Bem-vindos à página do 
IV Encontro Mundial sobre o Ensino de Português (IV EMEP), organizado pela American 
Organization of Teachers of Portuguese (AOTP) e a Focus Brazil Foundation. Este encontro vai decorrer a 7 e 8 de Agosto de 2015, na Georgetown University em Washington DC. As comunicações apresentadas no IV EMEP serão publicadas em um volume a sair em dezembro de 2015.

Como nos anos anteriores, o IV EMEP vai reunir professores e pesquisadores de Português como Língua Estrangeira, Língua de Herança, Língua Materna, e para as  profissões, bem como tradutores e pesquisadores de Tradução, num diálogo interdisciplinar entre todas as especialidades de ensino da língua portuguesa, e intercontinental entre professores de diversas partes do mundo. O encontro terá sessões especializadas, mesas redondas, apresentação de poster, oficinas de trabalho e palestrantes convidados que apresentarão novas e inovadoras estratégias de ensino de português.
PALESTRANTES CONVIDADAS DO IV EMEP
Maria Luisa Ortíz Alvarez é Professora Associada da Universidade de Brasília, instituição em que já ocupou os cargos de Vice - chefe do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada. Foi membro da Diretoria da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira e é hoje membro do Conselho Consultivo. É ainda vice-coordenadora do Projeto "Português como Língua de Herança" em parceria com a UFBA e o DPLP do Ministério das Relações Exteriores Em novembro de 2011, durante o II Congresso Internacional de Fraseologia e Paremiologia realizado em Brasília, foi eleita Presidente da Associação Brasileira de Fraseologia. É uma reconhecida especialista internacional em interculturalidade e competência intercultural. Na Universidade de Brasília atua na área de formação de professores e já participou em vários projetos de formação de professores de PLE e PLH em vários países (México, Argentina, Paraguai, Estados Unidos, Uruguai, Suíça, Cuba, Espanha, Equador, dentre outros).
Margo Milleret é professora na Universidade do Novo México desde 1996. Foi conselheira de graduação e coordenadora do Programa de Língua Portuguesa por muitos anos. Dirigiu programas de verão em Fortaleza, Brasil e recentemente organizou e dirigiu um programa de verão com aprendizagem baseada na prestação de serviços em Belo Horizonte, Brasil. Publicou Latin American Women On/In Stages (SUNY UP) em 2004. As suas áreas de ensino são teatro brasileiro e espanhol, literatura brasileira, e cultura e pragmática brasileira. As suas áreas de pesquisa mais recentes são o desenvolvimento de programas de português e sistemas de avaliação da sua atuação. Desde 2004, ela tem pesquisado e redesenhado o currículo de português na Universidade do Novo México, incluindo a introdução de novos cursos para atender às necessidades dos alunos. Durante o ano sabático de 2010-2011 fez uma investigação sobre o crescimento das matrículas em português nos EUA. Seu mais novo projeto é um manual para os instrutores de português e desenvolvedores de programas.