Artigos

Canon de Pachelbel

Obra genial ou um dos primeiros exemplos de "música pimba" erudita? Seja qual for a nossa opinião, a sua sequência harmónica construída por volta 1680 é, sem dúvida, uma fonte de inspiração para a música que ouvimos hoje. O comediante Rob Paravonian mostra-nos isso com um toque de humor.

Canon de Pachelbel


Os efeitos terapeuticos da "Música Pimba"

Directamente do programa radiofónico "O Tal País", uma crónica satírica aos (supostos) benefícios da denominada "Música Pimba" na cura de depressões. Hilariante! (ouvir)

Somos o que ouvimos

"Estudos científicos revelam a relação entre personalidade e gostos musicais. Sabia que o jazz e os blues agradam a pessoas inteligentes, abertas e pouco adeptas do desporto? E que a música pop e country são escolhidas por pessoas mais covencionais e optimistas? Pois é o que demonstram os estudos da neuromúsica." (ler mais)

Before the Music Dies

"Music can save people, but it can't in the commercial way it's being used. It's just too much. It's pollution."

Bob Dylan

Before the Music Dye

Conselhos de um Mestre

"Nunca toques música má e, salvo quando as circunstâncias o obriguem, tão pouco a oiças. Estuda as obras dos grandes mestres.
Se todos quisessem ser primeiro violinos, seria impossível organizar uma orquestra. Respeita o lugar de cada um.
Ama o instrumento que tocas, mas não sejas tão vaidoso que creias ser o melhor de todos. Conforme vais progredindo na arte, procura familiarizar-te mais com as partituras do que com os artistas.
Pensa que não és o único no mundo; portanto sê modesto. Tu não pensaste ou fizeste coisa que outros não tenham pensado ou feito antes de ti. E, no caso disto acontecer, considera-o um dom de Deus que tens de compartilhar com os demais.
O estudo não tem fim."

Robert Schumann (1810-1856),
Prefácio do “Álbum para a Juventude”, Opus 68.

Comments