Apoiados no trecho do verso 24, "este é o dia que o Senhor fez", os opositores do quarto mandamento criaram a infantil afirmativa de que isso seria uma referência ao "primeiro dia da semana" e, estaria relacionado com a ressurreição de Jesus. Esta insinuação forçada, tão somente comprova o irrisório e frágil conhecimento sobre o tema por parte de seus elaboradores e a ingenuidade daqueles que aceitam-na. O objetivo dessa errônea interpretação é justificar o desprezo premeditado da observância do sábado. Os versos de Salmos 118:22-24 referem-se a um incidente ocorrido durante a construção do templo de Salomão, e estão intimamente associados a rejeição de Jesus como o Messias prometido por Deus.
![]() Assim como a "pedra angular" descrita por Davi suportou o grande peso submetido sobre ela, Cristo levou consigo o peso (a culpa e a punição) pelos pecados da humanidade (Isaías 53:3-4). O rei Davi e o profeta Isaías descreveram o dia (o tempo) em que a Pedra angular (Jesus Cristo), embora rejeitada pelo homem, seria enaltecida por Deus e estabelecida como a única base de sustentação para o pecador arrependido. Em Sua humilhação, Cristo foi desprezado e recusado, mas ao ser glorificado transformou-Se no centro de todas as coisas, tanto no Céu como na Terra (Efésios 1:22-23). A exaltação de Cristo não é obra humana, mas provém de Deus, que "O exaltou à mais alta posição" (Filipenses 2:5-11 NVI).
Paulo vivendo em uma época em que essa profecia já havia se cumprido, recordou as palavras de Deus: "No tempo favorável, Eu te ouvi. E no dia da salvação vim em teu auxílio." (cf. Isaías 49:8). E em seguida declarou: "Eis agora o tempo favorável por excelência. Eis agora o dia da salvação." (II Coríntios 6:2 BJ). O patriarca Abraão, assim como Davi, contemplou o dia que Deus concretizaria a Sua ajuda em favor da humanidade:
Estes versos referem-se ao mesmo acontecimento profético. Deus concedeu a Abraão e a Davi a oportunidade de contemplarem o dia (a época, o tempo) tão aguardado em que a salvação se consolidaria na vida daqueles que sustentaram a fé no sacrifício de Cristo. E esse dia (período, momento) estava preparado "desde a fundação do mundo" (Apocalipse 13:8).
O contexto e a inter-relação dos versos bíblicos que tratam deste assunto não proporcionam nenhuma base para se considerar que Salmos 118:24 esteja referindo-se ao "primeiro dia da semana" ou, faça alguma alusão a um dia de descanso. A Bíblia também não atribui a característica de "pedra angular" a Jesus por causa de Sua ressurreição. John Wesley (pioneiro do movimento metodista) e os comentaristas bíblicos Jamieson (presbiteriano), Fausset (presbiteriano) e Brown (anglicano), fazem as seguintes avaliações sobre os versos de Salmos 118:22-24:
Outros estudiosos da Bíblia como Agostinho, Lutero e Calvino também negam que os versos de Salmos 118:22-24 refiram-se ao "primeiro dia da semana", ou que tratem de um dia de guarda semanal. Para eles, estes versos discorrem sobre a celebração da festa dos Tabernáculos, e que o trecho, "este é o dia", esta relacionado a esse dia festivo ou a qualquer outro dia de celebração vinculado às festividades de Israel.
1. WHITE, E. G. Desejado de Todas as Nações, O; São Paulo: CPB, sec. VII, cap. 65, p. 597-598.
2. Isaías 8:13-15; Isaías 28:16; Mateus 21:42; I Pedro 2:6-7.
3. John Wesley, Wesley's Notes on the Bible, Psalms 118:22-24.
4. Robert Jamieson, Andrew Robert Fausset, David Brown, Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible, Psalms 118:22-24.
Outros estudos:
|
Página Principal > Antigas Veredas >