 de novembro pelo site www.ibamsp-concursos.org.br. A taxa é de R$ 79.

As provas objetivas serão aplicadas em 12 de janeiro de 2014. Ainda haverá prova de títulos para todos os cargos.

O concurso terá validade de 2 anos e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

No edital nº10 são 23 vagas. Os salários variam de R$ 1.369,91 a R$ 3.567,76.

Os postos de nível fundamental são para agente de manutenção de automotores (elétrica), agente de manutenção de automotores (tapeçaria automotiva), agente de serviços de saúde (ajudante de necropsia) e operador de máquina pesada.

As vagas de nível médio/técnico são para prático em farmácia e técnico de diagnósticos (eletroencefalografia).

Os cargos de nível superior são para enfermeiro, especialista em saúde (fisioterapeuta), especialista em saúde (fonoaudiólogo), farmacêutico, médico veterinário e nutricionista.

As inscrições podem ser feitas entre os dias 21 de outubro a 12 de novembro pelo site www.ibamsp-concursos.org.br. A taxa varia de R$ 39 a R$ 79.

As provas objetivas serão aplicadas em 12 de janeiro de 2014. Ainda haverá prova de títulos para todos os cargos e prova prática para agente de manutenção de automotores (elétrica), agente de manutenção de automotores (tapeçaria automotiva) e operador de máquina pesada.

O concurso terá validade de 2 anos e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

G1




18 de outubro de 2013

Bandido é torturado por mais de 20 horas por integrantes de facção criminosa


Um homem quase morreu nas mãos de traficantes, em Guarulhos (SP), na Grande São Paulo, depois de ser torturado por cerca de 20 horas, de acordo com a polícia. A vítima é um criminoso que fazia parte de uma facção e, ao trocar de grupo, provocou a ira dos ex-companheiros.






17 de outubro de 2013

Trabalhador pode ficar isento de custos 
com vale-transporte

Projeto de Lei do Senado 242/2013 foi aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e segue para análise na Câmara dos Deputados

São Paulo – Os empregadores passarão a custear integralmente as despesas com o vale-transporte. Projeto de lei com esse objetivo, de autoria do senador Fernando Collor (PTB-AL), foi aprovado nesta quarta-feira (16) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em decisão terminativa. A matéria, agora, será examinada pela Câmara dos Deputados se não houver recurso para análise pelo Plenário do Senado.

Na avaliação do autor, o Projeto de Lei do Senado (PLS) 242/2013 vai contribuir para o aumento da renda dos trabalhadores, já que eles não terão mais participação no custeio do transporte para seu deslocamento ao trabalho. Esse benefício, em sua opinião, também não vai impactar significativamente no custo das empresas, pois as despesas poderão ser abatidas da receita, para fins de apuração do lucro tributável.

“Isentar o trabalhador de qualquer participação no custo do vale-transporte trará um considerável aumento de renda e um impacto desprezível nos custos e preços das empresas”, afirmou Fernando Collor ao justificar a proposta.

De acordo com a lei que instituiu o vale-transporte (Lei 7.418/1985), informou o relator da matéria, senador Paulo Paim (PT-RS), o empregador poderá descontar até 6% do salário do trabalhador para custeio do transporte. Se o preço das passagens exceder o valor descontado, pela lei vigente, o empregador arcará com a diferença.

O vale-transporte, disse Paim, foi instituído como antecipação pelo empregador do valor gasto com transporte para que o trabalhador se desloque de sua residência para o local de trabalho e vice-versa, por meio do sistema de transporte coletivo público. Tal deslocamento, ressaltou, pode compor-se por um ou mais segmentos da viagem.

Paulo Paim ainda observou que o valor pago pela empresa com essa finalidade, por não ter natureza salarial, não se incorpora à remuneração e, portanto, não constitui base de incidência de contribuição previdenciária ou de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

"Trata-se, sem dúvida alguma, de medida ousada, porém necessária, para garantir aos trabalhadores do nosso país essa conquista tão necessária", disse Paim.

O relator lembrou que tramita na Câmara dos Deputados projeto similar, que poderá, naquela Casa, ser apensado ao do Senado. Caso o relator apresente substitutivo, avaliou, a matéria terá de voltar ao Senado.

Rede Brasil Atual



16 de outubro de 2013

Preso tenente da Polícia Militar por suspeita de ajudar facção em SP

Oficial foi detido administrativamente nesta terça-feira (15).
Corregedoria diz que ele é suspeito de envolvimento com quadrilha.

A Corregedoria da Polícia Militar (PM) prendeu administrativamente o 1° tenente Guilherme William Pacheco da Silva, de 36 anos, por suspeita de associação e envolvimento com a facção que atua dentro e fora dos presídios paulistas. "O oficial em questão encontra-se atualmente recolhido nas instalações da Corregedoria da PM", informou  a corporação em nota. Continue Lendo >>




15 de outubro de 2013

Maioria dos bancos reabrem nesta segunda-feira no país

Após 23 dias de greve, a maioria das agências bancárias reabre nesta segunda-feira. De acordo com comando do movimento, coordenado pela Contraf-Cut, apenas algumas bases sindicais realizarão assembleias hoje e alguns bancos regionais continuam paralisados. Continue Lendo >>





26 de setembro de 2013

Canetas com ponteira de laser se tornou um problema de saúde e segurança pública

A venda livre de canetas com ponteira de laser se tornou um problema de saúde e segurança pública no Brasil. É o que mostram os acidentes atendidos nos consultórios médicos e o relatório do CENIPA  (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos). Só neste ano ocorreram em todo o país 1356 notificações de laser disparado contra aeronaves até 18 de setembro, segundo  a organização. Apontar laser para um avião é crime com pena que pode chegar a 12 anos de prisão caso aconteça um acidente. O risco não é pequeno. Segundo o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, o ofuscamento ou cegueira temporária podem fazer o piloto perder o controle do avião. A brincadeira também virou mania entre torcedores que direcionam a luz no rosto de jogadores de futebol e juízes para atrapalhar o jogo do time adversário. Continue Lendo >>





25 de setembro de 2013

Após tornado, população trabalha para reconstruir Taquarituba

Quase 48 horas depois de a cidade ter sido parcialmente devastada por um tornado, a população ainda tenta se recuperar do susto. O fenômeno ocorrido na tarde de domingo (22) deixou dois mortos e 64 feridos, além de destruir casas e prédios comerciais. O município paulista tem pouco mais de 23 mil habitantes

Da Agência Brasil


São Paulo- Quase 48 horas após ter a cidade parcialmente devastada pela passagem de um tornado, a população de Taquarituba ainda tenta se recuperar do susto. O fenômeno ocorrido na tarde do último domingo fez dois mortos e deixou 64 feridos, além de destruir casas e prédios comerciais. O município tem pouco mais de 23 mil habitantes e está localizado no sudoeste do estado, a cerca de 320 quilômetros da capital paulista.

De acordo com o secretário de Obras e da Defesa Civil do município, Laércio Gonçalves, técnicos da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) trabalham na tentativa de conseguir restabelecer, completamente, o fornecimento de energia. Das 2,2 mil casas que ficaram sem luz, segundo a CPFL, 435 clientes ainda não podiam contar com esse serviço até o início da tarde de hoje. Houve danos também ao sistema de telefonia, mas a comunicação já voltou ao normal.

Por meio de nota, a empresa informou que mantém uma força-tarefa em Taquarituba com cinco equipes atuando no restabelecimento de energia nos bairros. Além disso, mais 16 equipes trabalham para recuperar três quilômetros de rede e cerca de 20 postes derrubados. Para ajudar nessa tarefa, foram solicitados apoio de funcionários das unidades de outros municípios.

A prioridade das equipes da Defesa Civil da cidade e do estado é averiguar os abalos na estrutura das casas afetadas. A estimativa é que 600 casas tenham sofrido algum tipo de problema. A forte ventania em movimentos circulares destruiu a maioria dos telhados das residências de sete bairros, entre eles Santa Virgínia, Parque São Roque e Jardim Dona Carmélia.

Segundo o secretário de Obras, na área industrial, houve perda total. Dois caminhões com donativos entre roupas, calçados, artigos de higiene e alimentos chegaram à cidade.

Durante as vistorias na manhã de hoje (24), mais duas famílias tiveram as casas condenadas e foram encaminhadas para abrigo no Ginásio de Esportes da Vila São Vicente, onde já estavam oito desabrigados. A grande maioria dos moradores afetados foi para a casa de parentes.

Muitos moradores também se apressaram nos reparos dos imóveis, com medo de saques. Além disso, como o tempo permanece chuvoso no local, aumentam as chances de perdas de móveis e outros objetos das residências descobertas. Desde ontem, tem sido grande a procura por materiais de construção, principalmente telhas, tanto de cerâmica quanto as de fibrocimento.
Em uma das lojas, a Kaito Materiais para Construção, o estoque, praticamente, esgotou, segundo o gerente do estabelecimento, Alexsandro Murijo, de 45 anos. “Em cima da hora, fica difícil atender a todos, mas encomendamos uma carga fechada de 20 mil telhas para repor o estoque e atender aos clientes”.

Na Incospel Comércio de Materiais de Construção, em apenas um dia, foi necessário mandar buscar três caminhões de telhas de barro na cidade de Ourinhos, distante cerca de 150 quilômetros, relatou Rodrigo Fonseca, de 36 anos, responsável pela expedição de mercadorias. Outro carregamento de grande demanda foi o de telhas de fibrocimento, cujo fornecedor fica na região de Campinas. De lá, chegaram 27 toneladas do produto.



20 de setembro de 2013

Cinco linhas de ônibus intermunicipais vão funcionar 24 horas

Serviço atenderá 18 cidades da Grande São Paulo às sextas-feiras e aos sábados; governo quer beneficiar principalmente os frequentadores de bares de Pinheiros e da Vila Madalena, na zona oeste

SÃO PAULO - O governador Geraldo Alckmin (PSDB) divulgou nesta quinta-feira, 19, um projeto similar para linhas da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). Batizado de Corujão, o serviço atenderá 18 cidades da Grande São Paulo e colocará à disposição dos usuários cinco linhas de ônibus 24h nas sextas-feiras e sábados. O valor da tarifa será o mesmo praticado pela EMTU durante o dia. Conforme o Estado adiantou, o prefeito Fernando Haddad (PT) vai lançar o serviço de ônibus "corujões" na cidade de São Paulo. Continue Lendo >>





16 de setembro de 2013

Dois apostadores acertam na Mega-Sena e próximo sorteio é de R$ 2,5 milhões

Os sortudos, das cidades de Guarulhos (SP) e Ribeirão Preto (SP), levarão para casa a quantia de R$ 7.800.140,92, cada.

Realizado neste sábado (14) em Nova Odessa (SP), o concurso 1.530 da Mega-Sena registrou dois ganhadores. Os sortudos, das cidades de Guarulhos (SP) e Ribeirão Preto (SP), levarão para casa a quantia de R$ 7.800.140,92, cada.

As dezenas sorteadas foram 10, 16, 28, 33, 48 e 53. Segundo a Caixa Econômica, a estimativa para o próximo sorteio é que o valor de R$ 2,5 milhões entre no concurso.

Outros 138 apostadores acertaram a quina e embolsarão R$ 15.973,07, cada. Além deles, 9.644 pessoas acertaram a quadra e ganharam R$ 326,52, cada.

O próximo sorteio da Mega-Sena será realizado na quarta-feira (18). As apostas podem ser realizadas em qualquer casa lotérica do País até às 18h do dia do sorteio. O valor mínimo é de R$ 2.




11 de setembro de 2013

Mesmo preso, Andinho é acusado pelo MP de traficar e liderar quadrilha

Wanderson Lima está em penitenciária de segurança máxima desde 2002.
Gaeco de Campinas diz que ele comandava esquema com policiais civis.

Considerado um dos principais criminosos do estado de São Paulo, o traficante e sequestrador Wanderson de Paula Lima, o Andinho, está entre os 23 acusados pelo Ministério Público (MP) por envolvimento em esquema com policiais civis no tráfico de drogas em Campinas (SP). Na segunda-feira (9), a Justiça acolheu a denúncia do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) contra 23 agentes e traficantes. Segundo os promotores, policiais de Campinas e São Paulo (SP) cobravam propina dos criminosos para facilitar a ação deles na comercialização de drogas. Continue Lendo >>




9 de setembro de 2013

Polícia de MS apreende 103 kg de droga em fundo falso de veículo


Apreensão foi feita na manhã deste domingo, em Ponta Porã.
Suspeito que conduzia carro onde estava droga foi preso em flagrante.

Policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) apreenderam por volta das 6h30 deste domingo (8), na rodovia MS-164, em Ponta Porã, a 346 quilômetros de Campo Grande, 103 quilos de maconha, que estavam escondidos em várias partes de um veículo. Continue Lendo >>





6 de setembro de 2013

Ipea diz que Estatuto do Desarmamento reduziu a taxa de homicídios em 12,6%

Da Agência Brasil

Brasília – Dez anos depois de virar lei, o Estatuto do Desarmamento provocou queda de 12,6% na taxa de homicídios do país, segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Os resultados do estatuto foram debatidos nesta quinta (5) na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara. A redução de mortes violentas, no entanto, foi questionada pelo presidente do Movimento Viva Brasil, Bené Barbosa.

De acordo com o diretor de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia do Ipea, Daniel Cerqueira, há uma “relação de causalidade” entre a redução do número de armas com a queda dos homicídios. “Onde se tem uma maior difusão de armas de fogo aumenta a taxa de homicídios em 1% ou 2%”, disse.

Pelo estudo do Ipea, frisou Cerqueira, não há como relacionar, contudo, a redução dos crimes contra o patrimônio com o aumento do número de armas de fogo pelos cidadãos. “Ou seja, é uma lenda aquela história de que o pai de família armado vai dissuadir o criminoso de perpetrar os seus crimes. Isso, do ponto de vista empírico, não acontece no Brasil”.

O presidente do Movimento Viva Brasil, Bené Barbosa, disse que a política de desarmamento é mais “ideológica do que técnica”. Ele questionou o estudo do Ipea e afirmou não ser possível estabelecer uma relação entre o número de armas de fogo e os índices de homicídios. “Arma não comete crime. Quem comete crime é o ser humano”, disse.

“A história de que a arma roubada do cidadão vai parar na mão do criminoso é uma prova disso. Se tenho um celular roubado, e ele vai para dentro de uma penitenciária, e ele é usado para um sequestro, a culpa é minha? Precisamos definir quem é vítima de verdade”, argumentou Barbosa.




3 de setembro de 2013

Cadastro biométrico é obrigatório em 
11 cidades de SP

Eleitores destes municípios devem ir à Zona Eleitoral para recadastramento.
Agendamento pode ser feito no site do Tribunal Regional Eleitoral de SP.

Eleitores de 11 cidades paulistas foram convocados pela Justiça Eleitoral para realizar o recadastramento biométrico. O processo de captura e registro das digitais é obrigatório, como é o caso de Embu das Artes, na Grande São Paulo. O objetivo do novo cadastro é ter mais transparência e eficácia na votação.
Os eleitores do município deverão comparecer à Central de Atendimento Eleitoral para fazer o recadastramento biométrico até 28 de fevereiro de 2014. Para atender a estimativa de revisão de 1.366 eleitores por dia em Embu, a central conta com 30 kits biométricos (escâner para captura das digitais e câmera acoplada a um mini-estúdio fotográfico) e quase 80 funcionários envolvidos, 50 deles cedidos pela Prefeitura.
O eleitor pode, desde já, agendar sua revisão no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.  Para ser atendido é preciso levar documento de identificação e comprovante de residência emitido entre agosto 2012 e abril de 2013. Quem não comparecer terá o título cancelado.
Os municípios de Guarulhos, Osasco e São Bernardo do Campo também participam da nova fase do projeto biometria, apesar de o cadastro ainda não ser obrigatório. As 20 zonas eleitorais desses municípios iniciaram a captação biométrica em fevereiro deste ano e atenderam quase 6 mil eleitores.
Os endereços das zonas eleitorais em todo estado e outras informações podem ser consultadas no site do TRE/SP, onde também é possível fazer o pré-atendimento para agilizar o serviço.
Veja abaixo a relação de cidades onde é obrigatório o cadastro de biometria em São Paulo:

Águas de São Pedro
Analândia
Corumbataí
Ipeúna
Itirapina
Louveira
Santa Gertrudes
Santa Maria da Serra
São Pedro
Vinhedo
Embu das Artes

G1



21 de agosto de 2013

Irmandade Muçulmana nomeia novo líder espiritual depois que titular foi preso

Da Agência Brasil

Brasília – Após a prisão do principal líder da Irmandade Muçulmana, o movimento nomeou nesta terça (20) Mahmud Ezat como novo guia espiritual da organização. Mohamed Badia foi detido por militares, no Cairo, capital egípcia, após uma série de confrontos entre manifestantes e policiais na cidade. O presidente deposto Mohamed Mursi é apoiado pelo braço político da Irmandade Muçulmana.

Badia foi preso em um apartamento, perto da Praça Rabaa Al Adawiya, onde simpatizantes de Mursi entraram em confronto com policiais. Na operação de detenção participaram unidades especiais das forças de segurança, além da polícia, que ocuparam a zona e impediram o acesso ao prédio.

Em três dias, cerca de 750 pessoas morreram em confrontos no Egito, incluindo um dos filhos de Mohamed Badia, que foi atingido por tiro na cabeça, disparado pela polícia e morreu. A comunidade internacional, incluindo o Brasil, condena a onda de violência no Egito e cobra o fim do impasse envolvendo militares e manifestantes.

De acordo com as normas internas da Irmandade Muçulmana, em caso de ausência, doença ou em qualquer emergência, o número dois da organização substitui o líder. Foi o caso da nomeação de Ezat. Segunda-feira (19) a Irmandade Muçulmana denunciou a detenção de pelo menos 400 dirigentes durante o fim de semana e acusou as autoridades de terem torturado até a morte 36 detidos.




20 de agosto de 2013

Polícia alerta para roubos na Ayrton Senna


Pelo menos 10 roubos foram registrados neste ano na Rodovia Ayrton Senna, entre São Paulo e Guararema. As estatísticas da Polícia Rodoviária apontam para pelo menos três ocorrências do “tipo batidinha”, no trecho inicial da via, nas proximidades de Guarulhos. Neste tipo de ação, os marginais batem no veículo da frente, obrigando o motorista a parar. É nessa hora que eles anunciam o assalto, muitas vezes acompanhado de atos violentos contra as vítimas.




16 de agosto de 2013

Tentativa de assalto deixa um 
morto em Guarulhos

Criminosos queriam roubar o carro, de acordo com a Polícia Militar.
Vítima foi atingida no rosto.

O dono de um veículo morreu depois de tomar um tiro enquanto aguardava a abertura de um semáforo na Avenida Santos Dumont, em Guarulhos, na Grande São Paulo, no fim da tarde de quarta-feira (14). De acordo com a Polícia Militar, os criminosos queriam roubar o carro. A vítima, atingida no rosto, foi levada pelos policiais para o Pronto-Socorro de Ermelino Matarazzo, mas não resistiu, ainda segundo a PM.

G1



14 de agosto de 2013

Movimentos fazem duas marchas contra corrupção e pela qualidade dos transportes


Sindicatos e movimentos sociais vão se concentrar na Assembleia Legislativa para pedir CPI do propinoduto tucano, e também no centro da cidade, exigindo mudança na lógica de gestão dos transportes

São Paulo – Movimentos sociais, sindicatos e partidos de esquerda estarão nas ruas de São Paulo nesta quarta-feira (14), em duas manifestações marcadas para o Vale do Anhangabaú e para a Assembleia Legislativa do estado. A primeira começa às 15h e vai percorrer a região central da cidade. A da Assembleia tem início às 17h.

Apesar da diferença de roteiro, a pauta é a mesma: as recentes denúncias de formação de cartel entre empresas do setor metroferroviário, com a complacência dos governos estaduais liderados pelo PSDB desde os anos 90.

Na Assembleia Legislativa, os manifestantes colocarão ênfase na apuração das denúncias da companhia alemã Siemens, que confessou ter participado de conluios com outras empresas estrangeiras para burlar a concorrência em editais públicos para reforma de trens e ampliação do Metrô em São Paulo. O grupo quer pressionar os deputados pela instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigue as evidências que têm surgido na imprensa a partir de documentos cedidos pela Siemens ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), órgão do Ministério da Justiça que coíbe a formação de trustes e cartéis no país. Continue Lendo >>





13 de agosto de 2013

Governo adia leilão do trem de alta velocidade em um ano

Da Agência Brasil


Brasília - O governo decidiu adiar em um ano a primeira etapa do leilão do trem de alta velocidade (TAV), que deverá ligar as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. A entrega das propostas estava prevista para a próxima sexta-feira (16), e o leilão estava marcado para o dia 19 de setembro.

“Depois de muitas conversas com prováveis participantes, sentimos que o certame caminhava para apenas um participante e os outros prováveis concorrentes solicitavam o adiamento do processo para finalizar entendimentos entre todos que participariam desta fase inicial de elaboração do projeto”, disse o ministro dos Transportes, César Borges. Segundo ele, a previsão para início da operação do trem em 2020 está mantida.

Desde 2010, quando foi lançado pela primeira vez, o leilão do trem-bala já foi adiado duas vezes a pedido das empresas interessadas em participar da disputa. A primeira data da licitação foi dia 16 de dezembro de 2010. Depois o leilão passou para 29 de abril de 2011 e foi remarcado novamente para o dia 29 de julho de 2011.

Nessa última data, o leilão chegou a ser aberto, mas não recebeu propostas. Depois disso, o governo decidiu dividir a licitação em duas etapas: a primeira vai definir o operador do trem-bala e a tecnologia a ser usada, e a segunda vai contratar a infraestrutura do projeto.




8 de agosto de 2013

Artesãos do Marajó mostram criatividade na Feira do Artesanato
Evento acontece no Hangar, em Belém.

Trabalho reforça a identidade cultural da maior ilha fluvial do mundo.

A Associação Marajoara dos Artesões de Ponta de Pedras, que já existe há 13 anos, expõe na II Feira do Artesanato Paraense (Fesarte), no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, peças em cerâmica, madeira e objetos decorativos em tecido e em miriti.
O trabalho reforça a identidade cultural da maior ilha fluvial do mundo. Entre os produtos que mais chamam a atenção, está o ninho de pássaros da Amazônia, feito com o ouriço da castanha e adornado pelo cacho do açaí ou raízes. Os materiais são encontrados na natureza e reaproveitados pelos artesões.
A Cooperativa de Artesões Flor do Marajó, do município de Muaná, está expondo bolsas, chapéus e carteiras de mão feitos da fibra do tururi, que é bastante resistente. Além do uso sustentável do que está disponível no meio ambiente, contribuindo para a preservação ambiental, o trabalho também garante uma renda alternativa a 25 famílias.
As peças fazem sucesso na feira, e a cooperativa já fechou parceria com uma loja do aeroporto de Guarulhos. “Nossos acessórios estarão sendo vendidos em São Paulo”, diz a artesã Sueli Paes Magno.
Serviço
A II Feira do Artesanato Paraense prossegue até domingo (11), no Hangar, junto com a Feira do Artesanato Mundial (FAM). O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Renda (Seter) e Charph Eventos. A visitação é das 15 às 22 horas.



7 de agosto de 2013

Programa de combate ao crack está 
em todo o país

Da Agência Brasil

Brasília – O Programa Crack, É Possível Vencer", do governo federal, está agora em todas as unidades da Federação. Os estados do Amazonas, Amapá, Maranhão, Tocantins, de Rondônia, Roraima e da Bahia, que ainda não tinham aderido ao programa, assinaram nesta terça (6) a participação. Além dos estados, 28 municípios também se juntaram aos 90 que já desenvolvem ações contra o crack.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, exaltou a articulação interministerial necessária para a execução do programa, lançado em dezembro de 2011. Ele também destacou que o resultado do programa é favorável. “O balanço que fazemos é extremamente positivo. É um programa onde muitos recursos serão alocados, envolvendo vários ministérios e uma integração entre estados brasileiros, municípios e entidades da sociedade civil. É um programa de difícil execução, ousado, mas que vai bem e vai atingir seus objetivos”, disse. O governo prevê gastar R$ 4 bilhões com o programa até 2014.

A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, participou do evento e também citou o trabalho entre os órgãos do governo. “Quando costuramos o programa, nos baseamos na articulação e na participação sistêmica de todos esses entes e áreas do governo. Temos trabalhado arduamente na articulação de todos esses atores”, declarou.

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, chamou a atenção para a importância de dar oportunidades para aquele que conseguem se livrar da dependência do crack, reinserindo-o na sociedade. Para ela, o cidadão muitas vezes é bem-sucedido no tratamento, mas não tem expectativa de vida ou de futuro.

O Ministério da Saúde, por sua vez, anunciou o aumento da verba destinada aos centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps) em R$ 230 milhões. Os Caps atendem a dependentes químicos e pacientes com transtornos mentais durante 24 horas. Mais R$ 100 milhões serão investidos na construção de Caps em todo o país.



6 de agosto de 2013

Dona da Schincariol é condenada em R$ 700 mil por assédio a funcionário

A Brasil Kirin, dona da Schin, foi condenada em R$ 700 mil por assédio moral contra seus funcionários. Esse valor deverá ser revertido ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). A decisão é da 4ª Vara do Trabalho de Guarulhos.

A empresa foi alvo de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho de Guarulhos, após investigação da procuradoria ter comprovado assédio moral praticado pelos gerentes de vendas da empresa. 

De acordo com o Ministério Público do Trabalho, as investigações revelaram que os gerentes tinham uma postura ofensiva ao lidar com seus vendedores e ao cobrá-los o alcance de metas de vendas.

O tratamento abusivo foi identificado tanto em reuniões quanto em conversas particulares entre gerentes e vendedores. "Ameaças de mudança de região também eram usadas para tentar elevar o índice de vendas", diz o ministério.

EXIGÊNCIAS

O ministério também pediu na ação que a Brasil Kirin "se abstenha de submeter, permitir ou tolerar atitudes que manifestem preconceito, assédio ou discriminação, de qualquer espécie, para com seus empregados, aplicando as punições a seus autores previstas na legislação trabalhista."

Além disso, a empresa foi obrigada a adotar medidas destinadas a apreciar as reclamações ou denúncias de empregados, investigando e apurando a eventual procedência destas, referentes à prática de atos discriminatórios ou de assédio contra seus empregados.

Outra exigência é a de que seja levada ao conhecimento de todos os empregados a existência de canais de denúncia.

Haverá multa diária de R$ 1.000, por trabalhador lesado, caso a empresa não cumpra qualquer das obrigações previstas na sentença. O valor da multa também irá ao FAT.

Procurada pela reportagem, a empresa disse que "não se manifesta sobre processos judiciais ou administrativos que estejam em trâmite."



5 de agosto de 2013

Corpo retirado da Rocinha pode 
ser de Amarildo


O delegado Rivaldo Barbosa, titular da Divisão de Homicídios, vai intimar um policial militar que tem informações sobre a retirada da Rocinha de um corpo que poderia ser do ajudante de pedreiro Amarildo de Souza, desaparecido desde 14 de julho. O soldado, lotado na Unidade de Polícia Pacificadora local, contou que o tio dele, motorista de caminhão da Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb), empresa de limpeza urbana da prefeitura carioca, foi obrigado a transportar o cadáver de um homem.

Segundo o relato, homens armados saíram da mata, renderam o motorista e ordenaram que seguisse direto para o depósito final, no Caju, sem fazer outras paradas. O episódio ocorreu no dia 28 de julho, 14 dias depois da morte do pedreiro.

