PODER INVISÍVEL DENTRO DAS EMPRESAS


        VERDADE SEJA DITA, PARA ELES (AS) NINGUÉM DÁ A MÍNIMA... RECEPCIONISTAS, TIAS DO CAFÉ & FAXINEIRAS.

                 Muito embora esta seja a verdade que ocorra, rotineiramente, nas EMPRESAS EM GERAL esta força tarefa se constitui sob o apanágio de F O R Ç A  I N V I S Í V E L. Isto mesmo, essa FORÇA DE TRABALHO é indiscutivelmente a que, de fato, conhece como ninguém a FREQUÊNCIA DA RÁDIO PEÃO, que diga-se de passagem toca em qualquer organização (pública ou privada) promovendo e/ou difamando empresas e pessoas.

                 Estes colaboradores não valorizados e/ou reconhecidos conhecem todos os meandros da empresa na qual trabalham. Da sala da presidência ao chão de fábrica, eles sabem de tudo, pois são como formigas numa organização - trafegam por todos os cantos, possuem a AUTORIZAÇÃO de TRÁFEGO LIVRE em qualquer recinto ou departamento da empresa devido a sua condição profissional, tendo em vista que, também, não metem medo ou receio em ninguém. Porém, ao poderem trafegar com tanta facilidade e permissividade em LUGARES SIGILOSOS & SECRETOS, carregam consigo os SEGREDOS DA EMPRESA E DAS PESSOAS... ninguém imagina, mas eles sabem de tudo, PODEM TER CERTEZA!...podem promover ou derrubar!

                   Saindo um pouco desta questão, gostaria de salientar o "CRIME" que cometem as empresas em geral ao remunerarem tão "parcamente" estes colaboradores - na verdade, até poderia dizer "porcamente".

                   Claro que outras atividades são importantíssimas dentro de uma organização... no entanto, isto não significa relegar ao ostracismo total essa gente (de valor), que quando BEM PAGA, TREINADA & ORIENTADA pode ser transformada em VERDADEIROS DIPLOMATAS DO SEU NEGÓCIO, tanto para os outros funcionários em geral quanto para os que lá visitam (clientes e afins).

                   NÃO ADIANTA NADA uma empresa construir uma bela recepção, com design e ornamentação, se a sua RECEPCIONISTA não estiver à altura em trajes, asseio, boas maneiras e educação. Tristemente, vemos ocorrer justamente o contrário, ou seja, raramente você é recepcionado por alguém com um BELO SORRISO e de atitude cortês, provavelmente porque não receba da empresa na qual trabalha recíproca igual. Logo, ela acaba por transmitir em seu dia dia todos os seus pesares e ressentimentos de insatisfação no trato aos clientes e visitantes. Como se diz na gíria: "...ela liga o FODA-SE!"

                    RECEPCIONISTAS deveriam ser a "MISS SIMPATIA" de todas as empresas, sorrindo sempre a tudo e a todos. Difícil? Não, não é... tem muita gente por aí que já nasceu assim. É FELIZ por natureza. Logo, essa gente é que deveria estar lá na frente, NA RECEPÇÃO das empresas, E NÃO aquelas coisas que sempre encontramos, ou seja, um SHOW de TÉDIO & MAU HUMOR, proferindo o velho: "...vai falar com quem?" ou ainda "...o senhor marcou hora", ou ainda, "...aguarde um minuto, por favor"...TUDO FALSO, TUDO MUITO ARTIFICIAL... aff, haja saco!... IMAGINEM A AURA DESTA ORGANIZAÇÃO.


                    Algumas empresas até zelam nesta parte da recepção, dando um "fino trato", mas erram lá dentro, ou seja, o cliente em questão adentra à empresa com uma BOA IMPRESSÃO, pois foi bem recebido lá na entrada, mas ao se acomodar interiormente, é recepcionado, novamente, pela segunda vez, quando recebe uma abordagem da TIA DO CAFÉ, que lhe ofereçerá um... Bem aí começa outra deprimente constatação, pois se esta funcionária não tiver tido algum cuidado profissional adequado, acabará por derrubar toda a primeira impressão que obteve na entrada, por exemplo, basta a TIA DO CAFÉ proferir um pequeno comentário do tipo: "...se num sabe o inferno que é isto aqui" ou ainda "...bom dia, bem vindo a loucura, aqui é fogo" ou ainda "...hum, tanta arrumação, mas se esquecem de nós" ou ainda "...bom dia filho, tudo bem com você, olha eu não vejo a hora de sair daqui eu não aguento mais..." e por aí vai...

                       As TIAS DO CAFÉ são, verdadeiramente, as grandes DIPLOMATAS, são elas que ao servirem um BOM CAFÉ aos CLIENTES & VISITANTES sempre deveriam fazê-lo acompanhado de uma frase estimulante para o dia dia do Cliente e/ou Visitante em questão, sem falar que deveriam também emitir outra frase, complementar, com alguma CONSIDERAÇÃO NOBRE sobre a Empresa e/ou o Dono, suas atitudes fazem toda a diferença no dia dia!...não tenham dúvidas sobre isto!...elas fecham e/ou destroem negócios antes das reuniões acontecerem, são poderosas sim, aliás muitas delas sabem disso!

                         Você não vê a hora para eu comentar sobre as FAXINEIRAS certo?!...então vamos lá...

