Linux Tips

Pequenas dicas sobre linux, oriundas de pesquisas aqui e ali. 

Tutoriais:

Pois é, da maneira que o kdepim (que inclui o KMail) é compilado atualmente para Slackware, ficamos sem suporte a criptografia. Quer dizer, dá pra enviar emails criptografados, mas não conseguimos receber e ler emails desse tipo. Como resolver? Leia o tutorial e se delicie ;)
Está aí uma pequena contribuição da minha parte para a galera que está recém começando no maravilhoso mundo do Slackware.

Fiz esse "guia" como trabalho de uma cadeira da Pós-Graduação. Espero que seja útil para vocês como foi para meus alunos do curso ténico.

Periféricos:

Buenas, meu pai tem uma câmera digital da Sony (DSC-P71 Cyber-shot e eu tenho uma DSC-P72) e segundo o manual da mesma e o pessoal do suporte da referida empresa... não há suporte para Linux, ou... o Linux não suporta a câmera.

Como não costumo engolir sapos de empresas que não sabem POHA NENHUMA sobre Linux... resolvi meter os peitos e fazer a câmera funcionar no meu Slackware. Com algumas dicas de colegas do canal #slackware-br e um pouco de suor *hehehe* fiz a dita cuja funcionar SIM!

Mas lembrem-se, esse meu "tutorial" só é "100% garantido" para as câmeras DSC-P71 e P72 Cyber-shot da Sony. Nãoo testei com outras câmeras, mas suponho que funcione. Por favor, aqueles que testarem com outras câmeras, dêem-me um feedback para eu poder acrescentar tais modelos aqui.
Comprei um monitor 20.1" widescreen (LG L203WT) e levei uma surra pra poder colocá-lo na resolução nativa (1680x1050). Apanhei mas resolvi! Então compartilho aqui a dica com a comunidade.
Bom... tudo começou com o advento do meu pai resolver dar uma webcam de presente para a netinha dele (minha filha). Então, pra eu não ter de ficar preso ao maldito Windows, resolvi tentar fazer a tal webcam funcionar no meu slackware 10.2.

"Oficialmente" a câmera em questão não seria suportada pelo Linux. Bom... pelo menos o manual dela só diz que é compatí­vel com o rwindows. Mas quem fuça acha né. Então clique no tutorial e comece a utilizar sua webcam no Linux e dê uma banana pro Windows e para o fabricante da sua Webcam.

Obs: É possível que este tutorial resolva o problema de quem tem outro modelo/marca de webcam, então não custa tentar ;)

Hardware: 

Quer utilizar um HD SATA com a sua ASUS A7N8X-Deluxe mas não sabe como? Dê uma olhada neste mini-tutorial.

Recentemente adquiri uma placa-mãe ASUS A7N8X-Deluxe, que usa o chipset nForce2. Porém não estava conseguindo botar pra funcionar algumas funcionalidades dela: as duas placas de rede e a placa de som, tudo onboard.

Depois de muito passear pela Internet, ler fóruns sobre o assunto e conversar com um ou outro ninja em Linux... consegui compilar as informações necessárias para fazer "a magia" acontecer.

Se alguém tiver algum problema ou dúvida, pode me enviar um email. Mas lembrem-se, eu testei essa brincadeira aí na configuração de Hardware e Software que EU tenho (listada no arquivo TXT), portanto não posso afirmar com 100% de certeza que minha dica irá funcionar em sua configuração. De qualquer forma, não custa nada tentar né ;)

Um cliente me largou um PC com uma placa de rede wireless, cujo chipset é Realtek 8180. Depois de muita luta e pesquisa na Internet descobri como fazer a "maldita" funcionar. Vejam qual foi o pulo do gato.