No sábado (3), o delegado Rivaldo Barbosa fez nova perícia complementar na UPP da Rocinha - a segunda, em dias consecutivos. Barbosa disse que a medida faz parte de uma estratégia de aproximação dos moradores da favela.

O ajudante de pedreiro desapareceu depois de supostamente confundido com um traficante e levado por policiais da UPP. Na delegacia, o engano foi desfeito, e Amarildo liberado. Ele não foi mais visto. O sumiço do ajudante de pedreiro motivou protestos. Inicialmente, apenas moradores da Rocinha fizeram uma passeata. Logo, cartazes com a pergunta "Cadê Amarildo?" começaram a surgir em manifestações contra o governador Sérgio Cabral Filho (PMDB). Na semana passada, o desaparecimento de Amarildo foi tema de passeata em São Paulo.

A ministra Maria do Rosário, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, afirmou que a primeira suspeita que se deve ter é a de "responsabilidade pública" pelo desaparecimento de Amarildo. Os policiais militares que prenderam o ajudante de pedreiro foram afastados do serviço externo, mas continuam a trabalhar na corporação. 

(Clarissa Tomé) As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



31 de julho de 2013

Rompimento de adutora deixa desabrigados, feridos e causa a morte de uma criança

Da Agência Brasil
 
Rio de Janeiro – O rompimento da adutora da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), no início da manhã desta terça (30), na Estrada do Mendanha, em Campo Grande, zona oeste, deixou 86 famílias desabrigadas (230 pessoas). O volume de água chegou a 2 metros de altura e deixou a região alagada e casas destruídas. Uma criança, de 3 anos, morreu e 17 ficaram feridos. A Polícia Civil vai investigar as causas do rompimento.

A Cedae irá arcar com a hospedagem e alimentação dos moradores, que perderam as casas, até receberem a indenização pelos danos materiais. Algumas famílias optaram por ficar na casa de parentes.

Ao todo, 17 famílias desalojadas (70 pessoas) estão hospedadas em dois hotéis na região central de Campo Grande. A Defesa Civil interditou os imóveis e fez uma avaliação dos danos. Não há mais nenhuma família abrigada na Escola Municipal Casimiro de Abreu, onde as vítimas do vazamento receberam os primeiros atendimentos durante o dia. Além disso, psicólogos e assistentes sociais da companhia prestarão atendimento diário às vítimas.

Dos feridos, dez foram levados para o Hospital Estadual Rocha Faria e sete foram atendidos no local do acidente e liberados, de acordo com a equipe de resgate dos bombeiros. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, apenas uma menina, de 8 anos, continua em observação no hospital. Os demais feridos já tiveram alta.

A menina Isabela, de 3 anos, não resistiu a uma parada cardiorrespiratória e morreu quando era socorrida. Em nota, a Cedae informou que irá custear o enterro e a prioridade é o atendimento às vitimas atingidas pelo vazamento de água. Funcionários estão no local do acidente para fazer um levantamento dos prejuízos.

A Cedae informou não ter recebido chamado da região para reparo em tubulações de menor porte ou de casas e "jamais houve qualquer conserto na tubulação, já que não tinha apresentado nenhum vazamento anteriormente". As tubulações de grande porte, como a adutora, "são monitoradas constantemente através do Centro de Controle Operacional (CCO), que identificou o problema no fim da madrugada de hoje e imediatamente deslocou a equipe de manutenção para o local. Caso algum rompimento tivesse ocorrido anteriormente, as consequências teriam sido semelhantes às ocorridas agora, portanto não seria possível o problema passar despercebido.”

Sobre a possibilidade de áreas próximas sofreram falta de água por causa do vazamento, a Cedae informou que a região do entorno do rompimento, parte de Bangu e de Santíssimo poderão sentir baixa no abastecimento. Técnicos da companhia já fizeram ajustes na rede, desligando o registro que abastece a tubulação rompida. Os 6 mil litros por segundo de água que passam por essa rede foram transferidos para demais sistemas, com o objetivo de manter o fornecimento nas regiões abastecidas pela adutora: Jabour, Mendanha, Lameirão e parte dos bairros de Santa Cruz, Campo Grande, Santíssimo, Bangu, Padre Miguel e Realengo.

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor, irá participar das negociações com a companhia para a indenização rápida das vítimas do rompimento da adutora. O núcleo abriu procedimento para apurar o fato que servirá de base para a formulação de uma ação civil pública.

"A ideia é chegar a um acordo extrajudicial que garanta o ressarcimento justo e rápido para todos os atingidos pelo acidente, além de assistência imediata aos desabrigados”, disse a coordenadora do núcleo, Alessandra Bentes.

A Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados irá investigar as causas do acidente. A 35ª Delegacia de Polícia (em Campo Grande) será responsável pelo inquérito sobre a morte da menina Isabela. A perícia já foi feita no local.



30 de julho de 2013

Feridos em acidente com ônibus que voltava da JMJ deixam hospitais


Vítimas foram atendidas em Mogi, Guararema, Jacareí e Guarulhos.
Tacógrafo, que mede a velocidade do coletivo, foi apreendido pela polícia.

As vítimas do acidente entre um caminhão e um ônibus que voltava da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) já deixaram os hospitais e seguiram para São Roque (SP) na tarde desta segunda-feira (29). A informação foi confimada pelas assessorias de imprensa das prefeituras de Guarulhos, Guararema e Jacareí, bem como da Secretaria Estadual de Saúde. A colisão foi na Rodovia Presidente Dutra, em Guararema, na madrugada desta segunda-feira (29). Continue Lendo >>





29 de julho de 2013

Barbosa poderia ser destituído por uso indevido de apartamento funcional

Presidente do STF usou endereço de residência funcional abrir offshore com a qual comprou apartamento em Miami, nos EUA

São Paulo – O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa), descumpriu o Decreto nº 980/1993 (que regula a cessão de uso dos imóveis residenciais de propriedade da União, situados no Distrito Federal) ao utilizar a moradia funcional para abrir a Assas JB Corp, OffShore utilizada para a aquisição de um apartamento em Miami, EUA (Estados Unidos).

O Jornal GGN enviou questões à CGU (Controladoria Geral da União) em relação ao caso Joaquim Barbosa, indagando sobre o parecer do órgão em relação a funcionários públicos que utilizassem apartamento funcional como sede de empresa atuando fora do país.

GGN - Conforme conversamos por telefone gostaria de saber se existe alguma ilegalidade no uso de um apartamento funcional como sede de uma empresa fora do país.

CGU - O Decreto nº 980/1993 (que regula a cessão de uso dos imóveis residenciais de propriedade da União, situados no Distrito Federal) não prevê o uso de imóvel funcional para outros fins, que não o de moradia. De acordo com o texto da norma, o permissionário tem, entre seus deveres, o de destinar o imóvel a fins exclusivamente residenciais; e o de não transferir, integral ou parcialmente, os direitos de uso do imóvel.

Vale frisar ainda, apenas a título de cautela, que aos servidores públicos federal regidos pela Lei nº 8.112 (inciso X do art. 117), de 1990, é proibido “participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário”.

GGN - Caso seja considerado ilegal, qual seriam as punições previstas para esse tipo de utilização?

As penas podem ser de advertência, suspensão ou demissão/destituição, conforme previsto na Lei nº 8.112/1990, a depender da apuração.

GGN - Já houve algum caso anterior similar?

No âmbito da CGU, não foi apurado nenhum caso similar.

Barbosa não terá benefícios fiscais com imóvel em Miami

Outro artigo da mesma lei permite, como medida cautelar e para evitar que o servidor não influa na apuração da irregularidade, determinar o afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.

Como Barbosa é Ministro do STF, qualquer ação visando responsabilizá-lo terá que passar pela Procuradoria Geral da República e pelo STF. Ou seja, pares julgando pares.

Entenda o caso
Conforme foi revelado pelo jornal Folha de S. Paulo, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, abriu a OffShore Assas JB Corp para obter benefícios fiscais na compra de um pequeno apartamento de alto padrão em Miami.

A advogada de Joaquim Barbosa em Miami, Diane Nobile, confirmou à reportagem que a empresa foi aberta quatro dias antes da compra do imóvel. Segundo Diane esse tipo de operação é frequente na compra de imóveis por parte de estrangeiros nos EUA, pois reduz a carga tributária que incide sobre uma futura herança.

Outro ponto confirmado por Diane, é que a Assas JB Corp tem como sede um endereço em Brasília, o que é permitido pela legislação local.

Documento de criação da Assas JB Corp.

A reportagem do Jornal GGN comprovou que o endereço utilizado por Joaquim Barbosa para a criação da OffShore é uma moradia funcional, cedida pela Secretaria de Patrimônio da União ao STF, cujo uso deve ser exclusivamente residencial.

Questionado sobre o caso, o STF respondeu que “os esclarecimentos sobre o tema foram feitos pelo presidente do Tribunal, que não tem nada a acrescentar ao que já foi dito”.

Cabem agora algumas explicações:

Por que o presidente do Supremo Tribunal Federal utilizou a moradia funcional para estabelecer sua empresa em Miami?

O Ministério Público Federal abrirá uma investigação sobre o uso do apartamento funcional cedido a Joaquim Barbosa?

Rede Brasil Atual



25 de julho de 2013

Justiça boliviana autoriza libertação dos últimos corintianos presos


Os cinco torcedores do Corinthians que ainda estavam presos na cidade de Oruro serão liberados em breve, de acordo com a Justiça boliviana. Reginaldo Coelho, Leandro Silva de Oliveira, José Carlos da Silva Júnior, Marco Aurélio Nefreire e Cleuter Barreto Barros tiveram a liberdade autorizada pelas autoridades locais.

O Twitter oficial da Gaviões da Fiel, maior torcida organizada do clube, comemorou a saída dos torcedores: "hoje não tem jogo do Coringão...mas temos a vitória dos nossos irmãos que conquistaram sua Liberdade e estarão de volta... #LIBERDADE", escreveu o perfil da uniformizada. Continue Lendo >>




19 de julho de 2013

Polícia recupera carga de mais de R$ 1 milhão de eletrônicos roubados

Os produtos eram transportados por um caminhão, que partiu de Taubaté, no interior do estado, em direção à Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, quando foram interceptados por criminosos na Via Dutra.

Notebooks, celulares e monitores foram recuperados nesta terça, em SP.
Caminhão foi roubado na Via Dutra e encontrado na Vila Guilherme.

Uma carga roubada de produtos eletrônicos, avaliada em R$ 1,2 milhão, foi recuperada em uma ação da Polícia Civil nesta terça-feira (15), na Vila Guilherme, na Zona Norte de São Paulo. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, cinco homens foram presos.

A mercadoria havia sido roubada no mesmo dia, no início da tarde. Os produtos eram transportados por um caminhão, que partiu de Taubaté, no interior do estado, em direção à Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, quando foram interceptados por criminosos na Via Dutra. O motorista foi feito refém e liberado quatro horas depois, na Rodovia Anhanguera. O veículo foi levado pelos assaltantes.
Ainda segundo a secretaria, após o assalto, a quadrilha instalou um bloqueador de sinal de rastreador no caminhão roubado. O veículo foi conduzido até um galpão, na Rua Santo Basileu. No local, por volta das 17h30, um grupo que realizava o transporte da mercadoria de um caminhão para outro foi surpreendido pela chegada de policiais civis. Cinco homens foram presos em flagrante.
Ao todo, a Polícia Civil apreendeu 7.331 produtos eletrônicos, entre notebooks, celulares e monitores. A mercadoria foi devolvida à empresa. Os detidos foram encaminhados ao Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), onde foram indiciados por receptação. A polícia investiga se os presos também são responsáveis pelo roubo do veículo.



15 de julho de 2013

MARINHA, EXÉRCITO E TREZE ÓRGÃOS ABREM 2 MIL VAGAS

Entre órgãos estão Sudam, TJ e TJM de MG, UFMT e IFMS.  O salário chega a R$ 11.376,22 na Prefeitura de Guarulhos (SP).

Pelo menos 15 órgãos abrem inscrições para 16 concursos nesta segunda-feira (15) que oferecem 2.006 vagas e cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade. Somente na Prefeitura de Guarabira (PB) são 727 vagas. O salário chega a R$ 11.376,22 na Prefeitura de Guarulhos (SP).

Os órgãos que abrem as inscrições são os seguintes: Marinha, Exército, Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Fundação Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Secretaria da Educação da Bahia, Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais da Bahia (Planserv - BA), Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região, em Pernambuco e Alagoas, Prefeitura de Guarulhos (SP), Prefeitura de Guarabira (PB), Prefeitura de Ipuaçu (SC) e Prefeitura de Presidente Bernardes (MG).

Marinha (1)

A Marinha divulgou edital de concurso público para 235 vagas no Colégio Naval, estabelecimento de ensino do órgão sediado em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, cujo propósito é selecionar alunos para o Curso de Graduação da Escola Naval (EN) (acesse o edital).

Os candidatos devem ser do sexo masculino; não ser casado ou ter constituído união estável, assim permanecendo durante todo o período em que estiver sujeito aos regulamentos do Colégio Naval; ter 15 anos completos e menos de 18 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro de 2013; ter concluído, com aproveitamento, o 9º ano do ensino fundamental ou estar em fase de conclusão.

As inscrições devem ser feitas no período de 15 de julho a 16 de agosto pelo site www.ensino.mar.mil.br e www.ingressomarinha.mar.mil.br. A taxa é de R$ 20. Os candidatos também podem se inscrever presencialmente nas organizações militares listadas no edital.

O curso conduzido pelo CN denominado “Curso de Preparação de Aspirantes”, é destinado ao preparo intelectual e físico do aluno para o ingresso na EN, ministrando o ensino básico em nível médio, além do ensino militar-naval.

O ingresso no Curso de Preparação de Aspirantes será efetivado no ato da matrícula, por ocasião da admissão no 1º ano do curso, para os candidatos aprovados em Concurso Público de admissão e classificados dentro do número de vagas fixadas.

O ciclo escolar será conduzido em regime de internato, e terá a duração de 3 anos letivos.
O ensino básico, em nível médio, visa ao preparo intelectual do aluno para o ingresso na EN. O currículo das disciplinas do ensino básico (matemática, português, inglês, física, história, geografia, química, biologia e informática) deverá observar o conteúdo e a carga horária exigidos pela legislação federal relativa ao ensino médio, para fins de equiparação e equivalência, bem como conter as disciplinas necessárias para o acompanhamento do Curso de Graduação na EN.

O Ensino Militar-Naval (Instrução Militar-Naval e Educação Física) tem por finalidade desenvolver nos alunos os atributos morais e cívicos, bem como a sua aptidão física e transmitir conhecimentos militares-navais mínimos necessários para despertar e, progressivamente, aumentar a motivação pela carreira naval.

Durante o curso, os alunos estarão sujeitos ao cumprimento de normas que estabelecerão o rendimento mínimo e as condições exigidas para a aprovação e posterior aproveitamento, dentro do número de vagas disponibilizadas para ingresso no primeiro ano da Escola Naval, estando prevista a realização de exames eliminatórios de saúde, físicos e psicológicos. Tais normas deverão ser de conhecimento dos alunos, estando sujeitas à alteração no decorrer do curso, conforme as necessidades da Administração Naval.

A aprovação no curso permite ao aluno receber o certificado de conclusão do ensino médio acompanhado da respectiva ficha histórico-escolar,e também o Certificado de Reservista Naval.

O curso é totalmente gratuito, além de ser proporcionado ao aluno alimentação, uniforme, vencimentos e assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa.

O concurso terá prova escrita de matemática, estudos sociais, ciências, português e redação, inspeção de saúde e teste de aptidão física. Haverá ainda um curso de formação.

A data das provas ainda serão definidas. O início do curso de formação está previsto para 11 de fevereiro de 2014.

Marinha (2)

A Marinha abriu concurso para 63 vagas de professor do magistério superior. O salário varia de acordo com a titulação, que é de R$ 3.867,03 para classe auxiliar (graduação), R$ 4.090,65 para auxiliar com especialização, R$ 5.466,55 para assistente-A com mestrado e de R$ 8.049,77 para adjunto-A com doutorado. São 41 vagas para o Rio de Janeiro e 22 para Belém (acesse o edital).

As vagas são para o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga), Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) e Escola Naval (EN), no Rio de Janeiro, e para o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém.

As áreas com vagas no Rio de Janeiro são oceanografia, cartografia, tecnologia da informação, eletrônica, telecomunicações, física, eletrônica, mecânica, matemática, automação e controle de sistema mecânico, eletrônico e de armas, letras - português e inglês, economia, administração, psicologia, navegação, manuseio e estivagem de carga, controle da operação de navio, primeiros socorros, máquinas marítimas, sistemas elétricos, eletrônicos de controle, fabricação mecânica e tecnologia de soldagem, relações interpessoais e legislação e direito marítimo.

Em Belém as vagas são para as áreas de navegação, manuseio e estivagem de carga, controle da operação de navio, primeiros socorros, máquinas marítimas, sistemas elétricos, eletrônicos e de controle, relações interpessoais, legislação e direito marítimo e fabricação mecânica e tecnologia de soldagem.

As inscrições devem ser feitas de 15 de julho a 12 de agosto pelos sites www.ensino.mar.mil.br e www.ingressonamarinha.mar.mil.br. A taxa é de R$ 90.

A seleção terá prova de conhecimentos específicos, redação e prova didática, prova de títulos. As provas serão realizadas nas cidades do Rio de Janeiro e Belém, em datas a serem divulgadas posteriomente.

Exército

O Exército divulgou edital de dois concursos para 97 vagas no quadro de engenheiros militares. São 65 vagas no curso de formação e graduação de oficiais da ativa e 32 para a reserva. As vagas são para o Instituto Militar de Engenharia, no Rio de Janeiro (acesse os editais).

O concurso para o quadro da ativa é destinado aos que desejam seguir a carreira militar, já o quadro da reserva é para candidatos que não desejam seguir a carreira militar.

Para participar da seleção, os candidatos devem ter no mínimo 16 e no máximo 22 anos completados no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano do concurso, ter concluído ou cursar a última série do ensino médio.

O CFG compreende a graduação em uma das especialidades de engenharia e, simultaneamente, a formação militar necessária ao oficial da ativa, do Quadro de Engenheiros Militares (QEM), ou da reserva, do Corpo de Oficiais da Reserva do Exército (CORE). A instrução militar é ministrada nos Curso de Formação de Oficiais da Reserva (CFOR) e Curso de Formação de Oficiais Engenheiros Militares (CFRm), com estágios diferenciados entre os optantes pela ativa e pela reserva.

As vagas são para as especialidades de fortificação e construção (engenharia civil), eletrônica, comunicações, elétrica, mecânica e de armamento, mecânica e de automóveis, materiais, química, cartográfica e computação. A escolha da especialidade de Engenharia será realizada ao final do Ciclo Básico, de acordo com a classificação alcançada pelo candidato no referido ciclo e de acordo com os números de vagas e especialidades estipulados anualmente pelo Estado-Maior do Exército.

As inscrições devem ser feitas entre os dias 15 de julho e 2 de setembro pelo site www.ime.eb.br. A taxa é de R$ 95.

O concurso é composto por exame intelectual, com questões de matemática, física, química, português e inglês, inspeção de saúde e exame de aptidão física.

A data da prova ainda será divulgada. A matrícula no curso está prevista para fevereiro de 2014.

Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam)
A Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) diminiu o número de vagas oferecidas no concurso público de nível médio e superior, de 71 para 68. Os salários vão de R$ 2.570,02 a R$ 5.081,18 (acesse o edital).

As vagas são para Belém. Do total das vagas, 3 são reservadas para pessoas com deficiência.

Os cargos de nível superior são para analista técnico administrativo, analista técnico administrativo na função de analista em tecnologia da informação, biólogo, contador, economista, engenheiro nas especialidades civil, pesca, produção, elétrica, mecânica e agrônomo, estatístico, geógrafo, químico e zootecnista.

As vagas de nível médio são para agente administrativo.

As inscrições podem ser feitas a partir das 8h do dia 15 de julho e até as 22h do dia 13 de agosto pelo site www.iades.com.br. A taxa é de R$ 46 para nível médio e R$ 65 para nível superior.

As provas serão aplicadas na data provável de 22 de setembro, no período da tarde, em Belém.

A validade do concurso será de 1 ano, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Tribunal de Justiça de Minas Gerais 

O Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais abriu concurso público para 99 vagas para oficial judiciário. O salário é de R$ 2.162,60 (acesse o edital).

As oportunidades são para oficial judiciário na especialidade de oficial de justiça avaliador. Para participar da seleção, os candidatos devem ter nível médio completo. A jornada de trabalho é de 30 horas semanais.

As vagas são para as cidades de Belo Horizonte, Barbacena, Juiz de Fora, Muriaé, Governador Valadares, Uberlândia, Uberaba, Varginha, Poços de Caldas, Divinópolis, São Sebastião do Paraíso, Montes Claros, Paracatu e Teófilo Otoni.

As inscrições podem ser feitas entre os dias 15 de julho e 15 de agosto pelo site www.makiyama.com.br. A taxa é de R$ 50.

As provas objetivas serão aplicadas na data provável de 15 de setembro, nas cidades de Belo Horizonte, Diamantina, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberlândia e Varginha.

A validade do concurso será de 2 anos, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais

O Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais divulgou edital de concurso público para 5 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de nível médio e superior. Os salários são de R$ 2.162,60 e R$ 3.386,72, respectivamente (acesse o edital).

Os cargos de nível superior são para técnico judiciário nas especialidades de técnico judiciário, bibliotecário, contador, jornalista, analista de recursos humanos, administrador de bancos de dados, administrador de rede e revisor judiciário.

As vagas de nível médio são para oficial judiciário nas especialidades de oficial judiciário, técnico de controle financeiro, assistente técnico de sistemas, assistente técnico de manutenção de informática, oficial judiciário e oficial de justiça.

As inscrições devem ser feitas no período de 15 de julho a 15 de agosto pelo site www.fumarc.com.br. A taxa é de R$ 50 para nível médio e R$ 70 para nível superior.

Os candidatos também podem se inscrever na sede do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, localizado na Rua Tomaz Gonzaga, 686, em Belo Horizonte, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

A seleção será feita por meio de provas objetivas e prova de redação para o cargo de técnico judiciário na especialidade de revisor.

As provas objetivas serão aplicadas no dia 8 de setembro, em Belo Horizonte.

O concurso terá 2 anos de validade e poderá ser prorrogado, uma vez, pelo mesmo período.

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) divulgou edital de concurso público para 47 vagas em cargos de nível médio/ técnico e superior. Os salários são de R$ 1.912,99 e R$ 3.138,70, respectivamente (acesse o edital).

As vagas de nível médio são para técnico em contabilidade, técnico em secretariado e tradutor e intérprete de linguagem de sinais.

Os cargos de nível superior são para arquivista, assistente social, bibliotecário - documentalista, diretor de produção - radialismo, economista, engenheiro civil, estatístico, museólogo, pedagogo, produtor cultural, programador visual, psicólogo, engenheiro de computação, engenheiro de controle e automação, engenheiro de minas, engenheiro químico, engenheiro de transportes, secretário executivo, farmacêutico, farmacêutico bioquímico e biomédico.

As inscrições devem ser feitas no período de 15 e 25 de julho pelo site www.ufmt.br. A taxa é de R$ 55 para nível médio e R$ 75 para nível superior.

A prova objetiva será aplicada no dia 1º de setembro, nas cidades de Cuiabá, Rondonópolis, Barra do Garças e Sinop.

O concurso terá validade de 1 ano e poderá ser prorrogado por igual período.

Fundação Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)

A Fundação Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) abriu concurso para 24 vagas em 16 cargos técnico-administrativos de todos os níveis de escolaridade. O salário varia de R$ 1.547,23 a R$ 3.138,70 (acesse o edital).

As vagas são para os campus Alto Paraopeba, campus Centro Oeste, campus Sete Lagoas e campi de São João del-Rei.

Os cargos de nível superior são de analista de tecnologia da informação, biólogo e jornalista.

Os cargos de nível médio/técnico são de técnico de laboratório área: alimentos, técnico de laboratório área: biologia, técnico de laboratório área: cerâmica, técnico de laboratório área: eletromecânica, técnico de laboratório área: física, técnico de laboratório área: informática aplicada à arquitetura e ao urbanismo, técnico de laboratório área: mecânica, técnico de laboratório área: química, técnico de tecnologia da informação, técnico em agropecuária, tradutor e intérprete de linguagem de sinais e operador de luz.

O cargo de nível fundamental é de assistente de laboratório.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo site http://www.ufsj.edu.br/progp/concursos.php do dia 15 de julho a 2 de agosto. O valor da taxa de inscrição varia de R$ 50 a R$ 95.

As provas objetivas serão realizadas na cidade de São João del-Rei, no dia 24 de agosto, no horário de 14h às 18h.

A segunda etapa consistirá de avaliação prática somente para os cargos de operador de luz, técnico de laboratório/área: cerâmica e tradutor e intérprete de linguagem de sinais.

Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu concurso público para 206 vagas para técnicos administrativos em educação de nível fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 1.547,23 a R$ 3.138,70, com carga horária de 40 horas semanais (acesse o edital).

Para o nível fundamental, o cargo é de auxiliar em administração. Para as funções que exigem ensino médio, há vagas para assistente em administração, técnico de laboratório (várias áreas), técnico de tecnologia da informação, técnico em agropecuária, técnico em audiovisual, tradutor e intérprete de linguagem de sinais, revisor de texto em braile e assistente de alunos.

Os cargos para o nível superior são: administrador, analista de tecnologia da informação, arquivista, assistente social, bibliotecário, contador, enfermeiro, engenheiro agrônomo, engenheiro civil, engenheiro eletricista, engenheiro de segurança do trabalho, médico/clínica médica/trabalho, pedagogo, programador visual, psicólogo, relações públicas, revisor de texto, secretário executivo e técnico em assuntos educacionais.

As vagas estão distribuídas entre os campi de Aquidauana, Corumbá, Coxim, Ponta Porã, Nova Andradina e Três Lagoas. As inscrições estarão abertas entre os dias 15 e 30 de julho, no site da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve). As taxas são R$ 50 (nível fundamental), R$ 80 (nível médio) e R$ 100 (nível superior).

A prova escrita objetiva está prevista para o dia 20 de outubro, às 14h (de MS). O resultado final do concurso será divulgado no Diário Oficial da União e no site da instituição.

O concurso terá validade de dois anos, a contar da data de publicação do resultado final, e poderá ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Secretaria da Educação da Bahia

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia divulgou edital de processo seletivo para 92 vagas em cargos de nível médio e superior. Os salários são de R$ 1.144,38 e R$ 2.422,03, respectivamente (acesse o edital - edição de 6 de julho – seção Executivo – páginas 13 à 17).

Os cargos de nível superior são para técnico pedagógico, técnico em ciências sociais, técnico em línguas, técnico em ciências humanas, técnico em ciências exatas, bibliotecário, técnico em línguas e gestão administrativa.

As vagas de nível médio são para técnico administrativo, logística para cursos, assistente orçamentário, assistente de tecnologia da informação e gestão de pessoas.

As inscrições devem ser feitas entre 15 e 22 de julho pelo site http://selecao.educacao.ba.gov.br. Não há cobrança de taxa.

A seleção será feita por meio de análise curricular.

O processo seletivo terá validade de 1 ano e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais da Bahia (Planserv - BA)
O Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais da Bahia (Planserv - BA) divulgou edital de processo seletivo para 50 vagas em cargos de nível médio e superior. Os salários são de R$ 1.070,75 e R$ 2.326,77, respectivamente (acesse o edital).

Os cargos de nível superior são para técnico de nível superior nas áreas de administração, finanças, contabilidade ou economia, serviço social, comunicação, relações públicas ou publicidade e propaganda, psicologia, farmácia, enfermagem e psicologia.

