bíblia

Resumo da história da Bíblia


INÍCIO         BÍBLIA  

Resumo da História da Bíblia

 

I. O ANTIGO TESTAMENTO

 

1. PRINCIPAIS DIVISÕES DA HISTÓRIA DO ANTIGO TESTAMENTO

 

1)     A Criação (Génesis 1-11)

2)     Os Patriarcas (Génesis 12-50)

3)     O Êxodo (Êxodo a Deuteronómio)

4)     A Conquista (Josué)

5)     Os Juízes (Juízes)

6)     A Monarquia (1Samuel a 2Crónicas)

7)     O Exílio (Ezequiel e Daniel)

8)     O Retorno (Esdras a Ester)

9)     O Silêncio (nenhum livro bíblico foi escrito nesse período)

 

2. SÍNTESE DO ANTIGO TESTAMENTO

 

1) A Criação (Génesis 1-11)

Deus criou o Universo, o mundo, tudo o que nele há e a humanidade. Adão e Eva pecaram e foram expulsos do Paraíso. Quando os seus descendentes se multiplicaram em milhões, o pecado também se desenvolveu na mesma proporção. A humanidade tornou-se tão pecadora que Deus destruiu toda a criação com o Dilúvio, excepto Noé e sua família imediata, para repovoarem a terra com base na justiça. No entanto, o pecado manteve-se pegado à humanidade e novamente as pessoas esqueceram-se de Deus.

 

2) Os Patriarcas (Génesis 12-50)

Muitos anos mais tarde, Deus revelou-se a Abraão e prometeu-lhe uma nação, muitos descendentes e uma benção que se estenderia a todas as famílias da terra. Por confiar em Deus, ele tornou-se o pai de um grande povo, os hebreus, que posteriormente, ficaram conhecidos como judeus. As promessas de Deus a Abraão passaram para Isaque, seu filho, Jacó, seu neto e os doze filhos desse patriarca. Por meio deles surgiram as doze tribos de Israel, as quais formaram o povo hebreu. Uma grande fome assolou a terra de Canaã (a mesma região, aproximadamente, da moderna nação de Israel), onde os israelitas viviam, a qual os fez ir ao Egipto em busca de alimentos – onde finalmente se estabeleceram.

 

3) O Êxodo (Êxodo-Deuteronómio)

Com o passar dos anos, os israelitas tornaram-se uma ameaça para a nação egípcia porque se multiplicaram rapidamente. Os egípcios, então, escravizaram os israelitas por cerca de 400 anos. Finalmente, em resposta ao clamor do povo, Deus levantou Moisés para tirá-lo do Egipto, libertando-o da escravidão e conduzindo-o à terra prometida.

 

4) A Conquista (Josué)

Com a morte de Moisés, Josué assumiu a liderança da nação. Entrou com os israelitas em Canaã e por meio de uma liderança militar brilhante, conquistou todas as cidades fortificadas na terra que Deus prometera a Israel, por intermédio de Abraão.

 

5) Os Juízes (Juízes)

Os israelitas viveram na terra prometida, num sistema de governo teocrático, mediante juízes, mais de 400 anos.

 

6) A Monarquia (1Samuel-2Crónicas)

Uma monarquia foi então estabelecida e vários reis governaram pelos 400 anos seguintes. Nos primeiros 120 anos da monarquia, três reis famosos reinaram 40 anos cada um: Saul, Davi e Salomão. Depois, em decorrência de um conflito civil causado pelos altos impostos, o Norte do país separou-se da monarquia e estabeleceu seu próprio reino independente chamado Israel. O reino do Sul adoptou o nome de Judá.

 

7) O Exílio (Ezequiel, Daniel)

Pouco tempo depois, a Assíria, nação a nordeste de Israel, veio e conquistou o reino do Norte, Israel e levou o seu povo para o exílio. Cerca de 100 anos mais tarde, os Caldeus invadiram e conquistaram a Assíria, bem como o reino do Sul, Judá, destuindo Jerusalém (a capital) e levando os habitantes do país para o exílio babilónico.

 

8) O Retorno (Esdras-Ester; Ageu-Malaquias)

Cerca de 70 anos mais tarde, o Império Medo-Persa derrotou a Babilónia e passou a dominar toda aquela parte do mundo, da praia ocidental do mediterrâneo até à Índia. Seu rei permitiu que os israelitas, os quais ainda viviam no exílio caldeu, voltassem para reconstruir Jerusalém. Cinquenta mil pessoas retornaram sob a ordem de três líderes: Zorobabel, Esdras e Neemias. Reedificaram a cidade, o templo e restauraram o culto público a Deus.

 

9) O Silêncio (nenhum)

Viveram assim por mais 400 anos. Durante esse período, a Pérsia caiu diante da Grécia, e esta aos pés de Roma. Na época em que Jesus nasceu e começou a história do Novo Testamento, o Império Romano dominava toda aquela parte do mundo.

 

 

II. O NOVO TESTAMENTO

 

1. PRINCIPAIS DIVISÕES DA HISTÓRIA DO NOVO TESTAMENTO

 

1)     A vida de Jesus (Mateus a João)

2)     A Igreja (Actos)

 

2. SÍNTESE DO NOVO TESTAMENTO

 

1) A Vida de Jesus (Mateus-João)

Jesus nasceu em Belém, perto de Jerusalém, de acordo com a profecia do Antigo Testamento. Depois mudou com seus pais para Nazaré, no Norte do País, a Leste do Mar da Galiléia. Ali, com poucos detalhes relatados na Bíblia, teve uma infância e uma juventude aparentemente normais até a idade adulta. Aos trinta anos, Jesus deixou Nazaré e foi para Jerusalém. Começou ali o Seu ministério, que atingiu também as regiões circunvizinhas da Judéia.

Pouco tempo depois, Jesus foi para o Norte, região ao redor do Mar da Galiléia e estabeleceu-se em Cafarnaum. A maior parte do Seu ministério foi realizada durante essa permanência em Cafarnaum, embora muitos factos não tenham ocorrido exactamente ali, mas nos arredores.

Por último, Jesus voltou a Jerusalém, onde foi crucificado. Três dias depois ressuscitou dentre os mortos e manifestou-se várias vezes aos discípulos por quarenta dias. Depois, com os discípulos reunidos ao redor do Monte das Oliveiras, a Leste de Jerusalém, ascendeu ao Céu visivelmente.

 

2) A Igreja (Actos)

Antes de subir ao Céu, Jesus comissionou os Seus discípulos a levarem a nova mensagem de Salvação para Jerusalém, Judéia, Samaria (as regiões mais próximas) e até os confins da terra. O Espírito Santo foi derramado sobre os discípulos, dotando-os de grande ousadia e poder, o que os levou a espalharem esta mensagem por todo o lugar.

Mais tarde o Apóstolo Paulo tem um papel prepondorante na expansão do Evangelho para lugares mais distantes, fazendo três viagens missionárias à Ásia Menor e à Grécia. Por fim foi preso e levado a Roma, onde morreu. Um bom número de discípulos, porém, permaneceu em Jerusalém, Ásia Menor, Grécia e Roma, de forma que a mensagem, não apenas sobreviveu, mas cresceu e alcançou todo o mundo.

 

 

Adaptado por Hugo Pinto, 10.01.2002

Colocado em 11.06.2008