Navigation

Recent site activity

festas populares

TANABATA, UMA DAS MAIORES FESTAS POPULARES DO JAPÃO

Há muito tempo, de acordo com uma antiga lenda, morava próximo da Via-Láctea uma linda princesa chamada Orihime. Certo dia, o pai da moça apresentou-lhe um jovem e belo rapaz, Kengyu, acreditando que este fosse o par ideal para ela.

Os dois se apaixonaram fulminantemente. A partir de então, a vida de ambos girava apenas em torno do belo romance, deixando de lado as tarefas e obrigações diárias. Irritado com a falta de responsabilidade do jovem casal, o pai de Orihime, Senhor Celestial, separou os dois, obrigando-os a morar em lados opostos da Via-Láctea.

A separação trouxe muito sofrimento e tristeza para Orihime. Sentindo tudo isso, seu pai decidiu permitir que o jovem casal se encontrasse, porém somente uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar. Nessa data, até os dias de hoje, é comemorado o Tanabata, uma das maiores festas populares do Japão.

*Em São Paulo, o Miyagui Kenjin do Brasil realizará o 25º Tanabata Matsuri, na Praça da Liberdade- SP, nos dias 26 e 27 de julho.

OKINAWA TANABATA, O PRENÚNCIO DA APROXIMAÇÃO DOS FINADOS

A forte relação com a ancestralidade e com as coisas espirituais são as maiores características do povo okinawano. Acredita-se que os espíritos dos mortos vêm ao mundo dos vivos para "fazer uma visita", somente uma vez ao ano, no "obon".

Em Okinawa, o finados, ou "obon", é comemorado entre os dias, 13, 14 e 15 de julho, sete dias depois do Tanabata. Dessa forma, este festival serve como preparativo e prenúncio para o "Obon". É uma espécie de "convite" aos espíritos dos familiares falecidos para a celebração do Obon, que será realizado uma semana depois.

, este ano, 2003, é o ano do carneirTANABATA EM OKINAWA, O DIA NEUTRO

Para os okinawanos, o sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar, o Tanabata, é considerado um dia "neutro". Esse dia é aproveitando para limpeza de túmulos familiares, realização da exumação, mudança de butsudan, etc, sem levar em consideração o ano de nascimento de qualquer membro da família.

Por exemploo no horóscopo chinês. Assim, se na família há algum membro do signo de "carneiro", não é recomendável que, durante o ano todo, exceto no dia do Tanabata, se mexa nas coisas espirituais, principalmente na exumação e mudança de butsudan. Nesta situação, para a realização dessas tarefas, é de costume aguardar um ano mais oportuno.

Por que o sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar?

Comparativamente, pode-se buscar explicação na Cultura Maia que, neste aspecto, possui o mesmo sentido que os costumes de Okinawa. Ambas culturas consideram a existência de uma relação entre a Lua e o Sol. Porém os dois calendários têm uma diferença de um dia, que é o do Tanabata.
A Lua gira em torno da Terra
13 vezes num ciclo de 28 dias cada um = 364 dias: 07 = 52 semanas
O Sol gira em torno da Terra = 365 dias

Lua - Sol = 364 - 365 = O ano tem 52 semanas + 01 dia (neutro) = Tanabata
Dia neutro = Tanabata = dia 07 de julho lunar

Colaboração: Shinji Yonamine, vice-presidente AOKB

Comments