Fábio Fonseca de Castro

Esta página guarda artigos e outros textos mais longos, que não caberiam no blog Hupomnemta ou no HupoTwitter. A disposição é a mesma: debater os assuntos que me envolvem, profissionalmente, politicamente ou culturalmente.

Do ponto de vista profissional esses assuntos são a sociologia da cultura, da identidade e da comunicação, particularmente no espaço da Amazônia. Nas páginas Trajetórias e Pesquisa há uma descrição do meu trabalho. Na página Publicações há uma relação das minha publicações. 

Politicamente, sou um democrata de esquerda, filiado ao Partido dos Trabalhadores e internacionalista por convicção. Fui secretário de estado de Comunicação, no governo Ana Júlia, PT do Pará. Minha colaboração política se dá em três áreas: as políticas culturais, as de comunicação e o macro-planejamento estratégico. Na página Posições essas questões são trabalhadas.

Culturalmente, me interesso por um monte de coisas: muitíssimo por literatura e por filosofia, mas também por história, geopolítica, fotografia, cinema, teatro, cultura pop, etc. Na página Idéias há um desdobramento disso.

Este site tem o objetivo de agregar textos, idéias, posições. Acredito no debate público ético e na construção coletiva de uma nova esfera pública, mais inclusiva e participativa, pela internet. A página Coisas Ditas  é a mais importante do site. Ela traz artigos, textos, falas públicas, idéias, posições...