vida

Carregar a cruz


INÍCIO          VIDA

Carregar a cruz: o caminho da vitória

 

"E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo." Lc 14:27

 

Preconceito

É sabido que um dos requisitos de Jesus para alguém ser seu discípulo é carregar a cruz.

Muitas pessoas têm dificuldade em lidar com isso; em levar a cruz. Vêem-na como algo negativo; a evitar a qualquer custo. Ainda há muito a imagem de que carregar a cruz é ser um pobre coitado, derrotado, moribundo, tristonho, desprovido de prazer, humor e satisfação.

Nada está tão longe da realidade. É certo que carregar a cruz implica em sofrimento, sacrifício e renúncia. Mas trata-se de algo glorioso. O caminho para o sucesso, a benção, a satisfação... PARA A VITÓRIA.

Considere o exemplo de Jesus. Quando Ele leva a cruz, sabemos que não estamos diante de um coitado; de uma vítima. Estamos diante de um grande corajoso; de um vencedor. Tornou-se o acto mais celebrado do mundo. O acto mais heróico. A maior glória da humanidade. A causa da sua exaltação suprema. A fonte de salvação para todo o mundo.

 

O Preço de carregar a cruz compensa

Sem dúvida que carregar a cruz, fala de pagar um preço. Mas o preço que se paga por não levá-la irá revelar-se muito superior. Sabe como é... Quando se tenta poupar e adquire-se um produto com qualidade inferior pela razão de custar menos? E depois a sua falta de qualidade e inadequação para o efeito desejado exige que se gaste ainda mais, seja a torná-lo adequado, seja a adquirir outro? É disso que estou a falar. O PREÇO QUE SE PAGA POR NÃO LEVAR A CRUZ REVELAR-SE-Á MAIS CARO DO QUE O PREÇO DE LEVAR A CRUZ.

Depois há outra questão: quanto maior o preço que se paga, mais longe se chega. Porque há pessoas que pagam mais por uma casa e um carro quando há mais barato? Porque aquilo que adquirem ao pagar um preço mais avolumado é de longe superior. Porque há pessoas a pagarem mais caro por uma viagem quando há mais baratas? Porque conseguem ir mais longe, pagando um preço superior. Este é o princípio: QUANTO MAIOR O PREÇO QUE SE PAGA, MAIS LONGE SE CHEGA.

 

O segredo da vitória

Cantamos e citamos alegremente o cântico da vitória de Romanos 8: "Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou." (Rm 8:37). Mas ignoramos muitas vezes o verso que o antecede e que é a causa para a vitória nele descrita: "Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; fomos reputados como ovelhas para o matadouro." (Rm 8:38). Antes da glória da vitória vem a morte da cruz. Antes do poder da ressurreição vem o sofrimento da crucificação. Antes da satisfação da conquista vem a dificuldade da luta. Antes da bonança vem a tempestade. Antes da alegria da manhã vem o choro da noite (Sl 30:5).

 

Ilustração

 Veja esta ilustração:

 

 

 

 

 

"Senhor é muito pesada... Por favor, corta um pouco..."

 

 

 

 

 

 

 

"Senhor, por favor, corta mais um pouco... poderei carregá-la mais facimente..."

 

 

 

 

"Senhor, muito obrigado..."

 

 

 

 

 

 

"Vamos usá-las como ponte para atravessarmos para o outro lado..."

 

 

"Ahh! É pequena demais... não consigo atravessar..."

 

 

 

 

Não fuja de pagar o preço de carregar a cruz. Não procure minimizá-lo. Carregar a cruz é compensador, é necessário, é fundamental. Sem dúvida, É O CAMINHO DA VITÓRIA.

 

Hugo Pinto, 19.09.2007

Colocado em 19.09.2007