As vagas de nível médio são para assistente de atividades administrativas.

As inscrições devem ser feitas entre os dias 15 e 19 de julho pelo endereço eletrônico siteftp.planserv.ba.gov.br. Não há cobrança de taxa.

A seleção será feita por meio de análise curricular.

O processo seletivo terá validade de 1 ano e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região (PE e AL)
O Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região, em Pernambuco e Alagoas, abriu concurso público para cargos de nível médio e superior (acesse o edital).

Os cargos de nível médio são de assistente administrativo (R$ 1.050) e auxiliar administrativo (R$ 800). O cargo de nível superior é de agente de fiscalização (R$ 2.520). As vagas são para Recife e Maceió.

As inscrições devem ser feitas de 15 de julho a 29 de agosto pelo site http://www.quadrix.org.br. As taxas de inscrição são de R$ 45,00 para os cargos de nível médio e R$ 60,00 para os cargos de nível superior.

A data da prova não foi informada.

Prefeitura de Guarulhos (SP)

A Prefeitura de Guarulhos, na Grande São Paulo, divulgou quatro editais de concurso público para 171 vagas em cargos de nível fundamental, médio/técnico e superior. Os salários variam de R$ 1.090,92 a R$ 11.376,22 (acesse os editais).

No edital nº04 são 53 vagas médicos nas especialidades de anestesia, clínica geral, clínica geral intensiva, fisiatria, geriatria, ginecologia, infectologia, neurologia, nutrólogo, oftalmologia, pediatria, pediatria intensiva, psiquiatria, psiquiatria intensiva, reumatologia, socorrista clínico geral, socorrista ortopedista, socorrista pediatria, socorrista psiquiatra, médico da família e médico do trabalho.

Para participar da seleção, os candidatos devem ter nível superior em medicina e registro no Conselho Regional de Medicina de São Paulo. Os salários vão de R$ 4.499,37 a R$ 113.76,22.

No edital nº05 são 13 vagas. Os salários vão de R$ 1.090,92 a R$ 2.401,67. Os cargos de nível superior são para fonoaudiólogo. As vagas de nível médio/técnico são para técnico de saúde (prótese dentária), técnico de saúde (saúde bucal), técnico em microfilmagem e digitalização. Os postos de nível fundamental são para agente de manutenção de automotores (funilaria, mecânica de motos, pintura de veículos e tapeçaria automotiva), auxiliar administrativo e operador de máquina pesada.

No edital nº06 são 5 vagas para agente de defesa civil. Os candidatos devem ter nível médio e carteira de habilitação na categoria D. O salário é de R$ 1.675,49.

No edital nº07 são 100 vagas para atendente SUS. É preciso ter nível médio completo. O salário é de R$ 1.900,36.

As inscrições podem ser feitas no período de 15 de julho a 1º de agosto pelo site www.ibamsp-concursos.org.br. A taxa é de R$ 79 para nível superior, R$ 56 para nível médio/técnico e R$ 39 para nível fundamental.

A prova objetiva será aplicada no dia 25 de agosto. Ainda haverá prova de títulos para os cargos de nível superior e prova prática para agente de manutenção de automotores (funilaria, mecânica de motos, pintura de veículos e tapeçaria automotiva), operador de máquina pesada e técnico de saúde (prótese dentária).

Para o cargo de agente de defesa civil ainda haverá produção textual, teste de aptidão física e avaliação psicológica.

O concurso terá 2 anos de validade e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

Prefeitura de Guarabira (PB)

A Prefeitura de Guarabira (PB) abriu concurso para 727 vagas em cargos de nível fundamental, médio/técnico e superior. São 297 vagas imediatas e 430 para formação de cadastro de reserva. Os salários vão de R$ 678 a R$ 1.950 (acesse o edital).

Os postos de nível fundamental são para auxiliar de limpeza urbana, auxiliar de serviços diversos, coveiro, mecânico e merendeiro.

As vagas de nível médio são para agente administrativo, agente de trânsito, auxiliar de consultório dentário, educador social, intérprete de braille, intérprete de libras, motorista categoria D, operador de máquinas agrícolas - tratorista, professor de nível médio (36), técnico de enfermagem, técnico em agropecuária, técnico em contabilidade, técnico em informática - manutenção e instalação, técnico em laboratório - análise clínica e técnico em prótese dentária.

Os cargos de nível superior são para assistente social, assistente social escolar, auditor fiscal de tributos municipais, cirurgião-dentista bucomaxilofacial, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico alergologista, médico angiologista, médico cardiologista, médico cirgurgião-geral, médico endocrinologista, médico ginecologista, médico neurologista, médico otorrinolaringologista, médico pediatra, médico pneumologista, médico PSF, médico psiquiatra, médico reumatologista, médico urologista, nutricionista, odontólogo endodontista, odontólogo - pacientes especiais, odontólogo pediatra, odontólogo periodontista, odontólogo protesista, odontólogo PSF, pedagogo, professor nas disciplinas de artes, ciências, educação física, geografia, história, inglês, matemática, música e português, psicólogo, psicólogo escolar, psicopedagogo e terapeuta ocupacional.

As inscrições devem ser feitas entre os dias 15 de julho a 9 de agosto pelo site
http://comvest.uepb.edu.br. A taxa é de R$ 40 para nível fundamental, R$ 60 para nível médio e R$ 80 para nível superior.

A prova objetiva será aplicada no dia 29 de setembro. Ainda haverá prova de títulos para os cargos de professor de nível médio, professor nas disciplinas de artes, ciências, educação física, geografia, história, inglês, matemática, música e português, e prova prática para os cargos de operador em máquinas agrícolas e operador de máquinas agrícolas – tratorista.

A validade do concurso será de 2 anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Prefeitura de Ipuaçu (SC)

A Prefeitura de Ipuaçu (SC) abriu processo seletivo para 31 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários variam de R$ 383,62 a R$ 3.280,65 (acesse o edital).

Os cargos de nível alfabetizado e fundamental são de agente de copa e cozinha,  gari, motorista, operador de máquinas rodoviárias, operador de trator agrícola e agente comunitário de saúde.

Os cargos de nível médio são de auxiliar de odontologia, recepcionista, técnico em enfermagem, monitor de música e monitor de esporte.

Os cargos de nível superior são de enfermeiro, psicólogo, monitor de matemática, monitor de artes, monitor de português, monitor de pedagogia, farmacêutico e nutricionista.

As inscrições devem ser feitas de 15 de julho a 9 de agosto pelo site www.incapel.com.br. A taxa varia de R$ 45 a R$ 95.

A prova objetiva será no dia 25 de agosto.

Prefeitura de Presidente Bernardes (MG)
A Prefeitura de Presidente Bernardes (MG) divulgou edital de concurso público para 91 vagas em cargos de nível fundamental, médio/técnico e superior. Os salários variam de R$ 678 a R$ 2.695 (acesse o edital).

Os cargos de nível superior são para enfermeiro, médico, farmacêutica, bioquímico, psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, serviço social, pedagogo e professor.

As vagas de nível médio/técnico são para assistente administrativo e técnico enfermagem.

Os postos de nível fundamental são para gari, auxiliar de serviços gerais, auxiliar de serviços públicos, oficial de serviços públicos, condutor veículo, condutor de máquinas, auxiliar administrativo e auxiliar de enfermagem.

As inscrições devem ser feitas entre os dias 15 de julho a 15 de agosto pelo site www.legitimusassessoria.com.br. Os salários variam de R$ 33,90 a R$ 134,75.

Os candidatos também podem se inscrever na sede da prefeitura, localizada na Rua São José, 21, de segunda a sexta-feira, das 12h às 16h.

A prova objetiva será aplicada no dia 1º de setembro. Ainda haverá prova prática para condutores de veículos e de máquinas.

O prazo de validade do concurso será de 2 anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. 



9 de julho de 2013

Creci/SP abre 16 vagas para fiscalizadores; salário passa de R$ 3 mil

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do estado de São Paulo (Creci/SP) abriu processo seletivo para contratar 16 profissionais de fiscalização. As vagas são para a sede em São Paulo, Guarulhos, Osasco, Praia Grande, Santo André, São José dos Campos e Sorocaba. A remuneração da carreira é de R$ 3.044,61.

Para disputar o cargo é necessário possuir ensino médio completo, carteira de habilitação para dirigir veículos e disponibilidade para viajar por São Paulo. Após aprovação, os candidatos deverão passar por um período de experiência de 45 dias, quando o salário recebido será equivalente a 80% do valor total.

A seleção dos candidatos se dará em duas fases: provas escrita e oral. Os exames serão realizados na cidade de São Paulo, no entanto, ainda não há data definida para sua aplicação. O processo seletivo possui validade de 90 dias e pode ser prorrogado por igual período. Do total de vagas, 10% é reservado a pessoas com necessidades especiais.

Não será cobrada taxa de participação e as inscrições estão abertas até 18 de julho via internet.

Fonte: Correio Web



5 de julho de 2013

Conheça as obras do Rodoanel,
 trecho por trecho


Veja ainda os benefícios que cada trecho traz para a população de São Paulo

Trecho Norte

O trecho norte do Rodoanel terá, ao todo, 44 km de extensão. A obra é considerada uma das construções mais aguardadas do país, pela relevância que terá para o transporte de cargas de alto valor agregado. O trecho passará pelas cidades de São Paulo, Arujá e Guarulhos e terá ainda uma ligação exclusiva de 3,6 quilômetros com o Aeroporto Internacional de Guarulhos.

As obras tiveram início em março de 2013 e devem estar finalizadas até março de 2016. No trecho Oeste, a via fará confluência com a Avenida Raimundo Pereira Magalhães, antiga estrada Campinas/São Paulo (SP-332), enquanto no trecho leste, a intersecção será feita com a rodovia Presidente Dutra (BR-116). Continue Lendo >>




4 de julho de 2013

Preço de remédio em Guarulhos tem diferença de até 800%, diz Procon

Pesquisa foi feita por órgão de proteção e defesa do consumidor.
Veja onde e como comparar os valores dos medicamentos.

Uma pesquisa comparativa de preços de medicamentos consagrados e genéricos feita no início de junho pelo Procon em drogarias e farmácias de Guarulhos, na Grande São Paulo, apontou diferenças de até 427% no valor de um mesmo produto genérico. Na comparação de um medicamento genérico com sua versão comercial, a diferença pode ser superior a 800%. O levantamento do Procon Guarulhos está disponível no site da Prefeitura de Guarulhos.

Entre os medicamentos pesquisados estão amoxicilina, clonazepam, dipirona sódica, paracetamol, diclofenaco sódico e carbonato de lítio. O levantamento mostra os valores dos remédios em cada farmácia e ainda dá o endereço delas.




3 de julho de 2013

Após ter prejuízo de R$ 20 mil em assalto, boliviano recorreu a tratamento psicológico


O costureiro Roberto Yampa decidiu que vai voltar à terra natal após dez anos morando no Brasil
Um crime que expôs os problemas da comunidade boliviana em São Paulo, formada por 350 mil pessoas. Após um garoto de cinco anos ser morto por bandido durante um assalto, os estrangeiros cobram mais atuação do Consulado da Bolívia e proteção policial. Assustados com a criminalidade, muitos já pensam em voltar para a terra natal.

O costureiro Roberto Yampa é um deles. Morando no Brasil há dez anos, o boliviano teve que recorrer a tratamento psicológico após ter a sua residência invadida por seis ladrões no dia 28 de janeiro de 2012. O prejuízo do assalto chegou a R$ 20 mil. 

Era madrugada de uma terça-feira, quando a família foi acordada no susto pela violência. Roberto disse que estava em casa junto com a esposa e as duas filhas, uma de oito anos e outra de quatro meses. Continue Lendo >>




1 de julho de 2013

Menino boliviano deu moedas que juntou para comprar presente a ladrões

Ele faria aniversário no dia 6 de julho e juntou moedas para comprar camisa e brinquedo

O menino  Brayan Yanarico Capcha, de 5 anos, deu todas as moedas que juntou para comprar um presente no seu aniversário ao assaltante que o matou, segundo a advogada Patrícia Vega, do consulado boliviano. A informação é da Folha de S. Paulo. Continue Lendo >>




27 de junho de 2013

Policial reage a assalto e mata suspeito na zona norte de SP

Uma tentativa de assalto a um policial militar, na madrugada desta quarta-feira, terminou com um criminoso morto e outro ferido, na região do Tucuruvi, zona norte de São Paulo. O caso aconteceu por volta das 3h na esquina das ruas Comandante Antônio Paiva Sampaio e Pero Vidal.

Segundo a Polícia Militar, o PM seguia de carro para sua casa em Guarulhos quando foi abordado por dois homens dentro de um carro. Eles fecharam o militar e anunciaram o assalto.

O PM reagiu e começou uma troca de tiros com os criminosos. Um deles foi baleado e morreu no local. O outro, ferido, foi encaminhado para o PS do Jaçanã. Seu estado de saúde não foi divulgado.

O carro em que os bandidos estavam havia sido roubado na noite de ontem. O caso foi registrado no 73º DP (Jaçanã). Continue Lendo >>




26 de junho de 2013

UnG oferece tratamento gratuito
 para obesidade


Programa é focado na reeducação alimentar

A Universidade Guarulhos (UnG) tem inscrições abertas para seus grupos de atendimento a pessoas obesas. O programa tem o objetivo de reeducar os hábitos alimentares de crianças e adultos por meio do método “Pense Magro”.

Estudantes e profissionais das áreas da nutrição, psicologia, fisioterapia, educação física e enfermagem participam da iniciativa.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 2464-1700, ou e-mail paddac@ung.br (com nome completo, idade, telefone, peso e altura).



24 de junho de 2013

Passe Livre volta atrás e decide
 continuar com protestos


Depois de anunciar sua retirada das manifestações, grupo afirma que pretende continuar saindo às ruas. O foco agora será a tarifa zero

Menos de um dia após anunciar sua retirada das manifestações em São Paulo, os integrantes do Movimento Passe Livre (MPL) anunciaram que pretendem continuar organizando protestos na cidade. Em nota, o grupo afirmou que obteve uma grande vitória ao conseguir revogar os aumentos das passagens e que pretende continuar se manifestando a favor da tarifa zero. Eles, no entanto, não especificaram a data nem a hora dos novos protestos Continue Lendo >>




21 de junho de 2013

Não era (apenas) por R$ 0,20.
 E agora, pelo que é?

Protestos conseguem objetivo de revogar aumentos. Agora, movimentos devem definir pautas futuras

Depois da revogação do aumento das tarifas de transporte coletivo em São Paulo e no Rio de Janeiro, a comemoração ainda está em curso. Mas certamente aqueles que sentem que suas reivindicações foram atendidas já pensam: e agora?

Um movimento que criou tanta coesão social não vai acabar de uma hora para outra por ter tido sua reivindicação principal atendida. Até por ter tido sucesso, acredito que muita gente esteja trabalhando em uma agenda complementar. Afinal, o lema era “não são só 20 centavos”.

É hora, então, de definir o que significa essa frase tão cifrada. Durante toda a semana houve disputa entre grupos presentes nas passeatas em relação a essa pauta estendida. Todos tinham uma resposta, mas elas eram diferentes entre si. Elas iam desde o Movimento pelo Passe Livre, que defendeu sempre o foco na revogação do aumento da passagem, até viúvas do movimento Cansei, que gritavam contra tudo o que está aí, passando por gritos de impeachment contra a presidenta Dilma e pelo fim do Bolsa Família.

Essa variedade de objetivos só mostra o óbvio: é impossível juntar tanta gente – as contagens em São Paulo vão dos 65 mil aos 200 mil na segunda-feira – lutando exatamente pela mesma coisa. Foi um feito histórico que um movimento relativamente marginal como o MPL tenha conseguido liderar nacionalmente os protestos contra o aumento das tarifas, aumentos esses que normalmente são aceitos sem grande comoção. É bem verdade que houve um “auxílio” da Polícia Militar paulista, que reagiu com violência nos primeiros atos, para divulgar a causa, mas tampouco foi a primeira demonstração de truculência policial em manifestantes. De qualquer forma, a mobilização já ocorrida deve dar força para as próximas reivindicações

Não é difícil montar uma pauta relevante sobre os problemas da mobilidade em São Paulo. Em primeiro lugar, os contratos com as empresas de ônibus devem ser tornados públicos o quanto antes, bem como as planilhas de custos. Os balancetes e outros documentos fiscais também devem ser divulgados regularmente.

Um serviço público deve estar constantemente sob vigilância. O fato de que são empresas privadas que prestam esse serviço não é motivo para que isso não aconteça. Sem essa divulgação, não há maneira de avançar na questão da desoneração dos usuários de transporte coletivo. Isso vale para o serviço municipal mas também para as linhas metropolitanas, que têm custos ainda mais questionáveis. Por trajetos muito mais curtos, elas cobram um valor sempre maior do que o da capital.

Outra reivindicação óbvia é a da melhoria da qualidade. Ônibus em boas condições e acessíveis em todas as linhas, horários previsíveis, serviço noturno, ampliação dos corredores de ônibus, integração metropolitana de qualidade e muitos outros indicadores podem entrar na lista.

Reivindicações relacionadas a outros temas devem seguir caminhos diferentes agora. Já há atos marcados em diversas cidades contra o projeto de cura gay, aprovado pela Comissão dos Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, contra a PEC 37, que impede que o Ministério Público realize investigações, e contra o Estatuto do Nascituro, em tramitação no Congresso. Belo Horizonte e Florianópolis ainda marcham contra o aumento das tarifas e por qualidade no transporte coletivo. A periferia de São Paulo parou por conta de diversas manifestações lideradas pelo movimento dos sem-teto.

O resultado de todo o esforço dos manifestantes foi, além da queda do reajuste, uma mobilização que ainda não havia atingido essa geração. De fato, nunca foi por 20 centavos.




20 de junho de 2013

Projeto pode reduzir passagens de ônibus em até 15%, prevê Lindbergh


Os prefeitos de Guarulhos, Sebastião Almeida, e de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, apoiaram o projeto e disseram que ele representa uma oportunidade para reduzir as tarifas e aperfeiçoar a prestação do serviço à população. 

Uma avaliação do impacto de benefícios tributários sobre as tarifas e a qualidade do transporte coletivo dominou debate na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), nesta quarta-feira (19), com a presença de prefeitos e entidades representativas dos municípios. Presidente da CAE e relator do PLC 310/2009, que institui o regime especial de incentivos para o transporte coletivo urbano e metropolitano de passageiros (Reitup), o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) previu a possibilidade de redução de até 15% nos preços das passagens.
O prefeito de Porto Alegre e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), José Fortunati, questionado pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP), fez os cálculos: a tarifa de sua cidade, de R$ 3, baixa para R$ 2,86 com a contribuição para o PIS/Pasep e a Cofins reduzidas a zero; para R$ 2,79 se essa redução for combinada com a isenção do ISS, imposto de âmbito municipal; e para R$ 2,73, se ficar isenta também do ICMS cobrado pelo estado. No total, uma redução de 9%, percentual que poderá mudar conforme a cidade, porque as alíquotas incidentes sobre as passagens e os insumos usados no transporte urbano variam entre estados e municípios. Continue Lendo >>




19 de junho de 2013

Internautas criam mais um dia sem Globo; evento reúne quase meio milhão de pessoas que não assistirão à emissora


Os internautas brasileiros estão muito insatisfeitos e querem fazer ”crescer o movimento por um Brasil melhor”, por isso, criaram um dia sem assistir à  TV Globo.

“O país entrará em greve nessa data, vamos nos unir e junto a greve desligar a TV! CONVIDEM SEUS CONTATOS E VAMOS CHEGAR A 1 MILHÃO DE CONVITES! EU ACREDITO NO POVO BRASILEIRO!  Precisamos da ajuda de todos, compartilhem e convidem seus amigos!” disse o criador do evento no Facebook.

O evento está marcado para uma segunda-feira (1º de julho), um dos dias da semana de maior audiência da emissora.





18 de junho de 2013

Reação a overdose de violência policial sai das redes e ocupa as ruas de todo o país

Numa reação inédita desencadeada pela selvageria das PMs, as redes sociais mostram que pimenta nos olhos dos outros não é refresco

Numa reação inédita desencadeada pela selvageria das PMs, as redes sociais mostram que pimenta nos olhos dos outros não é refresco

                   São Paulo

A violência desmedida empregada pelo comando da Polícia Militar de São Paulo, determinada e aprovada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), sofreu nesta segunda (17) uma contundente resposta. As manifestações desencadeadas pelas redes sociais saíram da esfera virtual e ocuparam as ruas das principais cidades do país.

Proibida de usar as balas de borracha com que feriram manifestantes e não manifestantes na última quinta-feira (13), a polícia acompanha uma multidão estimada em mais de 40 mil pessoas pela Avenida Paulista, Marginal do Rio Pinheiros e Avenida Faria Lima.

Agora ilhas de comunicação cercadas de internet por todos os lados, até os tradicionais veículos da mídia comercial sucumbiram ao que têm chamado de reação de “indignação” da população. Há pouco, por volta das 18h15, uma repórter da Globo News disse diante da câmera “é um prazer mostrar isso pra vocês...”, referindo-se às milhares de pessoas que caminhavam pela Avenida Rio Branco, vindas da Getúlio Vargas, região central do Rio de Janeiro.

Nem mesmo os tradicionais “os manifestantes atrapalharam o trânsito” tiveram vez nas manchetes. Para os comentaristas da imprensa tradicional, a manifestação “acéfala” – como disse um deles, referindo-se à ausência de lideranças tradicionais – é a mais pura expressão de revolta da população contra a “classe política”, e não mais apenas contra os aumentos das passagens ou a selvageria policial.

Belo Horizonte
Em Belo Horizonte, a PM mineira, que não estava tão pacífica assim, estimou em 20 mil a barulhenta multidão, que empunhava cartazes com dizeres como “Agora que o gigante acordou, a classe política não vai dormir”. O ato, para alguns contra a tarifa de R$ 2,80, para outros, contra a Copa do Mundo no Brasil, atravessou a tarde desde a Praça Sete de Setembro (centro da cidade). No Mineirão às moscas, jogavam Nigéria x Taiti.

Apesar de o movimento ter transcorrido pacificamente por mais de quatro horas, no final da tarde explodiu o confronto entre Polícia Militar e manifestantes. A Tropa de Choque e a cavalaria montada foram acionadas. A PM usou balas de borracha e bombas de gás para evitar que a marcha se aproximasse do estádio, e a população reagiu com pedras e bombas caseiras. Há vários feridos.

                          Rio de Janeiro

Em Brasília, a Esplanada dos Ministérios foi ocupada, e logo manifestantes entraram no Congresso Nacional. As cenas e os dizeres se repetiam em Curitiba, Porto Alegre, Belém, Fortaleza, Salvador... Na capital baiana, a manifestação ocupou a Avenida Tancredo Neves. Ao contrário de Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e São Paulo, com passeatas reunindo grande número de pessoas, na capital baiana o ato é mais moderado, com aproximadamente 8 mil até o início da noite (ou 3 mil, segundo a PM, que se limitou a acompanhar). O governador Jaques Wagner recomendou ao comando da PM evitar confronto.

O Movimento Passe Livre (MPL) existe desde 2005. Já conseguiu muitas vezes despertar os instintos mais primitivos da polícia paulista em outras ocasiões, mas nunca tinha conseguido reunir mais do que centenas de ativistas. Os tiros e bombas da PM de Alckmin ricochetearam. Entre os dezenas de presos e feridos da semana passada, revoltaram-se todos os demais, inclusive os que nem achavam ruim ter de pagar passagem para andar de ônibus e metrô.

Ainda que não seja do jeito que o movimento gostaria – a rapaziada quer uma conversa a sós –, o prefeito Fernando Haddad (PT) pautou o assunto na reunião do Conselho da Cidade desta terça-feira. O tema, antes uma causa de um grupo de jovens impertinentes e de tamanho desconhecido, entrou enfim na agenda de pelo menos um governante importante.

Rede Brasil Atual



17 de junho de 2013

Secretário de Segurança de SP quer reunião com liderança do Movimento Passe Livre

Da Agência Brasil

São Paulo – O secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, informou neste domingo (16), em entrevista coletiva, que pretende fazer uma reunião com as lideranças do Movimento Passe Livre, responsável pelas manifestações que vêm ocorrendo na capital contra o aumento da tarifa do transporte público.

Grella convocou a reunião com os líderes para hoje (17), às 10h, na secretaria. Ele disse que o objetivo maior do encontro é definir antecipadamente o percurso que será feito durante o próximo protesto, marcado também para amanhã, às 17h, a partir do Largo da Batata, na zona oeste da capital. “A Polícia Militar tem condições de planejar o trajeto com algumas horas de antecedência, para reduzir o incômodo e proteger os manifestantes”, disse.

Ele enfatizou que não quer uma repetição dos fatos ocorridos na semana passada, como o intenso confronto entre policiais e manifestantes, resultando em pessoas feridas, inclusive da imprensa. Durante a entrevista, um grupo de fotógrafos pediu ao secretário medidas para que não sejam atingidos, como ocorreu na última quinta-feira (13). O grupo sugeriu o uso de um colete com identificação de imprensa, proposta que foi aceita por Grella.

O secretário comentou também críticas de que policiais não estariam utilizando a tarjeta com identificação, atitude que impede uma punição caso sejam flagrados cometendo excessos contra a população. “[Essa] conduta será responsabilizada administrativamente, nenhum [policial] está autorizado a tirar [a tarjeta]”, disse. Grella acrescentou que espera uma manifestação pacífica e que o uso da Tropa de Choque não seja necessário.




14 de junho de 2013

Ferroviários de São Paulo
 decidem encerrar greve

Da Agência Brasil

São Paulo – Os ferroviários de São Paulo decidiram nesta quinta encerrar a paralisação e voltar ao trabalho imediatamente. A categoria tomou a decisão após julgamento do Tribunal Regional Federal (TRT), que declarou a greve não abusiva.

O mérito da ação – o reajuste a ser dado aos trabalhadores – só será apreciado na próxima quarta-feira (19) pela Justiça. Quarta-feira (12), a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) rejeitou, em audiência de conciliação, a proposta apresentada pelo TRT que previa, entre outros pontos, reajuste salarial de 8,56% para os funcionários. A proposta havia sido aprovada pelos trabalhadores em assembleia no início da semana.

As linhas de trens 11 (Coral), 12 (Safira) e 9 (Esmeralda) ficaram totalmente paradas durante o dia de hoje. A Linha 8-Diamante, que liga o município de Itapevi ao centro da capital, ficou com apenas uma estação fechada, a Júlio Prestes.

Diariamente, 1 milhão de pessoas utilizam as linhas que ficaram paralisadas. Foi acionado o Plano de Apoio entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese), que disponibiliza ônibus para atender aos passageiros que usam os trens na capital paulista.




13 de junho de 2013

Conheça, trecho por trecho, as características das quatro
 obras do Rodoanel

Veja ainda os benefícios que cada trecho traz para a população de São Paulo

Trecho Norte

O trecho norte do Rodoanel terá, ao todo, 44 km de extensão. A obra é considerada uma das construções mais aguardadas do país, pela relevância que terá para o transporte de cargas de alto valor agregado. O trecho passará pelas cidades de São Paulo, Arujá e Guarulhos e terá ainda uma ligação exclusiva de 3,6 quilômetros com o Aeroporto Internacional de Guarulhos.

As obras tiveram início em março de 2013 e devem estar finalizadas até março de 2016. No trecho Oeste, a via fará confluência com a Avenida Raimundo Pereira Magalhães, antiga estrada Campinas/São Paulo (SP-332), enquanto no trecho leste, a intersecção será feita com a rodovia Presidente Dutra (BR-116).




