#17 - edição especial
 
MELHORES DE 2011
 
De acordo com as votações de:
António Branco
António Rubio
José Duarte
Leonel Santos
Paulo Barbosa
Raul Vaz Bernardo
Rui Duarte



Eleito Músico do ano e autor de When the Heart Emerges Glistening, o Melhor CD internacional, Ambrose Akinmusire é o músico este ano mais laureado em JAZZ 6/4.

No domínio da reedição e arquivo, volta a distinguir-se Miles Davis, desta feita com uma edição de material inédito gravado ao vivo em 1967, na Europa, com o seu “2º quinteto” (com Wayne Shorter, Herbie Hancock, Ron Carter e Tony Williams), uma das mais fantásticas formações do jazz de todos os tempos.

O Melhor CD nacional é Things About, o mais recente - e porventura o mais perfeito - dos álbuns de Carlos Bica com o seu trio Azul.

Por altura da comemoração do seu 10º aniversário, fica mais uma vez reconhecido o mérito da portuguesa Clean Feed como uma das mais importantes editoras de jazz da actualidade, em ex aequo com a satisfação pelo facto de o Hot Clube de Portugal ter voltado a abrir as suas portas na Praça da Alegria.

Nos melhores concertos (categoria "fora de concurso"), destaca-se, em primeiro lugar, Kurt Elling (AngraJazz), e, logo depois, o Lisbon Underground Music Ensemble (Festa do Jazz), o John Hollenbeck Large Ensemble (Jazz em Agosto), Steve Lehman Octet (Culturgest), Charles Lloyd e Dave Douglas Tea for Three (ambos no Jazz no Parque).

Paulo Barbosa




Ambrose Akinmusire





Ambrose Akinmusire 
When the Heart Emerges Glistening
(Blue Note)





Miles Davis
Live in Europe 1967 - 
The Bootleg Series, Vol. 1
(Legacy)


Carlos Bica
Things About
(Clean Feed)




(hors concours)