Francinete Rodrigues, Administradora com especialidade em Gestão Financeira, presidente do Instituto Nacional de Administração, Projetos e Estudos Municipais - INAPEM. 



PALAVRA DA PRESIDENTE

Prezado(a) amigo(a),

Tenho  o  imenso prazer em recebê-lo no site do INAPEM e agradeço pela visita  e  interesse  em  saber  mais  sobre a nossa entidade.  O INAPEM tem como finalidade precípua:  
  • Contribuir  para  o aperfeiçoamento dos serviços e das gestões públicas e privadas nos seus diversos níveis, através de assessoria, suporte, treinamento de pessoal, formação, capacitação, elaboração e execução de projetos sociais, culturais, econômicos, e de engenharia, elaboração de pesquisas de mercado, sociais e de opinião, prestação de serviços e demais atividades que objetivem esse fim; 
  • Colaborar com melhoramento de administrações públicas e empreendimentos privados com base em rigoroso padrão de qualidade baseado na metodologia científica e privacidade; 
  • Promover a humanização e integração de empreendimentos públicos e privados, de instituições governamentais e não-governamentais, tendo como base os princípios de respeito à pessoa humana, ao meio ambiente e aos fundamentos éticos envolvidos nas relações sociais de qualquer natureza.
Área de Atuação da Entidade: Cultura e arte / Esporte e recreação / Educação infantil / Ensino fundamental / Estudos e pesquisas / Educação profissional / Outras formas de educação/ensino / Assistência social / Meio ambiente e proteção animal / Ciência e Tecnologia / Emprego e treinamento / Outras formas de desenvolvimento e defesa de direitos. 

Quando falamos que o homem é a chave de uma organização estamos falando de uma forma geral e sistemática, de modo que a instituição, o ambiente e o trabalho interagem entre si e em torno do homem. tendo em vista de que quando falamos em organização não devemos pensar apenas em uma empresa privada e sim também em instituições públicas, como prefeituras, secretarias, governo do estado e federal, entre outras. Que também é chamado de serviço púbilco, que não deixa de ser de extrema importância, pois administração privada vai decidir o rumo de vida de um ou de alguns seres humanos, e já a administração pública irá decidir o rumo de um município, de um estado ou de um país, ou seja, da população em geral onde ela atua. E esse é um mercado onde se precisa de muita cautela nas decisões. E para esse administrador ser bem sucedido, ele deve levar em conta algumas palavras-chaves para uma boa administração, que são: planejamento-visão de futuro; organização-uso racional dos recursos disponíveis; direção-liderança com pessoas; e controle, que é a avaliação do desempenho organizacional. 

A gestão pública é uma área de atuação muito boa, porém exige muito do administrador, pois quem cobra não é seu chefe, e sim a população que dificilmente se contenta apenas com o bom. E além dessas dificuldades existem ainda alguns desafios da gestão pública, que são: visão do negócio; burocracia; motivação das pessoas; e orçamento. "o problema do estado brasileiro não é ideológico, é de gestão" como diz o palestrante paulo cézar medeiros. E finalizando com a inteligentíssima colocação de Peter Drucker: "não existe país subdesenvolvido, existe país mal adminstrado e país bem adminstrado".

O Homem e o Meio Ambiente 

Se o homem compreendesse sua importância.
 
De que a vida não é apenas Eu, não vivendo a ganância.
 
Percebendo que tudo se soma, tudo faz parte. 

Que todo o universo é uma linda arte.

Certamente, seria mais feliz e contemplador.
 
Apreciaria o ecossistema com mais amor.

É evidente que o homem é importante.

Que é dado há ele o poder de transformar.

Porem, também o compromisso de cuidar, zelar. 

Omissão não pode ser uma atenuante. 

O planeta terra é nossa casa e só ele o temos.
 
Sua qualidade está na medida em que o vemos.
 
Uma beleza que hoje pode ser contemplada.
 
Amanhã pode ser motivo de lagrimas derramadas. 

A fauna, a flora precisam ser preservadas.
 
Os rios, afluentes, mananciais, matas resguardadas.
 
A violência desordenada do desmatamento.
 
São responsáveis pelo avesso do tempo. 

Defender e preservar o meio ambiente.
 
É atitude de uma sociedade conseqüente.
 
É uma obrigação de toda humanidade.
 
E que deve ser encarada com seriedade.