IODA - Informativo do Observatório Didático de Astronomia
                                                ISSN 2317-0948                                                                   


Identificação:
O IODA é uma publicação trimestral (um por estação) e gratuita voltada à Educação em Astronomia. É editado pelo Observatório Didático de Astronomia "Lionel José Andriatto" da UNESP/Bauru desde janeiro de 2013, e conta com o apoio de outros órgãos.

Objetivo:
Visando atender à demanda brasileira de ensino e divulgação da Astronomia, o IODA apresenta sugestões e encaminhamentos metodológicos voltados ao trabalho docente sobre este tema, além de informar aos leitores alguns dos resultados de pesquisas sobre Educação em Astronomia. 

Público-alvo:
O IODA visa atender os professores da educação básica, clubes de Astronomia, astrônomos amadores iniciantes e o público interessado em temas de Astronomia.

Justificativas:
Resultados de pesquisas na área de Educação em Astronomia apontam para a necessidade de uma ferramenta de apoio ao trabalho docente para a inserção da Astronomia introdutória na educação básica, e o IODA pretende instrumentalizar, portanto, o professor nesse sentido, além de prestar serviço à comunidade de astrônomos amadores, clubes de Astronomia e qualquer pessoa interessada no tema. Além disso, o IODA é fruto de inúmeras solicitações de professores por uma publicação desta natureza.

Distribuição e Divulgação:
O IODA é um periódico on-line amplamente divulgado pelo Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho (Fundação PTI, Foz do Iguaçu) e pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). 
Todas as edições ficam disponíveis gratuitamente para download nesta homepage.