                         Essas mais do que qualquer outra(o) são as mensageiras da DESGRAÇA e/ou SUCESSO da Empresa, pois elas podem muito bem sairem disseminando "measmas pestilentos" por toda a Empresa, basta uma delas estar de mau com alguma coisa e pronto, ELA ESPANTA CLIENTE, DESTROEM NEGÓCIOS, ENFIM... AFUNDAM A EMPRESA...

                          Em cada Departamento da Empresa que a FAXINEIRA entrar e dizer em bom som: "...nossa o dia hoje não acaba mesmo heim?!..." ou ainda "...o chefinho tá um nojo hoje" ou ainda "...aquele Dono é muito ruim mesmo!...você não imagina o absurdo, que eu ouvi ele dizer de fulano..." etc...

                          Percebeu?...sacou?...viu que PODER INVISÍVEL que estes colaboradores possuem, apesar de sua frágil função?...tão fracos e tão poderosos! IMAGINEM agora toda essa tropa junta (Recepcionista, Tia do Café e Faxineira) destilando o MAU HUMOR, olha só: "..o Novo ou provável Cliente vai visitar a Empresa e se depara logo na entrada com alguém que nem olha pra ele e lhe diz, estupidamente: "...vai falar com quem?"...só isto e mais nada, aí você fica lá em pé e não sabe se ela já avisou ou não...enfim...muito bem, de repente a RECEPCIONISTA grita: "...pode entrar!" ...você entra e não sabe pra que lado vai...digamos que você se ache e fica aguardando lhe chamarem novamente, daí surge a TIA DO CAFÉ que também NÃO OLHA pra sua cara e nem lhe dá BOM DIA, muito menos oferece-lhe café, simplemente passa bufando, ataca a cafeteira num canto e pronto! certamente derrubou um copinho no chão, mas ela coloca-o novamente para ser usado, passa um pano mau cheiroso na mesa e sai num pinote lascado!...não, não, não...ainda não acabou, como não se bastasse surge a FAXINEIRA lá no fundo do corredor e que vem varrendo tudo numa violenta velocidade levando você a ficar em estado de ansiedade e alerta, pois começa a imaginar: "...se esta mulher vir pro meu lado tô ferrado, pois ela vem batendo a vassoura em tudo que encontra pela frente e nem dá bola pra nada, logo quando chegar aqui, certamente, eu não escapo de um acidente...vou tomar uma vassourada, com certeza...SUA ADRENALINA VAI A MIL, pois ela vem se aproximando, mas você teve sorte a FAXINEIRA é quase, eu disse quase educada...sabe o que acontece?..kkkkk ela profere um bom e alto: "...dá licença!" e manda ver com a vassoura sob seus pés"...não, não vai embora não...pra lhe provocar mais ainda, antes dela partir ela dá uma paradinha de frente pra cafeteira, pega um café, toma e faz um lançamento de copinho na lixeira, às vezes acerta...e você?!...ha, ha, ha...você fica lá com aquela cara de tonto, não acreditando no que já passou naqueles breve 10 minutos desde quando entrou naquela Empresa...um VERDADEIRO SHOW DE DESELEGÂNCIA, DESRESPEITO, ANTI-PROFISSIONALISMO EIVADO EM DESUMANIDADE!

                        Pior mesmo é quando você, definitivamente, está com a pessoa em questão, na sala de reunião ou não e ela lhe diz: "...em nossa Empresa o Cliente está em primeiro lugar..." ou ainda "...para nós, todos os colaboradores são importantes..." e por aí vai...

                        Percebeu o PODER INVISÍVEL que esta turma possui, sim isto mesmo...SÃO PODEROSÍSSIMOS, pois se efetuarem uma comunicação totalmente NEGATIVA desde a recepção ou em qualquer momento anterior ao encontro comercial, certamente, ao adentrar a sala com a pessoa em questão, BOA PARTE DO NEGÓCIO já foi pro sacou!...já era!...porém o ÊXITO DO ENCONTRO será mais provável quando o clima já foi consolidado POSITIVAMENTE desde a recepção, passou pelo café e se firmou na higiene da Empresa.

                         Portanto, não subestime essa FORÇA DE TRABALHO, naõ subestime esse PODER INVISÍVEL...treine-os, pague melhor que o mercado de trabalho está acostumado e acima de tudo valorize-os dizendo a TODOS DA EMPRESA que esta gente é de muita importância para todos que estão lá e ratifique suas funções com os correlatos benefícios que trazem para a Organização, desta forma você estará promovendo RECONHECIMENTO, ato que raramente fazem e que COM CERTEZA ABSOLUTA bem Administrado promove resultados benéficos e indiretos nos NEGÓCIOS DA EMPRESA.

                          Atenção máxima, pois muito destes colaboradores, amanhã virão a ocupar cargos executivos em sua Organização, logo olho clínico nos talentos escondidos, mau remunerados e não reconhecidos...NÃO PERMITA MAIS QUE ISTO OCORRA, ajude-os e SALVE SUA EMPRESA aumentando o fechamento de NEGÓCIOS, através desta:


              "F O R Ç A    I N V I S Í V E L".




JOHN ROBERT

CONSULTOR EMPRESARIAL (ESPECIALISTA):   Estratégia, Negociação, Marketing, Vendas, Comunicação e Inteligência

                          










O TRABALHO E A VIDA



















BASTIDORES E REGRAS NA EMPRESA






































ENTREVISTA DE TRABALHO































A CARREIRA