MANUEL JORGE VELOSO
 
Nasceu em 1937, em Lisboa. Formação musical clássica (Violino e Composição), baterista amador de jazz e membro fundador (1959) do Quarteto do Hot Clube de Portugal. Nessa qualidade, actuou em concertos um pouco por todo o país e, ainda, no Festival Internacional de Jazz de Comblain-La-Tour (Bélgica) em 1963.
 
Individualmente, tocou em jam sessions (Lisboa, Paris, Liège) com Jerome Richardson, Sahib Shihab, Bennie Bailey, Melba Liston ou Julius Watkins (da orq. de Quincy Jones) e, ainda, Don Byas, Herb Geller, Chet Baker, Barney Wilen, René Thomas, Jacques Pelzer, Philip Catherine, Pony Poindexter, Paul Gonsalves, Gerry Mulligan ou Milt Jackson, tendo integrado com Marcos Resende e Jean Sarbib o Quarteto de Dexter Gordon no I Festival Internacional de Jazz de Cascais (1971).

Foi assistente de produção na área da música clássica na RTP entre 1958 e 1971, aí tendo produzido e apresentado nessa época, com frequência regular, os programas Jazz no Estúdio A e TV Jazz. Ex-crítico do Diário de Notícias (1998/2007), realizou e apresentou ao longo de cinco décadas vários programas de jazz na rádio e publicou inúmeros trabalhos na imprensa. Desde Março de 1993, realiza e apresenta na Antena 2, o programa Um Toque de Jazz, publicando desde 2007 o blog O Sítio do Jazz.