12 de junho de 2013

Maior rede do mundo vai abrir 30 hotéis econômicos no Brasil até 2014

A incorporadora Inncorp pretende lançar 200 hotéis econômicos no Brasil em dez anos com valor de vendas de R$ 4,2 bilhões, apostando no apetite por serviços de grandes redes hoteleiras em cidades carentes dessa oferta. A empresa vai desenvolver no mercado brasileiro a marca Super 8, que pertence ao grupo americano Wyndham Hotel, tendo como concorrente mais próxima a bandeira Ibis, da francesa Accor. Até o fim de 2014, serão 30 unidades da linha econômica no País.
Até 2022, o grupo quer abrir apenas em São Paulo 30 unidades do Super 8 sendo 18 erguidos na via Dutra, entre Guarulhos (SP) e a divisa com o Estado do Rio de Janeiro. Está prevista também a construção de 20 hotéis da mesma marca no Rio Grande do Sul. O primeiro hotel começa a ser construído hoje, em Caxias do Sul e duas unidades estão confirmadas para Canoas e Rio Grande. No Brasil, o primeiro hotel Super 8 será inaugurado em outubro em Lagoa Santa, em Minas Gerais, na região metropolitana de Belo Horizonte. Também há unidades previstas para Betim, Congonhas, Sete Lagoas e Pouso Alegre.
"A tendência é que as famílias façam mais viagens de carro com a melhoria das estradas. Entre cinco a dez anos, queremos estar na rota dos viajantes que programam a parada para dormir no caminho", disse o presidente da Inncorp, Dan Fonseca.
Nesta terça-feira, a Inncorp anuncia a construção de 20 hotéis no Rio Grande do Sul em parceria com a incorporadora gaúcha Fisa. O primeiro deles será em Caxias do Sul. Unidades nos municípios de Rio Grande e Canoas virão em seguida. Para otimizar os gastos, a Inncorp irá replicar o mesmo projeto arquitetônico em todas as unidades: prédio de quatro andares com 100 quartos de 16 metros quadrados cada, equipados com banheiro, ar-condicionado, frigobar e TV.
A construção também seguirá um padrão. A incorporadora mira terrenos de 4.500 metros quadrados à beira da estrada de cidades de médio porte, com intensa atividade comercial, turística ou industrial. O diretor de desenvolvimento da Wyndham Hotel para América Latina e Caribe, Louis Alicea, dissociou a aposta no Brasil aos grandes eventos esportivos que o país vai sediar nos próximos anos. Ele acredita no retorno dos projetos apesar do fraco crescimento da economia brasileira neste momento.
"Quem constrói só para Copa e Olimpíadas vai fracassar, porque esses são eventos de duas semanas. Temos fé na demanda das famílias médias, que buscam um quarto limpo e com comodidades fora das áreas metropolitanas", afirmou Alicea.
Embora não partipe do financiamento dos projetos, o grupo Wyndham é responsável por fornecer treinamento e suporte para os hotéis Super 8. O desenvolvimento ficará a cargo da Inncorp, que buscará expandir a rede por meio de parcerias com incorporadoras locais e recursos de fundos imobiliários.
No Estado de São Paulo, a Inncorp atuará com a construtora Ladeira Miranda para 18 hotéis ao longo da rodovia Dutra. Uma parceria com uma incorporadora do Paraná está em fase final de negociações. Ao mesmo tempo, a Inncorp trabalha com duas instituições financeiras para lançar fundos de investimento imobiliário no segundo semestre. O dinheiro será investido na construção de mais 30 hotéis no Estado de São Paulo.
O presidente da Inncorp prevê um retorno que iguale o investimento feito com uma taxa de ocupação de 45%. Segundo Fonseca, análises de viabilidade dos empreendimentos encomendadas pela empresa apontam ocupação de 65% a 70% no primeiro ano de operação dos hotéis nas cidades escolhidas.

Com informações da Reuters



11 de junho de 2013

Otimista, ministro tenta liberar os outros cinco corintianos presos

Eduardo Saboya crê que justiça boliviana já tem elementos para adotar 
a decisão de soltar os torcedores que continuam detidos em Oruro

Libertados na última quinta-feira, sete torcedores do Corinthians desembarcaram no Brasil no domingo aliviados e, ao mesmo tempo, apreensivos. Eles foram recebidos com festa por parentes e amigos no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, mas cinco corintianos ainda permanecem na penitenciária em Oruro. A preocupação com eles é grande, mas Eduardo Saboya, ministro conselheiro da embaixada brasileira na Bolívia, acredita que depois da liberação dos primeiros presos, o processo de soltura dos remanescentes será concluído em breve (assista ao vídeo). Continue Lendo >>




7 de junho de 2013

Promotor pede recompensa para quem fornecer informações sobre
 pagodeiro foragido
 
Ofício foi enviado ao secretário de segurança pública de São Paulo, Fernando Grella 

O pagodeiro Evandro Gomes Correia Filho acusado de matar a ex-mulher, Andréia Cristina Nóbrega, e tentar matar o filho deles, ainda não foi encontrado pela polícia. Ele está foragido desde 2008. O promotor do caso, Rodrigo Merli, enviou um ofício ao secretário de segurança pública do Estado, Fernando Grella Vieira, solicitando que seja fixado um título de recompensa a quem fornecer informações válidas para a localização do réu. Continue Lendo >>




5 de junho de 2013

Mogi confirma segunda morte
 por H1N1 em 2013

Vítima foi homem de 41 anos e esta foi terceira morte no Alto Tietê.
Na região foram confirmados 15 casos da doença em 2013.

A Vigilância Epidemiológica de Mogi das Cruzes recebeu nesta terça-feira (4) a confirmação da segunda morte por H1N1 registrada em 2013. De acordo com a Prefeitura, a vítima é um homem de 41 anos que estava internado em um hospital particular.
A primeira confirmação de morte por H1N1 foi feita pela prefeitura no dia 3 de maio. A vítima foi um homem de 33 anos.Em 2012 nenhuma morte tinha sido registrada no município.
Segundo a administração municipal, até esta terça foram recebidas 28 notificações de suspeitas em Mogi das Cruzes. Oito delas foram confirmadas e entre elas estão as duas mortes. Continue Lendo >>

G1



4 de junho de 2013

Aliado do PSDB, Cesar Maia critica programa de Aécio: "Não entusiasmou"


Aliado do PSDB, o vereador e ex-prefeito do Rio de Janeiro Cesar Maia (DEM) criticou nesta segunda-feira, dia 3, o programa na TV do pré-candidato tucano à Presidência da República, senador Aécio Neves (MG).

De acordo com texto de Maia em seu "ex-blog", a peça publicitária criada para atrair os eleitores mais pobres "não entusiasmou". Para ele, Aécio usou "frases óbvias" e repetiu um "clichê", que "vem sendo usado e abusado há anos". "Candidato no carro, na janela, mesmo plano, mesma dinâmica."

O vereador viu de positivo o fato de o programa ter tratado "sem pedagogia, da boa herança de FHC". "Nota 5 para o publicitário e menor ainda para a equipe que fez a revisão política do roteiro."




3 de junho de 2013

Separados pela estrada


Acidentes em rodovias puseram fim à dupla Eli Silva e Zé Goiano, representantes do legítimo sertanejo raiz

“Nesta longa estrada da vida vou correndo e não posso parar”, diz, talvez, o maior sucesso da dupla Milionário e José Rico, um ícone da música sertaneja. No caso de Eli Silva e Zé Goiano, foram justamente as “estradas da vida” que encerraram a parceria. A dupla formada em Bauru corria para o sucesso com um trabalho calcado na música sertaneja de raiz, mas dois acidentes distintos em rodovias calaram as afinadas vozes e silenciaram as violas. Nascida em 1991, a parceria teve fim trágico com a morte de Eli Silva, que fazia a primeira voz, em acidente em 2010. Pouco mais de dois anos depois, uma colisão vitimou Zé Goiano e, tristemente, “o final da corrida chegou”.

Se “Estrada da Vida” sintetiza bem o final da dupla, a história dos dois músicos pode ser resumida em outro trecho de uma canção sertaneja, “Porta do Mundo”, gravada, entre outros, pela dupla Tião Carreiro e Pardinho, da qual Eli Silva e Zé Goiano eram grandes admiradores: “O som da viola bateu no meu peito doeu, meu irmão; assim eu me fiz cantador, sem nenhum professor aprendi a lição”. Ambos foram tocados desde cedo pela poesia da música raiz e eram autodidatas em seus instrumentos.

Elias José da Silva, o Eli Silva, era paranaense de Farol e veio na década de 70 para Areiópolis, mudando, posteriormente, para Lençóis Paulista. Milton Aparecido Marquetti, o Zé Goiano, era de Avaí e residiu em Reginópolis antes de chegar a Bauru. Ambos foram criados na zona rural e desenvolveram o gosto pela música sertaneja de raiz desde meninos. A passagem de admiradores para músicos foi natural. Nenhum dos dois integrantes é bauruense, mas a dupla é.

A parceria surgiu em 1991. O atual presidente da Clube da Viola de Bauru, Sebastião Laerte Fabro Camargo, o Tião Camargo, foi o responsável por juntar Eli Silva e Zé Goiano, que já se conheciam das rodas de viola e eventos sertanejos na região. Camargo conta que compôs, na ocasião, a música “Meu Pequeno Território” e a inscreveu no Festival de Música de Guarulhos. O compositor, no entanto, não tinha quem interpretá-la na disputa e convidou Eli Silva e Zé Goiano, formando “sem querer” uma combinação que deu certo de tal forma que seguiu junta por quase duas décadas.

“O Zé Goiano, apesar de ser de Avaí, sempre morou em Bauru. Ele tinha as duplas amadoras aqui. O Eli tinha a dupla dele em Lençóis Paulista, a dupla Eli Silva e Marabá. Em 1991, eu tinha feito a música para participar do Festival de Guarulhos. Era um festival de música sertaneja inédita de raiz. Eu não tinha nenhuma dupla para ir defender esta música e convidei o Zé Goiano e o Eli, embora eles não fossem dupla. Eles foram e ganhamos o festival”, lembra Camargo.

O compositor e, posteriormente, divulgador da dupla revela que, após a vitória, a parceria formada exclusivamente para a disputa do festival foi convidada pela TV Cultura para apresentar a música vencedora no programa Viola, Minha Viola. “Faziam parte do júri do festival a Inezita Barroso e o Moraes Sarmento, que eram os apresentadores do programa. Surgiu aí a dupla Eli Silva e Zé Goiano”, observa Camargo.

Da união e surgimento para o Festival de Guarulhos, entre breves idas e vindas, a dupla permaneceu junta 19 anos. Neste período, alcançou projeção, respeito e ganhou fãs. “Faziam música de raiz e bem no estilo criado pelo Tião Carreiro. Era uma dupla muito boa. Pouco antes do Eli morrer, fizeram uma apresentação em Rondônia, em Porto Velho, e tinham bastante shows marcados”, acrescenta.

Eli Silva e Zé Goiano lançaram 12 discos, sendo dois de coletânea. Entre os maiores sucessos da dupla estão as músicas Meu Pequeno Território, Saudade Sertaneja, Convite de Caboclo, Viola, Minha Viola e Moradia de Caboclo. “Eles cantavam muito nos shows também as músicas de Tião Carreiro e Pardinho”, conta Camargo.

De comediante a músico

Eli Silva possuía uma característica instintiva de ser engraçado. O dom para fazer rir, misturado ao carisma, costumava cativar rapidamente as pessoas. O músico mostrou o talento comunicativo desde criança. “Meu pai sempre foi muito piadista, muito engraçado. Todo mundo achava muita graça das piadas dele”, afirma a filha, Mônica Francine da Silva Momberg. Rapidamente, Eli Silva agregou ao estilo cômico um diferencial. “Ele aprendeu sozinho a tocar violão e começou a contar a piada cantando”, acrescenta Mônica.

A veia artística esboçada desde criança ganhou força nas madrugadas em claro, quando trabalhou como socorrista em uma usina de Lençóis Paulista. Nas noites acordado e sozinho, Eli Silva buscava inspiração para rabiscar as letras que viriam, posteriormente, a virar canções. “Meu pai sempre tocou violão, cantava, mas sempre música dos outros. Na usina, ficava muito tempo parado e começou a escrever, a ser poeta, quando ficava de madrugada esperando algum motorista de caminhão pedir socorro pelo rádio”, relata a filha.

Aos 30 anos, para apreensão da família, Eli Silva deixou o antigo emprego e decidiu dedicar-se à sua paixão: a música. “Ele saiu da usina e resolveu virar músico. Eram quatro filhos para criar e ele resolveu virar músico. Minha mãe quase infartou”, brinca Mônica. Por um período, Eli Silva se dividiu entre os palcos e o microfone de uma rádio local. “Por causa desta mania de contar piada e tudo mais, acabaram chamando-o para ser radialista. Ele era radialista e tocava, às vezes, sem ganhar nada” revela a filha.

Porém, a resolução que, a princípio, preocupou os familiares foi a mais acertada, pois a carreira de músico decolou e Eli Silva, junto com o parceiro Zé Goiano, conquistou público fiel e seletivo, que apreciava a legítima música sertaneja. “Eles viajaram muito e foram felizes. Mas nunca tiveram apenas o objetivo de ficar famosos. Ofereceram para eles gravarem outros tipos de músicas, que poderiam ser mais tocadas, mas eles não aceitaram, porque isso iria ofender o princípio deles, que era a música raiz. Eles perderam oportunidades para defender isso”, salienta Mônica.

O fim da parceria veio com o acidente fatal em 2010, emudecendo a grave voz e o violão chorador de  maneira trágica, mas sem passar por algo que sempre quis evitar. “Meu pai sempre dizia que rezava para Deus não deixá-lo dar trabalho para os parentes. Não queria ficar na cama, doente”, comenta Mônica.

Do circo aos palcos

Zé Goiano tinha talento nato para tocar viola. Autodidata, dominava de tal forma o instrumento que, além de violeiro, era compositor e arranjador. “Meu avô era sanfoneiro e tocava nos bailes. Meu pai acompanhava. Ele nunca fez aula e tudo o que sabia fazer na viola ele aprendeu de ouvido. Era um dom”, relata a filha, Cláudia Marquetti Cossi, que não se lembra do pai sem o contato com a viola e cresceu envolvida pelo sertanejo raiz.

“Desde que me conheço por gente, via meu pai com uma viola no braço. Recordo-me, desde pequena, que reuniam-se vários amigos de meu pai em nossa casa nos finais de semana e tocavam músicas conhecidas, músicas inéditas, meu pai fazia arranjo, gravavam e ficavam ali o dia todo”, recorda.

Porém, antes de subir aos palcos com a música sertaneja, Zé Goiano trabalhou no campo e também foi artista circense. No picadeiro, exerceu atividades perigosas, como globo da morte e trapézio. No circo, presenciou duplas famosas se apresentarem e se encantou a tal ponto de deixar o trapézio e a moto para abraçar de vez a viola, que já fazia parte de sua vida desde menino. Mas não abandonou o “respeitável público”, que o seguiu prestigiando nos shows de sertanejo raiz.

Formando dupla com o parceiro Eli Silva, alcançou projeção e sucesso. “Eles fizeram shows em todo o Estado de São Paulo. Difícil uma feira agropecuária onde eles não tenham se apresentado. Cantaram também no Sul do Brasil, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará... Eles conseguiram um sucesso muito grande logo nos primeiros CDs da dupla”, aponta Cláudia.

Após a perda do parceiro Eli Silva, em 2010, Zé Goiano seguiu com a música, mas a carreira foi interrompida bruscamente com o acidente fatal em 2012. “Foi um dia em que meu pai estava extremamente feliz, cantando, divertindo várias pessoas e alegrando famílias. Eram umas 7h da noite mais ou menos e um telefonema trouxe a notícia do acidente”, relata a filha.

Após período internado, Zé Goiano não resistiu. A família tenta se acostumar com o silêncio da viola em casa. “O que dói é a saudade. Ele tocava viola divinamente bem. É como se ele estivesse viajando, cantando. É difícil se acostumar com a ideia”, conclui Cláudia.

Fim repentino

A ascensão de Eli Silva e Zé Goiano foi bruscamente interrompida no dia 26 de junho de 2010, quando Eli Silva sofreu acidente na rodovia Marechal Rondonpróximo à praça de pedágio de Areiópolis. Era o fim da dupla. Zé Goiano morreu pouco mais de dois anos depois, no dia 19 de setembro de 2012, também em decorrência de acidente automobilismo ocorrido na vicinal João dos Santos, quando voltava de apresentação no Distrito de Vanglória, município de Pederneiras, e após período internado no Hospital de Base de Bauru.




28 de maio de 2013

Associações protetoras de animais temem abandono e morte de gatos

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O aumento no número de casos de esporotricose no Rio de Janeiro, segundo pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz divulgada na semana passada, soou o alerta entre entidades protetora de felinos, um dos principais transmissores da doença. A esporotricose é uma micose que pode afetar animais e humanos. A esporotricose é considerada rara na forma de zoonose, quando transmitida do animal para o homem. Causa feridas na pele que não cicatrizam. O agente causador é o fungo Sporothrix schenckii.

O maior medo de algumas organizações protetoras dos animais é que haja aumento no número de abandonos de gatos, devido à falta de informação. A veterinária Joseane Borges da Silva, da Associação Zoofilia Educativa, explicou que as chances de os gatos domésticos contraírem a doença são pequenas. “A esporotricose é um fungo que fica mais na matéria orgânica. É muito comum entre jardineiros. Como o gato tem o hábito de afiar a garra na vegetação, pode acabar adquirindo o fungo. Essa é uma doença frequente entre gatos que não têm dono, que vivem na rua”, explicou.

Para a veterinária, a melhor forma de evitar que gatos contraiam o fungo é castrar o animal, para diminuir o nível hormonal e evitar que eles tentem fugir em busca acasalamento. É preciso mantê-los dentro casa, porque o fungo vive na natureza, sobretudo em plantas e na madeira. Além dos felinos, a doença é transmitida por roedores e insetos, através de rupturas na pele.

O veterinário responsável técnico da Sociedade União Internacional de Proteção aos Animais, Paulo Menezes, disse que a doença tem tratamento e não deve ser motivo de pânico. “Quem mais sofre com essa doença é o gato, mas se tratado, fica curado entre 30 e 60 dias. Estou acompanhando o aumento dos casos da doença, mas minha preocupação é não alardear o caso, pois temo que saiam por aí matando e abandonando os gatinhos”, disse o veterinário.

A prefeitura do Rio oferece desde 2003, pelo Programa Bicho Rio, esterilização gratuita de cães e gatos. São nove centros cirúrgicos espalhados pela capital.



23 de maio de 2013

PM localiza cativeiro onde ficaram vítimas abordadas na Marginal Tietê

Três pessoas foram soltas pelos criminosos nesta manhã, segundo a PM.
Elas descreveram cativeiro, que acabou localizado em Guarulhos.

A Polícia Militar encontrou, na tarde desta quarta-feira (22), em Guarulhos, na Grande São Paulo, um cativeiro onde três vítimas de sequestro ficaram até esta manhã. Eles eram vítimas de dois roubos realizados nesta terça-feira (21) por um grupo de criminosos na Marginal Tietê. Um adolescente foi apreendido no cativeiro. Continue Lendo >>




22 de maio de 2013

Polícia prende suspeito de vender caminhões furtados na Zona Leste

Homem de 32 anos vendia veículos para outros estados, segundo polícia.
Caminhão furtado foi encontrado e apreendido na casa do suspeito.

A Polícia Civil prendeu em flagrante na tarde desta terça-feira (21), na Zona Leste de São Paulo, um suspeito de vender caminhões furtados. Segundo a polícia, o homem, de 32 anos, furtava os veículos, adulterava o chassi e os vendia para outros estados. Continue Lendo >>





21 de maio de 2013

Lista de medicamentos oferecidos à população é ampliada

Parceria da Fundação para o Remédio Popular com entidade particular vai aumentar capacidade máxima da fábrica de Américo Brasiliense
Parceria Público-Privada foi anunciada nesta segunda-feira (20). 
Alckmin espera assinar contrato com empresa no segundo semestre. 

A lista de medicamentos oferecidos à população será ampliada. A Furp (Fundação para o Remédio Popular), lançou nesta segunda-feira, 20, o edital de Concorrência Internacional de PPP (Parceria Público Privada) da fábrica de Américo Brasiliense. A unidade de Guarulhos acaba de assinar três novas parcerias com laboratórios privados para transferência de tecnologia para produção de medicamentos para mal de alzheimer e dois produtos médicos, o primeiro utilizado no tratamento de AVC e o segundo para deficiência auditiva. 

"Vamos deixar a fábrica de Américo Brasiliense com [remédio] genérico, e aqui [Guarulhos] com alta tecnologia e alto valor agregado", disse o governador Geraldo Alckmin no lançamento. 

Já a Furp de Guarulhos vai triplicar o faturamento com as novas PDPs (Parcerias de Desenvolvimento Produtivo) de medicamento.  Só no ano que vem a unidade deve faturar perto de R$ 400 milhões em medicamentos e mais R$ 126 milhões nos produtos para a saúde, como aparelhos para deficientes auditivos. "Então nós vamos ter perto de quase meio bilhão a mais de faturamento, trazendo para cá a alta tecnologia em medicamentos de grande valor agregado", explicou Alckmin. 

A contratação da PPP se dará na modalidade de Concessão Administrativa, pelo prazo de 15 anos, com investimentos privados de cerca de R$ 130 milhões nos cinco primeiros anos. Com o novo parceiro, a fábrica será mais competitiva atingindo sua plena operação e com registro de novos medicamentos.

"O setor privado vai investir R$ 150 milhões na fábrica de Américo Brasiliense. Nós vamos ter uma grande fábrica de medicamentos, especialmente genéricos, e ganhará concorrência quem oferecer para o governo o menor preço nesses medicamentos e ainda pagará aluguel pelo prédio", destacou Alckmin.

Produção

A estimativa é que sejam produzidas anualmente 1,26 bilhões de Unidades Farmacotécnicas (UFs) e produzidos 96 novos medicamentos. A previsão é que o contrato da PPP seja assinado ainda este ano e a expectativa é que a fábrica esteja funcionando sob essa nova modalidade no prazo máximo de dois anos a contar da data da assinatura. 

"Esse edital que está sendo publicado dá FURP de Américo Brasiliense um enorme avanço para prover à população o acesso a medicamentos com custo menor e oferta estabilizada", disse o secretário da saúde, Giovanni Guido Cerri.

Do Portal do Governo do Estado




17 de maio de 2013

Embaixada da Nicarágua entra com mandado de segurança contra o
 governo brasileiro

A ação afirma que um carregamento está retido de forma arbitrária na alfândega há quase três meses.

A embaixada da Nicarágua no Brasil entrou com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal contra o governo brasileiro, representado pelo inspetor-chefe da alfândega no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.





15 de maio de 2013

Suspeitos morrem em tentativa de assalto
 a bar em Guarulhos

Criminosos tentavam roubar um bar quando o PM, que mora no andar de cima do estabelecimento, notou a movimentação

Dois criminosos morreram após trocarem tiros com um policial militar, em Guarulhos, na Grande São Paulo. O caso ocorreu no final da noite dessa segunda-feira, logo após uma tentativa de assalto a um bar.

Os bandidos tentavam roubar o estabelecimento quando o PM, que mora no andar de cima do bar, viu a movimentação e reagiu à ação criminosa. Após troca de tiros, os dois assaltantes foram baleados e mortos. Continue Lendo >>





13 de maio de 2013

Quer se preparar? Detran.SP oferece simulado online de prova teórica

Com o simulado, os candidatos podem se familiarizar com o novo modelo de prova teórica, que está sendo implantado em todo o Estado

Quem está em processo para tirar a primeira CNH (Carteira Nacional de Habilitação) pode realizar simulado online disponível no site do Detran.SP. Para acessar a ferramenta, basta clicar em "Simulado de prova Detran", no menu dos serviços eletrônicos, e selecionar o tipo de prova: teórica (para candidatos à 1ª habilitação) ou renovação.

Com o simulado, os candidatos podem se familiarizar com o novo modelo de prova teórica, que está sendo implantado em todo o Estado. O caderno de questões e o gabarito serão substituídos por computadores e a prova será respondida eletronicamente. Atualmente, a prova eletrônica está disponível em sete unidades do Detran.SP: Guarulhos, Osasco, Suzano, Miracatu, Cajamar, Indaiatuba e Limeira.

São 30 questões de múltipla escolha, selecionadas aleatoriamente, que devem ser respondidas em 50 minutos. Para considerado "aprovado" é preciso obter aproveitamento mínimo de 70% (21 acertos), exatamente como no exame teórico realizado hoje, de forma presencial, após cumprir as 45 horas de curso teórico exigidas pela legislação federal.

Do Portal do Governo do Estado




10 de maio de 2013

Postos do Poupatempo comemoram
 o Dia das Mães

Unidades da Grande São Paulo terão atividades especiais

As unidades do Poupatempo em Guarulhos, Suzano e Mogi das Cruzes terão atividades especiais para comemorar o Dia das Mães. Veja a programação de cada unidade:

Guarulhos

Na sexta-feira, 10, das 9h às 16h, haverá sessões de massagem terapêutica e higienização da pele com profissionais de estética. Entre 9h e 16h, a unidade terá uma oficina de elaboração de tranças de cabelo. Uma banda formada por funcionários do Poupatempo se apresenta com canções da MPB entre 12h e 13h.

Suzano

Um grupo formado por funcionários do Poupatempo se apresenta às 11h de sexta interpretando "Como é grande meu amor por você", de Roberto Carlos. No sábado, 11, os colaboradores distribuem rosas às mães que comparecerem ao local.

Mogi das Cruzes

Na segunda-feira, 13, a unidade homenageia as mães às 15h com o coral do Lar Batista de Crianças. O grupo é formado por 30 jovens.

SERVIÇO

Poupatempo Guarulhos
Rua José Campanella, 189, Macedo, Guarulhos-SP
Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 7h às 19 h, e sábados, das 7h às 13h

Poupatempo Suzano
Rua Sete de Setembro, 555, Jardim Iraí, Suzano-SP
Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 18h, e sábados, das 8h às 13h

Poupatempo Mogi das Cruzes
Av. Ver. Narciso Yague Guimarães, 1.000, Centro Cívico, Mogi das Cruzes-SP
Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 18h, e sábados, das 8h às 13h

Dique Poupatempo: 0800 772 36 33 
www.poupatempo.sp.gov.br




7 de maio de 2013

Polícia de SP encontra uma tonelada de maconha em carga de frango

Quatro suspeitos foram presos durante a operação da Polícia Civil. 

A polícia de São Paulo encontrou uma tonelada de maconha escondida em uma carga de frango congelado. Quatro suspeitos foram presos. Veja agora imagens exclusivas da prisão dos bandidos.
A quadrilha era investigada havia um mês. No domingo (5), a polícia recebeu a informação de que um caminhão frigorífico carregado de droga chegaria a Guarulhos, na Grande São Paulo, e já estava esperando. 




4 de naio de 2013

Feirão da Caixa em SP tem oferta de mais
 de 136 mil imóveis

No ano passado, mais de 61 mil pessoas passaram pelo feirão. A estimativa deste ano é que o número se repita ou seja maior


Neste ano, quem financiar o imóvel poderá começar a pagar as prestações a partir de janeiro de 2014. Podem aproveitar o benefício aqueles que forem utilizar recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).

