Educação Ambiental na Escola

Página pessoal e profissional.
A parte profissional é dedicada à Educação Ambiental incidindo especialmente nas temáticas dos resíduos, na compostagem, vermicompostagem e nos líquenes.
 
A  Educação Ambiental deverá ter como rumo a acção ambiental. Cada um de nós deve como cidadão adoptar boas práticas ambientais (atendendo às condições sociais intrínsecas de cada um) ao longo do seu dia a dia. O papel do docente deverá ser o do agente dinamizador dessas práticas consciencializando os nossos amigos, familiares e alunos para a importância de eles colaborarem para um futuro mais equitativo e por consequência mais harmonioso.
 
 
It may be doubted wheter there are many other animals which have played so important a part in the history of the world, as have these lowly organised creatures.
            - Charles Darwin, The formation of Vegetable Mould, Trough the Action of Worms, with Observations on their Habits, 1881.
 
Qual o papel das minhocas vermelhas terrestres?
Reciclam os resíduos orgânicos.
Produzem fertilizante para as plantas e jardins.
Poupam energia.
Diminuem o volume dos resíduos produzidos e reduzem o custo da sua deposição.
Produção de minhocas para a pesca.
Utilizam-se  as minhocas  e microrganismos para converter os resíduos orgânicos num húmus rico em nutrientes, negro com cheiro a terra, conhecido como vermicomposto.
       
Video sobre vermicompostagem

Vídeo do YouTube

 
O que é um líquene?
 
 Os líquenes são organismos que resultam de uma associação entre dois organismos, um fungo e uma alga, ou cianobactéria. Crescem juntos como parceiros  para terem mútua vantagem. Desta associação resulta um novo organismo com características próprias e bem definidas. Embora devido às suas dimensões possam passar por vezes despercebidos têm uma grande importância ecológica, económica e científica.
São um exemplo perfeito na natureza de "capitalizar" recursos pois a sua associação resulta na sua capacidade para colonizarem ambientes inóspitos, como por exemplo, uma rocha, podendo-se distribuir  desde a Antártida ateé zonas de vulcanismo recente e desertos.
 
 
Consideram-se os liquenes como bioindicadores da qualidade do ar. É o caso da Lobaria pulmonaria um líquene típico de ambientes húmidos e frescos, que só cresce nas árvores e  só está presente em lugares que conservam uma atmosfera limpa e saudável. A sua forma assemelha-se a uma rede de alvéolos pulmonares e na antiguidade era utilizado na medicina para curar distintos tipos de doenças respiratórias.
Atualizado em 09/04/2013
 
 
 
 
Defesa da Tese de Mestrado - apresentação: http://www.scribd.com/doc/6530981/Defesa-Da-Tese-Novissima
 
Educação Ambiental:
Do pragmatismo irrefletido às abordagens claramente ideológicas
 
 BLOGUE - Acção na Escola E.B. 2,3 de Sobral de Monte Agraço
 
  Manual Lombricultura - Agroflor
 
  
  

Vídeo Liquenes

 
Video de apresentação de Robert Engelman diretor do Worldwatch Institute  
         http://vimeo.com/65263881