Os póços Encantado e Azul

 

Saindo de Igatu, vocé podera fazer o passeio dos dois póços em um dia .

O melhor caminho saindo de Igatu é de pegar a estrada de pedras e barro que vai para Mucugê, chegando no asfalte, entrar a esquerda em direção a Andaraí, alguns kilometros depois da ponte sob o rio Piaba, vocé encontrara o cruzamento com a estrada de Itaetê e seguira em direção de Itaetê. A entrada para o poço encantado esta sinalizada a direita antes de chegar em Itaetê.


O Póço Encantado

No póço encantado vocé vai descer a primeira parte com escadinhas de pedras e concreto,depois na entrada gruta com escada metálica ou de madeira para chegar em fim dentro do poço no châo. Existam alguns concreções de estalactites mas não com grande beleza, o importante é o fundo póço de água totalmente cristalina.

A maiore attração é o raio do sol que entre na gruta durante algumas horas durante os dias de inverno.

Com o raio, que penetra na água o espectaculo é sensacional, a luz do sol se transforme em um raio azul que se perde no fundo do poço.

A melhor época para visitar o poço é durante os meses de maio até setembro, escolhendo um dia com sol de preferencia.

Não é aceita banho neste póço.

 

 

 

 

 

 

 

O poço Azul

 

Para chegar no póço azul vocé devara voltar na estrada de Itaetê e pegar na esquerda chegando em ela ( fazendo o caminho de volta), depois de alguns kilometros a entrada para o póço sera uma estrada de chão a direita, continuara este até encontrar o rio Paraguaçu onde vocé pode dechar o carro e traversar a pé. Dependo do nivio da água podera também atraversar o carro diretamente ou com bolsa.

A entrada para o póço é uns 300 metros mas longe.

Contraramente ão póço encantado é aceito o banho com o respeto de certas reglas. E fornecido mascaras e tubas com salva-vidas e o banho é autorizado por uns 10 minutas dependendo da quantidade de gente na fila.

Vale a peina colocar a mascara, o espectaculo é fantastico, a água é incrivelmente transparente.