Segundo José Urbano Duarte, vice-presidente de Governo e Habitação da Caixa, o início do pagamento em janeiro do ano que vem é uma escolha do comprador. “Isso permite a mudança para a nova moradia em condições melhores, porque muitas vezes quando se muda de uma casa para outra você tem despesas no imóvel em que está chegando e no que está saindo. É importante essa alternativa para que o orçamento seja administrado de forma equilibrada”.

No ano passado, mais de 61 mil pessoas passaram pelo feirão. A estimativa deste ano é que o número se repita ou seja maior. Em 2012, foram fechados 21.155 negócios, movimentando R$ 2,5 bilhões. Na edição deste ano, 100 construtoras e 130 imobiliárias participam do evento, além de cartórios e técnicos da Caixa. Os financiamentos podem ser pagos em até 35 anos com taxas a partir de 4,5%. Para obter o crédito, é preciso apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de renda.

“O financiamento hoje é um processo bastante simples. A avaliação da capacidade de pagamento é feita em minutos. Com esta informação, a pessoa passeia pelo feirão já sabendo quanto pode ser seu financiamento e procura um imóvel dentro desse patamar. A assinatura do contrato depende da documentação dele e do vendedor”, explicou Duarte. Ele lembrou que a decisão de comprar uma casa é familiar e deve ser tomada conscientemente e com cuidado.

A autônoma Tatiane Regina Tezinho foi ao feirão, acompanhada do namorado, à procura de um apartamento de dois dormitórios na zona norte ou em Guarulhos. O casal ficou interessado na proposta de começar a pagar as parcelas somente em janeiro de 2014. “Os juros menores também nos atraíram, além da possibilidade de ter o crédito aprovado na hora. Eu acredito que vamos sair daqui com a compra do imóvel feita. Vamos apenas consultar nossos pais, mas já sairemos com tudo encaminhado”.

O professor Glauco Jones de Souza estava no feirão com a noiva. Eles buscam um imóvel com valor que caiba dentro do bolso e possam deixar a casa dos pais dela. “Nós moramos com os pais dela e queremos nosso cantinho. Queremos algo que seja de fácil acesso, na mesma área de Suzano, onde já moramos, por conta dos nossos trabalhos e do horário em que saímos e chegamos em casa”. O casal já havia feito simulações de financiamento.

Agência Brasil




2 de maio de 2013

Táxis de Guarulhos passarão a ter cor branca como padrão

Mudança de cor será obrigatória para táxis municipais.
Taxista também deverá usar crachá de identificação.

Os táxis de Guarulhos, na Grande São Paulo, irão padronizar a identidade visual e adotar a cor branca. A medida se tornará obrigatória a partir de maio quando o prefeito Sebastião Almeida (PT) assinará um decreto exigindo a nova identificação.
Atualmente, somente os táxis que atendem o aeroporto de Cumbica são brancos. Os demais taxistas da cidade circulam com veículos das mais variadas cores. De olho em grandes eventos, como a Copa do Mundo, a Prefeitura decidiu mudar o visual do meio de transporte.
Os veículos também devem circular com o prefixo e o número de permissão expostos, além do logotipo da cooperativa, telefone e site da central de rádio-táxi. Se os táxis não forem de frota terão que exibir o brasão municipal, o telefone da Central de Inteligência Integrada de Guarulhos (CIIG) e o site da Prefeitura. Continue Lendo >>




26 de abril de 2013

Polícia prende suspeitos de quadrilha que usava cheques clonados

Caminhoneiros recebiam cheques como pagamento legal do transporte de cargas, tiravam cópias e entregavam para estelionatários em São Paulo.

Policiais prenderam, em quatro estados, suspeitos de integrar uma quadrilha que usava cheques clonados para aplicar uma série de golpes, principalmente, em postos de combustível. As investigações revelaram que caminhoneiros faziam parte do bando.
Uma pilha de cheques foi parar no caixa de um posto de combustível em Guarulhos, na grande São Paulo. Eram R$ 1,3 mil, R$ 1,8 mil, mas nada tem valor. São cheques falsos. Continue Lendo >>




25 de abril de 2013

Detran apreende dedos de silicone usados em autoescola de Guarulhos

Direção do órgão coibiu a fraude a partir de denúncia feita à ouvidoria

Um esquema de fraude com a utilização de dedos de silicone foi identificado e coibido pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de São Paulo na última segunda-feira (22). O caso aconteceu em um Centro de Formação de Condutor (CFC) em Guarulhos, na Grande São Paulo.

Segundo informações do Detran, 11 moldes de silicone com impressões digitais foram encontrados durante fiscalização no CFC Jurema. O local realiza apenas aulas teóricas. O material seria utilizado supostamente para fraudar o controle eletrônico da presença dos candidatos nas aulas para obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). 





23 de abril de 2013

Registros profissionais poderão ser solicitados pela internet

Brasília – Os trabalhadores das 14 categorias que dependem de registro para exercer a profissão poderão solicitá-lo via internet, a partir da próxima segunda-feira (29). Atualmente, a concessão do registro, feita pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), só pode ser feita mediante a apresentação do profissional nas superintendências do trabalho, com a documentação exigida. Para retirar o registro, a superintendência estabelece um prazo, sem que o profissional possa acompanhar o processo.

O novo sistema vai estar disponível na segunda-feira para os seguintes estados: Acre, Alagoas, Amazônia, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.

Bahia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul serão os próximos estados a ser incluídos no novo sistema. No Distrito Federal, onde foram feitos os testes para a informatização, os registros online já podem ser feitos desde novembro do ano passado.

“O sistema vai facilitar a vida dos trabalhadores e em breve pretendemos tê-lo implantado em todo o país”, disse, em nota, o ministro do Trabalho, Manoel Dias.

Por meio do Sistema Informatizado de Registro Profissional (Sirpweb), o trabalhador tem de informar, pela internet, dados pessoais e relativos ao registro pretendido. Em seguida, será aberto um número de solicitação, discriminando a documentação que deverá ser protocolada na superintendência do Trabalho mais próxima do requerente. A partir de então, todo processo poderá ser acompanhado pela internet.

O registro profissional é um cadastro obrigatório a todos os trabalhadores que exercem atividades regulamentadas por legislação própria, entre os quais publicitários, jornalistas, artistas, radialistas, secretários e sociólogos.

Rede Brasil Atual




17 de abril de 2013

UnG realiza último dia de auxilio
 a contribuintes

No próximo sábado (20), estudantes e professores do curso de Ciências Contábeis da UnG realizam o último dia de orientação a contribuintes no processo de Declaração do Imposto de Renda 2013 (ano base 2012). O atendimento acontecerá simultaneamente em Guarulhos (nos campi Centro e Dutra), São Paulo e Itaquaquecetuba, no Alto Tietê, das 9h às 15h.
A Universidade atenderá pessoas com rendimento anual de até R$ 100 mil, com bens de até R$ 300 mil e que não sejam sócias ou proprietárias de empresas.

O custo do serviço é um quilo de alimento não perecível ou um pacote de fralda infantil, que posteriormente será repassado a entidades assistenciais.

Serviço

Dia 20/04, das 9h às 15h
Campi Guarulhos-Centro, Guarulhos-Dutra, SP-Centro e Itaquá

Campus Guarulhos-Centro – Praça Tereza Cristina, 88, Centro, Guarulhos
Unidade Guarulhos-Dutra – Av. Anton Philips, 01, Vila Hermínia, Guarulhos
Campus Itaquá – Av. Uberaba, 251, Vila Virgínia, Itaquaquecetuba
Campus SP-Centro – Rua Xavier de Toledo, 23, 4.º andar, São Paulo (Shopping Light) 



16 de abril de 2013

Pai de integrante dos Mamonas Assassinas processa Marco Feliciano

O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, Marco Feliciano, se envolveu em mais uma polêmica e agora pode se dar mal na Justiça. Segundo o jornal "Diário de Guarulhos", o pai do vocalista do Mamonas Assassinas, Hidelbrando Alves, afirmou que entrou na Justiça contra Feliciano, depois que o deputado apareceu em um vídeo falando sobre a morte de seu filho, Dinho.

Na semana passada, um vídeo de um culto antigo do pastor e deputador veio à tona e causou muitos comentários e críticas. Nele, Feliciano afirma que “Deus fulminou aqueles que tentaram colocar palavras torpes na boca das nossas crianças”.
Durante o vídeo, o deputado ainda afirmou que foi Deus quem causou o acidente de avião na Serra da Cantareira, que colocou fim à vida dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em 1996.
“Ele [Feliciano] é louco. Deus não mata ninguém, Deus é amor. O acidente que aconteceu foi uma fatalidade, eles viajavam muito de avião”, disse o pai do cantor, à publicação.
Hidelbrando Alves também não gostou nem um pouco da citação de Feliciano sobre o vínculo de Dinho com a Assembleia de Deus. “Quem era o Dinho? Era da igreja Assembleia de Deus em Guarulhos. Vendeu a comunhão dele”, disse o pastor durante o discurso. Alves respondeu: “a mãe do Dinho era da Assembleia de Deus; o meu filho só frequentava (os cultos) com ela, na infância. Nós entramos hoje com um processo de danos morais”.



13 de abril de 2013

Polícia Militar encontra refinaria de droga em Itaquaquecetuba

Além da droga, várias placas de veículos foram encontradas no local. Elas são de várias cidades do Alto Tietê, de Guarulhos e até do estado do Paraná.

A Polícia Militar localizou uma refinaria de drogas em Itaquaquecetuba. Segundo a PM, uma denúncia anônima levou os policiais na noite de quinta-feira (11) até um apartamento no bairro da Pedreira, onde havia droga, computadores, balanças de precisão e até relógios importados, alguns avaliados em R$ 6 mil.
De acordo com a PM, depois de perícia, foi constatado que haviam 41 quilos de cocaína preparada para o consumo no local. Inicialmente os policiais tinham estimado 60 quilos. Segundo a polícia, em um dos quartos do imóvel do conjunto residencial da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) havia ainda quatro tijolos de pasta base de cocaína, várias pedras de crack, 850 gramas de maconha, cerca de mil cápsulas vazias e um pó branco em sacos plásticos que, segundo a PM, é composto por produtos químicos para fazer a mistura do entorpecente. Continue Lendo >>




11 de abril de 2013

Caminhão roubado é encontrado na Mogi-Dutra, em Mogi das Cruzes

Motorista ficou refém e foi solto em Guarulhos.
Veículo estava com o painel danificado, diz polícia.

Um caminhão tanque foi encontrado nesta terça-feira (9) na Rodovia Mogi-Dutra, em Mogi das Cruzes. O motorista relatou no 2º Distrito Policial, onde registrou a ocorrência, que o veículo foi roubado na segunda-feira (8), quando ele começava a descida da estrada sentido Mogi das Cruzes. A vítima disse que um carro fechou o caminhão e que homens armados anunciaram o assalto. Continue Lendo >




9 de abril de 2013

MP denuncia por homicídio suspeito de atropelar skatista em Guarulhos

Tiago da Silva estava alcoolizado e não tinha habilitação ao atropelar jovem.
MP diz que atropelador mostrou indiferença e aponta dolo eventual.

O Ministério Público (MP) de São Paulo denunciou à Justiça nesta segunda-feira (8) por homicídio o comerciante Tiago da Silva, suspeito de atropelar e matar um skatista de 15 anos em Guarulhos no dia 24 de março. Caso a denúncia seja aceita, Tiago vai responder por homicídio qualificado por perigo comum, pois o MP entende que sua conduta ofereceu risco a um número intedeterminado de pessoas. A pena mínima prevista nesse caso é de 12 anos.
Procurado pelo G1, Mário Benedito da Silva, pai do atropelador, afirmou no dia 25 de março que a família não vai se pronunciar e que já foi contratado um advogado para defender o filho. Continue Lendo >>




5 de abril de 2013

UnB auxilia na Declaração do IR 2013

Profissionais e estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Guarulhos, na Grande São Paulo, auxiliará a comunidade na Declaração do Imposto de Renda 2013 (ano-base 2012). Os atendimentos acontecerão em dois sábados: 13 de abril, das 9h às 15h, nos campi Guarulhos-Dutra e Itaquá da UnG; e no dia 20 de abril, no mesmo horário, nos campi Guarulhos-Centro, Guarulhos-Dutra, Itaquá e SP-Centro.
Podem procurar o serviço, pessoas com rendimento anual de até R$ 100 mil, com bens de até R$ 300 mil e que não sejam sócias ou proprietárias de empresas.

O custo é social: os clientes precisam entregar um quilo de alimento não perecível ou um pacote de fralda infantil.

A Receita Federal receberá as declarações até 30 de abril.

Documentos necessários para a Declaração

    Informes de rendimentos da fonte pagadora;
    Quem recebe aluguel ou é autônomo: cópias dos DARF’s pagos no ano passado;
    Informe de rendimentos financeiros (fornecidos pelas instituições financeiras);
    Comprovante de pagamento de despesas médico-odontológicas, planos de saúde, educação, doações, etc.;
    Comprovantes bancários informando saldo em conta corrente, aplicações financeiras, financiamento de imóveis pelo SFH com situação em 31 de dezembro de 2012;
    Para quem comprou ou vendeu bens (imóveis, carros, etc.): documentos de compra e venda, tais como escrituras, notas fiscais, documentos de transferências, etc;
    Contribuição à Previdência Social (INSS) – empregados domésticos; GPS – contribuinte individual;
    Dados dos dependentes e seus números de CPF, bem como relativos comprovantes de renda e despesas;
    Cópia da declaração do ano anterior (se houver) e do recibo de entrega (não é obrigatório).

Serviço

Orientação à Declaração de Imposto de Renda 2013

Dia 13/04, das 9h às 15h
Campi Guarulhos-Dutra e Itaquá

Dia 20/04, das 9h às 15h
Campi Guarulhos-Centro, Guarulhos-Dutra, SP-Centro e Itaquá 

Campus Guarulhos-Centro – Praça Tereza Cristina, 88, Centro, Guarulhos
Unidade Guarulhos-Dutra – Av. Anton Philips, 01, Vila Hermínia, Guarulhos
Campus Itaquá – Av. Uberaba, 251, Vila Virgínia, Itaquaquecetuba
Campus SP-Centro – Rua Xavier de Toledo, 23, 4.º andar, São Paulo (Shopping Light) 



4 de abril de 2013

Mulher é perseguida pelo marido e baleada dentro de empresa em Guarulhos

Homem se matou após assassinato; disparos também atingiram um funcionário

Uma pessoa morreu e outras duas foram baleadas, por volta das 8h desta quarta-feira (3), dentro da empresa HCI Hidráulica Conexões Industriais, localizada na altura do número 880, da rua Santana de Ipanema, no bairro de Cumbica, em Guarulhos, na grande São Paulo.

Rosimeire Rita da Silva, de 32 anos, estava indo ao trabalho, quando passou a ser perseguida pelo marido, Helio Oliveira Silva, de 54. Em uma tentativa de distraí-lo, a mulher entrou na empresa HCI para pedir ajuda. 

A tentativa foi sem sucesso. Armado com um revólver, calibre 38, Helio também entrou na empresa, sacou uma arma e atirou quatro vezes em direção da mulher. Os disparos simultâneos atingiram Rosimeire e também Washington Aparecido Silva, de 31 anos, que tralhava como porteiro do local. Continue Lendo >>




3 de abril de 2013

Alckmin dá início ao novo trecho de marginais na Rodovia Ayrton Senna

Obra vai ampliar capacidade da via em 40% e deve facilitar acesso ao Aeroporto Internacional de Guarulhos

 Governador Geraldo Alckmin deu início nesta terça-feira, 2, à construção do novo trecho da marginal da rodovia Ayrton Senna (SP 070), em Guarulhos. A pista, que será implantada entre o km 24,8 e o km 19, sentido São Paulo (Oeste), vai melhorar as condições de tráfego no trecho, que atende os usuários que vão até o Aeroporto Internacional de Guarulhos. "Obras como essa melhoram o trânsito, promovem o desenvolvimento da região e garantem a segurança das pessoas", disse o governador. 

Mais de 293 mil pessoas devem utilizar as novas pistas, que vão beneficiar os motoristas vindos da região do Alto Tietê e do município de Guarulhos com destino à capital. "[A obra] aumenta em 40% a capacidade das marginais, pois tira o trânsito local das indústrias e diminui a quantidade de caminhões, melhorando o trânsito na Ayrton Senna e o acesso ao aeroporto de Guarulhos", salientou Alckmin.

No km 21 da nova pista, haverá duas alças para a Avenida Santos Dumont. Com investimento total de R$ 40 milhões, a obra deve gerar empregos diretos e indiretos. "A construção civil é emprego na veia. Só nesta obra, serão 270 trabalhadores", destacou o governador. A previsão é que o trecho esteja concluído no final de março de 2014.

Trecho Leste

O secretário de Logística e Transportes, Saulo de Castro Abreu Filho, anunciou que, em 45 dias, começam as obras do km 26 ao km 19,3 sentido interior (Leste), completando mais 5,8 km da rodovia.

O governador afirmou que em maio deste ano serão entregues mais 3,5 km de faixa no mesmo sentido e, em setembro, mais 4,5 km de pista estarão concluídos. As obras são realizadas por meio do programa de concessão de rodovias.

Do Portal do Governo do Estado



1 de abril de 2013

Mizael e Lalau são "castigados"
 na V. Progresso

A tradição de malhar o Judas foi repetida ontem, sábado de Aleluia, por moradores da Vila Progresso, que há 50 anos investem na brincadeira. Presente desde a primeira malhação, José Reinaldo Gomes, 64 anos, lembrou, bem humorado, que deu sequência à prática que seu avô e pai começaram naquela região da cidade. Muita coisa mudou desde então. Já há bastante tempo, os bonecos não são colocados no poste. "Se fizermos isso, as pessoas levam embora. Como o certo é deixar o Judas amarrado à meia-noite para malhar ao meio dia, decidimos não correr o risco", explicou. Assim, o personagem ocupa uma cadeira e representa, geralmente, figuras envolvidas em escândalos. Este ano os dois escolhidos foram o advogado Mizael Bispo, condenado por mandar matar a namorada Mércia Nakashima, em Guarulhos, na Grande São Paulo, e o juiz Nicolau dos Santos, o "Lalau", acusado de desviar dinheiro para a construção do fórum trabalhista da Capital. Continue Lendo >>




26 de março de 2013

Depois de fugir com o filho de SP, mãe o abandona em Portugal

Depois de fugir com o filho de 7 anos de Garça, no interior de São Paulo, para Portugal sem o consentimento do pai da criança ou autorização judicial, a espanhola Lolita Palacios, de 27 anos, abandonou o menino na casa de amigas. A avó materna foi quem recolheu o garoto dois dias depois do desaparecimento da mãe dele.

De acordo com o advogado do pai do menino, Alberto Telles Martins Filho, inconformada com a situação do garoto, a avó dele decidiu comunicar o abandono do neto ao Consulado brasileiro em Lisboa para que ele seja levado de volta à casa do pai, no interior de São Paulo. Continue Lendo >>




22 de março de 2013

São Gabriel: Acidente com três veículos deixa duas pessoas gravemente feridas


Francisco Pereira, de 57 anos e Josefa Pereira de 52 anos ficaram gravemente feridos em acidente envolvendo três veículos na manhã desta quinta-feira (21), no quilometro 627,5 da BR-163, em São Gabriel do Oeste.

De acordo com informações da PRF, ainda esta sendo apurado como ocorreu o acidente. As vitimas estavam em um Fiat Siena, placa de Dourados.

Os outros dois veículos envolvidos são um Bitrem, placa de Presidente Prudente (SP), conduzido por um homem de 60 anos, e um Furgão, placa de Guarulhos (SP), conduzido por um homem de 42 anos.

Segundo relato do motorista do Furgão para nossa reportagem, ele seguia atrás do bitrem e o Siena que seguia em sentido contrário, acabou invadindo a pista contrária e batendo na carreta, o motorista do Furgão tirou para fora da pista quando também foi atingido pelo Fiesta.

O motorista do Furgão acredita que Francisco possa ter dormido ou passado mal.

Uma das vitimas foi encaminhada em estado grave para o Hospital Municipal de São Gabriel e a outra para Campo Grande.




21 de março de 2013

Carro capota na Via Dutra após colisão
 em Guarulhos

Veículo capotou após bater lateralmente em outro carro.
Segundo concessionária, uma pessoa ficou ferida no acidente.

Um carro capotou após colidir lateralmente contra outro veículo na Via Dutra, na manhã desta quarta-feira (20), em Guarulhos, na Grande São Paulo. Segundo a CCR Nova Dutra, concessionária que administra o trecho, o acidente ocorreu na altura do km 228, na pista marginal, sentido Rio de Janeiro. Continue lendo >>




16 de março de 2013

Caminhão tomba e carga de gasolina derrama em córrego em Amparo, SP

Motorista perdeu controle do veículo na Rodovia Eng. Constâncio Cintra. 
Ele bateu contra um barranco e não teve ferimentos no acidente. 

Um caminhão que transportava gasolina e óleo diesel tombou ao bater em um barranco, nesta sexta-feira (15), na Rodovia Engenheiro Constâncio Cintra, em Amparo (SP). Após o acidente, houve derramamento dos produtos em um córrego afluente do Rio Camamducaia, próximo ao km 128 da rodovia no sentido Amparo. Continue Lendo >>




15 de março de 2013

Justiça ao vivo: show de TV ou aperfeiçoamento da sociedade?

Ao longo da semana acompanhei, mais do que planejava ou mesmo deveria, o julgamento do caso Mércia Nakashima, aqui pelo Terra. A razão é simples: o drama humano fisga o nosso coração de forma instantânea e o mantém conectado diante do imponderável.
O julgamento, transmitido ao vivo pela web e TV desde Guarulhos- SP, ainda não acabou, mas já é um marco histórico. Não só porque foi o primeiro a ser transmitido de forma tão ampla. Mas porque foi muito bem conduzido e transmitido. Tem grande responsabilidade, neste caso, o juiz encarregado do processo, Dr. Leandro Cano, um jovem magistrado que teve tranquilidade para segurar as pontas nos momentos dramáticos da transmissão, evitando que tudo virasse um show de sensacionalismo.




14 de março de 2013

Manifestantes pedem condenação de Mizael

Enquanto o julgamento ocorre no prédio do Fórum Central de Guarulhos (SP), do lado de fora manifestantes pró-condenação do réu Mizael Bispo exibem faixas com a foto de Mércia Nakashima na tarde desta quarta-feira. Luiz Ricarte, 18, gritava em um microfone: "Não queremos que Mizael saia pela porta da frente". A prima de Mércia, Solange Morais, chegou a chorar ao lembrar da advogada, morta em 2010.
Mais cedo nesta tarde, a defesa desistiu de ouvir duas testemunhas por considerar que as questões periciais foram esclarecidas no testemunho anterior, do perito Renato Pattoli. Depois, quem prestou depoimento foi o perito criminal Hélio Ramacciotti, que cronometrou o trajeto entre a represa onde o carro de Mércia foi encontrado, em Nazaré Paulista, e o Hospital Geral de Guarulhos, por onde Mizael passou.
A cronometragem é uma das provas da acusação. O localizador do carro de Mizael, um Kia Sportage, mostra que ele ficou parado das 18h37 às 22h12 no Hospital Geral de Guarulhos. Ele teria seguido de lá no carro de Mércia até a represa e depois teria voltado para buscar seu carro.



13 de março de 2013

Rastreamento telefônico desmente afirmações de Mizael sobre localização

Acusado da morte de Mércia Nakashima afirma gter telefonado da frente do Hospital de Guarulhos

O engenheiro eletricista e mestre em telecomunicações Eduardo Amato Tolezani foi a terceira testemunha ouvida nesta segunda-feira (11), primeiro dia de julgamento de Mizael Bispo de Souza, acusado de ter matado a advogada Mércia Nakashima em 2010. O especialista foi convocado pela acusação.
Tolezani fez uma análise, a pedido da promotoria, de duas ligações de celular feitas por Mizael, no dia 23 de maio de 2010, dia da morte de Mércia. No momento das chamadas, o réu dizia estar em um carro, em frente ao Hospital Geral de Guarulhos. Continue Lendo >>




12 de março de 2013

Mizael chora após entrar no plenário
 do Fórum de Guarulhos

Advogado e policial reformado é acusado de matar Mércia Nakashima.
Crime foi cometido em 2010 em Nazaré Paulista, no interior de SP.

O advogado Mizael Bispo de Souza, de 43 anos, chorou no plenário do Fórum de Guarulhos nesta segunda-feira (11) durante os trabalhos preparatórios para o início de seu julgamento, por volta das 10h20. Ele estava sentado ao lado esquerdo do plenário, com seus advogados, já sem algemas, que haviam sido retiradas no momento em que entrou no plenário.
A defesa pediu que Mizael pudesse permanecer para assistir aos depoimentos, mas o juiz acatou o pedido do Ministério Público e ordenou que Mizael deixasse a sala. Neste momento, passou diante da mãe de Mércia, Janete Nakashima, que chorou. 




7 de março de 2013

Mulher morre durante marcha de sindicalistas em Brasília
Moradora de Goiânia de 62 anos fazia parte de grupo sindical que vinha da marcha, ela desmaiou e morreu, ao lado da Torre de TV


Uma mulher de 63 anos morreu em frente ao Complexo Brasil 21, em Brasília, no Distrito Federal, na tarde desta quarta-feira (6), durante marcha dos sindicalistas. O caso está sendo investigado pela 5ª Delegacia de Polícia do DF.
De acordo com o Diretor Nacional de Finanças da Nova Central Sindical de Trabalhadores, João Domingos, a manifestante fazia parte do grupo de bandas marciais da Nova Central em Goiânia. O diretor disse ainda que a Nova Central assumirá eventual responsabilidade pelo ocorrido.
A Divisão de Comunicação da Polícia Civil (Divicom) informou que o corpo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) e que a suspeita é que morte foi causada por infarto. Laudo do IML deve sair dentro de 30 dias.
A trabalhadora veio à Brasília para participar da marcha de sindicalistas, que ocorreu na manhã desta quarta e, segundo a Polícia Militar, reuniu cerca de 50 mil trabalhadores na Esplanada dos Ministérios.





5 de março de 2013

Motorista bêbado bate em carro com bebê

Em outro acidente, carro bate em caminhão e deixa feridos; latinhas de cerveja foram achadas

Mais um acidente

Do outro lado da cidade, no trecho sul do rodoanel, duas pessoas ficaram gravemente feridas em uma batida entre um carro e um caminhão.

O motorista do carro perdeu o controle da direção, saiu da pista e atingiu a traseira do caminhão que estava estacionado na altura do km 59, no sentido Mauá.

O automóvel ficou completamente destruído. Quatro ambulâncias da concessionária que administra a rodovia, além de unidades de resgate do Corpo de Bombeiros, viaturas da Polícia Militar Rodoviária e o helicóptero Águia 9, da Polícia Militar, foram deslocados para o local.

O motorista e o passageiro do carro ficaram presos às ferragens. As vítimas foram levadas, em estado grave, a hospitais da região. Latinhas de cerveja foram encontradas dentro do veículo. Parte da pista chegou a fiar interditada por cerca de meia hora, mas não teve congestionamento.

Nova Lei Seca

De acordo com a nova Lei Seca, instituída pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e em vigor desde o último dia 23 de janeiro, o motorista é autuado caso seja encontrado 0,05 miligrama de álcool no organismo. Antes, o limite era até 0,10 miligramas.

Se atingir 0,34 miligramas, além de ter de pagar multa no valor de R$ 1.915,40, o motorista perde o direito de dirigir por um ano e é punido ainda com sete pontos na carteira de habilitação, por ser considerado infração gravíssima. O motorista flagrado pelo teste de drogas será enquadrado pelo Artigo 306 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), que prevê detenção de seis meses a três anos.



