Súmula e objectivos

 

Programa de Estudos Imagética             DOWNLOAD PT/ENG

 

 

Investigador docente responsável

Maria Leonor García da Cruz            nota curricular



 

Sede

Centro de História da Universidade de Lisboa / Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

https://sites.google.com/site/imagetica0flul/

 

 

 

 

Súmula:

  

       Sendo as representações e a sua simbólica um dos elementos coordenadores e identificadores de culturas e identidades, a IMAGÉTICA desenvolve-se como Programa de Estudos avançados de pesquisa e de debate científico sobre a imagética portuguesa desde os alvores dos tempos modernos, numa percepção aprofundada de ritmos, modelos e particularidades, a partir de um trabalho colectivo pluri e interdisciplinar e de uma pesquisa comparada no tempo e no espaço.  Importa-nos nesse estudo uma análise comparada de realidades (outras construções identitárias) e de métodos de abordagem (importância da interdisciplinaridade, incluindo as Humanidades digitais).

 

Objectivos:

       

        Para alcançar a sua finalidade, apresenta como programa de investigação, debate e divulgação do saber:  


     - Inventariar e organizar, de forma operatória, segundo linhas de interrogação que o fundamentam e a partir de materiais em diferentes suportes, as representações geradas e utilizadas na tradução de sentires e de ideais comuns;

     - analisá-las no contexto da sua produção e descodificar discursos veiculados (em evolução e metamorfose) nos espaços de intervenção portuguesa ou com ela relacionados;  

     - perceber ritmos, modelos e particularidades, num trabalho colectivo pluri e interdisciplinar e de pesquisa comparada com produções em distintas áreas do mundo e diferentes épocas;

     - em equipa, debater problemas e discutir regularmente os resultados da investigação individual e colectiva, em balanços críticos e de análise comparada que conduzam à reflexão teórica e metodológica,  ao aprofundamento dos saberes e a melhores práticas pedagógico-científicas, de respostas aos problemas de hoje. 

 

 

 

Meios:

 

- Trabalho de Equipa e em Rede, com participantes (investigadores e docentes-investigadores) oriundos de diferentes países e formações, especializados em História social e cultural, ciências políticas e económicas, espiritualidade, instituições e arte, em estudos linguísticos e literários, artes visuais.

- Com a integração de investigadores em formação (mestrandos, doutorandos e pós-doutorados), investimento num diálogo estimulante de saberes e de inovações. 

- Interagindo em redes e com núcleos de investigação, potenciar recursos pelo alargamento e consolidação das relações interinstitucionais e internacionais.

 

 

 

Projectos de Investigação:

 

Projectos de investigação científica CH-FLUL

 

 

 

Acções:

 

- Sessões de Seminário em torno de temáticas e metodologias - dinamização de pesquisas individuais e colectivas e revisões de estudos de cariz científico.

 

- Organização de Debates em Seminário com uma comunidade científica alargada - reflexões epistemológicas, ideais e perspectivas de transdisciplinaridade.

 

- Colóquios internacionais, de dois em dois anos, num contacto com um público heterogéneo.

 

- Publicações de difusão mundial (livro e suporte electrónico) para identificar pesquisas e investigadores, divulgar e traduzir resultados de análise.

 

 

Colóquios internacionais     Debates em Seminário     Acções de Formação      Publicações

 

 

 

ml.garciacruz, actualização 03.03.2019
 
 
Onde nos encontrar: