ZÉ EDUARDO

Zé Eduardo é um dos nomes incontornáveis do jazz português, pela sua obra como compositor e intérprete, e também pelo papel que teve, e continua a ter, na divulgação e promoção deste género musical através da criação e direcção de diversas escolas e orquestras.

Em Fevereiro de 2010, a Escola de Jazz do Hot Clube, em reconhecimento pelo seu trabalho pioneiro, outorga o seu nome a uma das suas salas. Pela sua acção como promotor e divulgador da cultura, a Região de Turismo do Algarve atribuiu-lhe em 2003 a Medalha de Prata de Mérito Turístico.

Em Barcelona, onde viveu 14 anos, desenvolveu intensa actividade artística e docente como director do Taller de Músics, participando e dirigindo também diversas formações tais como Onix e a primeira versão do seu Zé Eduardo Unit.

Radicado no Algarve desde 1995, funda e dirige várias escolas de Jazz, bem como estabelece as bases para um programa de ensino desta música no sul do país, nomeadamente através da criação da Associação Grémio das Músicas, apoiada desde 2001 pelo Ministério da Cultura e responsável pelos workshops internacionais "Tavira em Jazz" e a consequente explosão de jovens e bem conhecidos músicos algarvios na última década.

A série "A Jazzar", também pela mão do "Unit", valeu-lhe as melhores críticas e reconhecimento. O seu mais recente trabalho, Flajazzados, que combina música e poesia falada, perfila-se como uma das mais originais propostas discográficas nacionais para 2011.