No âmbito das celebrações do seu 80.º aniversário, o Corpo de Bombeiros Voluntários do Beato organiza as suas "I Jornadas Técnicas", subordinadas ao tema "Acidentes com matérias perigosas", com o objectivo de promover a troca de conhecimento e experiência entre bombeiros e outros técnicos relacionados com a prestação de socorro em Portugal.

O desenvolvimento industrial e tecnológico introduziu na rotina diária das sociedades um conjunto crescente de substâncias com potencial para colocar em risco a saúde e a vida de pessoas e animais, assim como a integridade ambiental. As consequências dos acidentes com matérias perigosas são difíceis de prever, contudo casos como Flixborough, Bophal ou Seveso demonstram o nível de perdas e danos que podem ser provocados por substâncias perigosas. 

Em caso de acidente grave ou catástrofe, envolvendo este tipo de substâncias, torna-se necessário assegurar uma intervenção rápida e eficaz, assegurando a segurança dos operacionais que actuam no teatro de operações, assim como das populações afectadas pela ocorrência. Devido à sua complexidade, este tipo de ocorrência exige um amplo conhecimento das propriedades das substâncias, os seus perigos e as formas de actuação para lidar com os diferentes tipos de substâncias.

A transmissão de conhecimentos e partilha de experiências é fundamental para assegurar uma maior preparação por parte dos operacionais que são chamados a intervir perante a ocorrência de acidentes com matérias perigosas. Por esse motivo, este foi o tema escolhido pelo CBV do Beato para as suas I Jornadas Técnicas.