Jogo de Taco



Também conhecido em outras regiões como "tacobol" ou "bétis". Veja mais fotos em http://picasaweb.google.com/jogodetaco/

Onde Jogar


 - São Paulo


Os encontros costumam acontecer no Parque do Ibirapuera, portão 7 (praça Burle Marx).

Acompanhe o twitter http://www.twitter.com/jogodetaco para saber a data / hora das novas partidas.

Quem costuma jogar?

Regras


O jogo de taco é disputado entre duas duplas. Uma dupla que fica em posse dos tacos (que por definição será chamada Ataque) e a outra dupla que fica em posse da bola (que por definição será chamada Defesa).

 - A quadra:


São riscados no chão 2 círculos com um raio de aproximadamente 20 centímetros. Os círculos devem ficar separados por uma distância que varie entre 25 e 30 metros.
Estes círculos são a base do Ataque. Dentro do círculo é colocada a Casinha (feita com uma lata de refrigerante ou material que ocupe um espaço similar).

 - O jogo:


Um integrante da Defesa arremessa a bola em direção a Casinha do lado oposto com o objetivo de derrubá-la. O arremesso deve ser feito atrás da linha imaginária da base.

O objetivo do Ataque é impedir que a casinha seja derrubada pela Defesa, rebatendo a bola arremessada.

Situações onde a casinha pode ser derrubada:

  1. O integrante da Defesa acerta a Casinha ao fazer o seu arremesso.
  2. A base está "desprotegida", isto é, algum integrante do Ataque não está com o seu taco tocando a área determinada pelo círculo da base.
  3. O pé ou qualquer outra parte do corpo de algum integrante do Ataque está invadindo a área determinada pelo círculo da base.
  4. Algum integrante do Ataque derruba a casinha por acidente, com o taco ou alguma parte de seu corpo.
Quando a Casinha é derrubada, a dupla de Defesa marca 1 ponto e ocupa o posto do Ataque, que por sua vez passa a ocupar o posto de Defesa.

Uma outra situação onde a dupla de Defesa pode passar a posição de Ataque é quando a bola toca alguma parte do corpo de um dos integrantes do Ataque enquanto o seu taco não está posicionado dentro da base (situação denominada Queimada).Neste caso, a dupla de defesa não marca nenhum ponto.

Além disso, a dupla de Ataque perde a sua posição quando acumula 3 rebatidas para trás, cruzando a linha imaginária da base.

Pontuação:

O Ataque pontua quando a bola arremessada pela Defesa é rebatida e os seus integrantes correm na direção da base oposta, invertendo a sua posição. Para marcar 1 ponto, os tacos de cada integrante devem se tocar no momento que eles se cruzarem durante a corrida. Caso os tacos não se toquem, o ponto não é marcado.

A Defesa pontua quando derruba a casinha ou quando uma rebatida do Ataque vai para trás.

O jogo acaba quando uma das duplas totalizar 10 pontos.

Vitória Súbita:

Caso a Defesa consiga pegar uma rebatida do Ataque no ar, sem que a bola tenha tocado o chão, o jogo acaba e a vitória independente de sua pontuação é dada para a dupla da Defesa.

Aproximação:

Caso um jogador da Defesa faça seu lançamento e consiga pegar a rebatida em um ponto mais próximo da base para a qual lançou, o mesmo poderá se dirigir até o centro do campo (em uma linha reta do ponto onde tocou na bola) e efetuar o próximo lançamento deste local.

(REDAÇÃO DAS REGRAS AINDA EM PROGRESSO)


Subpáginas (1): Quem costuma jogar?
Comments