Iniciação ao HTML
 

Escrever páginas em HTML é tão simples como escrever uma carta em português.

Um ficheiro html acaba, normalmente com a terminação .html e é um ficheiro em texto simples, não precisa de nada em especial para se usar á excepção de um navegador, os quais há muitos na internet, e eu tenho os links para uns quantos nesta página.

 A estrutura preferida para um ficheiro html é:

<html>

            <head>

                          <title>

                                      Olá Mundo!

                          </title>

            </head>

            <body>

                        Olá Mundo!

            </body>

</html>

Há uma razão para aquela maneira de escrever as tags. É a programação estruturada, a qual simplifica a maneira de ler o código das páginas.

Se copiarem o que está a laranja e colarem no vosso editor de texto de preferência, derem um nome ao ficheiro, o qual tem de ter a extensão .html; terão criado a vossa primeira página html.

<html> é a primeira tag que deve aparecer no ficheiro html, já que é ela que define o princípio e o fim com </html>. Toda a página deverá estar contida nestas duas tags.

Esta regra das tags finais serem identicas as iniciais, mas com / é usada em todas as tags que têm tags finais.

<head> é a cabeça do ficheiro html, e nada do que puserem aqui é mostrado na página. Apenas a tag <title> que é apresentada na barra de título dos navegadores por cima da página em si. É costume, por ser etiqueta, que o título apresenta-se na barra de título, e algures na página em si.

A cabeça do documento contém scripts, ou informação ao servidor. É aqui que se define várias outras linguagens que se podem usar na página, mas isso é matéria para outra altura.

<body> é o corpo da página, e é aqui que toda a informação que é apresentada na página será inserida. 

 Esta página que eu exemplifico aqui é, por costume, a primeira página que qualquer iniciado á programação cria. Visto ser a mais simples que se pode criar em qualquer linguagem de programação, e por ter um resultado óbvio e gratificante. 

Contacto Inicial 

Google 

Gmail 

Slashdot

Firefox 

Avant

Opera 

Linux 

Inkscape

GIMP 

Kirupa 

UbuntuForums 

Real Life Comics 

Wikipedia 

AstaLaVista Atenção

Cute Overload Atenção

Gatas QB Atenção