JÚLIO RESENDE

O pianista Júlio Resende, foi inicialmente orientado pelo pedagogo do Jazz nacional, Zé Eduardo, prosseguindo os seus estudos com Rodrigo Gonçalves, Mário Laginha e Pedro Moreira, outro grande pedagogo português. Resende tem também um background na Música Clássica mas cedo descobriu que não ficava satisfeito em ser apenas um intérprete de peças musicais em que não pudesse improvisar. Participou em vários Workshops onde pode trabalhar com os melhores mestres do Hot Clube, New School for Jazz and Contemporary Music, a Berklee College of Music, e a Bill Evans Academy entre o tempo que passou na Université de St. Denis em Paris.

Em 2006, licencia-se em Filosofia pela Faculdade de Ciências Sociais e H umanas da Universidade Nova de Lisboa e em 2007 lecciona o curso de Piano-Jazz na Escola JBJazz e m Lisboa.

Gravou o seu primeiro disco em 2007, Da Alma, para a prestigiada e ditora de Jazz – Clean Feed -, editora de nomes como Mário Laginha, Bernardo Sassetti, João Paulo Esteves da Silva, Gerry Hemmingway, Tony Malaby, tornando-se no mais jovem mús ico nacional a editar um disco para e sta editora enquanto líder. Disco, esse, que foi considerado um dos me lhores discos do ano pela revista “Jazz.pt”, e que tem recebido excelentes distinções, quer pela imprensa nacional, quer pela imprensa estrangeira.

O último disco, Assim Falava Jazzatustra, saiu em Outrubro 2009, contando com músicos como Perico Sambeat, Ole Morten Vagan, Joel Silva, Manuela Azevedo, João Custódio e Desidério Lázaro, e também este tem sido considerado um dos melhores discos do ano pela critica especializada.

Prepara novo disco em trio a ser lançado em Fevereiro de 2011 no grande auditório da Culturgest.

Actualmente é mestrando na Universidade de Aveiro na especialidade de Música Jazz.



Mais informações em http://www.julioresende.com/