2 de março de 2013

Governo e prefeitura de São Paulo fecham acordo para construir 20 mil moradias

Segundo a Secretaria de Estado da Habitação, será o maior investimento (R$ 4,6 bilhões) em habitação na capital nos últimos 30 anos. Maioria das unidades, 12,5 mil, é para quem ganha até R$ 3,7 mil por mês

São Paulo – O governo do estado de São Paulo e a prefeitura da capital lançaram nesta quinta-feira (28) um projeto de parceria público-privada (PPP) para a construção de 20,2 mil unidades habitacionais na região do chamado centro expandido da cidade. O governo federal também participa do projeto por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, que financia a construção de unidades habitacionais.

O investimento previsto é de R$ 4,6 bilhões. Segundo a Secretaria de Estado da Habitação, será o maior aporte feito na área nos últimos 30 anos. A maior parte será desembolsada pela iniciativa privada (R$ 2,6 bilhões), seguida pelo governo estadual (R$ 1,6 bilhão) e pela prefeitura (R$ 404 milhões). A maioria dos apartamentos (12,5 mil) é destinada a famílias com renda mensal até R$ 3,7 mil e 2 mil unidades vão contemplar os movimentos sociais que lutam por moradia. Para famílias com renda mensal entre R$ 3,7 e R$ 10 mil serão destinadas 7,7 mil unidades. Os conjuntos terão, além dos apartamentos para moradia, unidades comerciais e de serviço na parte térrea.

Segundo o governador Geraldo Alckmin (PSDB), a contratação da empresa vencedora, que fará os empreendimentos se todo o trâmite anterior der certo, deve ser em outubro deste ano e a entrega dos apartamentos tem prazo entre dois e seis anos após do início das obras.

A primeira etapa, de acordo com o governador, será uma audiência pública no dia 13 de março e, 30 dias depois, será feita uma consulta pública. O lançamento do edital da licitação está previsto para maio.

De acordo com informações da assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Habitação, o governo pretende estender o programa de PPP para construção de unidades habitacionais para outras regiões metropolitanas do estado.

Na capital, os empreendimentos serão construídos nas regiões da Sé, República, Brás, Bela Vista, Belém, Bom Retiro, Cambuci, Liberdade, Mooca, Pari, Barra Funda e Santa Cecília. O objetivo é repovoar a região central da cidade com trabalhadores que atuam nos bairros do centro.

A maior parte dos apartamentos será construída em terrenos ao longo dos trilhos da rede de trens metropolitanos anteriormente ocupados por fábricas, dos corredores de ônibus e de grandes avenidas. A maioria deles é classificada como zonas especiais de interesse social (Zeis).

Na Barra Funda, Santa Cecília, Pari e Bom Retiro serão construídas 7 mil unidades. Na Liberdade e no Brás, serão 2,9 mil. Para a República e a Bela Vista estão previstos 2,8 mil apartamentos. Para a Mooca e o Cambuci, 2,4 mil. No Bresser e Belenzinho, 2,5 mil. Na região da avenida Celso Garcia, no Belém, serão 2,3 mil apartamentos.

Futuramente, o governo estadual prevê lançar outro programa de PPP para a construção de outras 4 mil unidades habitacionais no centro da cidade.

Segundo Alckmin, este é o primeiro projeto de PPP na área da habitação com interesse social e que prevê a requalificação do centro da capital. "Além de habitação, o programa terá também unidades de comércio e de serviços. Vamos voltar a ter famílias morando no centro”, disse.

Para o prefeito Fernando Haddad (PT), a revitalização do centro por meio de programas habitacionais em parceria com os governos estadual e federal e a iniciativa privada é um dos itens com o qual ele concorda do projeto Nova Luz, de seu antecessor, Gilberto Kassab (2006-2012).

Haddad abandonou o projeto por discordar, segundo ele, de determinações como a que tirava da prefeitura a decisão de definir áreas que deveriam ser desapropriadas para a construção dos empreendimentos e passava às empresas que vencessem os processos de licitação.

Rede Brasil Atual



28 de fevereiro de 2013

ProUni convoca candidatos em
 lista de espera

Da Agência Brasil

Brasília - As instituições de ensino convocam hoje (28) os candidatos em lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni). O resultado deve ser conferido com as próprias instituições. Os candidatos terão de hoje a 5 de março para comprovar as informações. A perda do prazo ou a não comprovação dos dados implicará, automaticamente, a reprovação do candidato.

No site do programa estão detalhados os procedimentos necessários para obter a bolsa de estudo. Além de documentos pessoais, o candidato deve apresentar comprovantes de residência, de rendimentos e de conclusão do ensino médio, entre outros.    

Aqueles que não forem pré-selecionados terão uma segunda chance no dia 8 de março, quando vai ocorrer a segunda chamada da lista de espera. Os convocados na segunda chamada devem comparecer aos locais indicados entre os dias 8 e 13 de março.

O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de educação superior para cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Para o primeiro semestre deste ano, foram oferecidas 162.329 bolsas. O balanço final do programa registrou 1.032.873 inscritos.

As bolsas aumentaram em relação ao número oferecido no segundo semestre de 2012, quando foram ofertadas 90.311 - 72.018 a menos que este ano. Em relação ao primeiro semestre de 2012, houve redução - foram oferecidas no período 195.030 bolsas, 32.701 a mais que neste ano.

Tem direito à bolsa integral o candidato com renda familiar per capita até um salário mínimo e meio (R$ 1.017). Para as bolsas parciais (50% da mensalidade), a renda familiar deve ser até três salários mínimos (R$ 2.034) por pessoa.

Edição: Graça Adjuto//Texto alterado às 16h03 para correção de informação. Diferentemente do informado, o resultado da convocação da lista de espera deve ser verificado com as instituições que participam do ProUni, e não no site do programa ou pela central de atendimento como informado anteriormente



25 de fevereiro de 2013

Delegada boliviana despreza confissão de menor corintiano

Investigadora descartou usar declarações na apuração da morte de torcedor de 14 anos em jogo da Libertadores

A confissão do menor de idade que diz ter sido o autor do disparo fatal que matou o jovem Kevin Espada na semana passada não diz respeito à Justiça da Bolívia. A interpretação é da delegada Abigail Saba, que cuida da investigação em Oruro e descarta usar o depoimento do jovem no processo.
“Como o jovem saiu da Bolívia? Com que ajuda? Há várias interrogações que tem de ser esclarecidas em Oruro. As autoridades não têm de levar em conta provas produzidas em outro lugar. Quem garante que este garoto não foi pressionado?”, disse Saba, por telefone.
A delegada não quis entrar em detalhes sobre a atitude do jovem corintiano de 17 anos. Nesta segunda, o menor se apresentou à Vara de Infância de Guarulhos confessando-se culpado pela morte de Kevin, de 14 anos, que foi atingido por um sinalizador de navio durante o empate por 1 a 1 entre San Jose e Corinthians, em Oruro, na última quarta.
O jovem teria ido à Bolívia em uma caravana de ônibus e disse, em entrevista a Fantástico no último domingo, que adquiriu os sinalizadores na 25 de março, tradicional comércio de rua paulistano. Ele é cliente de Ricardo Cabral, advogado da torcida organizada Gaviões da Fiel, que explicou que ele não se apresentou à Justiça boliviana para poder responder ao processo no Brasil.
Segundo Abigail, no entanto, essa confissão não muda em nada a situação dos outros 12 corintianos que seguem detidos em Oruro. “Que existam outras pessoas que unilateralmente digam que são autores. Não podemos tomá-los [como verdade]. Em um outro vídeo da TV boliviana, as pessoas estão dizendo que o autor [do disparo] foi o Nonato”, disse ela, referindo-se a Hugo Nonato, de 27 anos, que está entre os detidos na Bolívia. 



21 de fevereiro de 2013


Polícia Rodoviária Federal apreende 20 quilos de maconha em Arujá

Droga estava em ônibus e tinha como destino uma cidade da Bahia.
Suspeito já tinha feito o transporte outras duas vezes.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 20 quilos de maconha na Rodovia Presidente Dutra, em Arujá. A droga estava em uma bolsa no compartimento superior de um ônibus que seguia de São Paulo para a cidade de Garanhuns, em Pernambuco. O destino final do produto era o município de Jequié, na Bahia. Essa seria a terceira vez que o suspeito fazia o transporte de maconha para o Nordeste do país. 




18 de fevereiro de 2013

Problema em avião atrasa voo para Barcelona em 24 horas

Passageiros reclamaram de falta de informação e descaso da companhia aérea

Um problema em uma aeronave da Iberia causou o cancelamento de um voo para Europa na tarde deste domingo (17). Segundo passageiros, o voo 6824 deveria ter saído por volta das 15h55 do aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, com destino a Barcelona, na Espanha.

A atriz Ana Carolina Machado, de 29 anos, e o marido estavam na aeronave. Ela conta que o avião chegou a taxiar na pista, pronto para decolar, quando, de repente, parou.

— De repente o avião começou a ficar muito quente, as pessoas começaram a passar muito calor e ninguém dizia nada.

Só depois de uns 40 minutos, o comandante informou que o avião estava com um problema técnico e que ele teria que encostar a aeronave para resolvê-lo. Passaram mais 30 minutos, até que os passageiros foram avisados que teriam que desembarcar. Os mais de 200 passageiros, segundo Ana Carolina, ficaram cerca de duas horas no saguão aguardando a solução.

— Então eles avisaram que o problema era em uma peça do avião que interferia no funcionamento do ar-condicionado. O voo seria cancelado e eles iriam realocar as pessoas em outros voos de outras companhias.

Depois de cerca de uma hora, os passageiros começaram a ser chamados. A promessa da companhia, segundo Ana Carolina, era de que todos iriam embarcar no mesmo dia, o que não aconteceu. Ela contou que mais da metade dos passageiros conseguiu embarcar em outros voos. Os outros só devem seguir viagem nesta segunda-feira (18).

Ela reclamou da falta de informação e gentileza dos funcionários da companhia aérea.

— Foram muito estúpidos em alguns momentos. Os passageiros começaram a ficar muito estressados. Uma mulher estava com uma criança de quatro anos de idade lá e ninguém dava prioridade para ela.

Só por volta das 2h da madrugada desta segunda-feira, cerca de dez horas após o horário previsto para começar a viagem, muito passageiros foram avisados que não iriam viajar, o que causou uma confusão no saguão, segundo a atriz.

— Aí começou o quebra-pau no aeroporto. Eles haviam prometido que seríamos realocados ontem (domingo) e não foi. Eles poderiam ter avisado isso antes.

Nesse momento, segundo a passageira, uma supervisora apareceu para falar com os passageiros.

— Ela falou que o problema na aeronave era um vazamento de combustível.

A passageira informou que seu voo só foi remarcado para as 16h45 desta segunda-feira, pela Singapore Airlines, mais de 24h depois do horário previsto para o voo original.

A reportagem entrou em contato com a Iberia e até a publicação dessa reportagem não havia conseguido retorno da empresa.



7 de fevereiro de 2013

Presos bandidos que atacavam na saída do aeroporto de Guarulhos

Os bandidos ficavam de tocaia perto da Avenida 23 de Maio. Quando passava um táxi vindo de Guarulhos, os ladrões iam seguindo e só anunciavam o assalto quando as vítimas chegavam em casa.

Em São Paulo, a polícia prendeu integrantes de uma quadrilha que atacava na saída de um dos maiores aeroportos do país. Os bandidos ficavam de tocaia em uma rua perto da Avenida 23 de Maio, parte de um dos corredores mais importantes da capital paulista, o Norte-Sul.
Quando passava um táxi vindo de Guarulhos, os ladrões iam seguindo o carro, mas só anunciavam o assalto quando as vítimas chegavam em casa. O bando levava as malas e as bagagens trazidas, geralmente do exterior. Desde dezembro foram 49 táxis assaltados. Continue Lendo >>




6 de fevereiro de 2013

Anac terá 130 fiscais nos aeroportos
 durante Carnaval  

Durante o Carnaval a Anac anunciou que terá um sistema de fiscalização redobrado nos principais aeroportos do país. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil serão 130 fiscais distribuídos no Galeão, Santos Dumont, Congonhas, Guarulhos, Brasília, Confins, Salvador e Porto Seguro. O objetivo é saber se as companhias aéreas estarão dando a devida assistência aos passageiros. Em caso de reclamação o passageiro pode recorrer também a central de atendimento da Anac pelo 0800-7254445.



31 de janeiro de 2013

Movimento de passageiros em Guarulhos cresce 7,25% em 2012 e chega
 a 32,17 milhões 

Crescimento de passageiros domésticos foi de 11,82% em Cumbica e 7,15% no Brasil

O movimento no Aeroporto Internacional de Guarulhos cresceu 7,25% em 2012, fechando o ano com 32,17 milhões de passageiros. A taxa foi acima da média nacional de 6,72%, e tem sido essa dinâmica que levou Cumbica a ser em poucos anos o principal aeroporto brasileiro, a se tornar o dobro de Congonhas e a representar sozinho quase 17% de todo o movimento nacional. Continue Lendo >>




28 de janeiro de 2013

Cápsulas achadas em pizzaria de Guarulhos são de uso da polícia

Uma pessoa morreu e nove ficaram feridas.
Testemunhas contam que homens de moto atiraram. Ninguém foi preso.

As cápsulas encontradas em uma pizzaria de Guarulhos, na Grande São Paulo, onde uma pessoa morreu e nove ficaram feridas após serem baleadas, na noite deste sábado (26), são de uso exclusivo da polícia. O calibre da pistola é 40, como mostrou o Bom Dia São Paulo desta segunda-feira (28). Continue lendo>>




25 de janeiro de 2013

Desfile de escolas de samba, shows e exposições marcam aniversário
 de São Paulo

Da Agência Brasil

São Paulo- Com uma população de quase 11 milhões de habitantes e o mesmo número aproximado de visitantes anuais atraídos por farta opção de turismo de passeios e de negócios, a capital paulista comemora hoje (25) 459 anos de fundação. Além de um show no Vale do Anhangabaú, a cidade oferece nesta sexta-feira diversas atividades de lazer e cultura.

Conhecida como um lugar onde todos têm pressa, a cidade não para nem mesmo no dia do aniversário, embora nesta data muitos trabalhadores devem lotar as estradas para aproveitar a folga prolongada. No feriado, no entanto, deve ser maior o número de trabalhadores em atividade, já que há uma programação de eventos oficiais, além dos plantões em serviços essenciais e em outros ramos à espera de turistas ou de quem fica no município em busca de lazer e cultura.

Hoje, tudo é diferente daquele lugarejo encontrado pelos jesuítas José de Anchieta e Manoel da Nóbrega, em 1553. À época, a terra de Piratininga tinha abundância de água limpa em rios e córregos, muito verde e um povoado predominantemente formado por índios. As matas foram, em sua maior parte, substituídas por concreto.

O clima frio já não é mais tão frequente e o que se procura não são mais as pedras preciosas, mas outros tipos de riqueza gerada pela mescla de povos oriundos de todos os cantos do mundo. Além de ser um centro importante de negócios, a cidade tem mais de 100 museus, conta com 180 salas de espetáculos e milhares de restaurantes que oferecem desde os pratos mais simples do dia a dia dos brasileiros até os mais refinados da culinária nacional e internacional.

Para marcar os 459 anos, o principal evento oficial será uma sequência de shows no Vale do Anhangabaú, com um passeio musical por quatro períodos a partir da década de 1970. A abertura do show Quatro Gerações Cantam São Paulo será às 15h, com a apresentação da cantora Zélia Duncan, representando o estilo da década de 1980.

Ela traz o show Tudo Esclarecido, em que interpreta 13 canções em homenagem a Itamar Assunção  morto há dez anos. No repertório estão Código de Acesso, Fim de Festa, Milágrimas, Vê se Me Esquece e Leonor. Mas Zélia também irá relembrar grandes sucessos de sua carreira como Catedral e  Lá Vou Eu.

Em seguida, às 17h, sobem ao palco os representantes do estilo rap dos anos 2000, com Criolo e Emicida . Depois, às 19h, está prevista a apresentação do roqueiro Arnaldo Antunes, com canções dos anos 1990. A última apresentação vai ocorrer às 21h com a também roqueira Rita Lee, que apresentará sucessos da década de 1970, entre eles Mania de Você, Amor e Sexo, Doce Vampiro e Ovelha Negra.

Também em comemoração ao aniversário da cidade, o público contará com uma programação especial no Memorial da América Latina, onde às 16h haverá desfile de escolas de samba de São Paulo, saindo em frente ao Auditório Simon Bolívar. Uma hora depois, integrantes das alas das baianas vão fazer a lavagem da Mão da América, símbolo de união dos povos da América Latina, do arquiteto Oscar Niemeyer. Entre os sambistas estarão representantes das escolas X-9, Gaviões, Vila Matilde, Império da Casa Verde, Camisa Verde e Branco, Rosas de Ouro, Leandro de Itaquera e Acadêmicos do Tucuruvi.

O estilo musical será alterado às 19h, quando entra em cena o grupo Trovadores Urbanos, formado por seresteiros. Entre os clássicos estão Sinfonia Paulistana, de Billy Blanco, músicas dedicadas à lua, como Noite Cheia de Estrelas, Malandrinha e A Deusa da Minha Rua, entre outros sucessos, passando por melodias sertanejas e composições de Adoniran Barbosa.

Para marcar a data, será inaugurada às 10h, no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque Ibirapuera, a exposição Design da Periferia. A mostra, com curadoria de Adélia Borges, pretende valorizar a capacidade de criação da população brasileira.

Dividida em quatro módulos - rua, casa, corpo e brincadeiras - essa exposição tem objetos, fotografias e vídeos. No módulo rua, os destaques são para os os empreendimentos que ocupam o espaço urbano, os vendedores ambulantes, carroceiros de sucata, anúncios gráficos, modo de expor produtos. No módulo casa, poderão ser vistas as invenções domésticas; no corpo, o jeito de vestir, de pentear; e em brincadeiras estão as engenhosas releituras do tradicional universo infantil.

Em imagens captadas pelo fotógrafo baiano Adenor Gondim estão os móveis utilizados nas barracas de festas nas ruas de Salvador, com seus grafismos. Por meio das lentes do fotógrafo Titus Riedl, historiador alemão radicado no Crato, no Ceará, surge o cenário do comércio variado desse município nordestino e também de Juazeiro do Norte. A designer paulistana Fernanda Martins, que vive em Belém, mostra os letreiros dos barcos de várias cidades amazônicas.

Os jovens aprendizes da organização não governamental Observatório das Favelas levam para a exposição o cotidiano nas lajes das moradias de favelas cariocas. São exibidos ainda o jeito de se vestir e de arrumar os cabelos dos jovens de moradores do Campo Limpo, na zona sul da cidade.

Entre os locais de compra, estarão funcionando normalmente a Feira de Flores da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), que atende a clientela sempre às terças e sextas-feiras, das 5h às 10h30. Mais de mil produtores comercializam flores, plantas, gramas, mudas e artigos de decoração, entre eles frutíferas, vasos, acessórios e artesanato, no atacado e no varejo.

Ainda em homenagem ao aniversário da cidade, o Museu da Imagem e do Som (MIS) terá programação especial com a promoção, pelo segundo ano consecutivo, do Conexão Cultural, reunindo no mesmo espaço exposições, arte urbana ao vivo, música e gastronomia. No local, poderão ser vistos gratuitamente os murais do artista Eduardo Kobra, fotos e filmes Super 8 em que o público é convidado a compartilhar o trabalho.

O MIS terá também a presença de expressivos nomes da gastronomia, entre as 13h e as 22h,  preparando pratos que irão simbolizar a diversidade paulistana. Barracas de pastéis, de cachorro-quente com salsichas artesanais, tacos e tostadas , além de ceviches e arepas, compõem o cenário. Das 15h30 às 19h30, quem passar por lá poderá  assistir à  apresentação do trio O Bardo e o Banjo, na área externa do museu. Das 13h às 19h, na área interna, o artista Cadu Mendonça desenha um painel que mistura seu traço pessoal à linguagem do graffiti.



24 de janeiro de 2013

Polícia fecha refinaria de drogas em Guarulhos, na Grande São Paulo 

Uma refinaria de drogas foi fechada pela polícia em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, na tarde desta quarta-feira (23).

Os policiais chegaram até a casa depois de uma denúncia anônima. Lá dentro, encontraram quase cinco mil pinos de cocaína, maconha e crack, além de duas balanças de precisão.

A casa funcionava como uma refinaria de drogas que abastecia o tráfico em Guarulhos e São Paulo. Quatro pessoas foram presas em flagrante.



23 de janeiro de 2013

Prefeitura estendeu prazo de
 pagamento do IPTU

Veja os postos de atendimento onde pedir revisão do IPTU em Guarulhos
Prefeitura estendeu prazo de pagamento até 31 de janeiro.
Unidades do Fácil funcionam de segunda a sexta, das 8h às 17h.


Os moradores de Guarulhos, na Grande São Paulo, que não concordarem com o reajuste do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em 2013 podem aproveitar que a Prefeitura prorrogou o prazo para pagamento à vista ou da primeira parcela para solicitar a revisão dos dados do imóvel ou do valor a ele atribuído procurando uma das nove unidades do Fácil - Central de Atendimento ao Cidadão.
O prazo do pagamento foi estendido até 31 de janeiro. Continue Lendo>>




22 de janeiro de 2013

Secretário diz que fechar instituições não é objetivo, e sim garantir qualidade
 do ensino superior

Da Agência Brasil

Recife – A má qualidade do ensino levou o Ministério da Educação (MEC) a descredenciar, no ano passado, quatro instituições privadas de ensino superior no país. Além disso, segundo dados da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, entre 2011 e 2012 foram abertos 868 processos de supervisão baseados em reclamações. Atualmente estão em andamento 1,4 mil processos.
 
"Não queremos fechar as instituições, não é nosso objetivo. Mas temos que garantir a qualidade do ensino", afirmou o secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Jorge Rodrigo Messias, durante debate ontem (20) sobre o ensino superior privado no 14º Conselho Nacional de Entidades de Base (Coneb) da União Nacional dos Estudantes (UNE). Segundo ele, o setor carece de regulação.

“Vimos casos de escolas de medicina que não têm aula prática. Como funciona isso?”, questionou Messias.
 
O MEC busca no Congresso Nacional a aprovação do projeto de lei que cria o Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (Insaes), órgão que será responsável pela regulação de cursos superiores e pela certificação das entidades beneficentes que atuam na área de educação superior e básica.

A medida visa a ampliar o processo de avaliação do ensino superior, a partir de critérios que incluam, por exemplo, resultados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e o atendimento à exigência do MEC de um número mínimo de mestres e doutores em universidades e centros universitários. O novo instituto ainda terá atribuição de aprovar previamente aquisições, fusões e cisões entre universidades.

Na manhã de ontem, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse que não haverá “colher de chá” para as instituições privadas. “Quem quiser abrir curso superior que tenha condições de oferecer qualidade”, destacou.  
 
Atualmente, o ensino privado brasileiro é dominado por apenas quatro grandes grupos de capital aberto, segundo levantamento feito em 2008 pelo ex-secretário geral da UNE Ubiratan Cassano. “O que vemos são conglomerados econômicos no campo da educação, grupos que abriram o capital, que têm que prestar contas aos investidores, e não aos estudantes", criticou.

A representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), Adércia Hostin, defende a universalização do ensino superior público. "Isso vai garantir os direitos de todos. Engana-se quem acha que acabará com as particulares, elas serão opção. Sempre vai ter aqueles que querem cursar uma particular. Mas que seja por opção."

O 14º Conselho Nacional de Entidades de Base (Coneb) da UNE termina hoje (21) em Recife. Neste ano, foram recebidas mais de 3,5 mil inscrições de entidades de todas as regiões do país. Sob o tema “A Luta pela Reforma Universitária: do Manifesto de Córdoba aos Nossos Dias”, o Coneb debate temas ligados às universidades e ao Brasil. Ao final, os delegados vão decidir os rumos e posicionamentos da UNE para 2013. O evento antecede a Bienal da UNE, espaço de diálogo de estudantes e movimentos culturais que, este ano, está na oitava edição.



17 de janeiro de 2013

Dois homens são presos durante um sequestro-relâmpago em
 Cumbica Guarulhos

R7
Irmão da vítima seguiu o carro e informou à polícia a localização dos suspeitos.
A vítima saía da casa da namorada quando foi abordada pelos suspeitos, que o renderam e o obrigaram a entrar no carro.


14 de janeiro de 2013

Pedi ajuda a Deus, diz brasileiro
 achado no Peru
Claudinei Monteiro, 27, morador de Guarulhos caiu em
 uma fenda de 300 m

Em busca de ir "mais alto, mais longe e mais além", o professor de artes e artista plástico Claudinei Monteiro, 27 anos - resgatado de uma fenda de 300 metros no Peru no último sábado -, disse que a teimosia quase custou a sua vida na última semana. Ele desapareceu na quinta-feira, quando fazia uma trilha com dois amigos no Parque Nacional de Huascarán, localizado a 400 quilômetros ao norte de Lima, e caiu em uma fenda da montanha de Churup, ficando incomunicável durante dois dias. 

Enquanto aguarda para retornar a São Paulo nessa semana, ele falou com exclusividade ao Terra de uma lan house em Lima, por meio do Facebook, e disse que voltará para casa de ônibus, pelo Acre, pois não tem condições de pagar o bilhete aéreo. Sem telefone e com dificuldades para conversar com a família, ele deve chegar a Guarulhos em quatro dias.

"Fui ver as belas lagunas desse parque e, mais acima, havia geleiras. Sou teimoso e subi onde possivelmente as pessoas não vão. Quando era hora de voltar, já havia escurecido. Liguei minha lanterna e fui caminhando em um trecho ruim, de mato, pedra e descida. Avistei uma luz ao longe e fui em direção a ela, mas havia um buraco por onde corria água. Quando coloquei os pés, não imaginava a profundidade. Caí escorregando e ralando os braços. Perdi uma lente do óculos e fiquei por lá", contou Monteiro.

Ele disse que não perdeu a confiança em nenhum momento e que pensava o tempo todo na namorada, enquanto esperava por alguma comunicação: "O maior medo foi na queda, pois não sabia onde estava e nem quando ia acabar. Pedi ajuda a Deus para me livrar daquilo e só pensava na minha namorada, que está no Brasil. (...) Estava confiante, porque a estrada que eu avistava era um pouco movimentada. Eu acenava, gritava, pedia socorro, parecia até que algumas pessoas paravam."

Frio e sonhos

Com água e comida para três dias, além de poucos agasalhos, Monteiro protegia a cabeça com uma capa durante a noite e sonhava que estava sendo resgatado enquanto dormia. "Sonhava que as pessoas iam lá e havia um caminho para a cidade de Huaraz, mas quando acordava estava só, com frio e poucos recursos. Era triste", afirmou.

"Fiquei dois dias no mesmo lugar e depois me arrisquei, tentando uma saída, sem sucesso. Quando me encontraram, eu estava pronto para passar outra noite, havia me encolhido e deitado. (...) Foi uma alegria muito grande ver o policial, dei um abraço nele e disse 'gracias'! Fiquei muito feliz, me deram água, biscoitos e me trataram muito bem", completou. Ao ser localizado, ele ficou internado em um hospital da região e teve alta, indo a seguir para a capital.

Lição de vida

Em Cuzco desde 25 de dezembro, Claudinei Monteiro ficaria na região até o dia 27 de janeiro, mas antecipou o retorno depois do acidente e pretende encontrar a família logo. Segundo ele, o episódio foi uma lição de vida. "Acho que o susto foi bem maior para quem estava de fora, porém, sei que tenho de ser menos teimoso. Quero sempre mais, mais alto, mais longe, mais além. E isso nem sempre é bom", concluiu ele.

