Aquífero Alter do Chão

    Estando localizado sob as regiões do Amazonas, Pará e Amapá, o aquífero Alter do Chão é considerado o maior aquífero do mundo em volume, tendo 86 mil km³ de água doce, podendo assim abastecer em cerca de 100 vezes a população mundial. Ele tem quase o dobro de volume de água potável que o aquífero Guarani, que possui 55 mil km³ da mesma.



Mapa ilustrando os aquíferos Alter do Chão e Guarani.

    O aquífero Alter do Chão recebeu esse nome pelo ponto de estudo do mesmo estar situado nas proximidades da cidade  Alter do Chão,  uma cidade turística perto de Santarém, no Pará. Dados comprovam que o aquífero Alter do Chão é a maior reserva de água subterrânea do mundo em volume, mesmo não sendo o maior em extensão.

    Assim, com a descoberta do volume de água do Alter do Chão, a água doce existente na Amazônia passa a representar um quinto de toda a água doce do mundo (sem contar as geleiras). Com isso, o povo brasileiro recebe um presente natural inigualável, uma abundância de água doce muito grande, que nenhum outro país possui, e que começará a faltar logo logo, se não pararmos de desperdiçá-la.

    Além de possuir mais água que o Guarani, o aquífero Alter do Chão tem maior nível de acessibilidade, ou seja é mais fácil de se extrair água e de se recarregar na época de chuvas. Isso ocorre pois o Alter do Chão está sob uma camada arenosa o que facilita a sua extração,  filtragem e recarga, enquanto que o Guarani está sob uma camada rochosa o que dificulta sua extração e recarga.

    Mas por enquanto, um tanto pela sua localização(longe dos grandes centros populacionais e comerciais do Brasil)o aquífero Alter do Chão é pouco utilizado, sendo usado mesmo somente em Manaus com 10 mil poços particulares e 130 de rede pública, o que já ajuda em muita na distribuição de água da cidade, com 40% da população da mesma abastecida pelo aquífero. Se for bem administrado o aquífero Alter do Chão será uma das reservas naturais mais valiosas do mundo, pois contém uma quantidade impressionante de água doce, o que vale como ouro nessa sociedade dos dias de hoje.

O aquífero Alter do Chão é uma das principais fontes de água de Manaus.


  

Comments