vida

Princípios da prosperidade


INÍCIO          VIDA 

Princípios da Prosperidade

Neemias 2:20

 

A Bíblia ensina que Deus quer que o homem prospere. Jesus disse: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10:10).

Prosperidade é muito mais do que ter dinheiro e posses materiais em abundância. “Uns dizem-se ricos sem ter nada; outros dizem-se pobres tendo grandes riquezas” (Pv 13:7). Existem muitos considerados ricos e são miseráveis sem amor, paz e alegria.

Infelizmente, a doutrina da prosperidade que muitos têm proclamado resume-se a finanças e não passa de uma idolatração do materialismo.

A prosperidade de Deus é total e completa. Ele quer-nos fazer prosperar em todas as áreas: espiritual, mental, emocional, relacional, física e material.

Consideremos os princípios em Neemias 2:20.

 

1. VEM DE DEUS - "O Deus do céu é quem nos fará prosperar" 

 

A nossa prosperidade não vem de nós mesmos, das nossas capacidades ou potencialidades.

Não vem dos outros, do que nos fazem para prejudicar ou beneficiar (“cunhas”).

Não vem das circunstâncias. Do que nos acontece (ou faltou acontecer). Não vem daquilo que no rodeia.

Vem de Deus, do Deus do céu, que está acima de tudo e todos.

 

2. VEM SOBRE NÓS - "Nós..."

 

Não diz que vem sobre mim. Diz que vem sobre nós. Requer a presença de outros. Em tempos em que o lema de muitas pessoas é “venha a mim…”, urge lembrar o padrão ensinado por Jesus: “Pai nosso”; “venha a nós…” (Mt 6:10).

Ninguém prospera isoladamente. É necessário estar ligado a outros.

Como John Maxwell diz: “1 é um número pequeno demais para chegar à grandeza”.

Bill Gates, o maior milionário do mundo, o qual exclui apresentações, disse «O nosso sucesso tem sido realmente baseado em parcerias desde o princípio.»

É fundamental a união conjugal, os amigos, os parceiros, as equipas. A ligação à igreja, como povo de Deus é também essencial e requisito básico para a prosperidade. “Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.” (Sl 133:1); “Porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre.” (Sl 133:3).

 

3. REQUER QUE SEJAMOS SERVOS - "seus servos"

 

Muitos, na sua correria para prosperar, pedem muitas coisas a Deus. Outros chegam mesmo a exigir. Há aqueles que procuram negociar ou manipular. Servem-se de Deus e daquilo que Ele pode dar. Isso nunca levará ninguém à prosperidade. A única forma de chegar lá é sendo um servo de Deus; completamente à sua disposição para servi-lo e fazer o que Ele quer.

No início de um novo ano não faça uma lista de pedidos a Deus. Entregue-se para fazer o que Ele pede. Não é a melhor forma de prosperar. É a única…

 

Não é sendo patrão e “mandão” que se prospera. Muitos pensam que prosperarão ou exibirão prosperidade, na medida em que tiverem pessoas que os sirvam. A verdade é exactamente o oposto: prosperamos na medida em que temos pessoas a quem servimos.

 

4. REQUER ACÇÃO, ESFORÇO - "nos levantaremos e reedificaremos"

Ninguém poderá prosperar sentado ou deitado. É necessário levantar-se e esforçar-se, fazendo aquilo que Deus quer, na Sua força.

 

“Em todo o trabalho há proveito, mas meras palavras só conduzem à pobreza” Pv 14:23.

Antes da posse da terra prometida, Deus ordenou a Josué: “Levanta-te” (Js 1:2); “Esforça-te e tem bom ânimo” (Js 1:6,9); “Esforça-te e sê muito corajoso” (Js 1:7). Deus estava pronto a derrotar os inimigos e a dar-lhes a terra, mas o povo precisava esforçar-se e agir.

O livro que narra a história da igreja não se chama “palavras”, chama-se “actos”.

