MIGUEL CUNHA

Nasceu em Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, em 1961.

Estudou Arquitectura nos Estados Unidos da América, licenciando-se pela University of Califórnia at Berkeley em 1983. Em 1985, depois de dois anos a trabalhar em Lisboa, regressa a Angra do Heroísmo e estabelece-se como profissional liberal. Em 1992 cria a empresa MMC Arquitectura e Design, de que é sócio gerente.

É durante o período de estudante universitário nos EUA (1978 a 1983) que faz a sua primeira aproximação ao jazz, especialmente através da audição de programas de rádio.

De regresso a Angra do Heroísmo, desenvolve o seu conhecimento e gosto pelo jazz em tertúlias de amigos, onde se ouvem e trocam discos e opiniões.

De 1986 a 1990 pertenceu à Comissão dos Assuntos Culturais da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo. É nesta altura que ajuda a por de pé a primeira audição pública de jazz em Angra do Heroísmo – Jazz no Jardim – que teve lugar no Jardim Público em 11 de Julho de 1986, com temas reproduzidos em gravadores de bobines!

Ainda no âmbito desta Comissão esteve ligado à organização de vários concertos de jazz com grupos nacionais e internacionais, de que se destacam os concertos dos The Fringe (de George Garzone), Maria João e Aki Takase, Quarteto de Carlos Martins, Moreiras Jazztet, Mário Laginha e Pedro Burmester, Sexteto de Jazz de Lisboa e Sexteto de António Pinho Vargas.

Em 1993, faz parte da comissão organizadora do Festival “Jazz Sons de uma Longa História” que teve lugar na Praia da Vitória, em que se pretendeu fazer uma síntese da história do jazz em três dias de concertos, e em que participou a grande cantora Betty Carter.

É um dos fundadores da Associação Cultural Angrajazz, e é desde a primeira edição do ANGRAJAZZ – Festival Internacional de Jazz de Angra do Heroísmo – membro da sua Direcção. Ao longo das treze edições deste Festival (1999 a 2011) assumiu a Presidência da Direcção por quatro vezes.

É autor da capa do CD “Orquestra Angrajazz com Paula Oliveira”, de inúmeros cartazes de festivais e concertos de jazz, e de todo o material promocional do Festival Angrajazz.