Autoridades peruanas e brasileiras mantêm ainda as buscas por Artur Paschoali, 19 anos, desaparecido no Peru desde 21 de dezembro. Seus pais viajaram à cidade de Santa Teresa, onde ele trabalhava havia três meses na região turística de Machu Picchu. Artur desapareceu após supostamente sair para tirar fotos da região seguindo a trilha do Caminho Inca.

Em 2012, o Ministério das Relações Exteriores recebeu 980 atestados de óbitos de brasileiros que residiam no exterior e perderam a vida das mais diferentes formas. O número é reunido pelas embaixadas e consulados espalhados pelo mundo e pode ser inferior ao dado real, já que se um brasileiro morrer longe de sua terra natal e nada for comunicado, ele não entrará na estatística oficial. Conforme o ministério, foram gastos R$ 2,2 milhões no ano passado com casos de desaparecimento, entrada negada em outros países, detenção em aeroportos, auxílio a doentes e assistência humanitária a presos, entre outros.



2 de outubro de 2012

Chefe do tráfico no Rio é preso
 em Guarulhos

Nando Bacalhau comandava guerras do Comando Vermelho e tinha fama de matador de policiais. Bandido escapou da ocupação no Complexo do Alemão, em dezembro de 2010

A Polícia Civil do Rio de Janeiro capturou na manhã desta segunda-feira, em Guarulhos, no estado de São Paulo, um dos chefes do tráfico que escaparam da ocupação ao Complexo do Alemão, em 2010. Luiz Fernando Nascimento Ferreira, o Nando Bacalhau, era considerado o “homem de guerra” do Comando Vermelho, e temido por sua fama de matador de policiais.

Nando Bacalhau está sendo transportado para o Rio de Janeiro para ser apresentado à tarde na sede da chefia de Polícia Civil. Ele foi preso com seu braço direito, Saulo Cristiano de Oliveira Dias. Os dois ocupavam um apartamento de classe média em Guarulhos. O local servia de esconderijo devido às recentes ações da PM no Morro do Chapadão, onde viviam.

A operação foi realizada por policiais da 39ª DP (Pavuna) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Polícia Militar. Nando e Saulo controlavam o Chapadão, mas estavam no Alemão nas vésperas da operação policial que resultou na criação de Unidades de Polícia Pacificadora no conjunto de favelas. Desde então, tinham voltado para o Chapadão, onde travavam constantes tiroteios com criminosos rivais na área de Costa Barros, na zona norte.

Os dois presos foram levados de carro até Resende, no sul fluminense, de onde um helicóptero da Polícia Civil levará o grupo até a sede da Polícia Civil.



28 de setembro de 2012

Justiça bloqueia bens de ex-prefeitos
 de Guarulhos

Decisão afeta Elói Pietá (PT) e Jovino Cândido (PV). 
Eles respondem ação por improbidade administrativa por obra viária. 

Dois ex-prefeitos do município de Guarulhos/SP, Jovino Cândido da Silva (PV) e Elói Alfredo Pietá (PT), outros sete agentes públicos e privados daquela cidade e a Construtora OAS Ltda. estão com os bens indisponíveis. A decisão partiu da juíza 6ª Vara Federal, Louise Vilela Leite Filgueiras Borer, por conta de irregularidades no contrato para construção de um Complexo Viário do Rio Baquirivu, assinado em 1999. 

Ela bloqueou contas bancárias. Nas dos dois ex-prefeitos encontrou valores nada desprezíveis:  R$ 3.284.050,00 na de Cândido da Silva e R$ 1.407.450,00 na de Pietá. Da OAS foram atingidos R$ 37.532.000,00.

A decisão surgiu na ação de improbidade administrativa movida pelo procurador da República Matheus Baraldi Magnani, que apontou diversas modificações contratuais, entre elas o denominado “jogo de planilha”.

Com ele (o “jogo de planilha”), na licitação a empresa apresenta alguns preços muito baixos e outros mais elevados, formando uma média final menor que o da concorrência. Na execução da obra, porém, reduz os itens com preços baixos e aumenta os superfaturados, modificando o preço final da obra. A diferença a mais é paga por aditivos contratuais. Segundo o procurador, a prática causou prejuízo de R$ 47 milhões aos cofres municipais.

A juíza considerou que houve “sérios indícios de que o “jogo de planilha” estava preparado desde o início da contratação e as alterações seguiram a lógica do superfaturamento”. Ou seja, ela confirmou o que apontou Baraldi Magnani.

Curiosamente, foi por causa desta briga que Baraldi Magnani chegou a ser punido com uma demissão pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Como o Conselho não pode demitir procurador, transformou a punição em uma suspensão, que acabou suspensa pelo ministro Celso Melo no Supremo Tribunal Federal. 

Acusaram Baraldi Magnani de dar entrevista sobre um processo em segredo de Justiça. Mas ele apenas falou sobre uma operação de busca e apreensão, sem revelar nenhum dado sigiloso. Agora, suas suspeitas de fraude na execução do contrato se confirmaram.

G1


27 de setembro de 2012

Em tentativa de assalto, carcereiro consegue sacar a arma e mata suspeito

Vítima foi abordada por dois homens em uma moto durante congestionamento

Um carcereiro sofreu uma tentativa de assalto, na noite desta terça-feira (25), na rodovia Fernão Dias, embaixo do viaduto da rodovia Presidente Dutra, no sentido Guarulhos. Ele conseguiu sacar a arma e matou um dos suspeitos.

Por volta das 19h, a vítima estava em uma moto quando foi abordada por dois homens em outra motocicleta. Eles aproveitaram a lentidão do trânsito e apontaram uma arma para o carcereiro. Ele reagiu e brigou com os suspeitos. No meio da luta, o carcereiro conseguiu sacar a arma e atingiu um dos suspeitos.

O outro suspeito abandonou a moto e fugiu a pé. O homem baleado morreu no hospital. Durante a troca de tiros, pelo menos um dos carros que passavam pela rodovia foi atingido. A ocorrência foi registrada no 2° Distrito Policial de Guarulhos, da Vila Galvão. 

Mais um caso

Na mesma noite, um policial militar matou um ladrão após reagir a um assalto no bairro do Jabaquara, zona sul de São Paulo. Segundo a Polícia Militar, o criminoso estava acompanhado de outros dois comparsas e tentou roubar a moto do policial. Os outros dois ladrões conseguiram fugir. 

A tentativa de assalto aconteceu no cruzamento da rua Capitão Valdir Alves de Siqueira com a rua Porcelana. O policial chegava em casa em sua moto Yamaha Fazer, quando foi abordado pelos três criminosos. Os bandidos ocupavam duas motos. O trio ordenou que o policial, que estava sem farda, entregasse o veículo. 

O policial reagiu, sacando sua arma, e trocou tiros com os assaltantes. Ele conseguiu balear um dos criminosos, que morreu no local. O caso foi apresentado no 83º Distrito Policial (Parque Bristol), mas será investigado pelo DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa).



26 de setembro de 2012

Prefeitura de Guarulhos quer anel viário no entorno do aeroporto
Ideia é duplicar avenidas e ruas ao redor de Cumbica e criar alternativa à Hélio Smidt

A Prefeitura de Guarulhos, na Grende São Paulo, quer construir um anel viário em volta do aeroporto de Cumbica para facilitar o acesso dos moradores. A ideia é duplicar as avenidas Monteiro Lobato, Papa João Paulo, Jamil João Zarif, a rua Bela Vista do Paraíso e a marginal do rio Baquirivu, que circundam o terminal, e criar alternativas à rodovia Hélio Smidt, único e já saturado acesso ao aeroporto.

O dinheiro para fazer as obras deve vir do governo federal - a administração do prefeito Sebastião Almeida (PT) protocolou um pedido de verba de R$ 220 milhões no Ministério do Turismo, por acreditar que a melhoria atende também os turistas. A previsão de início da duplicação das vias é 2013, com término para antes da Copa de 2014.

A Concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos, nova administradora de Cumbica, afirma que assinou um termo de compromisso com a prefeitura que prevê o alargamento de algumas vias no entorno, mas que ainda precisa receber o projeto da Secretaria de Transportes.

Os novos gestores já têm seus investimentos previstos para o viário do aeroporto. Devem fazer obras de melhoria na Hélio Smidt, até para criar espaço para uma futura estação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A linha 13-Jade deve ligar São Paulo ao aeroporto. Além disso, já está prevista nos planos da concessionária uma alça de acesso do aeroporto até o Trecho Norte do rodoanel, ainda em projeto.

Outra melhoria viária prometida pela prefeitura no ano passado para a Copa é uma ligação direta entre a zona leste de São Paulo e Cumbica. É a avenida José Alencar, que vai começar na Papa João Paulo, atrás do aeroporto, cruzar a Via Dutra e chegar até o trevo da rodovia Ayrton Senna com a Jacu.



25 de setembro de 2012

'Maníaco de Guarulhos' é denunciado por quinto homicídio

O Ministério Público (MP) do Estado de São Paulo ofereceu na sexta-feira denúncia contra Leandro Basílio Rodrigues por mais um homicídio, ocorrido dia 22 de março de 2008. Em maio, Rodrigues - que ficou conhecido como "Maníaco de Guarulhos" - já havia sido denunciado pela morte de quatro jovens, cujos corpos foram violentados, entre os anos de 2007 e 2008. Por esses crimes, ele foi pronunciado e será submetido a júri popular.

Veja mais de 30 crimes que abalaram o Brasil

Desde março de 2008, um inquérito policial tramitava em razão da morte da estudante V. K., violentada e estrangulada dentro de um trailer abandonado na avenida Marginal do Rio Baquirivu, próxima ao Aeroporto Internacional de Cumbica. No último mês de março, o inquérito foi relatado pelo delegado de polícia como sendo mais um crime de autoria desconhecida, não indiciando formalmente ninguém.
Ao verificar semelhanças no modo de execução do crime com outros supostamente praticados pelo maníaco, o promotor de Justiça Rodrigo Merli Antunes solicitou a realização de perícia de DNA no esperma retirado do corpo da vítima e comparação com as amostras de esperma extraídas das outras vítimas, dentre elas A. S. R., cujo homicídio Leandro Basílio Rodrigues confessou. O laudo pericial indicou que todas as vítimas foram violentadas por um indivíduo com o mesmo perfil genético. Como Leandro não possui irmão gêmeo, acabou denunciado também por estupro e homicídio duplamente qualificado (motivo torpe e cometido por asfixia), praticados contra a estudante.
Leandro Basílio Rodrigues foi condenado em primeira instância pelo homicídio de Gisele Cabral de Souza e aguarda ser julgado por júri popular por outras quatro mortes. Ele permanece preso em razão.

Assassino em série

Segundo denúncia, o suspeito iniciou sua série de crimes no dia 7 de setembro de 2007, quando matou uma mulher no Jardim Adriana. No final daquele mês, ele assassinou outra vítima, em uma viela do bairro Vila Rio, tendo voltado a agir no final de maio de 2008, quando matou uma mulher no Jardim Adriana, e no dia 26 de agosto de 2008, ao assassinar outra vítima no Jardim Paraventi. Conforme o MP, "Leandro Rodrigues é um assassino em série que nutre pelas mulheres um sentimento de vingança, razão pela qual decidiu matar algumas jovens apenas por considerá-las promíscuas e usuárias de drogas".
De acordo com a denúncia do promotor Rodrigo Merli Antunes, o suspeito abordava individualmente as vítimas, oferecia drogas e as levava para locais isolados. Então, ele as matava por asfixia, tirava suas roupas e praticava atos de necrofilia. Ele foi denunciado por quatro homicídios dolosos (com intenção) triplamente qualificados (motivo torpe, meio cruel e recurso que impossibilitou a defesa da vítima) e por vilipêndio ao cadáver (também quatro vezes).



21 de setembro de 2012

PF prende brasileiro com ecstasy em
 pasta e comprimidos 

A Polícia Federal do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em trabalho do grupo especial composto por integrantes da Polícia e Receita federal, prendeu em flagrante na última quarta-feira o brasileiro E.M., 33 anos. Ao desembarcar de vôo procedente de Madrid, os agentes constataram que o homem portava 19.133 comprimidos de ecstasy, além de 532g de pasta com princípio ativo da mesma droga.

Os policiais federais efetuavam fiscalização de rotina junto ao setor de desembarque quando foram alertados por Fiscais da Receita Federal. Durante a verificação no raio-x foi observada a existência de substância orgânica no interior da bagagem despachada do passageiro procedente da Espanha.

Após o desembarque, o responsável pela mala foi identificado e chamado pelos Policiais para acompanhar a verificação do conteúdo da bagagem. Durante a abertura da mala constatou-se a existência de fundo falso contendo comprimidos e material em pasta que, depois de teste preliminar, foram identificados como ecstasy.

O preso responderá por tráfico internacional de drogas e, se condenado, estará sujeito a penas de 5 à 25 anos de prisão. Ele foi conduzido ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça Federal de Guarulhos. 



20 de setembro de 2012

Preso suspeito de matar PM em Guarulhos

Crime aconteceu no início do mês, no Jardim Lenize. 
Suspeito estava a cerca de 3 km do local onde o PM foi morto.

A polícia prendeu um suspeito de ter matado um policial militar Ismael Alves dos Santos, de 38 anos. O crime aconteceu no início do mês, no Jardim Lenize, em Guarulhos, na Grande São Paulo. O PM ajudava a esposa a fechar o supermercado da família quando dois homens chegaram e atiraram nele.
A polícia encontrou o suspeito depois de uma denuncia anônima, como informou o Bom Dia São Paulo. Ele estava em um bar na favela do Morumbizinho, a cerca de 3 km do local onde o PM foi morto. Com ele, a polícia apreendeu quase 2 kg de maconha e dez munições, com o mesmo calibre de uma das armas usadas no assassinato do policial.

O suspeito cumpria pena por tráfico de drogas no interior do estado, mas fugiu da cadeia há 4 anos. Ele vai ser levado para um Centro de Detenção Provisória.

A polícia vai comparar as imagens das câmeras de segurança do mercado, para constatar se o suspeito estava entre os criminosos que atiraram no policial militar. Outros dois suspeitos de envolvimento no assassinato também são investigados.


19 de setembro de 2012

Resgatado em Ribeirão Preto sequestrado em Guarulhos

Caminhoneiro transportava eletrônicos avaliados em R$ 300 mil; polícia foi avisada por meio de sistema de rastreamento de veículo; ninguém foi preso

A Polícia Rodoviária de Ribeirão Preto abordou um caminhoneiro, na manhã desta terça-feira (18), que teria sido sequestrado em Guarulhos. Porém, o motorista estava sozinho no veículo, interceptado em Ribeirão Preto, na rodovia Anhanguera (SP-330), e os supostos bandidos não foram localizados. A carga era de eletrônicos e estava avaliada em R$ 300 mil. 

Segundo depoimento do motorista, ele foi abordado por três homens e teria sido obrigado a seguir os bandidos que estavam em um Gol preto. De acordo com a polícia, a base de Ribeirão foi informada pela transportadora sobre um possível roubo, pois a empresa percebeu que o veículo estava fora da rota por meio do sistema de rastreamento. O destino do caminhão seria o Rio de Janeiro.

O caminhoneiro foi abordado pela polícia no km 321 da Anhanguera, em Ribeirão. O motorista disse à polícia que os bandidos queriam chegar a Minas Gerais. O Gol preto não foi localizado.

A carga de eletrônicos foi liberada juntamente com o caminhoneiro.



17 de setembro de 2012

Carro desgovernado invade corrida e atropela sete pessoas em São Paulo

Após ser detido pela Polícia Militar, motorista não apresentava sinais de embriaguez

Um carro invadiu o bloqueio montado em uma corrida próxima ao Parque do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, e atropelou sete pesssoas por volta das 8h30 deste domingo. Nenhuma pessoa corre risco de morte e todas foram encaminhadas para hospitais da região. O motorista tentou fugir, mas foi detido pela Polícia Militar. Ele não apresentava sinais de embriaguez.

Pelo menos duas pessoas apresentam ferimentos graves. O Palio preto que atingiu os participantes da 20ª Maratona de Revezamento da Cidade de São Paulo era conduzido por Ricardo Gonçalves dos Santos, de 32 anos. De acordo com informações, ele teria perdido o controle do veículo e invadido a área restrita.

O atropelamento ocorreu na Avenida Pedro Álvares Cabral, no sentido Pinheiros, próximo ao monumento conhecido como Obelisco. A área estava interditada para a realização e uma maratona organizada pelo Pão de Açucar. Oito viaturas do Corpo de Bombeiros foram destinadas ao local para socorrer as vítimas.

De acordo com a assessoria de imprensa da PM, foi realizado o teste do bafômetro no condutor, que não apresentou qualquer teor alcóolico no sangue. Ele segue detido no 36º DP da Polícia Militar.

As vítimas do atropelamento foram encaminhadas para os hospitais Alvorada, Albert Einstein e para o Pronto Socorro Municipal. Ninguém corre risco de morte.

Com Agência Estado



14 de setembro de 2012

Justiça de São Paulo exige fornecimento de sacola biodegradável

Apas afirma que os supermercados manterão a distribuição gratuita de sacolas

A Justiça paulista determinou o fornecimento gratuito de sacolas biodegradáveis aos consumidores que frequentam supermercados. A sentença, decidida pela 2ª Vara da Fazenda Pública do Fórum de Guarulhos (SP), passou a valer nesta quarta-feira (12), para a cidade de Guarulhos, segundo a assessoria do Tribunal de Justiça de São Paulo. Ainda cabe recurso.

A ação foi movida pelo Idecon (Instituto Nacional de Defesa do Consumidor) contra a Apas (Associação Paulista de Supermercados) e o Estado de São Paulo. Segundo o Idecon, o pedido estava centrado na distribuição gratuita de sacolas comuns, mas o juiz Rafael Tocantins Maltez decidiu incluir em seu despacho as do tipo biodegradável.

Na ação, o Idecon destacou questões envolvendo a saúde pública, o prejuízo econômico e a violação dos direitos do consumidor. Para o diretor-presidente do Idecon, Reginaldo Araújo Sena, não importa se as sacolas são biodegradáveis.

— Antes, todas as outras decisões sobre esse tema eram provisórias. Agora se trata de uma sentença de mérito. Para nós, pouco importa se elas serão biodegradáveis ou não.

Em nota, a Apas afirma que os supermercados paulistas manterão a distribuição gratuita de sacolas plásticas — mesmo tendo uma decisão judicial permitindo a cobrança a partir de sábado (16).

No comunicado da Apas, não há menção expressa ao tipo de sacolas que deve ser distribuído, apenas que a associação buscará "chegar a um acordo equilibrado, que concilie a preservação ambiental e a qualidade de vida nas cidades". O jornal O Estado de S. Paulo, no entanto, verificou, em reportagem publicada em agosto, que a maioria das redes já oferecia sacolas de plástico biodegradável aos clientes. De acordo com o coordenador executivo do Instituto para o Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paz, Rubens Harry Born, a decisão permite a compatibilidade entre os direitos do consumidor e a preservação do meio ambiente.

Outra entidade de defesa do consumidor, a SOS Consumidor, também havia entrado com ações similares contra os supermercados. No entanto, a SOS Consumidor negocia com a Apas a questão, segundo o advogado da entidade, Arthur Luiz Mendonça. 

— Enviamos uma minuta, na qual sugerimos que as redes continuem com a gratuidade e concedam descontos para aqueles clientes que tragam as suas próprias sacolas. 

De acordo com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), o prazo para apelação vale a partir desta quinta-feira. A Apas tem até 15 dias para recorrer, e a Fazenda Pública do Estado de São Paulo, 30. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.



13 de setembro de 2012

Incêndio de 15 horas mata 289 pessoas
 no Paquistão

Testemunhas dizem que o prédio da confecção de roupas não tinha saída de emergência, e grades impediram a fuga dos trabalhadores pelas janelas.

No Paquistão, uma tragédia. Ao todo, 289 pessoas morreram em um incêndio que durou 15 horas em Karachi. Testemunhas dizem que o prédio da confecção de roupas não tinha saída de emergência, e grades impediram a fuga dos trabalhadores pelas janelas. Os donos estão foragidos.
Em outro incêndio, em uma fábrica em Lahore, 25 funcionários morreram supostamente porque as portas de emergência estavam fechadas.


12 de setembro de 2012

PF apreende 4.300 comprimidos de ecstasy no aeroporto de Guarulhos

A Polícia Federal prendeu ontem três brasileiros, em ações separadas, que transportavam drogas no aeroporto de Guarulhos. 
Durante todo o dia, foram apreendidos 4.300 comprimidos de ecstasy, 20 quilos de cocaína, 805 gramas de haxixe e 10 mil pontos de LSD. 
A cocaína seria levada para a Europa, e as outras drogas estavam sendo trazidas para o Brasil. 
O primeiro suspeito, identificado pelas iniciais P.H.S.O., de 26 anos, transportava 26 mil comprimidos de ecstasy e 805 gramas de haxixe. O segundo homem, A.M.P.F., de 22 anos, foi preso após chegar da França com 16.932 comprimidos de ecstasy e 10 mil pontos de LSD. 
Uma mulher de 49 anos, com cidadania brasileira e italiana, também foi detida após tentar embarcar com cerca de 20 kg de cocaína escondida em sua bagagem. 
Os três suspeitos foram autuados por tráfico de drogas internacional. Caso sejam condenados, eles podem pagar pena de 5 a 25 anos de prisão.  


11 de setembro de 2012

Policial de folga é baleado em tentativa de assalto em Guarulhos

PM sacou a arma para reagir a um assalto a um supermercado.
Criminosos atiraram e fugiram sem levar o dinheiro.

Um policial militar foi baleado durante uma tentativa de roubo no bairro do Jardim Taboão, em Guarulhos, na Grande São Paulo, na segunda-feira (10).
César Alessandro Alves dos Santos, de 35 anos, estava de folga no momento em que dois homens tentaram assaltar um supermercado, na Avenida Décio Cossolim.
O PM sacou a arma e levou três tiros. Os criminosos fugiram sem levar o dinheiro.
A vítima foi levada para o hospital das clínicas, em São Paulo. Ele não corre risco de morrer.



11 de setembro de 2012

Policial militar é baleado durante tentativa de assalto em Taboão Guarulhos

Crime aconteceu na tarde desta segunda-feira (10), no bairro do Taboão.
Segundo corporação, policial reagiu ao presenciar ação dos criminosos.

Um policial militar foi baleado, no início da tarde desta segunda-feira (10), em Guarulhos, na Grande São Paulo. Segundo a corporação, o PM estava em um mercado na Avenida Décio Colossim, no bairro do Taboão, e presenciou uma tentativa de assalto. Ele levou três tiros.
Ainda de acordo com a corporação, ele estava de folga e reagiu à ação dos criminosos. O policial foi levado para o Pronto-Socorro Paraíso, com ferimentos no tórax, na perna e no braço. O helicóptero Águia, da PM, foi acionado para ajudar no resgate.
Ao menos dois ladrões participaram da ação. Eles conseguiram fugir em um carro. O caso será encaminhado para o 9° Distrito Policial de Guarulhos, no Jardim Santa Rita. Não havia informações, até as 16h, sobre o estado de saúde da vítima.



10 de setembro de 2012

Boxeadora suspeita de matar criança é
 presa em Guarulhos

Na noite desta sexta, a boxeadora Elizabeth Fernandes dos Santos foi presa em Guarulhos, na Grande São Paulo. Ela é suspeita de matar a socos a menina Ana Beatriz, de 13 anos, em Praia Grande, litoral sul de São Paulo. As informações são da rádio CBN.

Um denúncia anônima levou a Polícia Militar à casa em que Elizabeth estava escondida. O caso foi registrado no 7º Distrito Policial de Guarulhos. Ana Beatriz de Souza foi morta no último dia 14 de junho. O corpo da menina foi encontrado na rodovia Anchieta. O crime contou com a participação da mãe da menina e atual companheira da boxeadora, Ana Luiza Ferreira, e do pai adotivo da criança, Carlos José Bento de Souza, que já estão presos.


6 de setembro de 2012

Aeroporto de Guarulhos poderá ter
 até duas estações de trem


Cumbica terá duas estações da Linha 13-Jade no terminal de cargas e em um de passageiros

O presidente da Concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A., Antonio Miguel Marques, afirmou, na manhã desta quarta-feira, que Cumbica poderá ter duas estações de trem e metrô para os próximos anos. De acordo com o empresário, a ideia é que a Linha 13-Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) chegue ao aeroporto até a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil.
"Estão previstos no projeto da Linha 13 duas estações, uma em frente ao terminal 4 (terminal de carga) e a outra, que ainda está em fase de definição, vai ser provavelmente em frente ao terminal 3, mas ainda não é a posição final", afirmou Marques. As obras do terminal 3 do aeroporto já estão em andamento.
Porém, quando questionado se o prazo seria cumprido pelo governo do Estado que, segundo ele, prometeu uma das estações para o Mundial de futebol, Marques afirmou que a responsabilidade está com a CPTM.
"Quem tem que responder essa pergunta é a CPTM, mas o governador diz que estão fazendo todo esforço para o trem estar funcionando até a Copa. A previsão da CPTM é que seja concluído até a Copa", completou.
Além da melhoria no acesso ao aeroporto que deve ser feita através das estações de trem, o projeto do novo aeroporto prevê mais 6 mil vagas de estacionamento até a Copa do Mundo de 2014. Outro fato que irá melhorar a locomoção dos usuários é a construção de um "mini terminal rodoviário", que irá funcionar onde hoje ficam os táxis.
A chegada do Rodoanel ao Aeroporto de Guarulhos também foi citada pelo presidente da Concessionária, porém, o novo acesso não estará pronto para o evento.

Hotéis no aeroporto

A ideia da Concessionária é construir hotéis dentro do próprio aeroporto, que possam receber passageiros em voos de conexão, que passam a noite no País. Os estabelecimentos serão de três, quatro e cinco estrelas.
Apenas o terminal 3, que ficará pronto para a Copa, um hotel com 50 quartos será construído, localizado dentro do próprio terminal em área restrita e antes da imigração. Essa obra será feita pela concessionária, que depois negociará com redes hoteleiras para a definição da bandeira de administração do prédio.



5 de setembro de 2012

MP denuncia ex-comandante da PM
 em Guarulhos

O agente teria depoimento falso da mãe de uma vítima de homicídio para pedir habeas corpus de membros da equipe em Guarulhos

O MP (Ministério Público) de Guarulhos, na Grande São Paulo, acusa o ex-comandante de um batalhão da PM (Polícia Militar) de fazer lobby pela liberação de subordinados.

O tenente-coronel Antonio Belucci é investigado por usar o depoimento falso da mãe de uma vítima de homicídio para pedir habeas corpus de membros da equipe.

Quatro policiais militares são apontados como os executores de Thiago Júnior da Silva, que foi assassinado em março do ano passado, próximo a um campo de futebol.

O documento usado pelo oficial para conseguir a liberdade dos suspeitos tinha a declaração da mãe da vítima dizendo que viu o filho ser liberado pelos PMs.

No entanto, a perícia constatou – em exame grafotécnico – que a assinatura dela foi falsificada e Eliana Cristina da Silva garante que nunca prestou depoimento.

O promotor Marcelo Alexandre Oliveira revela que foi procurado pessoalmente pelo comandante do trigésimo-primeiro batalhão da cidade para tratar do caso.