Deus abençoa os Seus planos (Ele é a cabeça) e o nosso esforço (somos o corpo). Às vezes existe uma tendência para inverter este princípio. Pessoas que querem que Deus execute os seus planos. No entanto, se queremos prosperar, precisamos executar os seus planos. É o corpo que faz as obras. E a Igreja é o corpo de Cristo (Ef 1:23).

Existe uma mentalidade de consumo cristão na qual esperamos que Deus faça tudo para nós. É errada e nada produzirá. Deus não faz tudo para nós. Deus faz tudo através de nós.

 

5. É NECESSÁRIO VENCER AS DIFICULDADES / OPOSIÇÃO - "mas vós não tendes parte, nem direito, nem lembrança em Jerusalém"

 

Para que Neemias e o povo pudessem prosperar, necessitaram enfrentar e vencer as adversidades.

Muitos opositores e dificuldades se levantaram à obra. Neemias não fugiu nem procurou negar a sua existência. Nem tentou negociar com eles. Fez-lhes oposição e venceu-os no Nome do Senhor.

Se queremos prosperar não podemos viver a lamentar as dificuldades; a reclamar; não podemos fugir; não podemos orar desesperadamente para que o Senhor remova as dificuldades. Precisamos enfrentá-las e vencê-las no Nome e no poder do Senhor.

Quem vence nunca o faz pela ausência das dificuldades, mas sempre por causa das dificuldades. Inspire-se com alguns pensamentos:

 

«(…) os problemas existem para serem resolvidos e não para nos controlarem. Infelizmente, muitos são controlados por eles. A melhor maneira de ter dignidade diante das dificuldades e dos sofrimentos existenciais é extrair lições deles. Caso contrário, o sofrimento é inútil.» (Augusto Cury)

 

«Alguém precisa falar sobre o outro lado da vida cristã, pela simples razão de que é preciso defender a realidade e nada mais. Precisamos ouvir que dificuldade e pressão fazem parte do pacote. Nem todo o compêndio teológico, conferências sobre vida em profundidade ou seminários para formar super-vitoriosos o livrarão da tribulação. Deus não promete nenhuma bolha de protecção. Pergunte a pessoas como Jó, José, Daniel e Paulo e ficará familiarizado com uma palavra antiga que quase desapareceu do vocabulário nesta nossa geração de super-crentes, sempre risonhos e que vivem milagres todos os dias: perseverança!» (Charles Swindoll)

 

«As tempestades vêm por uma razão. Mas elas também vêm por causa de uma estação. Descubra a razão e torne-se mais sábio. Sobreviva à estação e torne-se mais forte – mas nunca desita!» (Bob Gass)

 

«A maior genialidade não é aquela que vem da carga genética nem a que é produzida pela cultura académica, mas a que é construída nos vales dos medos, no deserto das dificuldades, nos Invernos da existência, no mercado dos desafios.» (Augusto Cury)

 

«Quem pode definir o que é “normal”, afinal? Será que é ser alto ou baixo, rico ou pobre? A verdade é que Deus deu-nos a todos capacidades únicas, e Ele espera que nós as exploremos. E é interessante que as verdadeiras deficiências não pertencem àqueles que nasceram com limitações físicas e mentais. Na verdade, elas pertencem às pessoas chamadas normais, que aceitaram a letargia e a limitação como parte da vida. Deus disse: “O meu poder opera melhor na sua fraqueza”. Tem duas opções, pode deixar que as suas dificuldades o impeçam ou o inspirem. O que vai escolher?» (Bob e Debby Gass)

 

«Toda a gente quer morar no topo da montanha, mas toda a felicidade e crescimento acontecem enquanto a escalamos.» (Gabriel Garcia Marquez)

 

«Na realidade, não importa quão grande seja a pressão; só importa onde a pressão está sendo exercida. Cuida para que ela nunca ocorra entre ti e o Senhor – e então, quanto mais forte for a pressão, mais ela te pressionará para o Seu peito.» (Hudson Taylor)

 

[Para mais pensamentos clique aqui]

 

Seja vitorioso; seja próspero; seja o Deus criou e destinou para ser…

 

Se quiser ouvir esta mensagem em video, clique aqui... 

 

Hugo Pinto, 30.01.2008

Colocado em 30.01.2008