Produção e Consumo Sustentável


IX Congresso Nacional de Engenharia do Ambiente

INTEGRAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

  • CNEA - Enquadramento
  • Programa
  • Painéis
  • Inscrição
  • Comissão Científica
  • Comissão Organizadora
  • Ligações
  • Contactos
  • PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEL 

    Os impactes no ambiente provocados pelo aumento da produção e do consumo de bens e serviços têm vindo a crescer de forma significativa nas últimas décadas. O conceito de Produção e Consumo Sustentável (PCS) é definido como uma abordagem holística cujo principal objectivo é a minimização dos impactes ambientais negativos causados pelos actuais padrões de produção e consumo da sociedade. A PCS tem, pois, como desígnio maximizar a eficiência e efectividade dos produtos, serviços e investimentos numa óptica de eficiência económica, equidade social e protecção ambiental.

    O tema da Produção e Consumo Sustentável foi colocado na agenda política global na Conferência do Rio sobre o Ambiente e Desenvolvimento (1992). O 6º Programa Comunitário de Acção em Matéria de Ambiente e a Estratégia Europeia para o Desenvolvimento Sustentável renovada (2006), em conjunto com a Estratégia de Lisboa relançada (2005), apresentam-se como meta global para a UE atingir padrões de produção e consumo sustentáveis. Tendo presente a qualidade de vida, a equidade intra e intergeracional e a integração de políticas, pretende-se dissociar a habitual relação entre o aumento do crescimento económico em cada um dos sectores de actividade e os impactes negativos no ambiente resultantes da utilização dos recursos naturais.

    Respondendo a este desafio, o IX CNEA pretende, através deste Painel, enquadrar o cenário nacional em termos de PCS, e a sua adopção pelos sectores público e privado, nas diversas actividades económicas e promover a discussão sobre a utilização dos vários instrumentos disponíveis associados a esta temática (Instrumentos Voluntários de Informação e Rotulagem; Compras Públicas Ambientalmente Orientadas e Instrumentos Económicos), apresentando estudos de caso.


     Apresentações

    • Moderador: Sofia Simões, APEA
    • Apresentações:

                 - New European Strategy on Sustainable Production and Consumption - Burcu              Tunçer (UNEP/Wuppertal Institute Collaborating Centar on Sustainable              Consumption and Production)

                 - Balanço da Aplicação do EMAS II em Portugal - Vanda Pereira, APA

                 - Consumo Sustentável, Paula Antunes - FCT-UNL 

                 - Compras Públicas Ecológicas como Ferramenta de Inovação Ambiental -             Catarina Quintela, APA

                 - Aplicação do Rótulo ecológico em Portugal: o caso da Renova Green - Mário              Lopes, Renova, S.A.

                 - Projecto ECO - Neves de Carvalho, EDP SA

                 - Gestão Sustentável do Ciclo de Vida do Café - Miguel Ribeirinho, Delta Cafés

                 - EMAS e PME's: O Projecto PMEmas - Nuno Videira, FCT-UNL

                 - O Papel dos Aquários na Comunicação para a Sustentabilidade do Planeta -             Miguel Oliveira, Oceanário de Lisboa

     

     Debate