3 de setembro de 2012

Guarulhos tem 10 mil ligações clandestinas

Do DG

De acordo com mapeamento da EDP Bandeirante, a cidade de Guarulhos tem atualmente cerca de 10 mil ligações clandestinas. Sendo que os bairros com maiores índices dos famosos “gatos” são Cumbica, Jardim Presidente Dutra e Vila Galvão. Mas na região central também é possível encontrar o problema (fotos ao lado).
Os “gatos” são uma prática perigosa que coloca em risco a vida de diversas pessoas. Trazem o risco de acidentes com choque elétrico, incêndios, além de danificações em equipamentos elétricos e eletrônicos.
Além das ligações serem perigosas elas também são crime, cuja pena pode chegar a reclusão de um a quatro anos, mais o pagamento de multa.
Segundo a Bandeirante, o problema tem maior incidência nas regiões mais carentes.
Na maioria das vezes, os “gatos” são feitos com materiais fora dos padrões utilizados pelas concessionárias e fáceis de identificar.
“A EDP Bandeirante trabalha para acabar com as ligações clandestinas com demandas e recursos disponíveis no Programa de
Eficiência Energética. A distribuidora é a primeira empresa a entrar com projetos para atuar nessas áreas”, segundo a assessoria de imprensa da empresa.
Para estar dentro da legalidade o morador deve pedir a ligação de energia e construir o seu padrão de entrada. A ligação só não ocorre quando a região tem impedimentos legais, como meio ambiente, ações na justiça e defensoria pública.
Programa regulariza “gatos” de energia
  EDP Bandeirante já legalizou 48 mil residências de 2007 a 2012
O programa “Boa Energia na Comunidade”, da EDP Bandeirante, já regularizou 48 mil residências e pequenos comércios entre 2007 e janeiro de 2012 na região de sua concessão.
O projeto consiste em desenvolver ações de conscientização e mobilização das comunidades, construção de redes, doação de postes, lâmpadas, geladeiras, chuveiros e reformas internas. Além de regularização da ligação, acompanhamento pós regularização (para orientação sobre usos e hábitos) e pesquisa de satisfação.
Cerca de 45 mil famílias são atendidas no programa sendo que 15 mil são de ligações irregulares e 30 mil de unidades consumidoras já regularizadas e que são beneficiadas com a doação de equipamentos que promovem a eficiência energética.
As irregularidades crescem a cada dia, por isso a EDP Bandeirantes conta com um banco de dados com cadastros que serve para a realização do programa nos ciclos seguintes.
A população que quiser denunciar as ligações clandestinas pode ligar para 0800 721 0123. A ligação é grátis e não é preciso se identificar.

DG

Leeia Também:



3 de setembro de 2012

Criminosos atiram contra salão de beleza e matam três em Guarulhos

Crime aconteceu na noite desta sexta-feira (31), no bairro Ponte Alta.
Segundo informações da Polícia Militar, os bandidos fugiram.

Três pessoas morreram e uma ficou ferida em um salão de beleza em Guarulhos, São Paulo, após criminosos atirarem contra o estabelecimento. O crime aconteceu por volta das 21h30 desta sexta-feira (31), no bairro Ponte Alta.
Segundo informações da Polícia Militar, os bandidos entraram no salão e efetuaram os disparos contra as quatro pessoas que estavam dentro do estabelecimento. Três delas morreram na hora. A outra levou um tiro na perna, foi socorrida e encaminhada ao hospital da região. A PM informou que os criminosos fugiram e ninguém foi preso.



30 de agosto de 2012

Unifesp de Guarulhos ainda não tem data para construção de novo prédio

Nenhuma empresa fechou o contrato de licitação para a realização da obra

A licitação para a construção do prédio principal do campus Guarulhos da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) não teve sucesso. Nenhuma empresa compareceu à abertura dos envelopes na última segunda-feira (27) na universidade. Alunos, professores e funcionários aguardam a construção do prédio principal desde 2007, quando o campus foi inaugurado.

A falta de propostas para a construção do novo prédio vai atrasar ainda mais a estruturação do campus, que é o mais problemático da universidade e já foi alvo de diversas manifestações. Neste ano, alunos fizeram uma greve de cinco meses, exigindo da reitoria melhorias no campus e, principalmente, uma definição em relação ao prédio principal.

O valor de referência do edital é de R$ 46 milhões. Em nota, a reitoria da Unifesp afirmou que não há prazo para que um novo edital seja anunciado. A universidade já havia feito alterações no edital para atrair empresas.

— As empresas serão convidadas a se reunirem com o setor de engenharia da universidade e, a partir daí, um novo edital será elaborado e divulgado.  

Lançado no início do ano, o edital atraiu inicialmente 23 empresas. Apesar de todas terem retirado a documentação técnica, apenas 11 realizaram vistoria no local e estavam aptas a participar da concorrência. Mas nenhuma compareceu à universidade na segunda-feira, dia em que estava agendada a abertura dos envelopes. As obras ficariam a cargo da empresa que apresentasse a menor oferta.

Na última semana, a EFLCH (Congregação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas), de Guarulhos, entrou com pedido para adiar edital para construção do novo prédio do campus, mas a solicitação foi negada pela reitoria.



29 de agosto de 2012

Após fusão, TAM anuncia mudanças em voos entre Brasil e Colômbia


A TAM Linhas Aéreas anunciou nesta terça-feira (28) que, a partir do dia 10 de setembro, os voos diários entre o aeroporto de Guarulhos, no Brasil, e o de Bogotá, na Colômbia, será operados somente pela Lan Colômbia.

Os clientes da TAM que já possuem bilhetes para voar para a capital colombiana deverão ser acomodados nos voos da Lan que, em junho, concluiu processo de fusão com a companhia brasileira, criando a Latam, maior empresa aérea da América Latina e uma das maiores do mundo.
Os voos serão feitos em aeronave Airbus A320 e os horários vão se ajustar “às necessidades dos passageiros de ambos os países”, informou a companhia aérea, por meio de nota.
De acordo com a TAM, a associação das operações da TAM e da Lan vai garantir ao passageiro acesso a uma maior rede de conexões. “Esta capacidade de transporte será mantida, já que as aeronaves da TAM que operam atualmente na rota entre as duas cidades serão utilizadas para fortalecer a operação da empresa na América do Sul.”
Além disso, "para aproveitar as sinergias anunciadas pelo Grupo Latam Airlines", as unidades administrativas de ambas as empresas na Colômbia foram combinadas.



27 de agosto de 2012

Carro capota e deixa o trânsito ruim na rodovia Presidente Dutra

Um acidente na saída da Rodovia Presidente Dutra para a via local, sentido Rio de Janeiro, na altura do quilômetro 225, em Guarulhos, bloqueia totalmente a via.
 
Uma van capotou e até o momento não há informações de vítimas. Segundo a concessionária, o tráfego é lento a partir do 226, por causa da curiosidade dos motoristas que passam pelo local.



22 de agosto de 2012

Construtora é condenada a indenizar morador de local contaminado em SP
Juiz considerou que informação não foi dada no momento da compra.
Helbaaco disse que vai recorrer para demonstrar que não houve má fé.

A Justiça determinou, no dia 7 deste mês, o pagamento de uma indenização no valor de R$ 87.167 mil a um casal de moradores de um condomínio de Guarulhos (SP) que descobriu, dois anos após ter comprado o imóvel na planta, que o terreno estava contaminado. Em nota, a Helbaaco Empreendimentos Imobiliários disse que vai recorrer.
O morador Gilberto Romera e a esposa, Alexandra, entraram com a ação em 2011, após descobrirem que o empreendimento enfrentava dificuldades de aprovação junto às autoridades administrativas por causa de uma questão ambiental: o solo estava contaminado. O condomínio "Parque Clube", de 720 apartamentos, tem 14 moradores com ações parecidas, segundo o advogado do casal, Claudio Alexander Salgado. Ele acredita que seja a primeira ação em São Paulo com esse tipo de resultado.
O valor de R$ 87.167 mil deverá ser pago ao casal, corrigido pela tabela do Tribunal de Justiça e acrescido de juros de 1% ao mês. 
A construtora informou que não comentará a decisão proferida pelo juiz Tom Alexandre Brandão, da 12ª Vara Cível da capital, e que entrará com recurso para "demonstrar que não houve de sua parte má fé na relação com os clientes". A empresa também esclarece que "rocedeu a entrega do residencial com os documentos que o habilitavam à moradia, entre eles o Habite-se, expedido pela Prefeitura de Guarulhos, e a autorização da CETESB, que acompanhou o processo de remediação, analisou os resultados do trabalho desenvolvido por empresa especializada e liberou o empreendimento por não oferecer quaisquer riscos à saúde das pessoas e ao meio ambiente."


21 de agosto de 2012

Passageiro espera até 2 horas por mala em aeroporto de Cumbica (SP)

As bagagens no maior aeroporto do país levam até 39 minutos para chegar em voos domésticos e duas horas nos internacionais, bem acima do padrão estabelecido para esse tipo de serviço.

Os dados, inéditos, são de um monitoramento feito pela Infraero em Cumbica (Guarulhos), obtido pela Folha via Lei de Acesso à Informação.

Análise: É preciso investir com urgência para melhorar os serviços
Nova gestora de Cumbica prevê ampliar as esteiras

O diagnóstico revela: nos voos dentro do país, a Avianca é a mais rápida (25 minutos) e a TAM, a mais lenta (30 minutos). Nos internacionais, o melhor serviço é da Delta (35 minutos) e o pior, da mesma Avianca (51 minutos).

A medição se deu entre a parada do avião e a chegada da última mala à esteira, em 4.000 voos monitorados.

A comparação dos voos domésticos é entre novembro de 2011 e junho. Nos internacionais, entre março e junho.

O padrão internacional prevê que a última mala do passageiro chegue em até 25 minutos nos voos domésticos e 40 nos internacionais. Ele vale para terminais tops do mundo, como Incheon (Seul).

Em Cumbica, quase ninguém atingiu esse índice. Os picos de demora foram de Webjet (39 min) e Iberia (117 min). O tempo irrita os passageiros, como o administrador Gabriel Prado, 37, para quem a situação nos outros aeroportos do país é ainda pior.

CULPA DIVIDIDA

A mala demora por responsabilidade da Infraero e das empresas aéreas. Reservadamente, um culpa ao outro.

O primeiro motivo é a infraestrutura: as esteiras em Cumbica são ultrapassadas (datam da inauguração, em 1985), e falta espaço para os carrinhos que trazem as bagagens dos aviões pararem.

É comum ainda um avião parar longe das pontes de embarque, o que eleva a espera.

A outra parcela é das empresas. A retirada de malas dos aviões é quase toda terceirizada. Por economia, há quem ponha menos gente. As empresas negam.

"Os dois lados têm razão. Só que a Infraero é até privilegiada pela desorganização de algumas companhias. Se todo mundo entrar no eixo, a infraestrutura não suporta", disse, sob anonimato, o dirigente de uma empresa.

Em relatório de junho, o Tribunal de Contas da União propôs à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) que disciplinasse a devolução de bagagens, questão que considerou "grave". A Anac ainda não se pronunciou.

A Secretaria de Aviação Civil diz que, em Cumbica, o tema será objeto de acordo entre a Concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos, que irá gerir o aeroporto, e as empresas aéreas.



16 de agosto de 2012

Acidente deixa ao menos dois
 mortos na Dutra

Ônibus tombou na rodovia Dutra na manhã desta quinta-feira. Outras 20 pessoas estão feridas

Ao menos duas pessoas morreram, na madrugada desta quinta-feira, após um acidente ocorrido na rodovia Presidente Dutra. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, outras 20 ficaram feridas.

Um ônibus tombou no quilômetro 196, em Arujá, no sentido da capital. Onze carros do Corpo de Bombeiros foram acionados e o helicóptero Águia, da Polícia Militar, também está no local prestando atendimento.

A faixa da direita precisou ser bloqueada por causa do acidente. A lentidão no tráfego chega até o quilômetro 194.

Outro acidente ocorreu na rodovia Ayrton Senna, em direção a São Paulo, o acidente bloqueou a faixa da esquerda no quilômetro 18, na região de Guarulhos. Dois carros colidiram, na madrugada de hoje, mas ninguém ficou ferido. O tráfego é lento desde o quilômetro 23.



15 de agosto de 2012

Policiais federais em greve doam sangue no Hospital das Clínicas em São Paulo

Cerca de 50 policiais federais doaram sangue na Fundação Pró-Sangue do Hospital de Clinicas nesta terça-feira em São Paulo. O ato representa simbolicamente que a PF, apesar de todos os problemas enfrentados, tem como objetivo servir bem a população.

Nesta quinta-feira está programada a operação-padrão no aeroporto internacional de Guarulhos, por volta das 16h30. Os policiais reivindicam a reestruturação salarial e de carreira dos agentes, escrivães e papiloscopistas, além do reconhecimento do nível superior.

O movimento grevista

Iniciados em julho, os protestos e as paralisações de servidores de órgãos públicos federais aumentaram no mês de agosto. Pelo menos 25 categorias estão em greve, tendo o aumento salarial como uma das principais reinvindicações. De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), o movimento atinge 28 órgãos, com 370 mil servidores sem trabalhar. O número, no entanto, é contestado pelo governo.

Estão em greve servidores da Polícia Federal, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Arquivo Nacional, da Receita Federal, dos ministérios da Saúde, do Planejamento, do Meio Ambiente e da Justiça, entre outros. O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências) informou que dez agências reguladoras aderiram ao movimento.

O Ministério do Planejamento declarou que está analisando qual o "espaço orçamentário" para negociar com as categorias. O governo tem até o dia 31 de agosto para enviar o projeto de lei orçamentária ao Congresso Nacional. O texto deve conter a previsão de gastos para 2013.

No dia 25 de julho, a presidente Dilma Rousseff assinou decreto para permitir a continuidade dos serviços em áreas consideradas delicadas. O texto prevê que ministros que comandam setores em greve possam diminuir a burocracia para dar agilidade a alguns processos, além de fechar parcerias com Estados e municípios para substituir os funcionários parados.


30 de julho de 2012

Brasil: mais legislação eleitoreira a caminho
Emenda Constitucional pesará no bolso, diz Rubens Branco

Jornal do Brasil
Rubens Branco* 

Tramita no Congresso Nacional a proposta de Emenda Constitucional nº 478/10, que amplia os direitos das empregadas domésticas e deverá ser votada em breve pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados. A nova lei, se aprovada pelo Congresso Nacional, garante às domésticas direitos semelhantes aos trabalhadores do setor privado, ou seja,  jornada de 44 horas semanais, direito a hora extra, adicional por trabalho noturno, FGTS, salário-família e auxílio-creche. Nada melhor num ano de eleição os candidatos usarem a referida proposta para vender o “vote em mim” na campanha.

Estas novas regras, se aprovadas, pesarão enormemente no bolso de seus empregadores e irão causar aos pretensos beneficiários um enorme desemprego, pois a pessoa física empregadora não terá condições de arcar com os custos fiscais daí decorrentes.

Apenas para relembrar: se a empregada doméstica trabalhar horas extras, por exemplo, receberá as horas e os seus reflexos sobre as demais verbas, como 13º salário, férias, entre outros. Além disso, o custo aumentará em 8% ao mês por conta do recolhimento de FGTS. Sem contar a multa em caso de despedida sem justa causa de 40% também sobre os depósitos de 8% efetuados. Ou seja, como  aumentará enormemente o custo, haverá comprometimento da renda familiar e um consequente aumento na informalidade

No Brasil há cerca de 7,2 milhões de trabalhadores domésticos, dos quais 2 milhões não têm carteira assinada. Se esta legislação passar como proposta, provavelmente passaremos a ter uns 5 milhões sem carteira assinada, o que só contribui para o nível de balbúrdia da nossa economia causada por projetos de lei “boazinhos”, que enganam a população trabalhadora.

Referido aumento no custo dos empregados domésticos só se justificará de alguma forma se a pessoa física empregadora puder deduzir não só o salário mas todos os seus encargos adicionais do cálculo de seu imposto de renda anual da mesma forma que podem fazer as pessoas jurídicas. Mas duvido que isto irá algum dia constar da referida proposta de emenda constitucional.

Nada contra os trabalhadores domésticos, mas este tipo de enganação legislativa (que é vendido à população como um benefício) é benefício para muito poucos, pois a grande maioria deste pessoal que exerce hoje estas funções tem grande dificuldade de conseguir outras colocações no mercado de trabalho, que cada vez mais exige especialização e boa formação acadêmica.

Logo, se uma família tiver de arcar com o dobro do custo do salário mensal (agora incluído os benefícios e encargos sociais) para ter um trabalhador doméstico, muito provavelmente ou irá para a informalidade ou o trabalhador ficará desempregado.

Só arcarão mesmo com este custo adicional as famílias mais ricas ficando a grande maioria da população que hoje utiliza um trabalhador doméstico sem o seu funcionário e o mesmo desempregado nas ruas. Por mais que se fale e se discuta o peso da nossa enorme carga tributária e os custos da folha de pagamentos, os políticos continuam com a sua tendência de vender ilusões a um povo que ainda acredita em Papai Noel.

É o que um apresentador de televisão costuma dizer: isto é uma vergonha!

* Rubens Branco é sócio da Branco Consultores Tributários. - rbranco@brancoconsultores.com.br



27 de julho de 2012

Chacina deixa ao menos 3 mortos no Jaçanã, Zona Norte

As vítimas foram levadas para o pronto-socorro do Hospital Padre Bento, em Guarulhos, onde três delas não resistiram aos ferimentos.


Motoqueiros armados abriram fogo, na noite desta quarta-feira, 25, contra várias pessoas que participavam ou apenas acompanhavam uma partida de baralho na entrada de um lava rápido na região do Jaçanã, zona norte da capital paulista. Por enquanto, três das vítimas morreram, entre elas um adolescente de 17 anos. A primeira informação que a polícia havia informado era de que uma das vítimas era um garoto de 12 anos.
Por volta das 21h30, os atiradores pararam em frente ao Lavarrápido do Cesinha, na esquina da Rua Morro do Livramento com a Rua Adutora Cabuçu, na Vila Nova Galvão, bairro localizado próximo do limite entre a capital e Guarulhos, e começaram a atirar. As vítimas foram levadas para o pronto-socorro do Hospital Padre Bento, em Guarulhos, onde três delas não resistiram aos ferimentos.
Os mortos são o dono do estabelecimento, César da Conceição, de 44 anos, um dos funcionários dele, Isac Pereira Lima, de 20 anos, e o adolescente L.F.O., de 17. Um cliente do estabelecimento e uma quinta vítima, que seria um vendedor de batatas, permaneciam internados. A morte de um deles chegou a ser informada pela PM, mas parentes da vítima não confirmaram. No local do crime foram encontradas cápsulas de pistola calibre ponto 40, o mesmo tipo de pistola utilizada pela Polícia Militar.
Os dados preliminares da ocorrência foram encaminhados para o 73º Distrito Policial, do Jaçanã, mas tudo será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Essa é a sétima chacina registrada neste ano na Região Metropolitana de São Paulo, elevando para 22 o número de mortos. Foram três casos na capital e quatro nas demais cidades. Não se sabe ainda o que motivou o crime desta quarta-feira, 25, porém, ele pode ter relação com o ocorrido dois dias antes na mesma região.
Emboscada - Na última segunda-feira, 23, às 21 horas, o soldado Anderson Andrade de Sales, de 28 anos, lotado nas Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (ROTA), foi ferido com três tiros de fuzil calibre 5.53 numa suposta emboscada feita por criminosos na Rua Flor de Ouro, localizada numa das extremidades da rua do lavarrápido.
O policial, ferido numa das pernas, num dos braços e na clavícula, estava em um Ford EcoSport preto e voltava para casa quando foi fechado por quatro veículos. Anderson foi encaminhado para o Hospital da Polícia Militar e internado numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI).



23 de julho de 2012

Gopoúva tem acesso fácil a diversas
 áreas de Guarulhos


A história do distrito de Gopoúva, na zona oeste da cidade de Guarulhos, se confunde com importantes marcos brasileiros nos campos da medicina e do transporte. Era por aquela região que passava a linha de trem da Cantareira, um vetor de desenvolvimento. Depois que a estação foi desativada, o local recebeu as instalações do Sanatório Padre Bento, uma referência no tratamento da hanseníase. Os pacientes, aliás, foram os primeiros a estabelecerem residência por lá, em meados da década de 1930.
Por conta do preconceito em relação à doença, o crescimento de Gopoúva ficou estagnado por um tempo. Mas logo se tornou sinônimo de uma região que sabe mesclar ares residenciais com a movimentação das áreas comerciais, criando a ideia de que o local é uma extensão do centro de Guarulhos. O sanatório se transformou em um complexo hospitalar, e os antigos trilhos deram lugar à praça que leva o mesmo nome do distrito e a importantes vias, como a avenida Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. Já a estação atualmente abriga um posto da Guarda Civil Municipal.
O teatro Padre Bento é uma das opções de lazer de Gopoúva, assim como o Internacional Shopping de Guarulhos, o maior do município, na divisa do distrito com o bairro de Itapegica. Entre as áreas mais arborizadas que ficam próximas estão o parque Julio Fracalanza e a praça IV Centenário, mas também é possível ter acesso ao Horto Florestal e ao Bosque Maia pelas vias que passam por lá. Uma delas é a avenida Emílio Ribas, que recebe diversas linhas de ônibus, inclusive carros que seguem para a capital paulista. Outra vantagem em relação ao transporte é a proximidade do distrito em relação ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Do Terra



20 de julho de 2012

Avião com problema mecânico faz pouso de emergência no aeroporto de Salvador

O pouso na capital baiana teria ocorrido em razão de problemas da vedação na porta do porão da aeronave, segundo passageiros

Um avião da Gol que seguia de Fortaleza para Guarulhos, em São Paulo, realizou um pouso de emergência no Aeroporto Internacional Luis Eduardo Magalhães, em Salvador, na manhã desta quinta-feira (19), em razão de problemas na vedação porta do porão da aeronave, de acordo com passageiros do voo 1731.

Segundo o empresário Carlos Dutra, que viajava a negócios, o problema foi identificado cerca de 15 minutos após a decolagem, quando o piloto teria anunciado aos passageiros que retornaria para a capital do Ceará em razão de um problema na vedação do local onde ficam armazenadas as malas. 

Logo em seguida, o piloto teria informado que teria condições de viajar até o Aeroporto Internacional de Salvador numa altitude inferior à convencional sem provocar prejuízos à aeronave.

Por volta das 10h30, a aeronave pousou em Salvador sem nenhum tipo de transtorno aparente aos passageiros, que aguardaram por mais de 5 horas para reembarcar para a cidade paulista em outra aeronave da companhia. 

Segundo outro passageiro que não quis se identificar, muitas pessoas seguiam para um congresso acadêmico em Guarulhos e foram prejudicados com a demora para reembarcar, perdendo o evento.

Por volta das 16h20, os passageiros embarcaram para Guarulhos em um voo originado de Aracaju. A Gol divulgou uma nota lamentando o problema. Leia a íntegra da nota:

A GOL informa que a aeronave programada para realizar o voo G3 1791, entre Fortaleza e São Paulo/Guarulhos, precisou alternar seu pouso para Salvador para uma manutenção corretiva em seu sistema de indicação de portas. 
 
Aos passageiros, a companhia ofereceu o atendimento necessário, conforme o que determina a legislação vigente. Parte dos clientes foram reacomodados em voo congênere e, aos demais, a companhia criou um voo reforço e que já decolou de Salvador para a capital paulista.  
 
A GOL esclarece que preza pelos mais altos padrões de segurança, de maneira que eventuais cancelamentos ou alterações de horários de voos são procedimentos necessários às operações aéreas. A Companhia lamenta que essas medidas causem desconforto aos passageiros, mas reitera que ações como essa visam a garantir a segurança, item prioritário de sua política de gestão.

Correio



19 de julho de 2012

Copa: Aeroportos terão de reduzir espera no check-in e na retirada da bagagem

O governo fixará metas de qualidade para todos os aeroportos das cidades-sede da Copa de 2014.
Como a reportagem antecipara em 2011, já estavam previstas obrigações que levarão à redução do tempo de espera e de filas em Guarulhos, Viracopos (SP) e Brasília, privatizados em fevereiro deste ano.
Agora, o governo decidiu estender o esforço para mais 11 aeroportos da Infraero. Segundo a SAC (Secretaria de Aviação Civil), a intenção é reduzir o tempo tomado no check-in e na retirada de bagagens nas esteiras em até 50%.
Com isso, a espera deverá ficar entre 12 minutos e 30 minutos. A meta é que o serviço se iguale ao de aeroportos dos EUA e da Europa, como Heathrow (Reino Unido) e Charles de Gaulle (França), classificados no nível C da Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo).
A associação gradua os aeroportos de A a F, sendo C considerado o mínimo para o conforto dos passageiros.
Desde o fim de 2011, foi feito projeto-piloto em Guarulhos e em Cofins (MG). O tempo de espera caiu, respectivamente, 30% e 50%.



18 de julho de 2012

Caminhão atinge 2 carros e invade 
casa no Picanço

Acidente de caminhão no Picanço Guarulhos

Um motorista aparentemente embriagado perdeu controle do veículo e atingiu uma casa na rua Professora Terezinha Closa Eleutério no bairro Picanço, em Guarulhos

O homem, que bateu o seu caminhão em uma caminhonete, estava supostamente embriagado, segundo o dono da residência atingida


Um caminhão invadiu uma residência em Guarulhos, na Grande São Paulo, na noite dessa terça-feira.

O motorista de um caminhão baú perdeu o controle, atingiu um carro, uma caminhonete e invadiu a casa. Duas viaturas do Corpo de Bombeiros e equipes da Polícia Militar estiveram no local.

Segundo o dono da casa atingida, o caminhoneiro estaria embriagado.

O motorista do caminhão sofreu ferimentos leves e foi encaminhado ao Hospital Padre Bento, de acordo com a polícia. Assim que ele for liberado passará por exames que comprovarão, ou não, a versão do proprietário do imóvel.

O caso será registrado no 2º DP (Distrito Policial) de Guarulhos.
























“Imatura”, dispara Ana Paula Padrão sobre Rachel Sheherazade





“Imatura”, dispara Ana Paula Padrão sobre Rachel Sheherazade




Exéquias: Em homenagem a Neusa Batista dos Santos >>












Ele morreu, foi ao inferno e ao céu e depois de quatro dias ressuscitou

Documentário excelente mostra os vários sinais comprovando que  que Jesus Cristo está voltando.  
Assista aos vídeos:







Exéquias: Em homenagem a Neusa Batista dos Santos >>
























Silvio Santos recebeu em seu programa o Apostolo Valdemiro Santiago e o humorista Pedro Manso.





Ele morreu, foi ao inferno e ao céu e depois de quatro dias ressuscitou

Documentário excelente mostra os vários sinais comprovando que  que Jesus Cristo está voltando.  
Assista aos vídeos:







Saiba como está Gerson Brenner 15 anos após levar tiro na cabeça

Inquérito sobre Marcos Pereira: ‘sem base’, ‘sem provas materiais’, diz Magno Malta que acessou os documentos

Ex-humorista afirma ter encontrado Jesus em uma parada gay

Senado irá acelerar tramitação de criminalização homofobia; evangélicos criticam

Tarifa de ônibus em Guarulhos será reduzida para R$ 3,20

'Ele era um menino bom', diz irmão de morto na Avenida Higienópolis

Evangélicos fazem manifestação pacífica em Brasília


Cursinho em São Paulo oferece preparatório para o Enem

Guarulhos esconde obra de Tarsila do Amaral

Adriane Galisteu se reúne com a Record para ter programa aos sábados

Justiça boliviana libera sete dos corintianos presos em Oruro

Celso Russomano não descarta ser prefeito de Guarulhos















































































































































Inédito debate também poderá ser acompanhado ao vivo pelo Portal da Band neste sábado, a partir das 10 horas