Actualidade/Notícias

História da Matemática

Entrevistas

O Cantinho dos Pais

Sala de Dúvidas

A Opinião do Estudante

Links de Matemática

Sala de Estudo

 

A Origem dos Números.

 

O conhecimento dos números foi fundamental na evolução da História do Homem.  Desde as épocas mais remotas, têm chegado até nós vestígios que provam a sua importância. Contar terá sido a primeira “actividade” Matemática da Humanidade.  À medida que o Homem evoluiu, a Matemática foi sendo necessária: ... ao descobrir o fogo começou a caçar e a desenhar, o que sucedia nas paredes das cavernas; aparecem desenhos de animais e traços a indicar contagens (cada traço representa uma coisa, animal, seta, ...).

Quando se tornou sedentário, tornou-se pastor e foi preciso controlar o número de animais que pastoreava (fazia traços no caiado ou usava pedras - cada traço ou pedra representava um animal), para que no regresso nenhum ficasse perdido.  É natural que tenha começado a usar os dedos para contar.

Ainda agora, se perguntarmos a idade de uma criança de um ou dois anos, ela mostra-nos os dedos com o número de anos correspondentes, em vez de usar o numeral.  E os dedos dos pés também podem servir para contar.

  Pode dizer-se que todas as nossas acções são condicionadas pelos números, pelas medidas e suas relações. A máquina que faz as nossas meias e aquela que, antes dela, produziu o material com que se fabricam, são o resultado de cálculos Matemáticos precisos. O mesmo se pode dizer da cadeira ou da mesa, do copo em que bebemos ou da garrafa que contém um líquido, ou do medicamento que tomamos.

Concluindo, na vida do Homem não existe nada que não esteja de qualquer modo associado, ainda que de forma não evidente, aos números e ao seu conhecimento. Mas como surgiu na mente do Homem a ideia de número e como conseguiu descobrir toda a espantosa série, por vezes simples, outras difíceis e complexas, dos processos Matemáticos? Procurar as origens da Matemática significa ir até aos primórdios da história humana e voltar a percorrer as etapas do desenvolvimento da inteligência desse “mamífero de duas patas” a cuja espécie pertencemos. Os povos da Antiguidade utilizaram diferentes símbolos para representar os números e cada sistema de numeração tinha as suas regras. 

 

Nota: Continua na próxima edição.

Trabalho realizado por Sara Ferreira, nº19, 9ºB